O sulfato ferroso é um fungicida usado para tratar doenças comuns em plantas. É barato e altamente eficaz. Sua composição é composta por 53% de cristais de sal, formados por uma reação química entre ferro ferroso e ácido sulfúrico. Este composto ajuda a combater mofo, musgo, líquen e outros problemas de jardim.
Descrição
O ferro está envolvido no metabolismo oxidativo e energético a nível celular, na respiração e na formação de clorofila. No entanto, culturas cultivadas em solo com pH superior a 7 não conseguem absorver ferro. Nessas áreas, a aplicação de ferro é considerada a única maneira de fornecer ferro às plantas em uma forma facilmente digerível.
O sulfato ferroso é um pó solúvel em água. Apresenta-se como cristais azuis ou esverdeados, inodoro e com sabor metálico. Sua fórmula química é FeSO4. Também é conhecido como sulfato ferroso ou sulfato de ferro.
A maneira mais fácil de diluir a solução é em água morna. A solução resultante não retém suas propriedades por muito tempo. Na primavera, pode ser usado sozinho ou combinado com outros fertilizantes. Além de aplicações agrícolas, o produto pode ser usado para tratar estruturas de madeira, como galpões, varandas e gazebos. A solução ajuda a prevenir a formação de mofo e bolor.

Vantagens e desvantagens
O sulfato ferroso oferece inúmeras vantagens, incluindo:
- versatilidade de uso – a preparação pode ser usada na agricultura, no lar e na indústria;
- eficácia no tratamento de doenças de groselhas, vinhedos e macieiras;
- baixa toxicidade – a composição não causa irritação ao contato com a pele;
- efeito de superfície – a substância não penetra nas células vegetais;
- disponibilidade – o produto pode ser adquirido em qualquer loja.
No entanto, o sulfato ferroso também tem suas desvantagens:
- baixa resistência à precipitação;
- baixa eficácia contra pragas;
- a possibilidade de tratar as plantas apenas no início da primavera ou no final do outono - isso pode ser feito quando não há folhas.

Sua finalidade na jardinagem
O medicamento tem ampla aplicação na agricultura, podendo ser usado para controlar pragas e eliminar doenças.

De pragas
Para se livrar de pragas de jardim, o sulfato de cobre sozinho não é suficiente. Isso ocorre porque ele não possui componentes que matam os parasitas. No entanto, quando combinado com um veneno específico, o sulfato ferroso ajuda a aumentar sua eficácia. No entanto, não deve ser combinado com inseticidas ou produtos que criem uma reação alcalina.
Pulverize toda a copa da árvore. Se necessário, você pode aplicar o spray no tronco com um pincel largo. Às vezes, o solo também é pulverizado. Para matar pragas, é necessária uma solução a 5%. Para isso, misture 50 gramas de pó com 1 litro de água.

De doenças
Para combater sarna, oídio e fungos em árvores frutíferas com caroço, recomenda-se uma solução a 3%. Para pomóideas, uma solução a 5%. Este produto também ajuda a combater o mofo cinzento em morangos. Para isso, é necessária uma solução a 3%.
As rosas podem ser tratadas com uma solução a 3%. Uma solução a 5% deve ser usada para o solo ao redor. As árvores só devem ser pulverizadas no outono, após a remoção das folhas.

Suas diferenças em relação ao sulfato de cobre
Ao contrário do sulfato de cobre, o sulfato ferroso é um pó finamente cristalino. Possui propriedades versáteis que ajudam a combater doenças fúngicas e a melhorar a frutificação de árvores frutíferas mais velhas.
O sulfato ferroso é necessário quando a clorose se desenvolve.
Neste caso, as plantas apresentam deficiência de ferro. A solução também é usada para desinfetar feridas e cavidades de árvores. Pode ser usada como parte da caiação de troncos de árvores. Este procedimento proporciona proteção contra doenças. Uma solução de sulfato de cobre a 5% pode ser usada para combater sarna e manchas foliares de septoria. Uma solução a 3% ajuda a combater a mancha preta.
O sulfato de cobre é usado como corretivo do solo para tratar a deficiência de cobre. No entanto, é mais frequentemente usado como fungicida. Combate eficazmente infecções fúngicas.

