Plantio e cuidados com sabugueiro preto em campo aberto, métodos de propagação

Embora muitas pessoas na antiguidade associassem o sabugueiro-preto a espíritos malignos, no norte da Europa acreditava-se que o arbusto tinha um poder imenso, pois seus galhos cresciam e criavam raízes rapidamente. O sabugueiro era plantado perto de cada cerca para proteger a casa de doenças e infortúnios. As flores e frutos da pequena árvore ou arbusto denso eram secos para fazer decocções e infusões medicinais. Quase qualquer solo é adequado para o plantio de sabugueiro-preto; cuidar dessa planta fácil de cultivar requer conhecimento mínimo.

Descrição botânica da planta

Arbusto ou pequena árvore, raramente ultrapassando 6 metros de altura, com caules ramificados cobertos por uma bainha. Os brotos jovens e verdes tornam-se marrons com o tempo, e numerosas lenticelas aparecem na casca. Folhas grandes são formadas a partir de várias folhas menores.

Flores brancas e amarelas perfumadas atingem 8 mm de diâmetro e consistem em cinco pétalas que se fundem na base da corola. As inflorescências corimbosas do sabugueiro preto surgem em maio, e os frutos, contendo até quatro sementes, se formam em junho. Amadurecem no início do outono, com a polpa adquirindo um vermelho intenso.

Habitat

Na natureza, o sabugueiro, pouco exigente, é encontrado em ilhas do Oceano Atlântico, no Norte da África e em regiões temperadas e subtropicais da Ásia. O arbusto se estabeleceu na Austrália e na Nova Zelândia, cresce no sul da Sibéria e na Rússia e é encontrado em quase toda a Europa — na Ucrânia, Moldávia, Alemanha, França, nos Bálcãs e nos Pireneus.

Benefícios do cultivo de safras

O florescimento do sabugueiro atrai uma infinidade de insetos benéficos para o jardim, que polinizam as árvores frutíferas. O arbusto produz anualmente uma colheita abundante de frutos, que são usados ​​em geleias, compotas e bebidas alcoólicas na Europa. No entanto, pássaros e animais não comem as folhas ou caules do sabugueiro preto, pois são venenosos.

sabugueiro pretoA planta libera substâncias no ar, impedindo que insetos nocivos pousem até mesmo em plantações próximas. As flores do arbusto têm propriedades curativas.

Aplicação em paisagismo

Árvores baixas com folhas esculpidas são usadas em projetos de jardins. Arbustos bem cuidados plantados em fileiras lembram uma cerca viva. variedades de plantas de baixo crescimento, juntamente com bérberis, tuia e espinheiro criam belas composições. O delicado sabugueiro, com suas folhas roxas e douradas, fica deslumbrante em uma clareira. Variedades anãs combinam perfeitamente com floxes, arbustos vibrantes de coleus e delicadas flores de hortênsia.

Propriedades medicinais e benéficas

Antigamente, as pessoas acreditavam que o sabugueiro protegia contra espíritos malignos; os mágicos usavam os ramos da planta em seus rituais; os curandeiros preparavam infusões para tratar doenças.

sabugueiro preto

As bagas do arbusto são ricas em:

  • microelementos;
  • ácidos orgânicos;
  • vitaminas e frutose;
  • taninos.

O sabugueiro alivia a inflamação, desinfeta, fortalece o sistema imunológico e tem efeito diurético.

As folhas da planta contêm óleos essenciais e alcaloides, e a casca contém colina, um composto orgânico que ajuda a reduzir o colesterol e atua como antioxidante.

Frutas vermelhas frescas melhoram a visão, e decocções de flores e folhas são usadas para tratar:

  • frio;
  • úlcera péptica;
  • neuroses;
  • reumatismo;
  • patologias de pele.

O sabugueiro é benéfico para pessoas com diabetes e problemas hepáticos e renais. Decocções das raízes aliviam inflamações na boca e na garganta, e compressas são aplicadas em queimaduras e furúnculos. Infusões de sabugueiro preto são usadas para prevenir o câncer, acalmar os nervos, tratar constipação crônica e normalizar o metabolismo.

sabugueiro preto

Variedades e tipos populares de sabugueiro

O gênero Sambucus compreende aproximadamente 40 espécies de árvores decíduas, ervas perenes e arbustos encontrados em florestas temperadas e subtropicais. Apenas algumas espécies são cultivadas para fins medicinais, enquanto outras são utilizadas em paisagismo.

