- Descrição da variedade de batata Rocco
- Características das batatas
- Prós e contras
- Cultivando a variedade
- Hora de pouso
- Preparação do solo
- Preparando tubérculos para plantio
- Pousar
- As complexidades do cuidado com a batata
- Rega
- Hilling
- Cobertura superior
- Protegendo Rocco de doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de jardineiros experientes
A variedade de batata Rocco é uma das hortaliças mais populares. É famosa por sua colheita abundante, frutos deliciosos e facilidade de cuidado. Originária da Holanda, é cultivada por jardineiros nos países da CEI há mais de 15 anos. Para cultivar essas batatas com sucesso, é importante entender todas as nuances.
Descrição da variedade de batata Rocco
A variedade de batata Rocco foi desenvolvida por produtores holandeses. Suas propriedades únicas rapidamente lhe renderam reconhecimento mundial. A variedade é adequada para cultivo comercial ou para consumo próprio. Cerca de 95% da colheita esgota-se rapidamente. Os frutos são famosos por sua aparência atraente. Esta variedade de maturação tardia período de amadurecimento da batata O período de maturação começa 150 dias após o plantio. A planta cresce em qualquer clima e prospera em latitudes setentrionais, meridionais e temperadas. Os arbustos toleram facilmente períodos de seca e chuva.
- A planta é ereta, atingindo 50 cm de altura.
- As folhas são pequenas, com borda serrilhada.
- As flores são lilases-bordô.
- Os tubérculos são redondos, alongados e de estrutura lisa.
- A polpa é macia, de cor bege.
- A pele é fina, com leve pigmentação, de cor rosada.
A variedade de batata Rocco pode não florescer. Às vezes, não se observa nenhuma flor durante toda a estação de crescimento. Durante esse período, os tubérculos estão se formando ativamente.
Características das batatas
Esta batata de alto rendimento é apreciada por sua estabilidade. Um hectare pode render de 350 a 400 centavos de vegetais. A colheita máxima é de até 600 centavos. Um arbusto produz de 6 a 12 tubérculos, pesando até 120 gramas. Uma planta rende 1,5 kg de batatas. Os vegetais suportam facilmente o transporte por longas distâncias. Esta variedade é amplamente vendida em mercados, supermercados e empresas privadas.

Em condições frescas, os vegetais podem ser armazenados por até 5 meses. Esta é uma variedade de batata de mesa com excelente sabor. Os frutos contêm 12-16% de amido. Quando cozida, a polpa muda de cor. As batatas são usadas para fazer purê de batatas, ensopados, pratos principais, caçarolas, fritas e cozidas. Também podem ser usadas para fazer batatas fritas, bolinhas e batatas fritas. É proibido comer as flores e os caules do arbusto, pois contêm componentes nocivos que podem causar intoxicação.
Prós e contras
Jardineiros identificaram inúmeras características positivas na batata Rocco. Não há desvantagens significativas, mas estas podem ser consideradas subjetivas.
| Prós | Contras |
| Excelente sabor de frutas | A vida útil é de 89% |
| Resistência à seca | |
| Colheita estável | |
| A qualidade do produto é alta, em torno de 99% | |
| Alta resistência ao nematoide dourado |
Cultivando a variedade
Até jardineiros inexperientes podem cultivar batatas Rocco. Basta ter em mente os seguintes pontos.
- Antes do plantio, os tubérculos são levados para o ar livre em vasos para que os olhos possam eclodir.
- A planta é tratada com calda bordalesa ou uma solução de permanganato de potássio. Este procedimento ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Uma pequena quantidade de cinza de fogão é adicionada a cada cova para aumentar o teor de amido do tubérculo.
- Antes de preparar o solo, adicione terra preta. Batatas preferem solos argilosos, encharcados ou arenosos. Em solos ácidos e compactados, a produtividade diminui e os tubérculos estabelecidos podem ficar deformados.

As batatas Rocco precisam de umidade e devem ser regadas regularmente, especialmente durante a seca.
Hora de pouso
O plantio deve ser feito no final de março ou início de abril. No sul, o plantio é feito no início da primavera, quando a temperatura do ar permanece em torno de 10 graus Celsius e o solo aquece. Nas latitudes norte e média, é melhor adiar o plantio até abril para evitar geadas noturnas.
Preparação do solo
Rocco adapta-se rapidamente a diversas condições climáticas, mas prefere solo fértil. Para evitar danos aos tubérculos, o solo deve ser solto antes do plantio. O local deve ser nivelado, livre de ervas daninhas e de neve e água da chuva. A preparação do local começa no outono. Na fase de irrigação profunda, adicione húmus, cinzas de madeira e turfa para melhorar a estrutura do solo. As batatas podem ser compradas em viveiros ou cultivadas em casa. Apenas as batatas mais saudáveis, livres de deformações mecânicas, são selecionadas para o plantio.

Preparando tubérculos para plantio
Antes do plantio, os tubérculos são deixados em pleno sol por 2 a 3 dias para que esverdeiem. Um mês antes do plantio, as batatas são retiradas do porão para germinar. Elas são selecionadas e colocadas em 2 a 3 camadas em caixas. Durante as primeiras duas semanas, os tubérculos são armazenados a uma temperatura de 18 graus Celsius (64 graus Fahrenheit). Depois, a temperatura deve atingir 12 graus Celsius (55 graus Fahrenheit). As raízes são tratadas com sulfato de cobre, ácido bórico e permanganato de potássio. Preparações especiais, como Epina, também estão disponíveis.
Pousar
Existem vários métodos para plantar batatas em campo aberto:
- plantio de valas;
- pouso suave;
- plantio de cumeeira.

