Árvores e arbustos que crescem em florestas, clareiras e prados perdem as folhas no inverno, o que ajuda a manter o solo aquecido na estação seguinte e a proteger contra insetos e condições climáticas adversas. As raízes não crescerão bem se as ervas daninhas sufocarem as plantações. Após o controle das ervas daninhas, o solo descoberto permanece ao redor dos arbustos, que seca em climas quentes e não retém nutrientes. A cobertura morta de batatas ajuda a reter a umidade em climas quentes e evita que a camada superficial do solo seja levada pela chuva. Essa prática agrícola também inibe o crescimento de ervas daninhas.
O que é cobertura morta de batata?
O método de cobrir o solo com materiais orgânicos ou artificiais ajuda a fertilizá-lo e aumentar a produtividade das culturas, sendo denominado cobertura morta. Essa tecnologia também é adequada para cultivando batatas, embora muitos jardineiros e moradores de verão prefiram simplesmente enfiar os arbustos em montes.

Graças à cobertura morta:
- Os tubérculos não superaquecem com o calor.
- Não aparece nenhuma crosta no chão.
- É criado um ambiente propício para a reprodução de vermes benéficos.
Você pode cobrir todas as plantas com uma camada de material de cobertura ou deixar uma pequena porção. Essa técnica agrícola exige custos e esforços adicionais, mas os efeitos positivos são evidentes.
Objetivos do procedimento
Batatas prosperam em solo solto. A cobertura morta com matéria orgânica ajuda a resolver o problema, mesmo quando o solo é muito compacto. Este método é usado:
- para reter umidade;
- para evitar o crescimento de ervas daninhas;
- para melhorar a fertilidade do solo.
A planta não tolera bem o calor e sofre com as constantes flutuações na umidade do solo. Uma camada substancial de cobertura morta ajuda a manter o nível de umidade tanto em climas quentes quanto frios. A matéria orgânica retém o calor à noite e evita que o solo seque, formando uma barreira entre o solo e a atmosfera, reduzindo a evaporação.
O crescimento da batata é retardado em baixas temperaturas, e o desenvolvimento é interrompido quando as temperaturas excedem 30 °C. Uma camada espessa de feno ou serragem estabiliza o crescimento. No entanto, a cobertura morta também pode impedir que a água penetre no solo, absorvendo-a.

Para reduzir a probabilidade de impactos negativos de uma camada densa de material artificial ou orgânico, cubra a cultura na primavera, quando o clima está ficando mais quente a cada dia, mas ainda há umidade no solo.
Métodos de cobertura morta
Jardineiros que cultivam batatas há anos tendem a reduzir a área plantada, pois cuidar delas exige bastante trabalho. Nem todos recorrem à cobertura morta, e aqueles que usam essa técnica utilizam o seguinte material como cobertura:
- filme e agrofibra;
- húmus e turfa;
- adubo verde e palha;
- composto e pinhas;
- folhas e areia.
Alguns tipos de matéria orgânica podem ser misturados. O efeito dessa combinação é ainda maior. Após a colheita, alguns materiais são removidos completamente, enquanto outros são deixados como fertilizante.
Com palha e feno
Cobrir plantas de batata com grama cortada já é uma prática antiga. Ela era cortada e seca regularmente nas aldeias, pois todos criavam gado. A mistura dessa cobertura morta com folhas cria composto, que contém nitrogênio, fósforo e potássio, reduzindo a necessidade de fertilizantes.

O feno se decompõe rapidamente, prevenindo mofo e odores desagradáveis. A cobertura com palha remove sementes de ervas daninhas do solo, mas mantém um nível de umidade aceitável. As batatas não são afetadas por altas temperaturas, mas são suscetíveis à geada.
Após o plantio dos tubérculos, mantendo a distância entre as covas e as fileiras, cubra o solo com palha ou feno até uma profundidade de cerca de 20 cm. Assim que as mudas emergirem e atingirem 50 mm, aplique outra camada de cobertura morta. Deixe a cobertura morta no local até que as batatas sejam desenterradas. As plantas não são amontoadas, as ervas daninhas não são removidas e a rega é feita apenas durante os períodos de seca.
Filme
Para o cultivo de variedades precoces, utiliza-se um método diferente de cobertura morta, cujo principal objetivo é criar um efeito estufa e evitar que as plantas sejam mortas por geadas tardias. O solo é coberto com filme plástico escuro e polvilhado com terra para evitar que seja levado pelo vento. Esse material aumenta a temperatura interna da planta em alguns graus, mas após a remoção da cobertura morta, o que deve ser feito quando os brotos emergirem, as batatas devem ser cobertas com terra.