Azul

O sabugueiro, que cresce perto da água no Canadá e nas montanhas dos Estados Unidos, é uma excelente planta ornamental, frequentemente usada para decorar jardins. Esta árvore ou arbusto alto tem galhos finos e folhas compostas de cor azul ou verde-azulada. Flores amarelas ou brancas crescem até 15 cm de comprimento. O perfume que emana das pétalas atrai insetos. Os frutos pretos são cobertos por uma flor azulada.

O sabugueiro-azul floresce por pouco menos de um mês, às vezes duas vezes por verão. Produz uma profusão de frutos, mas a maioria cai. O arbusto tem uma aparência marcante graças à combinação de brotos vermelhos e folhas azuis. A planta tolera bem o inverno, mas congela em geadas severas.

muitos sabugueiros

Siberiano

Arbusto perene de até 4 metros de altura, com uma copa bela e densa formada por brotos ramificados, que cresce em florestas de coníferas e caducifólias do Extremo Oriente, Sibéria e região do Volga. O sabugueiro floresce em maio e os frutos vermelhos, contendo até 5 sementes, amadurecem em agosto. A casca, os frutos e as folhas serrilhadas da planta têm propriedades medicinais.

Infusões de sabugueiro siberiano aliviam a dor e são usadas para tratar erupções cutâneas, bronquite, constipação e enxaquecas.

Herbácea

O sabugueiro venenoso, com seu caule reto e odor desagradável, cresce nas florestas da Bielorrússia, nas estepes da Ucrânia e nas montanhas do Cáucaso e da Ásia Central. As longas lâminas foliares desta herbácea perene têm um pecíolo curto e consistem em 10 folíolos pontiagudos. A inflorescência assemelha-se a uma panícula e tem aroma de amêndoas. Os frutos pretos e brilhantes do sabugueiro herbáceo são usados ​​medicinalmente.

sabugueiro maduro

canadense

Este belo arbusto de folha caduca encanta com sua aparência decorativa e a fragrância de suas grandes flores, reunidas em umbelas, e surpreende com seus frutos graciosos e brilhantes de um azul-violeta. O sabugueiro possui diversas variedades, mas o sabugueiro Máxima, com suas folhas grandes e longas e inflorescências com cerca de 50 cm de diâmetro, é o mais comumente usado em paisagismo.

Racemoso ou vermelho

Este arbusto, que pode atingir até 3 metros de altura, possui uma copa arredondada formada por brotos de uma tonalidade incomum de violeta-púrpura. As folhas em forma de penas são compostas por várias pétalas. Inflorescências amareladas se formam no topo do arbusto. No verão, o sabugueiro, nativo da Eurásia e da América do Norte, produz bagas venenosas de um vermelho vivo em seus cachos.

Siebold

Uma planta perene com uma bela copa, cujo tronco atinge 8 metros de altura na natureza, é coberta por folhas em forma de palmeira. Elas crescem até 20 cm de comprimento e têm pontas pontiagudas. Quando em flor, a Sieboldii tem uma aparência elegante e elegante.

um monte de sabugueiros

Madona Negra

Um sabugueiro ereto com folhas compostas com bordas amarelas e brancas, é usado em arranjos florais como um arbusto com numerosos ramos que se estendem a partir da base. A Madona Negra cresce rapidamente e é resistente a insetos e doenças. As flores perfumadas do sabugueiro formam umbelas. Os pequenos frutos ficam pretos quando maduros.

Laciniata

Na natureza, este arbusto perene cresce ao longo de lagos e rios nas Ilhas Curilas e Sacalina, sendo usado em paisagismo na Europa e no Japão. O Sambucus laciniata possui uma copa ampla e bela, folhas oblongas com pontas pontiagudas e pétalas brancas que formam grandes inflorescências. Os frutos, que amadurecem no início de outubro, são adicionados ao chá e a produtos assados.

muitos sabugueiros

Folhas amarelas

Na natureza, o sabugueiro, usado em jardins, cresce até 4 metros de altura. A copa do arbusto é formada por brotos cinzentos com grandes folhas amarelas. As flores têm a mesma tonalidade, reunidas em umbelas. No verão, amadurecem bagas roxas brilhantes, que são consumidas como alimento.

Áurea

Esta variedade de sabugueiro, nativa da América do Norte, atraiu a atenção de paisagistas europeus e russos com sua copa extensa, que se estende verticalmente em forma de bola ou oval. Suas folhas verde-vivo com pontas douradas e afiadas atingem 0,3 m de comprimento.

As flores da áurea florescem em cachos e, em seu lugar, são depositados pequenos frutos que, quando maduros, adquirem uma cor escura e brilhante.

Beleza Negra

Este arbusto de crescimento rápido ostenta folhas roxas marcantes e plumosas, com um formato único. No início de maio, a Black Beauty floresce com flores rosas perfumadas, reunidas em grandes cachos. O sabugueiro tolera geadas severas e é resistente à seca, sendo cultivado em regiões temperadas da Rússia.

muitos sabugueiros

renda preta

Esta atraente cultivar foi recentemente cultivada e é utilizada para fins ornamentais. O arbusto ostenta folhas elegantes, rendadas e de tom roxo, e uma copa que lembra um bordo japonês. A Black Lace cresce até 3 metros de altura. Flores rosas desabrocham no início do verão, contrastando intensamente com a folhagem escura. Com a poda adequada, o arbusto adquire um formato elegante e fica lindo em arranjos em grupo e individuais.

Variegado

O sabugueiro herbáceo, nativo da América do Norte e raro na Rússia, é apreciado não apenas por sua aparência incomum, mas também por suas propriedades medicinais. A planta se diferencia de outras espécies de sabugueiro por suas folhas verde-vivas, com nervuras brancas.

sabugueiro preto

Renda preta

Este arbusto, cuja copa atinge 2 metros de largura, prospera nas encostas da Cordilheira do Cáucaso e cresce em clareiras e florestas por toda a Europa e Ásia. As folhas rendadas do sabugueiro distinguem-se por uma tonalidade roxa. Grandes flores rosadas são substituídas por frutos. Os frutos vermelhos amadurecem no final do verão e são usados ​​para fazer geleias e assados.

Dourado

Os sabugueiros cultivados no jardim precisam ser podados regularmente, pois sufocam tudo em seu caminho. Esses arbustos vigorosos não precisam de fertilização, são resistentes à seca e atingem rapidamente uma altura de quase 4 metros.

O sabugueiro-dourado recebe esse nome devido à cor marcante de suas folhas grandes, que permanecem amarelas até o outono. Flores brancas perfumadas florescem na primavera, e cachos de frutos vermelho-escuros amadurecem no final do verão.

folhas de sabugueiro

Véspera

Um arbusto ornamental com folhas opostas e carmesim, é usado para criar jardins em camadas, construir cercas vivas e adornar caramanchões. O sabugueiro Eva cresce ereto, formando uma copa larga com brotos ramificados. Na primavera, o arbusto é coberto por delicadas flores rosa. Os frutos vermelhos são comestíveis.

Plantio em terreno aberto

O sabugueiro não requer condições especiais de cultivo, mas na sombra ele não fica tão atraente quanto em locais ensolarados e se desenvolve pior.

Preparando o local e a cova de plantio

Tanto o arbusto quanto a árvore prosperam não apenas em solo preto, mas também em solos argilosos e podzólicos, onde a acidez não é superior a 7. Um mês antes de plantar o sabugueiro, capine a área, aplique cal se necessário, cave um buraco de 80 cm de profundidade e meio metro de diâmetro e aplique fertilizante mineral.

plantando sabugueiro

O que plantar ao lado

Esta planta pouco exigente secreta substâncias que moscas e outros insetos nocivos não toleram. O sabugueiro cresce bem ao lado de framboesas, groselhas negras e vermelhas, e protege as groselhas de infestações de pragas.

