Usando borra de café como fertilizante – para quais plantas ela é adequada?

Os amantes de café frequentemente se deparam com uma pilha de borra de café sobrando depois de tomar o café. Muitas pessoas jogam essa borra fora, mas ela pode ser muito benéfica para as plantas. Usar borra de café como fertilizante tem uma série de vantagens. Essa substância enriquece o solo com nutrientes valiosos, melhora o crescimento das culturas e aumenta a produtividade. Também ajuda a controlar pragas.

Benefícios da borra de café

A borra de café usada atua como um fertilizante orgânico muito mais lento do que as alternativas químicas. Como resultado, a borra libera gradualmente todos os seus nutrientes valiosos, beneficiando o crescimento das culturas e a saúde do solo. O uso regular de borra de café na horta elimina a necessidade de fertilizantes químicos.

Esta composição traz os seguintes benefícios:

  1. Melhora a estrutura do solo. A aplicação deste produto amolece o solo e aumenta sua permeabilidade ao ar. O café se adapta a todos os tipos de solo e melhora sua composição.
  2. Satura o solo com minerais importantes.
  3. Ajuda as plantas a absorver nutrientes do solo.
  4. Ativa os processos de crescimento dos brotos jovens.
  5. Repele parasitas.
  6. Atrai minhocas.

Borra de café também pode ser usada para mudas. A mistura é benéfica para plantas domésticas. Rosas, ficus e palmeiras respondem melhor a este fertilizante. Também é benéfico para violetas e samambaias.

Quais plantas precisam desse tipo de alimentação?

A borra de café é benéfica para uma variedade de culturas. Esta substância é ideal para tomates, pimentões e rabanetes. Também pode ser usada para leguminosas e cenouras.

O pó de café tem um efeito benéfico no desenvolvimento de árvores frutíferas e de bagas. Também pode ser usado para flores de interior e exterior. A borra de café é recomendada para lírios, begônias, rosas e urzes. Também é adequada para azaleias e samambaias.

Usando borra de café como fertilizante

Como se candidatar

Ao usar café como fertilizante, é importante seguir recomendações básicas. O café moído na hora contém muito nitrogênio, o que pode causar queimaduras nas raízes. Também é importante considerar que o café é altamente ácido, o que pode afetar o pH do solo.

Preparar café reduz a acidez, permitindo que o pó restante seja adicionado com segurança ao solo. Para evitar o crescimento de mofo e bolor, seque o pó de café antes de adicioná-lo ao solo. Isso pode ser feito no forno ou em uma folha de papel comum.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
A borra de café pode ser adicionada ao solo de diversas maneiras. Em qualquer caso, é importante seguir rigorosamente as recomendações básicas de especialistas.

Suplemento de solo

O café moído usado pode ser adicionado à cova de plantio antes do plantio. Isso ajuda a melhorar a estrutura do solo. Essa técnica ajuda a soltar e drenar o solo, o que, em última análise, melhora a saúde e a produtividade das plantas.

Quando usado em solo leve, o pó atua como um agente aglutinante. Nesse caso, recomenda-se aplicar o fertilizante na camada superficial do solo. A taxa de aplicação recomendada é de 200 mililitros por metro quadrado.

Usando borra de café como fertilizante

Para mudas

Ultimamente, o solo de café tem sido cada vez mais utilizado para o cultivo de mudas. Para evitar o esgotamento do solo, vale a pena aplicar um fertilizante combinado periodicamente.

Composto

Para acelerar a maturação do composto, basta polvilhar cada camada, de até 10 centímetros de espessura, com infusão de café. A borra de café atua como substância nitrogenada, desencadeando reações exotérmicas dentro da pilha. Basicamente, ela simplesmente aquece a massa, acelerando sua maturação.

Este método é considerado muito eficaz. É por isso que alguns jardineiros compram café moído facilmente disponível e o utilizam para compostagem.

Controle de pragas

A borra de café é um excelente repelente de insetos para plantas. Ela ajuda a protegê-las de ataques de formigas, lesmas, caracóis e pulgões. Muitos jardineiros afirmam que o café ajuda até mesmo a se livrar de larvas de pragas — principalmente mosquitos e percevejos. Essa mistura é menos eficaz do que inseticidas, mas significativamente mais segura.

Usando borra de café

Rega

Ao escolher o café como fertilizante, você pode usá-lo para regar suas plantas. No entanto, primeiro é necessário diluir a mistura com água. Para preparar uma solução adequada, misture 1 xícara de pó de café com 10 litros de água. Despeje uma pequena quantidade do líquido sobre o pó e deixe descansar por 24 horas. Assim que a mistura estiver bem concentrada, adicione água até a quantidade calculada. Você pode regar suas plantas com a mistura resultante.

Após adicionar a solução ao solo, é necessário regá-lo novamente. Desta vez, recomenda-se o uso de água limpa. Este método garantirá uma liberação lenta de minerais e seu enriquecimento com nutrientes. Ao plantar arbustos, é uma boa ideia regar o solo com a solução de café. Recomenda-se usar 1 litro da solução por muda.

Cobertura morta

A borra de café pode ser usada como cobertura morta. Isso ajuda a proteger as plantas do ressecamento, repele pragas e melhora a estrutura do solo. No entanto, é importante lembrar que a borra de café deve ser seca antes de ser usada como cobertura morta. Isso ajudará a prevenir o crescimento de mofo.

Quando o uso é contra-indicado

O café contém uma grande quantidade de nitrogênio, por isso deve ser aplicado com moderação. Se a concentração for muito alta, o pó pode queimar as raízes. O café úmido rapidamente mofa. Também favorece o crescimento de fungos. Portanto, o café deve ser seco antes do uso.

Usando borra de café como fertilizante para flores

Este fertilizante não deve ser usado em plantas que necessitem de solo alcalino. Além disso, o fertilizante pode alterar a cor das pétalas de rosa. Se a folhagem mudar de cor, recomenda-se substituir o fertilizante ou coar a infusão e usar apenas o líquido. Esta composição também não é adequada para aspargos, gerânios e trapoeraba.

É importante lembrar de não usar substâncias que contenham açúcar ou leite como fertilizante. Isso ocorre porque o componente doce atrai formigas, enquanto o leite promove o apodrecimento. Café fresco também não é recomendado. Ele é ácido e contém muitos ingredientes ativos, que, em excesso, podem ser prejudiciais às plantas.

Por quanto tempo ele permanece utilizável?

A mistura úmida tem prazo de validade curto. Portanto, deve ser seca no forno antes do uso. Recomenda-se armazenar o pó em recipientes herméticos, em local seco e escuro. Use a mistura conforme necessário. Se surgir um odor desagradável ou mofo, interrompa o uso. Caso contrário, a mistura se tornará uma fonte de doenças e pragas.

A borra de café é um composto eficaz que contém muitos componentes benéficos. Por isso, é frequentemente usada como fertilizante. Para garantir o efeito desejado, é importante seguir as instruções à risca. No entanto, o composto tem certas limitações de uso.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata