- Descrição e características da noz
- Características da região
- Variedades recomendadas
- Tambov cedo
- Rubi de Moscou
- Primogênito
- Açucarado
- Smolin
- Masha
- Pushkinsky
- Acadêmico Yablokov
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Seleção e preparação do material de plantio
- Requisitos para a localização
- Preparação do local e do solo
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Afrouxamento e capina
- Cobertura morta
- Rega
- Cobertura superior
- Formação
- Em camadas
- Em forma de xícara
- Melhoria em níveis
- Doenças e pragas
- Animais
- Besouro de chifres longos
- Gorgulho da noz
- Oídio
- Besouro-da-folha-do-amieiro
- Barbo de avelã
- Reprodução
- Camadas
- Crianças
- Por vacinação
- Dividindo o mato
- Colheita e armazenamento
- Dicas de jardineiros experientes
As avelãs são uma cultura fácil de cultivar e que pode ser cultivada em praticamente qualquer clima. As árvores podem ser encontradas em florestas; a palavra "avelã" significa literalmente "avelã". As árvores foram trazidas da Europa para a Rússia no século XVIII em troca de couro e veludo. Plantar e cuidar de avelãs comuns na região de Moscou é fácil.
Descrição e características da noz
A aveleira-comum, também conhecida como avelã, é um arbusto perene alto pertencente à família Betulaceae. Geralmente, atinge no máximo 7 metros de altura. Sua copa é oval ou oval, com uma coroa cônica.
As folhas são grandes, ovais e serrilhadas nas bordas. Os folíolos são de um verde intenso. As flores são monoicas e unissexuais. As inflorescências masculinas começam a se formar no outono e florescem na primavera. A planta floresce da segunda dezena de março até a primeira quinzena de abril.
O fruto é uma noz pequena, pesando tipicamente 2,4-3,2 g. A noz é redonda, a casca é forte e o miolo ocupa a maior parte da casca. A noz é coberta por uma bainha verde. Mais perto do outono, quando a noz está totalmente madura, ela pode cair da bainha.
Características da região
A região de Moscou tem um clima temperado. Os verões são quentes, com precipitação moderada. Os invernos podem ser amenos ou congelantes. Embora as avelãs sejam resistentes à geada, elas podem não sobreviver a geadas severas, por isso é recomendável considerar cobrir o arbusto durante o inverno.

Variedades recomendadas
As avelãs geralmente preferem crescer em climas subtropicais ou temperados. Para o plantio na região de Moscou, recomenda-se escolher variedades resistentes à geada com um período de maturação médio-precoce.
Tambov cedo
O arbusto é de tamanho médio, com ramos extensos. A planta tem folhagem média. Os ramos têm em média 3 a 3,5 m de altura. As folhas são ovais, com bordas serrilhadas. A casca da noz madura é fina, de cor dourada e racha facilmente. A colheita amadurece por volta da segunda dezena de agosto.
Rubi de Moscou
Este híbrido é uma variedade de meia-tardia, com a colheita ocorrendo no final de setembro. O arbusto possui ramos multicaules com hábitos espalhados. Atinge uma altura de quase 4 metros. Este híbrido tem uma tonalidade de folhagem incomum: no início do verão, é de um roxo intenso, tornando-se marrom-bordô com a aproximação do verão. Os frutos são grandes, pesando de 2,4 a 4 gramas.

Primogênito
Entre as vantagens deste híbrido estão sua boa resistência à geada — a planta pode sobreviver a temperaturas de até -40 °C — e sua imunidade à maioria das doenças da nogueira. O arbusto maduro está se espalhando e os brotos jovens crescem rapidamente. As nozes são de tamanho médio, pesando até 2,5 g. A casca é marrom e o miolo ocupa a maior parte do espaço interno.
Açucarado
Este híbrido tem folhas vermelhas com tons roxos. Esta variedade também pode ser plantada como ornamental. A colheita atinge a maturidade plena no final de agosto ou início de setembro. O arbusto é de médio porte, com galhos de 3,5 m de altura em média. As cascas das nozes são marrom-escuras, com listras distintas.
Smolin
O híbrido Smolin foi obtido pelo cruzamento de plantas de folhas verdes e variedades de avelã de folhas vermelhasA folhagem e as cascas das nozes são roxas. O arbusto é vigoroso e produtivo. A resistência à geada é outra vantagem. As nozes são de tamanho médio e oblongas. De 10 a 12 nozes se formam em cachos.

Masha
O híbrido Masha foi criado a partir do cruzamento de uma variedade de folhas vermelhas com a variedade precoce Tambov. As nozes são alongadas e pequenas. A casca é fina e racha facilmente. É resistente a invernos rigorosos.
Pushkinsky
Este híbrido foi obtido através do cruzamento de variedades da Coleção Híbrida Yablokov. As nozes são grandes, com 10 a 12 nozes formando cachos. A planta é resistente ao inverno. Também pode ser plantada como arbusto ornamental.
Acadêmico Yablokov
A planta começa a dar frutos por volta de maio. Um único cacho contém até 13 nozes. O arbusto é bastante decorativo. A copa é ampla e densa. O híbrido é resistente às baixas temperaturas do inverno.
Como plantar corretamente
Plantando avelã Na região de Moscou, o processo não é diferente do plantio de qualquer outra muda de árvore. Antes de plantar, é preciso escolher um momento favorável e preparar o local com antecedência.

Recomendações para escolha de prazos
Mudas de avelã podem ser plantadas duas vezes por ano: na primavera ou no outono. Na primavera, o arbusto é plantado em terreno aberto, antes que a seiva comece a fluir.
No outono, a época ideal para o plantio é de 15 a 20 dias antes do início da geada. No entanto, recomenda-se plantar as mudas no outono em vez da primavera.
Seleção e preparação do material de plantio
Somente mudas fortes e saudáveis são adequadas para o plantio. Ao escolher um arbusto, preste atenção primeiro ao sistema radicular. Ele deve estar bem desenvolvido, sem dobras ou pontos secos. Quando dobradas, as raízes devem dobrar facilmente e não quebrar. Os galhos devem ser fortes, elásticos e sem sinais de danos. Não deve haver galhos mortos.
Mergulhe o sistema radicular em uma solução de argila líquida 20 minutos antes do plantio. Plante a muda imediatamente, antes que a argila seque.
Requisitos para a localização
As avelãs não são exigentes quanto ao local de cultivo. O segredo é uma área bem iluminada e protegida de ventos fortes. Elas também podem ser plantadas em sombra parcial, mas o importante é garantir que recebam sol pleno durante a maior parte do dia. O ideal é plantá-las perto de muros, no lado sul ou oeste.

O solo não deve ser pesado nem pobre. Solo leve, bem drenado e nutritivo é o melhor para o plantio. A acidez do solo também é importante. Ele deve ser levemente ou neutramente ácido.
Preparação do local e do solo
Algumas semanas antes do plantio, o solo é escavado a uma profundidade de 15 a 20 cm. Todas as ervas daninhas em crescimento são então arrancadas. O solo é então misturado com fertilizante mineral complexo. Após quatro semanas, a muda pode ser plantada em seu local permanente.
Diagrama de plantio
A muda deve estar livre de folhagens antes do plantio. Se várias plantas forem plantadas na mesma área, deixe uma distância de até 4 metros entre elas.
- Cave um buraco de 80-90 cm de profundidade.
- A largura do poço é de 75 cm.
- Uma drenagem fina é despejada no fundo.
- Depois, uma muda é colocada nele.
- Preencha o buraco com terra e compacte-a levemente ao redor do tronco.
Uma estaca de madeira é cravada ao lado da muda para evitar que ela seja levada pelos ventos fortes. Ao final do plantio, a aveleira é regada generosamente com água morna.
Instruções de cuidado
Após o plantio, é importante lembrar que as avelãs precisam de cuidados para garantir o crescimento normal e a frutificação abundante. Antes de mais nada, é fundamental garantir a aplicação regular de fertilizantes minerais e orgânicos e a rega adequada.

Afrouxamento e capina
Várias vezes por mês, antes de regar, capine o solo a uma profundidade de 15 cm. Durante a capina, arranque todas as ervas daninhas.
Capinar antes de regar garantirá que o sistema radicular receba oxigênio junto com a água, o que por sua vez terá um efeito positivo na colheita.
Cobertura morta
As avelãs são cobertas com turfa, serragem ou fibra agrícola. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 15 cm de espessura. Antes da cobertura morta, o solo é revolvido e todas as ervas daninhas são removidas. Só então a camada de cobertura morta é aplicada.
Rega
As avelãs precisam de bastante rega. Após o plantio, a muda deve ser regada 7 dias depois. Durante a estação de crescimento, a planta deve ser regada de 6 a 7 vezes. Em tempo chuvoso, a frequência de rega deve ser reduzida. Em média, uma árvore requer de 60 a 80 litros de água.
Cobertura superior
Fósforo e potássio são adicionados ao solo no outono a cada 2-3 anos. Na primavera, imediatamente após o inchaço dos brotos, as avelãs são regadas com fertilizantes nitrogenados. O nitrogênio é adicionado novamente em junho, quando os ovários estão se formando. Estrume ou composto bem curtido é adicionado ao solo a cada 2-3 anos.

Formação
Outro procedimento importante que não deve ser esquecido é a modelagem do arbusto.
Em camadas
Todos os brotos finos no centro devem ser aparados, deixando galhos fortes na periferia do arbusto. A poda deve ser feita antes que a aveleira comece a florescer.
Em forma de xícara
As aveleiras são deixadas a uma altura de 2 a 3 m, e os caules, a uma altura de até 40 cm. Quando a planta atinge 4 anos de idade, restam 6 a 7 brotos esqueléticos, e o restante é cortado. Uma árvore adulta não deve ter mais de 15 galhos.
Melhoria em níveis
A poda é feita imediatamente após o plantio. Deixe de 6 a 7 brotos e corte os galhos até 15 a 20 cm. No segundo ano, pode os brotos mais fracos. Remova alguns galhos do centro do arbusto. No outono, encurte o condutor central.
Doenças e pragas
Ao cultivar avelãs, você pode encontrar pragas ou doenças.

Animais
Esquilos podem comer nozes. Você pode assustá-los com sons. Coloque um rádio perto da aveleira e aumente o volume. Os esquilos se assustarão com a voz humana. Você também pode instalar lanternas ou pendurar CDs.
Besouro de chifres longos
Após a colheita, o solo é revolvido e podado para fins sanitários. No início da primavera, as aveleiras são pulverizadas com Karbofos ou calda bordalesa.
Gorgulho da noz
No final de abril e início de maio, as aveleiras são pulverizadas com um veneno intestinal chamado "Fuzalon". No início da primavera e no final do outono, o solo é escavado, todas as folhas são recolhidas e os galhos mortos são destruídos.
Oídio
No início da primavera, as aveleiras são pulverizadas com sulfato de cobre ou calda bordalesa. Se surgirem sintomas de doenças, use Thiovit Jet, Skor ou Raek.

Besouro-da-folha-do-amieiro
Em abril e maio, as avelãs são tratadas com "Karbofos" ou "Rogor". Na segunda quinzena de junho, o solo ao redor da aveleira deve ser revolvido.
Barbo de avelã
Galhos secos e danificados são cortados e destruídos, juntamente com as folhas caídas. No início de maio, as avelãs são pulverizadas com "Karbofos" ou "Bi-58".
Reprodução
Existem quatro maneiras de propagar a aveleira.
Camadas
No outono, selecione um galho robusto que cresça próximo ao solo. Cave um sulco raso, coloque o galho nele, cubra com terra e compacte-o. Na primavera, o galho começará a produzir brotos. Assim que o sistema radicular estiver formado, os brotos são separados e replantados.
Crianças
Brotos jovens crescem perto do arbusto. Eles também podem ser usados para propagar aveleira. Para isso, desenterre os brotos que crescem um pouco mais longe do arbusto. Estes são desenterrados e separados da planta-mãe. Em seguida, transplante-os para um novo local.

Por vacinação
Propagação por enxertia:
- Quatro brotos são deixados na estaca, a parte superior é cortada uniformemente e a parte inferior em um ângulo de 45 graus.
- A parte superior do porta-enxerto também é cortada em um ângulo de 45 graus e uma língua é cortada, na qual a estaca é então inserida.
O rebento é preso ao porta-enxerto com uma faixa grossa. Uma vez enraizado, a faixa é removida.
Dividindo o mato
Os arbustos de avelã são desenterrados e cortados em vários pedaços com uma pá. Cada pedaço é então plantado separadamente.
Colheita e armazenamento
A colheita das avelãs depende da variedade do arbusto, mas as nozes geralmente amadurecem por volta dos primeiros dias de agosto. As avelãs podem ser colhidas assim que começam a cair do arbusto ou assim que amadurecem.

Recomenda-se armazenar as avelãs colhidas em local fresco, longe da luz solar. As avelãs devem ser dispostas em uma única camada sobre estopa. A colheita de avelãs pode ser armazenada por vários meses. Você pode separar as avelãs com antecedência e descartar as danificadas imediatamente.
Dicas de jardineiros experientes
Dicas para cultivar avelãs:
- Se outros arbustos ou árvores crescerem nas proximidades, a distância entre eles deve ser de pelo menos 4 m.
- Após o plantio no outono, é aconselhável cobrir as mudas para protegê-las da geada.
- O arbusto precisa ser regado em partes para que a água seja imediatamente absorvida e não fique estagnada.
Cultivar avelãs em seu próprio terreno não é mais difícil do que cultivar qualquer outra árvore frutífera ou arbusto.