Instruções de uso de sulfato ferroso
Para que o sulfato ferroso seja eficaz, é importante seguir as instruções de uso. Ele costuma ser usado no final do outono. Também pode ser usado no início da primavera. Para alcançar os resultados desejados, é importante considerar o uso pretendido do produto:
- Controle de musgo e líquen. Eles costumam aparecer em árvores mais velhas. O sulfato ferroso é altamente eficaz na eliminação desses problemas. Árvores frutíferas de caroço e arbustos de frutas vermelhas devem ser pulverizadas com uma solução de sulfato ferroso a 3%. Use 300 gramas da solução para cada 10 litros de água. Árvores frutíferas de pomóideas requerem uma solução mais concentrada, a 5%. Musgo e líquen podem ser difíceis de remover. No entanto, após a aplicação da solução, eles literalmente descascam a casca. Pulverize na primavera ou no outono, após a queda das folhas. Duas aplicações, com intervalo de duas semanas, geralmente são suficientes.
- Para infecções fúngicas, recomenda-se o uso de uma solução diluída de sulfato ferroso. Aplique 30 gramas da solução para cada 10 litros de água. Os tratamentos devem ser realizados de 2 a 3 vezes, a cada 5 a 7 dias.
- Para desinfetar árvores, misture 100 gramas da substância com 10 litros de água. Aplique a solução resultante no tecido danificado.

Precauções de segurança
Ao usar esta substância no seu jardim, é importante lembrar que ela é considerada altamente tóxica. Portanto, pode causar intoxicações graves em humanos e animais. Para evitar esses problemas, siga estas orientações básicas de segurança:
- Antes de usar a substância, leia atentamente as instruções para diferentes tipos de solo e plantas.
- Prepare a solução em um recipiente de plástico ou vidro.
- Para evitar contato com os olhos ou pele exposta, use máscaras especiais, luvas e roupas de proteção.
- Se a solução entrar em contato com a pele, lave com bastante água.

A compatibilidade é possível?
Esta substância não deve ser combinada com cal ou produtos que contenham cal, especialmente calda bordalesa. Também não deve ser combinada com sulfato de cobre puro, que produz uma solução altamente ácida.
Além disso, o produto é incompatível com inseticidas e produtos que se decompõem em ambientes alcalinos. Após o uso de sulfato ferroso, deve-se aguardar pelo menos 1,5 a 2 meses antes do uso desses produtos. É importante que a temperatura do ar esteja acima de zero.

Como armazenar corretamente e por quanto tempo
Recomenda-se armazenar o produto em local fresco e seco, em temperaturas entre -30 e +30 graus Celsius. É importante manter o produto longe de medicamentos, alimentos e ração animal. Além disso, mantenha o produto fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Com o que substituí-lo
Os seguintes produtos podem ser usados como análogos do sulfato ferroso:
- A calda bordalesa é aprovada para uso em framboesas, morangos e groselhas. No entanto, o preparo da mistura é considerado um procedimento bastante trabalhoso. Além disso, o produto é considerado menos eficaz que o sulfato ferroso, mas mais acessível. Pode ser usado várias vezes ao ano.
- A solução Borgonha ajuda a proteger contra infecções fúngicas. Pode ser usada em flores e vegetais. Embora não seja duradoura, cumpre bem a sua função. Quando usada corretamente, é ecologicamente correta.
- Sulfato de cobre – recomenda-se combiná-lo com cal. Isso ajuda a minimizar seu impacto negativo nas plantas. Em sua forma pura, o produto pode causar queimaduras nas plantas.
O sulfato ferroso é um remédio eficaz com inúmeras propriedades benéficas. Pode ser usado na agricultura, na indústria e em casa. É importante seguir as instruções à risca.