No primeiro caso, a suscetibilidade do vegetal ao apodrecimento e as condições climáticas são levadas em consideração. Se a área sofre com chuvas fortes e frequentes, o método de plantio em camalhões é o escolhido. O método de plantio em trincheiras envolve o plantio de tubérculos entre as fileiras e a cobertura com terra das fileiras. O plantio em canteiros elevados envolve o plantio em fileiras formadas por amontoamento. Essa técnica é usada se o terreno acumular muita umidade devido à chuva ou a um corpo d'água próximo.
Para evitar que as batatas apodreçam devido à alta umidade, elas são elevadas acima do nível do solo.
Batatas tratadas com estimulantes de crescimento, besouro-do-colorado e agentes de controle de doenças são colocadas em trincheiras com um punhado de cinzas de madeira no fundo. Em solo pesado, os tubérculos são plantados de 4 a 6 cm de profundidade; em solo leve, até 10 cm. Em camalhões, a profundidade de plantio da batata deve aumentar para 8 e 11 cm. É melhor plantar tubérculos com brotos de 1 a 1,3 cm de comprimento.

As complexidades do cuidado com a batata
Cuidar do Rocco é fácil, basta seguir estes passos:
- regue os arbustos em tempo hábil e plante-os em montes;
- fertilizar a colheita;
- tratados contra doenças e insetos nocivos.
O cuidado adequado é a chave para uma colheita rica e uma aparência comercializável das frutas.
Rega
As batatas Rocco adoram umidade, por isso é importante regá-las regularmente com água sedimentada. Regue de 3 a 4 vezes por semana. Para reter a umidade no solo por muito tempo, aplique cobertura morta.

Hilling
As batatas devem ser amontoadas, o que ajuda a aumentar o rendimento em 30%. O efeito é alcançado através da formação de estolões adicionais. O solo também é solto, oxigenado e a área é limpa de ervas daninhas. Os arbustos são amontoados duas vezes: antes da floração e depois que as copas crescem aproximadamente 20 cm.
Cobertura superior
Para obter uma boa colheita, o solo precisa ser devidamente nutrido. Isso é feito no outono, após a colheita e a limpeza da área de ervas daninhas. Antes disso, o solo é solto. Matéria orgânica e salitre são amplamente utilizados. Fertilizantes à base de potássio ajudam a preservar os vegetais colhidos por muito tempo.

Protegendo Rocco de doenças e pragas
As batatas são resistentes a pragas e doenças nocivas, mas às vezes são afetadas pela requeima. Controlar esta doença é difícil e trabalhoso. Para preveni-la, são utilizadas as seguintes medidas:
- inspecione cuidadosamente as batatas após retirá-las do solo e remova as danificadas;
- a colheita é seca e selecionada antes de ser armazenada;
- manter temperatura e umidade ideais no local onde os vegetais são armazenados;
- tubérculos afetados por doenças ou insetos são queimados;
- antes do plantio, trate o solo com sulfato de cobre na forma de uma solução de 1-3%;
- A cultura é pulverizada na fase de muda e quando atinge 20 cm de crescimento com fungicidas como Arcedil, Oxyhomom, Ridomil Gold MC.
Se forem observados sinais de requeima na folhagem (escurecimento, apodrecimento ou danos no caule), as áreas afetadas devem ser removidas imediatamente. As batatas devem ser tratadas com fungicidas. O tratamento deve ser repetido após 10 dias.

Colheita e armazenamento
A colheita é no outono. Colha na hora certa para evitar que os vegetais apodreçam. A maturação é determinada pelo monitoramento das pontas. Quando as pontas secam, os tubérculos estão crescendo ativamente e a colheita está pronta. As batatas são desenterradas no final de agosto e continuam até a segunda década de setembro. Antes da colheita, remova as pontas secas para evitar infecções. Após a desenterração, os vegetais são espalhados em uma única camada sobre uma superfície plana para secar.
Depois que as batatas secam, elas são colocadas em caixas de madeira ou redes. Algumas delas são deixadas como sementes para o ano seguinte.
O vegetal resiste bem ao transporte e pode ser armazenado por até 5 meses. Prepare caixas de madeira ou redes de náilon com antecedência. Faça cortes nas caixas e armazene-as em adegas ou porões. Para um armazenamento ideal, a temperatura do ar deve ser de até 18 graus Celsius, com umidade mínima. A variedade tolera bem o transporte de longa distância.

Avaliações de jardineiros experientes
Dmitry Petrovich 51 anos Tula
Só posso falar positivamente da variedade de batata Rocco. Praticamente não há aspectos negativos. É fácil de cultivar e exige pouco tempo e dinheiro. Raramente é atacada pela requeima, que pode ser tratada com fungicidas. Minha colheita é sempre confiável e a fruta é comercializável.
Tamara, 64 anos, região de Krasnodar
De todas as variedades de batata, esta holandesa foi a mais adequada para nós. É resistente ao calor e produz uma colheita consistente e abundante, embora demore um pouco mais para amadurecer. As batatas em si são perfeitas para comer, vender ou até mesmo levar para exposições; eu as recomendo fortemente.