Turfa
Cubra os arbustos com fertilizante natural pronto; o biomaterial poroso retém o calor e evita que o solo seque. O uso de turfa melhora a aeração do solo. Ela não deve ser usada em sua forma pura; em vez disso, deve ser misturada com grama ou serragem. Essa cobertura solta o solo e o enriquece com nutrientes.
O biomaterial não é coletado do canteiro, o que ajuda a aumentar a produtividade das culturas na estação seguinte.
Húmus
Outro fertilizante é perfeito para cobrir batatas; não prejudica a plantação e a protege de condições adversas. Antes de usar húmus:
- Eles cavam o chão.
- Eles preparam buracos para plantar tubérculos.
- Coloque um biomaterial de 15 cm de espessura.
A cobertura morta impede o crescimento de ervas daninhas e tem um efeito negativo sobre as bactérias que causam doenças na batata. No entanto, não é recomendado combinar húmus com fertilizantes nitrogenados; as pontas crescerão, mas poucos tubérculos se formarão.

Serragem
Nas regiões do norte do país, onde palha ou turfa não são abundantes, os jardineiros também encontram maneiras de cobrir as batatas. A cobertura morta acelera a germinação se for usada serragem. Antes da cobertura morta, o solo é preparado, o fertilizante é aplicado e os tubérculos são colocados nos buracos. Assim que o solo formar uma crosta, o papelão é colocado entre as fileiras e coberto com serragem. Não é possível retirar material fresco, pois ele apodrecerá e o ar não conseguirá chegar às raízes.
Com cones
Moradores de verão e jardineiros cujos lotes estão localizados perto de florestas e plantações podem coletar material para cobertura morta, o que fica incomum em canteiros de batata.

Ao usar pinhas ou pinhas:
- O solo fica protegido dos raios quentes do sol.
- A Terra esfria menos no inverno.
- A água passa facilmente pela camada de cobertura morta.
As ervas daninhas têm dificuldade em penetrar neste material, por isso a capina é desnecessária. Os cones são colocados em uma camada de no máximo 7 cm de espessura.
Adubo verde
Adubos verdes, como mostarda, nabo forrageiro, alfafa, trevo e tremoço, que são plantados para melhorar a estrutura do solo, podem ser usados como cobertura morta, mas somente após a secagem. Cobrir o solo com adubo verde protege-o do superaquecimento e fornece micronutrientes às plantas. Eles são ceifados antes do surgimento das sementes.

Com papelão
Mesmo sem matéria orgânica, os jardineiros ainda encontram maneiras de prevenir o crescimento de ervas daninhas. Eles cobrem as plantações com jornal ou papelão. Primeiro, fazem cortes no material, depois o colocam no canteiro e o cobrem com palha. Esse método de cobertura morta previne doenças nas plantas. Na época da colheita, os tubérculos são desenterrados tão limpos que não precisam ser lavados.
Guia de pouso
A área sob a cobertura morta deve ser preparada. Para isso, as ervas daninhas devem ser arrancadas pela raiz e o canteiro deve ser bem regado. O solo deve ser solto a uma profundidade de 50 mm e, em seguida, o fertilizante deve ser aplicado. Plantando batatas Cubra com matéria orgânica depois de alguns dias, quando a camada superior do solo estiver arejada e não estiver mais compactada.

Possíveis erros
Às vezes, os jardineiros ignoram as recomendações de cobertura morta e se surpreendem ao ver que a colheita de batatas não é como o esperado. Os principais erros que eles cometem incluem:
- A espessura da camada do solo é maior ou menor que o necessário.
- Não há espaço entre o material e as partes superiores.
- Serragem fresca é usada sem combinação com fertilizantes de nitrogênio.
Alguns jardineiros cobrem seus canteiros quando o solo ainda não aqueceu, e as batatas crescem pior.
Colheita
A cobertura morta permite que você cultive tubérculos grandes com o mínimo de tempo e trabalho, pois protege a cultura de condições desfavoráveis, como calor extremo, seca e excesso de umidade.
Na colheita, o composto é simplesmente enterrado no solo, deixando a turfa no canteiro. Pinhas, palha e serragem são recolhidos com um ancinho. Esse material pode ser usado no ano seguinte.











