- O que está incluído na composição e formas de liberação existentes
- Vantagens e desvantagens
- Mecanismo de operação e finalidade
- Nós usamos isso para vegetais
- Para berinjelas e rabanetes
- Para conjuntos de cebola
- Para batatas
- Para repolho
- Para pimentões, tomates e pepinos
- Para mudas
- Para flores
- Medidas de precaução
- A compatibilidade é possível?
- Como armazenar corretamente e por quanto tempo
- Com o que substituí-lo
As plantas são expostas a diversos fatores adversos durante o período de crescimento. Graças ao Epin, as plantas resistem ativamente a doenças e pragas. Sob sua influência, as plantas desenvolvem um sistema imunológico forte. O produto não polui o meio ambiente e não é tóxico para animais e insetos benéficos.
O que está incluído na composição e formas de liberação existentes
O ingrediente ativo do medicamento é a epinbrassinolida, um fitormônio sintético. Este composto químico ajuda a aumentar a produtividade das culturas.
Recomenda-se o uso deste produto nas plantas antes e depois da floração, quando a sensibilidade aos hormônios aumenta. O Epin Extra está disponível em cápsulas de 1 ml e 2 ml.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer estimulante de crescimento, o Epin tem qualidades positivas e negativas. Suas vantagens:
- aumenta a resistência a condições climáticas adversas;
- promove o desenvolvimento do sistema radicular;
- ativa o trabalho dos fitohormônios;
- reduz a queda de flores, ovários e frutos;
- contribui para melhorar a qualidade da colheita.
Em contrapartida, vale ressaltar que este produto não é um medicamento e não é usado para tratar doenças ou controlar pragas. É importante ressaltar também que o produto pode ser diluído em água fervida ou filtrada (com pH abaixo de 7,0).

Mecanismo de operação e finalidade
Quando aplicado às plantas, o Epin ativa diversos fitormônios vegetais, o que ajuda a aumentar a imunidade. O ingrediente ativo é eficaz contra crucíferas, solanáceas, leguminosas e cucurbitáceas. A solução pode ser usada para pulverizar tanto culturas agrícolas quanto plantas ornamentais e domésticas.

Nós usamos isso para vegetais
Ao tratar canteiros, é importante seguir as instruções do fabricante quanto às taxas de consumo e às especificações de uso do estimulador de crescimento.

Para berinjelas e rabanetes
O tratamento pré-semeadura e pré-plantio das mudas com um estimulante de crescimento é praticado. Para a imersão, prepare uma solução de trabalho: dissolva 1 a 2 gotas do produto em 100 ml de água. Deixe as sementes de berinjela de molho na solução morna (15 a 20 °C) por 2,5 a 3 horas.
No cultivo de rabanetes, é comum pulverizar as mudas. Recomenda-se tratar os canteiros quando as primeiras folhas verdadeiras aparecerem. A concentração da solução de trabalho é de 5 a 6 gotas por 0,5 litro de água.

Para conjuntos de cebola
No cultivo de cebolas, as sementes são primeiro tratadas. Os brotos são embebidos em uma solução (1 ml da preparação é diluído em 2 litros) por 25 a 30 minutos.
Pulverize as mudas novamente. Trate os canteiros quando as mudas apresentarem três folhas verdadeiras. Concentração da solução: dissolva 1 ml de Epin em 5 litros de água.

Para batatas
Inicialmente, a solução é utilizada para o tratamento pré-plantio dos tubérculos. A sequência de operações é a seguinte:
- preparar uma solução de trabalho: diluir 1 ml da preparação em 250 ml de água;
- os tubérculos são dispostos em uma camada fina e pulverizados com Epin (não precisam ser virados);
- As batatas são deixadas em um quarto escuro por 4-4,5 horas.
Fertilize as pontas novamente durante o período de brotação. Para pulverizar, use uma solução (1 ml diluído em 5 litros de água).

Para repolho
A planta é tratada com o produto três vezes. Inicialmente, as sementes são embebidas na solução de trabalho (2 gotas do estimulante dissolvidas em 100 ml) por 4 a 4,5 horas. As mudas são pulverizadas novamente antes do plantio (1 ml dissolvido em 5 litros).
As cabeças de repolho nos canteiros são tratadas pela terceira vez para aumentar a imunidade da planta. O tratamento é realizado com uma solução a 0,02%.

Para pimentões, tomates e pepinos
Ao cultivar, você pode usar uma solução de trabalho de "Epin". O tratamento é repetido várias vezes durante a estação:
- o material da semente é embebido em líquido por 2 a 4 horas (2 gotas de estimulante por 100 ml de água);
- de acordo com as instruções de uso, a solução (1 ml da preparação por 5 litros de água) é pulverizada nas mudas antes do plantio e 10-12 dias depois;
- As plantas são tratadas antes da fase de floração e após a formação do ovário.
Ao cuidar de plantações de pimentão, é permitido pulverizar a cultura durante o período de floração.

Para mudas
Ao cuidar de mudas, recomenda-se pulverizar a folhagem com uma solução de trabalho a 0,02%. Certas regras devem ser seguidas durante o procedimento: o líquido deve ser aplicado uniformemente nas lâminas foliares, a solução de trabalho deve ser usada no dia do preparo e o tratamento deve ser realizado pela manhã ou à noite, em condições calmas.

Para flores
Cuidar das plantas com Epin não só aumenta sua imunidade, como também aprimora suas qualidades ornamentais e prolonga o período de floração. A solução de trabalho é usada em vários estágios do crescimento das plantas:
- Preparação do material da semente. As sementes são embebidas em uma solução (4 gotas diluídas em 100 ml de água);
- antes da floração e após a formação dos brotos.
Ao cuidar de plantas bulbosas, este produto pode ajudar a adiantar a fase de floração em 7 a 10 dias. O fitoestimulador melhora a aparência e a exuberância das flores.

Medidas de precaução
O produto não é classificado como tóxico. No entanto, ao usar o estimulante, é importante seguir algumas regras: usar máscara respiratória, luvas de borracha e óculos de segurança durante a dissolução do produto e durante a pulverização. Em caso de ingestão acidental do líquido, realize lavagem gástrica.

A compatibilidade é possível?
O fabricante permite o uso simultâneo do estimulador de crescimento "Epin" com diversos fungicidas, inseticidas, fertilizantes e outros promotores de crescimento. A combinação do produto com produtos alcalinos não é permitida.

Como armazenar corretamente e por quanto tempo
O prazo de validade do Epin é de três anos a partir da data de fabricação. Armazene em local seco e ventilado. Recomenda-se armazenar o produto em sua embalagem original. A solução preparada não deve ser armazenada (descarte o líquido não utilizado).

Com o que substituí-lo
Os fabricantes produzem vários medicamentos como estimulantes do crescimento, que também apresentam um efeito imunomodulador.
- O popular produto "Zircon" é usado para o tratamento pré-plantio de sementes, pulverização de mudas e plantas em todas as fases da estação de crescimento. Também é usado para suprimir vírus. Como a solução de trabalho é absorvida pelo sistema radicular, o líquido é então irrigado no solo ao redor das plantas.
- "Heteroauxin" é um estimulante universal de enraizamento para bulbos, mudas, mudas jovens e bulbos. Este tratamento melhora o estabelecimento das plantas, acelera o crescimento e previne a ocorrência e a disseminação da podridão radicular e outras doenças fúngicas.
O Epin pode ser usado profilaticamente em vários estágios do crescimento das plantas. Isso evita que as culturas se tornem dependentes do epinbrassinolida. Ao tratar canteiros de jardim, lembre-se de que o ingrediente ativo se degrada rapidamente quando exposto à luz solar direta.

