Cultivo e cuidado de avelãs em campo aberto, regras para o plantio de avelãs

Muitos jardineiros se interessam pelo processo de cultivo e cuidado das avelãs. Esta cultura exige o cumprimento rigoroso das diretrizes de plantio. A planta requer rega, fertilização e poda em tempo hábil. Ela deve ser protegida de insetos nocivos e doenças fúngicas. Somente a adesão rigorosa às práticas agrícolas pode alcançar bons resultados.

Descrição e características das avelãs

As avelãs, ou avelãs, podem atingir até 7 metros de altura. Possuem uma copa ovoide ou esférica. As folhas são grandes e redondas. As flores são unissexuais e surgem no final de março ou início de abril.

A planta com flores se distingue por suas flores e amentilhos dourados. Os frutos são pequenos, com cerca de 2 centímetros de diâmetro.

As avelãs amadurecem em agosto. Com a propagação vegetativa, a planta começa a dar frutos após 3 a 4 anos. O pico de produção ocorre entre 10 e 35 anos. Um único arbusto pode render de 5 a 10 quilos de frutos.

Tipos

Hoje, muitas variedades da planta são conhecidas, cada uma delas com certas características.

Avelã comum

Este arbusto atinge de 4 a 6 metros e possui uma copa larga e extensa. Os caules são cobertos de penugem. A avelã começa a florescer antes mesmo do surgimento das folhas. As nozes são esféricas e atingem 15 milímetros de diâmetro. São cobertas por uma casca marrom e amadurecem em setembro.

Avelã pôntica

A maioria das variedades de avelãs dos Balcãs, da Turquia e do Cáucaso são originárias desta planta. Na natureza, a cultura cresce na Ásia Menor e na Transcaucásia. O arbusto atinge 6 metros de altura e tem folhas arredondadas. As nozes são grandes.

Avelã pôntica

Avelã grande

O arbusto atinge 10 metros de altura. As nozes são revestidas por um invólucro tubular que tem o dobro do tamanho da fruta. Os grãos são carnudos e alongados. Na natureza, a planta cresce em países asiáticos. Também pode ser encontrada na Turquia e na Itália.

avelã georgiana

As avelãs são cultivadas neste país há muitos anos. Segundo registros históricos, elas surgiram já no século VI a.C. Posteriormente, desenvolveram-se inúmeras variedades cultivadas de avelãs georgianas, adaptadas ao clima local.

avelã da Manchúria

Este arbusto multicaules atinge 5 metros de altura. Sua casca é cinza-escura. Suas características distintivas são as folhas e os frutos alongados. Estes possuem uma camada espinhosa, o que os torna difíceis de descascar.

Avelã

O arbusto atinge 3 metros de altura e tem o topo truncado. Na primavera, a planta produz amentilhos nas flores masculinas e botões vermelhos nas flores femininas. Os frutos são cobertos por uma capa foliar e apresentam número 2-3. Na natureza, a planta cresce na China, Coreia e Japão. É pouco exigente em relação às condições climáticas e prospera na região central do mundo.

Avelã

avelã turca

Esta variedade de planta pertence à família das aveleiras. Não é cultivada para colheita, mas é frequentemente usada em paisagismo.

Variedades ornamentais

As avelãs não são cultivadas apenas para fins culinários. Esta planta também é amplamente utilizada para decorar jardins.

Áurea

Esta é uma planta grande, atingindo 6 metros de altura e largura. Caracteriza-se por uma copa larga com múltiplos caules verticais. Com o tempo, essa copa assume a forma de um guarda-chuva. Inicialmente, a planta se desenvolve lentamente, mas depois o processo se acelera. Caracteriza-se por belas flores amarelas em forma de amentilhos.

Pêndula

Esta variedade é caracterizada por uma copa chorosa. Dependendo da sua altura, pode crescer como um arbusto largo ou uma árvore em forma de tenda.

Composição e propriedades benéficas

Os frutos da planta têm uma composição única, por isso possuem muitas propriedades benéficas.

Avelã de Barcelona

Ácidos graxos

As avelãs contêm uma grande quantidade de ácidos graxos. Os ácidos oleico e linoleico são considerados os mais valiosos. Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, o que ajuda a prevenir derrames.

Fósforo

Este elemento participa da construção das estruturas ósseas e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Vitamina E

As avelãs contêm muita vitamina E. Essa substância previne a degradação dos glóbulos vermelhos.

Tocoferol

Esta substância possui propriedades antioxidantes pronunciadas. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores malignos e a neutralizar as células existentes.

avelãs descascadas

Proteína

As avelãs contêm uma grande quantidade de proteína vegetal de alta qualidade e fácil digestão. Esta substância tem propriedades comparáveis ​​às da proteína da carne.

Açúcar

As avelãs contêm açúcar valioso, que se torna uma fonte de energia e aumenta a vitalidade do corpo.

Cálcio

A presença de cálcio nas avelãs torna os ossos mais fortes e os dentes mais saudáveis.

Magnésio

Esta substância valiosa presente nas avelãs ajuda o corpo a lidar com o estresse e crises nervosas. Também ajuda a aliviar o desconforto durante a menstruação.

nozes descascadas

Ferro

Este elemento presente nas avelãs é especialmente importante para pacientes hipertensos, pois ajuda a reduzir a pressão arterial.

Manganês

As avelãs contêm grandes quantidades de manganês e sódio, elementos essenciais para a manutenção da saúde do cérebro e do sistema nervoso como um todo.

Vitaminas

As avelãs também contêm vitaminas do complexo B, que aceleram os processos metabólicos. A vitamina C também é altamente benéfica para a saúde, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a combater vírus.

Requisitos de clima e solo

Ao escolher o solo para avelãs, escolha solo solto, rico em húmus, com pH neutro ou levemente ácido. Solo pobre, pesado ou encharcado não é adequado.

Além disso, você não deve plantar avelãs em solo argiloso.

galho com nozes

Como plantar corretamente em terreno aberto

Cultivar avelãs ao ar livre requer práticas de plantio adequadas. Há muitos fatores a serem considerados.

Seleção e preparação do material de plantio

Para cultivar plantas fortes, é importante escolher as mudas de avelã certas. É melhor escolher arbustos sem folhas com 3 a 5 brotos desenvolvidos. Esses brotos devem ter de 1 a 1,5 cm de espessura e 1,5 metro de comprimento. As mudas também devem ter raízes desenvolvidas, com 50 centímetros de comprimento.

Recomendações para escolha de prazos

As avelãs podem ser plantadas no solo na primavera ou no outono. No entanto, o plantio no outono é considerado preferível. É melhor fazê-lo no início de outubro, quando o solo ainda está quente. Se o plantio for na primavera, recomenda-se fazê-lo em abril.

Preparação do solo e do local

Recomenda-se que as avelãs sejam plantadas em solo leve e fértil. Três a quatro semanas antes do plantio, cave um buraco para o plantio. Ele deve ter aproximadamente 60 centímetros de profundidade. Coloque solo fértil no fundo, misturado com 200 gramas de superfosfato e dois baldes de composto.

Preparação do solo

Requisitos para a localização

Para garantir que as avelãs se adaptem bem às novas condições e produzam bem os frutos, é importante selecionar cuidadosamente o local. As avelãs cultivadas devem ser cultivadas em um local ensolarado, protegido do vento e das correntes de ar. Portanto, a planta é plantada ao longo de um muro ou cerca. Recomenda-se plantar as avelãs em uma área voltada para o sul ou oeste.

Diagrama de plantio

Para cultivar avelãs, você deve seguir estes passos:

  • faça um monte no centro do buraco;
  • trate a muda com uma solução de argila;
  • organizar as raízes ao longo da colina;
  • polvilhe com terra;
  • compactar a terra;
  • faça uma depressão para regar;
  • polvilhe com grama ou serragem;
  • corte a muda a uma distância de 15-20 centímetros do solo;
  • amarre a planta ao suporte.

Após o plantio, as avelãs precisam ser regadas. Cada planta precisará de 20 litros de água. Em períodos de seca severa, aumente a quantidade em 10 litros.

Regras de jardinagem

Para garantir que a planta receba cuidados completos e de alta qualidade, é necessário seguir rigorosamente todas as práticas agrícolas.

mudas de avelã

Aparar

A poda da planta é aceitável no inverno, quando ela está dormente. No entanto, é preferível fazê-la na primavera.