Época e tecnologia de plantio de mudas

Se a planta for cultivada como árvore, uma estaca de pelo menos 60 cm de comprimento deve ser cravada no centro do buraco. Um arbusto não precisa de suporte. Na primavera ou no outono, coloque a muda no buraco, garantindo que o colo da raiz permaneça nivelado com a superfície. Preencha o buraco com terra, compacte-a e adicione um balde de água. Pode imediatamente os brotos até 10 cm. Ao plantar vários arbustos, espaçe-os pelo menos 3 m.

arbusto de sabugueiro

Nós organizamos cuidados competentes

Na Moldávia e na Ucrânia, o sabugueiro cresce como erva daninha, o que o torna muito difícil de controlar. No entanto, para manter o arbusto com aparência limpa e bonita, ele requer cuidados:

  • para formar uma coroa;
  • corte os brotos secos;
  • alimentar com fertilizantes.

Regar e fertilizar

Em climas úmidos com chuvas frequentes, nem mudas nem arbustos e árvores maduras precisam de irrigação. Em regiões com verões secos, os sabugueiros são regados uma vez por semana e o solo é solto para evitar a formação de crostas. Se o solo for fértil, não é necessário fertilizante. Adicione composto ou esterco bem curtido ao solo empobrecido na primavera e ureia no verão.

regando sabugueiros

Formando um arbusto de sabugueiro

A planta cresce vigorosamente devido aos seus brotos ramificados. A poda, realizada em março e outubro, ajuda a dar à árvore e ao arbusto uma aparência decorativa. Para rejuvenescer a planta, todos os ramos do sabugueiro são encurtados a cada três anos, para um comprimento de apenas 10 cm. Após a colheita dos frutos, os brotos secos e danificados são removidos.

Controle de pragas

A planta, cujas folhas, galhos e raízes contêm veneno, não atrai insetos, mas os repele. No entanto, esporos de fungos frequentemente hibernam na casca e no solo, e ratos e lebres se alimentam dos brotos jovens. Para proteger o sabugueiro de roedores e queimaduras, no outono, o tronco é caiado com uma solução de cal contendo cola de madeira e sulfato de cobre. Na primavera, a planta é tratada com ureia.

um monte de sabugueiros

Prevenção de doenças

Antes da brotação e após a queda das folhas, arbustos e árvores são pulverizados com Nitrafen ou calda bordalesa. Este tratamento ajuda a destruir os esporos de fungos patogênicos que hibernam no solo e na casca. O sabugueiro não é suscetível a doenças bacterianas ou virais.

Preparando árvores para o inverno

Em latitudes temperadas, onde as temperaturas caem para -30 °C, mudas e arbustos jovens são isolados. A área ao redor dos troncos é coberta com galhos de abeto, folhas secas ou turfa e, em seguida, coberta com neve caída.

Métodos de reprodução

O sabugueiro pode ser facilmente propagado em um jardim por meio de alporquia e estacas. É muito mais difícil se livrar do arbusto, que cresce rapidamente no jardim sem poda, sentindo-se dono do terreno.

mudas de sabugueiro

Estacas

No meio do verão, colha brotos verdes de 10 cm de comprimento, com duas folhas e três entrenós, e plante-os em uma caixa com uma mistura de areia e turfa, coberta com filme plástico. Para estimular o enraizamento, crie alta umidade na estufa. Borrife os galhos e o substrato com um borrifador. As mudas são plantadas ao ar livre no outono.

Nós propagamos por camadas

No final da primavera, brotos jovens ou lenhosos são dobrados em direção ao solo e colocados em valas cavadas com turfa. Eles são cobertos com terra e as pontas são fixadas acima do solo. Para propagar sabugueiros, as camadas são amarradas na base com arame, separadas do arbusto no outono e plantadas separadamente.

sabugueiro preto

Método de semente

Este método não preserva as características varietais da planta, e quase ninguém propaga o arbusto a partir de sementes. Para extrair as sementes, os frutos maduros são prensados ​​em uma peneira. As sementes são semeadas no solo a uma profundidade de 30 mm.

Por vacinação

O sabugueiro é propagado por divisão. Os brotos desta planta ramificada podem ser enxertados em diversas árvores usadas como porta-enxerto, mas raramente é propagado por enxertia.

Possíveis dificuldades

O sabugueiro é considerado uma erva daninha, de crescimento rápido e que se espalha pelo terreno. O arbusto prospera tanto na sombra quanto na areia, mas nessas situações floresce pouco, não produz frutos e perde seu apelo decorativo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata