Como usar cinzas como fertilizante e qual é melhor

Os produtos da combustão de resíduos vegetais contêm muitos elementos valiosos, incluindo magnésio, zinco, cálcio e enxofre. Esta está longe de ser uma lista completa dos componentes necessários para o crescimento das plantas. Como usar corretamente as cinzas como fertilizante? Esta questão preocupa muitos jardineiros. O produto pode ser usado em pó ou transformado em diversas infusões.

Propriedades e composição das cinzas

A composição das cinzas depende de sua origem. O produto mais valioso é obtido da queima de grama — especialmente girassol e trigo sarraceno. Ela contém até 36% de óxido de potássio. As cinzas de madeira são muito úteis. As cinzas de turfa contêm menos potássio e fósforo. Esta substância também é rica em cálcio.

O potássio e o fósforo presentes neste produto são rapidamente absorvidos. A ausência de cloro é uma vantagem distinta, tornando-o adequado para plantas sensíveis a este elemento. As cinzas contêm ferro e zinco. O produto também é rico em manganês, enxofre, magnésio e boro.As cinzas de carvão merecem menção especial. Elas contêm pouco cálcio e potássio. Também contêm pouco fósforo. Portanto, não podem ser usadas como fertilizante. No entanto, as cinzas de carvão contêm aproximadamente 60% de óxidos de silício.

É por isso que ele é usado para drenar e aumentar a soltura do solo argiloso.

Os fertilizantes à base de cinzas normalizam a composição do solo. Eles fornecem elementos benéficos e normalizam as propriedades alcalinas do húmus. As cinzas alteram a acidez do solo, aumentando seu pH. Isso tem um efeito benéfico na produtividade das culturas.

cinzas como fertilizante

As características únicas da substância incluem o seguinte:

  1. Quando aplicado, a estrutura do solo é normalizada. O produto promove a soltura do solo.
  2. O uso de cinzas aumenta a produtividade das culturas em solos argilosos, facilita o preparo mecânico do solo e garante o desenvolvimento normal das plantas.
  3. Fertilizantes feitos de cinzas alteram a composição física do solo e aumentam o fluxo de oxigênio nele.

Para aumentar a eficácia do procedimento, as cinzas não devem ser aplicadas em sua forma pura. É melhor combinar a substância com turfa ou composto. Também pode ser combinada com húmus. O uso de cinzas com matéria orgânica garante sua decomposição acelerada. A aplicação direta do produto no solo também é aceitável. Isso ajuda a melhorar a fertilidade e estimula a frutificação das culturas.

Pode ser usado?

A cinza de fogão é considerada um excelente fertilizante. Por isso, é frequentemente utilizada para melhorar a composição do solo. Reduz a acidez do solo e promove a decomposição acelerada da matéria orgânica. Pode ser adicionada a qualquer solo, com exceção dos solos carbonáticos, que se caracterizam por uma reação alcalina.

cinzas como fertilizante

Evite misturar o produto com chorume, fezes e excrementos de pássaros. Solo argiloso deve ser tratado no outono, antes da lavoura. Para solos leves, aplique o produto na primavera. Aplique a uma profundidade de 6 a 8 centímetros. O produto pode ser aplicado em qualquer planta. É especialmente benéfico para tubérculos, todos os tipos de repolho e batatas. Em média, são necessários 1 a 2 quilos do produto por 10 metros quadrados.

A que tipo de fertilizante ele pertence?

Este produto é classificado como orgânico. Contém potássio, fósforo e ferro. Também é rico em elementos como enxofre, cálcio e magnésio. Portanto, substitui muitos fertilizantes sintéticos. Muitos jardineiros se perguntam se este fertilizante é à base de nitrogênio ou fósforo. Este produto é classificado como fertilizante de fósforo. Os fertilizantes de nitrogênio devem ser aplicados separadamente, se necessário.

cinzas como fertilizante

Em quais solos ele pode ser usado?

As cinzas são altamente alcalinas. Portanto, ajudam a neutralizar o excesso de acidez do solo. É por isso que o produto é usado em solos ácidos. A quantidade de produto aplicada depende da acidez do solo e da quantidade de matéria orgânica presente. O tipo de solo – pesado ou leve – também é importante. Quantidades maiores do produto são adicionadas a solos turfosos e argilosos.

Como preparar o produto?

Para obter excelentes resultados após o uso da cinza, é importante seguir todas as regras de aplicação. O produto pode ser usado seco ou para fazer soluções.

Fertilizante seco

Este fertilizante é muito fácil de preparar. É usado em sua forma original — como um pó fino. Não requer peneiramento.

cinzas como fertilizante

Para normalizar a composição do solo, basta pegar a quantidade necessária da substância e borrifá-la no solo. Em seguida, cave o solo ou deixe o produto no local. Ele atuará como cobertura morta. Sob a influência da umidade, o elemento penetrará gradualmente na estrutura do solo.

Ao utilizar a substância, siga as proporções recomendadas. Para solo franco-arenoso, são necessários 100-200 gramas de cinzas por metro quadrado; para solo argiloso, a dosagem deve ser aumentada de 2 a 4 vezes. Exceder a quantidade recomendada é proibido, pois isso alterará a alcalinidade do solo, o que afetará negativamente o crescimento das culturas.

Cinzas de carvão raramente são usadas como fertilizante do solo. Geralmente, são adicionadas para melhorar a consistência do solo. Para alimentar as plantas, recomenda-se uma mistura de carvão e esterco.

Fertilizante líquido

A preparação deste fertilizante exige paciência. O fertilizante deve ser preparado usando o método de imersão a frio. As cinzas são colocadas em água fria e deixadas por 6 a 7 dias. O volume de cinzas e líquido depende das culturas a serem fertilizadas. Adicione 100 a 200 gramas de cinzas a 10 litros de água.

pilha de cinzas

A solução é facilmente absorvida pelas plantas. É usada para regar plantações. Também é adequada para adubação foliar. As cinzas podem ser usadas para fazer uma infusão eficaz. Adicione 1 quilo de cinzas a 10 litros de água. Ferva a mistura por 10 a 20 minutos. Em seguida, misture 1 litro da solução com 10 litros de água. Aplique a solução preparada nas plantas.

Uso de cinzas como fertilizante

A substância é usada em diversas culturas, como na alimentação de vegetais, árvores e plantas domésticas.

No jardim

As cinzas podem ser usadas em quase todas as plantas. As mais suscetíveis incluem:

  • leguminosas;
  • beladona;
  • trigo sarraceno;
  • batata;
  • tabaco.

um saco de cinzas

No outono, aplique cinzas na área onde as cebolas e o endro serão plantados. Use até 2 xícaras da mistura por metro quadrado. Isso ajudará a proteger as plantas do apodrecimento das raízes. A mistura aumenta a permeabilidade do solo ao ar e à umidade.

Na primavera, ao preparar o plantio de batatas, aplique 1 xícara do produto por metro quadrado. Isso é feito durante a escavação do terreno. Você também pode adicionar 2 colheres de sopa do produto por cova durante o plantio. Misture as cinzas com o solo. Ao amontoar, aplique 1 a 2 colheres de sopa do produto por arbusto. Também é aceitável borrifá-lo sobre batatas que estejam em flor.

Para abobrinhas e pepinos, recomenda-se adicionar 1 xícara de cinzas ao preparar o solo. Você também pode aplicar 1 colher de sopa do produto por cova ao transplantar a cultura. Para repolho, aplique de 1 a 2 xícaras do produto por metro quadrado. Essa quantidade é necessária durante a preparação. Antes de plantar tomates e berinjelas, adicione 3 xícaras de cinzas. Uma quantidade semelhante é adequada para pimentões. Ao plantar hortaliças, você pode adicionar um punhado de cinzas por cova.

cinzas como fertilizante nas mãosPara cenouras, salsa e leguminosas, aplique 1 xícara de cinzas. Uma quantidade semelhante é usada para plantar alface, endro, rabanete e beterraba.

No terreno do jardim

Este produto tem um efeito benéfico no desenvolvimento de frutas e bagas. Ao plantar árvores, adicione de 1 a 2 kg de cinzas em cada cova. Em seguida, use a mesma quantidade ao preparar o solo. As uvas devem ser fertilizadas com este produto de 3 a 4 vezes por estação. À noite, após o pôr do sol, borrife as folhas com uma infusão do produto. Para isso, misture com água na proporção de 1:5.

A substância também pode ser usada para morangos. No outono, aplique 1 xícara da solução no canteiro. Antes da cobertura morta e após a colheita, espalhe cinzas entre as fileiras. Antes da floração, os arbustos podem ser fertilizados com uma solução especial. Para isso, dissolva 1 xícara de cinzas, 2 gramas de ácido bórico e 2 gramas de permanganato de potássio em 10 litros de água quente. Pulverize as plantas com a solução preparada durante os períodos de mínima exposição ao sol – de manhã ou à noite.

cinzas como fertilizante

Para flores e plantas de interior

Nessa situação, uma infusão de cinzas é adequada. Para prepará-la, dilua 3 colheres de sopa de cinzas em 1 litro de água. Agite a mistura periodicamente para ajudar a dissolver as partículas. Antes de usar, coe a mistura e misture com água na proporção de 1:3. Use no máximo 100 mililitros da mistura para um pote de 1 litro.

Entre as culturas de jardim, as rosas são as que mais necessitam deste tipo de fertilizante. Elas podem ser regadas com uma solução de 100 gramas de cinzas por balde de água. Pulverizar a folhagem também é muito benéfico. Para isso, use 200 gramas de cinzas por balde de água.

A substância pode ser usada para fertilizar lírios e clematis. Também é usada para peônias e gladíolos. Para isso, use 300-400 mililitros da infusão. Ao plantar, aplique de 5 a 10 gramas de cinzas por cova.

pilha de cinzas

Uso contra doenças e pragas

Para combater patologias e parasitas, vale a pena usar as seguintes receitas:

  1. Para eliminar os besouros-pulgas crucíferos, as plantações são polvilhadas com uma composição à base de pó e cinzas.
  2. Um produto à base de cinzas e tabaco é adequado para eliminar moscas e gorgulhos.
  3. Para combater o oídio, polvilhe os arbustos com cinzas. Aplique de 10 a 15 gramas do produto por planta.
  4. Para combater pulgões, você pode polvilhar o solo sob os arbustos de frutas vermelhas.

Em que casos as cinzas não devem ser utilizadas?

Existem certas restrições à introdução da substância:

  1. Cinzas não devem ser misturadas com esterco fresco. Isso reduz o teor de nitrogênio e cria substâncias que não são absorvidas pelas raízes.
  2. É proibido o uso simultâneo de cinzas e nitrogênio. A aplicação é feita em épocas diferentes do ano.
  3. É proibido usar a composição para mudas até que as folhas apareçam.
  4. Cinzas não são usadas em solos alcalinos.
  5. Ao plantar, a substância deve ser misturada ao solo. Isso ajudará a evitar queimaduras nos tecidos.
  6. Não adicione o produto ao composto fresco. Isso evita o acúmulo de nitrogênio.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Sófia

    Obrigado pelo artigo útil!

    Responder

Pepinos

Melão

Batata