Desbaste

Durante o procedimento, recomenda-se remover quaisquer galhos muito densos. Também vale a pena remover quaisquer brotos de avelã emaranhados ou deformados.

Sanitário

A poda sanitária das aveleiras é realizada anualmente. Isso envolve a remoção de galhos quebrados, congelados, doentes e infestados por pragas.

Formação

As avelãs podem ser cultivadas como árvores, com troncos de 35 a 40 centímetros de altura. No entanto, é muito mais fácil cultivar a planta como arbusto. A primeira poda é feita uma semana após o plantio, a uma altura de 25 a 30 centímetros do solo.

Durante o verão, formam-se brotos que não requerem poda. As avelãs produzem frutos em galhos com um ano de idade. Na primavera seguinte, é hora de começar a dar forma ao arbusto. Devem ser deixados no máximo 10 brotos fortes.

Formação de avelãs

Rega

Recomenda-se regar a planta já uma semana após o plantio. A falta de umidade afetará negativamente a formação dos botões florais e o amadurecimento das avelãs. Durante a estação de crescimento, recomenda-se regar a aveleira de 5 a 6 vezes. Um arbusto adulto precisará de 6 a 8 baldes de água. Durante a seca, a frequência de rega deve ser aumentada. Em média, recomenda-se umedecer o solo uma vez por mês.

A água deve ser aplicada na área do tronco da árvore em pequenas porções. Evite poças. A umidade deve ser absorvida gradualmente. No dia seguinte, após a chuva ou a rega, solte o solo ao redor da árvore.

Polinização artificial

Para garantir a polinização completa das avelãs, recomenda-se plantar vários arbustos de avelã no mesmo terreno. É importante escolher diferentes variedades de avelãs, pois a cultura requer polinização cruzada. Uma grande variedade de avelãs no jardim garantirá uma colheita abundante.

Às vezes, as inflorescências masculinas congelam. Essa situação requer polinização artificial das avelãs. Isso também é feito se a cultura foi plantada sem polinizador.

A necessidade de polinização artificial surge quando os estigmas filamentosos vermelhos aumentam e se estendem além dos botões da inflorescência feminina. Para isso, recomenda-se podar vários ramos no início de fevereiro e colocá-los em um recipiente com água. Apenas as pontas devem permanecer no recipiente.

regando uma muda

Recomenda-se colocar um filme por perto para capturar o pólen.

O recipiente deve ser coberto com uma segunda película para estimular o desenvolvimento das inflorescências masculinas. Assim que o pólen aparecer, a película deve ser removida.

O pólen coletado deve ser armazenado em um saco ou jarro e refrigerado. Quando as árvores começarem a apresentar sinais de inflorescências femininas, as plantas podem ser polinizadas. Isso é feito após 10 dias. Para realizar esse procedimento, o pólen é misturado com água. O procedimento é repetido após 7 a 10 dias. Variedades de avelã silvestre também são adequadas para polinização.

Cobertura superior

O cultivo bem-sucedido de avelãs é impossível sem fertilização. Os fertilizantes são aplicados no círculo do tronco. No outono, a planta deve ser alimentada com potássio e fósforo. A cada 2 a 3 anos, podem ser aplicados de 3 a 4 quilos de esterco. Recomenda-se também 50 gramas de superfosfato e 20 a 30 gramas de sal de potássio por arbusto.

Na primavera, a planta precisa de nitrogênio. Para isso, utiliza-se ureia ou nitrato de amônio. Quando os brotos da avelã começarem a inchar, recomenda-se aplicar de 20 a 30 gramas dessa substância no círculo do tronco. A suplementação de nitrogênio também será necessária no verão. A aplicação desse fertilizante em julho ajudará a garantir que os frutos amadureçam ao mesmo tempo.

As culturas jovens precisam de fertilizantes orgânicos, como esterco ou composto. Para isso, aplique 10 kg dessas substâncias por arbusto de avelã a cada 2 a 3 anos.

Métodos de reprodução

Hoje, são conhecidos diversos métodos de propagação de culturas. Cada um tem suas próprias características.

folhas de avelã

Sementes

Este método produz uma colheita distinta da planta-mãe. Este tipo de propagação de avelã é comumente utilizado por melhoristas. Permite a criação de novas variedades com propriedades aprimoradas.

Para propagar avelãs, utilize nozes grandes e desenvolvidas. Primeiro, elas são estratificadas. Ao plantar na primavera, certifique-se de cobrir a área com uma camada de folhas secas.

Brotos de raiz

Também é possível propagar o arbusto por rebentos radiculares. A parte inferior da planta mantém a capacidade de recuperação por muito tempo, o que é muito importante. Com a ajuda dos rizomas, os arbustos se espalham em círculo. No terceiro ano, a aveleira começa a brotar rebentos.

Para propagação, utilize brotos de 2 a 3 anos. Eles podem ser separados com um machado. Ao transplantar os brotos, faça cortes. Este procedimento aumenta a taxa de sobrevivência da planta.

Camadas horizontais

Este método é considerado bastante trabalhoso, mas altamente eficaz. Até cinco estacas podem ser obtidas de um único broto de avelã. Recomenda-se colocá-las horizontalmente nos sulcos. As estacas devem ser fixadas com alfinetes, mas não é recomendado cobri-las com terra.

Brotos verticais podem ser cultivados a partir de brotos vegetativos. Em seguida, eles precisam ser cobertos com cobertura morta. Durante o verão, as camadas são cobertas com solo várias vezes. O solo deve ser mantido úmido.

Camadas horizontais

Como resultado dessas etapas, montes podem ser formados sobre as camadas. Para estimular o desenvolvimento das raízes da avelã, o crescimento deve ser encurtado para 50 centímetros. No ano seguinte, as camadas devem ser desenterradas e divididas em fragmentos.

Camadas verticais

Este método ajuda a rejuvenescer completamente o arbusto. Brotos jovens podem ser obtidos de brotos dormentes próximos às raízes. Ao amontoar, remova as folhas inferiores. No outono, corte alguns dos brotos que desenvolveram raízes.

Durante o desenvolvimento do broto de avelã, ele é comprimido. Isso permite que ele crie raízes. No outono, a planta atinge 1 metro de altura. Na área comprimida, os brotos devem ser quebrados com arame.

Estacas verdes

Para isso, é melhor usar os brotos de avelã mais fortes, com 1 a 2 anos de idade. É melhor colher o material no início do crescimento lenhoso do ano em curso. As estacas resultantes devem ser colocadas em uma mistura de turfa e areia. Recomenda-se manter as folhas da avelã úmidas durante a rega.

Por vacinação

A propagação de avelãs por enxertia é bastante difícil. Mudas de avelã e castanhas-de-urso são frequentemente utilizadas para esse fim. Recomenda-se enxertar a árvore no início da primavera. O enxerto deve ser amarrado e tratado com piche de jardim. Uma cobertura especial de filme de PVC também é recomendada.

enxerto de avelã

Quando os brotos aparecerem na muda de avelã, abra a tampa, espere duas semanas e remova-a. Após o enxerto ter crescido junto, recomenda-se remover todos os brotos do porta-enxerto.

Peculiaridades do cultivo em casa

Cultivar avelãs a partir de sementes é bastante fácil. Seguir todos os procedimentos corretamente resultará em uma planta forte. No entanto, é importante lembrar que ela começará a produzir frutos muito mais tarde. Se você cultivar avelãs a partir de mudas, poderá colher os primeiros frutos em apenas 3 a 4 anos. Uma planta cultivada a partir de nozes começará a dar frutos em 6 ou até 10 anos.

Colheita e armazenamento

Dependendo da variedade da planta, a colheita pode ocorrer em agosto ou setembro. Quando maduras, as nozes ficam amarelas e caem do copo. Se não caírem sozinhas, sacuda o arbusto. A colheita manual também é possível.

Após a colheita, recomenda-se secar as nozes. Para isso, coloque-as, junto com a casca, em uma camada fina, ao sol ou dentro de casa. Assim que as cascas ficarem marrons, recomenda-se descascar as nozes e secá-las ainda mais.

Existe um método simples para avaliar se uma avelã está completamente seca: uma fruta pronta emite sons característicos quando tocada, enquanto as avelãs molhadas não.

Recomenda-se armazenar as avelãs em local fresco, seco e com boa ventilação. A validade é de 4 anos. A temperatura ideal para as avelãs é de 3 a 7 graus Celsius, e a umidade não deve exceder 11 a 13%.

avelãs

Doenças e pragas

Ao cultivar uma planta, você pode encontrar vários problemas. Um deles é o desenvolvimento de doenças ou ataques de insetos nocivos.

Ácaro do botão de avelã

São insetos minúsculos, não maiores que 0,3 milímetros. Eles passam o inverno nos brotos das plantas e, com a chegada da primavera, põem ovos. Os brotos afetados incham, crescendo até o tamanho de uma ervilha grande. Depois, secam e morrem.

Ácaro-aranha

São pequenos insetos, medindo de 0,3 a 0,6 milímetros. São cobertos por cerdas esparsas. Quando uma planta é infectada, as folhas são destruídas, o arbusto fica mais fraco e suscetível a outras infecções. Para combater o problema, é melhor usar acaricidas. Insetoacaricidas também são amplamente utilizados.

Gorgulho da noz

Trata-se de um besouro marrom que pode atingir 1 centímetro de comprimento. As lagartas têm corpo amarelo-leitoso e cabeça marrom-avermelhada. O parasita deposita ovos em frutos verdes, onde se alimentam da polpa. Infestações severas podem resultar na perda de metade da colheita.

Gorgulho da noz

Chave de tubo de nogueira

Este inseto é um pequeno besouro, atingindo 7 milímetros de comprimento. As larvas se distinguem pela cor branca. Esses parasitas absorvem a seiva das plantas. Como resultado, as folhas ficam danificadas, deformadas, ressecadas e caem.

Para evitar esses problemas, recomenda-se tratar os arbustos com Chemix ou Fufanon antes que as folhas brotem. Além disso, recomenda-se coletar e destruir quaisquer folhas enroladas, pois é onde as larvas se acumulam.

Barbo de barriga de noz

Este é perigoso para praga da avelã A broca-da-avelã é um besouro preto que cresce até 15 milímetros de comprimento. Ele deposita ovos sob a casca dos galhos jovens. As larvas então mastigam o centro dos galhos, causando a morte dos brotos. As folhas superiores da aveleira ficam amarelas e enroladas.

Elefantes frondosos

Este besouro se distingue por seu corpo pequeno e brilhante e cabeça curvada. Seu aparecimento em massa ocorre em junho e julho. Os parasitas adultos consomem as folhas, começando pelas bordas. Isso resulta em crescimento atrofiado. As larvas se alimentam das raízes das avelãs, o que interrompe o crescimento dos arbustos.

Elefantes frondosos

Para combater o problema, o solo deve ser escavado. Isso deve ser feito na primavera e no outono, a uma profundidade de 10 centímetros. Isso eliminará as larvas. Se insetos adultos aparecerem, tratamentos químicos são recomendados. Produtos como Decis ou Calypso são adequados para esse fim.

Pulgão da avelã

Esses pequenos insetos absorvem a seiva das plantas e facilitam a disseminação de infecções virais. Os pulgões são difíceis de avistar, o que os torna particularmente perigosos.

A atividade parasitária faz com que as folhas da avelã se enrolem. Além disso, as pragas causam deformação de brotos e brotos. Isso leva ao atraso no desenvolvimento e a problemas no amadurecimento dos frutos. Para obter bons resultados no combate aos parasitas, é necessário o uso de inseticidas.

Mosca-serra do vidoeiro do norte

Este inseto é uma vespa preta. Suas larvas são verdes e atingem 20 milímetros de comprimento. Quando as plantas são infectadas, as bordas das folhas são afetadas principalmente. O pico de atividade ocorre no verão — junho ou agosto. Se a infestação for grave, tratamentos químicos, como o karatê, devem ser utilizados.

Oídio

Esta doença fúngica suprime o crescimento das plantas. Os sintomas se manifestam no final do verão. A parte inferior das folhas da avelã fica coberta por uma camada branca. Elas começam a cair prematuramente. No outono, a folhagem fica coberta de esporos pretos.

Para combater o problema, é necessário aplicar produtos químicos imediatamente. Medidas agronômicas também são cruciais. As folhas de avelã afetadas devem ser coletadas e queimadas imediatamente.

Moniliose

Esta doença perigosa pode danificar até 80% dos frutos. A moniliose se desenvolve durante a fase de floração da planta. A doença ocorre mais frequentemente em condições de alta umidade e arbustos densos de avelã. Os frutos verdes ficam cobertos de manchas marrons. Depois de algum tempo, eles murcham, apodrecem e caem.

Para evitar esses problemas, é importante plantar as plantas cedo, com espaçamento suficiente. No final de junho, recomenda-se o uso de produtos como Topsin ou Neotec.

doenças da avelã

Podridão cinzenta

A doença afeta várias partes da planta, incluindo folhas e brotos frutíferos. Isso causa crescimento atrofiado, redução da produtividade e deterioração da qualidade dos frutos. Quando a planta é infectada, surge o micélio cinza.

Para obter bons resultados no tratamento da doença, é importante desbastar os arbustos regularmente. Tratamentos químicos como Nimrod e Discus são adequados.

Mancha marrom

Esta é uma infecção fúngica que frequentemente afeta as plantações. Pode se espalhar pela água ou pelo solo. A doença progride rapidamente em condições de alta umidade ou temperatura.

Para combater a infecção, trate o arbusto e a área ao redor do tronco com cloreto de iodo. Recomenda-se o uso de 30 gramas de cloreto de potássio e 40 gotas de iodo por balde de água. O tratamento com soro de leite ou infusão de alho também é altamente eficaz.

Cochonilha

Esses insetos atacam todas as partes da planta, atacando folhas, flores, brotos e frutos. Como resultado, a cultura enfraquece e atrofia o crescimento. A proliferação de insetos reduz a resistência da planta à geada e à seca. Eles também levam à redução da produtividade. Inseticidas sistêmicos são usados ​​para combater esse problema.

Cochonilha em uma nogueira

Fogo bacteriano

Esta é uma das doenças mais perigosas da avelã. A infecção fúngica ataca as partes aéreas da árvore, afetando flores, folhas, galhos e frutos. Altas temperaturas e umidade favorecem o desenvolvimento da doença. Raramente ocorre em climas quentes ou secos.

Para combater esta doença, os brotos afetados precisam ser podados até que fiquem saudáveis. Pulverizar as avelãs durante a fase de expansão dos brotos também é crucial. Para isso, use sulfato de zinco a 3%.

Também vale a pena tratar as nozes com preparações que contenham cobre. No outono, recomenda-se alimentar a planta com fertilizantes que contenham potássio.

Besouro-das-folhas

Esta é uma das pragas mais perigosas que causam danos às folhas. Este besouro causa danos significativos às plantas. As larvas são verde-escuras e atingem 10 milímetros de comprimento. Os insetos hibernam no solo sob as folhas caídas e tornam-se ativos em abril. Os besouros se alimentam ativamente das folhas da planta.

Para controlar pragas, trate as plantas com inseticidas e acaricidas em abril e julho, quando as larvas e os besouros estão ativos. Durante o período de pupação do besouro-das-folhas, que ocorre no final de junho, é uma boa ideia cavar o solo.

besouro-folha-amarelo

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Para ter sucesso no cultivo de avelãs, é importante cuidar adequadamente da planta:

  • use apenas mudas fortes e de alta qualidade para o plantio;
  • realizar corretamente as operações de plantio;
  • capinar sistematicamente os canteiros e se livrar das ervas daninhas;
  • garantir umidade regular do solo;
  • realizar tratamento oportuno das plantas contra doenças e pragas;
  • Realize a poda das culturas em tempo hábil.

A avelã é uma noz comum com inúmeras propriedades benéficas. Esta planta é bem fácil de cultivar no seu próprio jardim.

Para alcançar bons resultados e uma colheita abundante, é importante proporcionar à cultura cuidados abrangentes e de alta qualidade. Isso deve incluir fertilização, rega e poda em tempo hábil. A proteção contra doenças e pragas também é crucial.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata