Descrição e características das 30 melhores variedades de avelã, cultivo

As nozes são muito saudáveis, ricas em nutrientes. Uma variedade bem conhecida é a avelã. Ela é usada em assados ​​e em muitos outros pratos culinários. Existem muitas variedades de avelã. É uma planta relativamente pouco exigente e resistente à geada, o que a torna muito fácil de cultivar.

Descrição geral e características da noz

A avelã é uma espécie domesticada de avelã (filbert). Pertence à família das nogueiras. A planta é um arbusto perene alto, atingindo quase 7 metros de altura. Os galhos são longos e as folhas podem ser arredondadas ou alongadas, dependendo da variedade. A ponta é pontiaguda e as bordas são serrilhadas.

As avelãs têm um período de floração incomum para a maioria das plantas — de dezembro a março. As flores são resistentes à geada e podem suportar temperaturas de até -30 graus Celsius. Flores masculinas — amentilhos — e inflorescências femininas se formam na árvore. A planta não necessita de insetos para polinização; o processo ocorre com a ajuda do vento.

As avelãs são grandes, com uma casca grossa. Dentro delas está a própria noz. As nozes amadurecem do final do verão ao início do outono.

Variedades populares

Existem muitas variedades de avelãs, que diferem nas características do fruto e na aparência da árvore.

Trebizonda

Esta variedade cresce como um arbusto vigoroso e extenso, atingindo uma altura de 3 metros. O diâmetro da planta é de 2,5 metros. É altamente resistente à geada, com as avelãs sobrevivendo a temperaturas de até -33 graus Celsius. A produtividade é alta, com os frutos começando a amadurecer mais perto de agosto. A maturação é irregular, terminando no final de setembro.

Avelã Trebizonda

As nozes são alongadas, com casca marrom-escura e brilhante. O peso médio do fruto é de 2,6 a 3 g. Um único cacho pode conter de 2 a 4 nozes. O arbusto é pouco exigente em termos de condições de cultivo.

Cáucaso

Esta variedade é adequada para cultivo nas latitudes do Cáucaso do Norte. Este híbrido versátil é fácil de cultivar. O arbusto atinge 3 m de altura, com copa extensa e densidade média. As folhas são de cor esmeralda escura e opacas. A superfície foliar é enrugada e pubescente. As nozes são grandes quando totalmente maduras, pesando até 2,7 g. A superfície da casca é nervurada ao toque. O rendimento é alto.

Obra de arte

Esta variedade é caracterizada por um período de maturação médio-precoce. A produção de avelãs é alta e o híbrido é resistente à geada. O híbrido Shedevr apresenta excelente sabor. O arbusto não é propenso a crescimento excessivo, com ramos espalhados e densidade média. Um único cacho pode produzir de 6 a 8 nozes, pesando até 3 g. O fruto é arredondado, com ponta pontiaguda. Listras podem ser vistas na base da casca. A casca é marrom-escura e resistente. As nozes amadurecem no final de agosto.

Obra-prima de avelã

Rubi de Moscou

O período de maturação é de meio a final, com os primeiros frutos totalmente maduros prontos para serem colhidos do final de setembro ao início de outubro. O arbusto é multicaules, com uma copa extensa em forma de leque. A planta atinge 4 metros de altura. A folhagem tem uma tonalidade incomum: no início do verão, as folhas são roxas, tornando-se marrom-púrpura em meados do verão e, no outono, adquirem uma tonalidade marrom-escura com um tom bordô. Os ​​frutos deste híbrido são grandes, pesando de 3,2 a 4 gramas.

As nozes são amplamente alongadas, com a ponta achatada. Formam-se de seis a oito nozes por inflorescência, embora em alguns casos possam chegar a 15. A casca é fina e a superfície é lisa, fosca e marrom-clara. O arbusto começa a dar frutos no quarto ano após o plantio.

Acadêmico Yablokov

Uma das variedades de avelã mais populares e promissoras. Brotos frutíferos se formam abundantemente, cobrindo praticamente todo o arbusto. A copa é em forma de taça, com ramos espalhados. A planta adulta atinge 3,5 a 3,8 m de altura. A colheita da avelã ocorre tardiamente, em setembro-outubro.

As inflorescências geralmente contêm de 7 a 13 nozes. Os frutos são grandes, lembrando bolotas. A casca é fina e o peso médio das nozes é de 2,5 a 3,2 g. Esta variedade produz uma boa produção, com até 10 kg de nozes por arbusto por estação. Uma das características do híbrido Academician Sakharov é que o arbusto produz uma boa colheita mesmo em tenra idade.

Avelã do acadêmico Yablokov

Jardim

O arbusto atinge 5 metros de altura, com copa extensa e ramificação média. As folhas lanceoladas são verde-claras, com bordas serrilhadas. O sistema radicular do arbusto é único por estar localizado na superfície do solo, portanto, não é recomendado remover as folhas caídas no outono, especialmente quando cultivado em climas com invernos frios. Além disso, evite cavar o solo para não danificar as raízes.

As aveleiras florescem no início de maio. A colheita amadurece na segunda quinzena de agosto. A produção é boa, com uma média de 14 kg de nozes por arbusto.

Varsóvia Vermelha

Este híbrido foi criado em Varsóvia, daí o seu nome. O arbusto adulto é vigoroso, com uma copa oval e um porte denso e solto. Na primavera, a folhagem é marrom-avermelhada, tornando-se esverdeada com a aproximação do verão. Antes da colheita, a folhagem adquire uma tonalidade amarelada. A Warsaw Red é caracterizada pela baixa resistência à geada e não tolera bem as geadas da primavera. A polinização pode ser um problema em climas desfavoráveis.

A casca da fruta é ligeiramente mais longa que as próprias nozes, com uma rica tonalidade bordô. Uma vez totalmente maduras, algumas nozes podem cair, enquanto outras se separam facilmente da casca. A casca é marrom-escura. A colheita amadurece na segunda quinzena de setembro. O miolo é grande, preenchendo quase completamente a casca.

Avelã vermelha de Varsóvia

Primogênito

A colheita amadurece no início da primavera, com as primeiras nozes totalmente maduras aparecendo no arbusto na primeira quinzena de setembro. Entre suas vantagens, a avelã é altamente resistente à geada, podendo sobreviver a temperaturas de até -40 °C. A planta se espalha, atingindo uma altura de 3,5 m. A casca da avelã é serrilhada, verde-clara e 1,5 vez mais longa que a própria avelã.

Um único cacho normalmente contém de 2 a 5 nozes. Uma noz totalmente madura pesa 2,7 g. A casca é de espessura média e marrom-clara. O miolo interno é coberto por uma película densa. A nota de degustação do miolo é 4,6 de 5.

Uma característica do híbrido Pervenets é que ele pode ser plantado como polinizador de outras variedades de avelã.

Barcelona

Uma variedade de crescimento rápido e espalhamento, com copa densa. O arbusto pode atingir 5,5 m de altura. É resistente a quedas bruscas de temperatura. A colheita é meio-precoce e pode ser feita na primeira quinzena de setembro. Quando a casca do fruto está totalmente madura, as nozes caem.

Anapa

Este híbrido foi desenvolvido por criadores russos. Trata-se de um cruzamento entre as variedades Tambovsky e Akademik Yablokov. As nozes são grandes e adequadas para sobremesas. São altamente resistentes à geada, sobrevivendo a temperaturas de até -42°C. Os arbustos são altos, com uma copa ampla, oval e extensa. A produtividade é alta, com um único arbusto rendendo até 6 kg de nozes.

Avelã Anapa

Isaevsky

Este híbrido é uma variedade de maturação intermediária a precoce. O arbusto cresce com vários caules, atingindo uma altura de 3 metros. A copa é esférica. As folhas são grandes, ovais, com bordas serrilhadas e uma tonalidade verde-clara. Este híbrido é parcialmente autofértil; para uma polinização bem-sucedida, outras variedades de avelã devem ser plantadas nas proximidades. A colheita das nozes amadurece em setembro, rendendo até 4 kg por arbusto. A colheita tem uma longa vida útil; as nozes podem ser armazenadas sem se deteriorar por 3 a 4 anos.

avelã americana

A folhagem é verde-claro no verão, tornando-se marrom-arroxeada no outono. A altura de um arbusto adulto varia de 1,5 a 3 metros. Os frutos são produzidos em grupos de 4 a 7, com casca marrom-clara de espessura média. As avelãs florescem em março-abril. A primeira colheita pode ser feita no final de agosto.

Masha

Esta variedade é uma variedade cultivada de aveleira. Possui uma copa esférica e extensa, com folhagem de coloração bordô. Essa característica também a torna adequada para o cultivo como arbusto ornamental. As nozes maduras são de tamanho médio, pesando até 2 g. O formato é alongado e a casca é fina e dourada. Este híbrido é conhecido por sua resistência ao inverno e produtividade.

Catarina

O híbrido Ekaterina foi obtido através do cruzamento avelã comum de Tambov e Krasnolistny Avelã nº 236. Os arbustos adultos são altos, a copa é espalhada, os galhos são de densidade média.

Avelã Ekaterina

As folhas vermelhas conferem ao arbusto uma aparência muito decorativa. As nozes são vermelho-escuras, alongadas e podem pesar até 5 gramas. A casca é fina e formam-se oito nozes por haste. A colheita amadurece em meados de setembro.

Circassiano

Híbrido semi-precoce, as primeiras nozes maduras começam a aparecer no arbusto por volta dos primeiros dez dias de agosto. O arbusto é vigoroso, com copa esférica e caules que atingem 6 m de altura e 7 m de largura. As nozes são pequenas, pesando até 1,7 g. São achatadas e pontiagudas na ponta. A resistência a doenças é média.

Chocolate

Um híbrido de origem ucraniana. Os arbustos são altos, com caules que atingem 4 m de comprimento e 3 m de largura. O arbusto floresce de fevereiro a abril. A colheita amadurece de meados do início. Cada cacho de frutos produz de 4 a 6 nozes. As nozes são alongadas, com casca marrom-escura. Pesam de 1,9 a 2,4 g. O rendimento é alto, com até 6 kg de nozes colhidas de um único arbusto.

Kuban

Uma das variedades de avelã com frutos maiores, a noz pesa em média 5 gramas. Suas vantagens incluem resistência à maioria das doenças das plantas e resistência à geada. Os arbustos são de tamanho médio, com caules atingindo uma altura máxima de 3 metros.

Avelãs Kuban

A colheita amadurece cedo, com as nozes atingindo a maturidade técnica no início de agosto. O híbrido Kuban não é enxertado. As nozes são redondas, ligeiramente achatadas nas laterais. A superfície da casca é opaca, irregular, de cor dourada e coberta por uma fina camada cerosa. As regiões do Cáucaso do Norte são preferidas para o cultivo.

Sirene comum

Uma variedade ornamental de avelã, a planta também é plantada para decorar jardins. A copa é larga e densamente foliada, com folhas marrom-arroxeadas na primavera, que se tornam verdes com a aproximação do verão. A planta cresce até 3,5 m de altura. As flores desabrocham no início de abril. A colheita amadurece em meados de setembro.

Um único cacho de frutos produz de 3 a 6 nozes. O miolo é grande, preenchendo completamente a casca. A frutificação é regular. As mudas crescem lentamente, enquanto as árvores adultas apresentam rápido crescimento anual. Recomenda-se o cultivo em pleno sol, mas tolera bem a sombra parcial. É resistente a doenças, especialmente à podridão dos frutos.

Adiguês

O híbrido foi desenvolvido por criadores de Kuban. A colheita amadurece cedo, com as nozes atingindo a maturidade no início de agosto. O arbusto é resistente à geada, sobrevivendo a temperaturas de até -30 °C. A planta é moderadamente densa, frondosa e atinge uma altura máxima de aproximadamente 3,5 m.

Avelã Adyghe

As nozes são amplamente arredondadas, geralmente agrupadas em grupos de 3 a 4. Raramente, formam-se 6 a 7 nozes em um único cacho. A casca é sólida, ligeiramente mais longa que a própria noz. A produtividade é boa, com um arbusto maduro produzindo até 6 kg de frutos durante a estação de crescimento.

Lambert branco

O arbusto é de tamanho médio, atingindo uma altura adulta de no máximo 3 metros. A copa é arredondada. Esta variedade é apreciada pelo excelente sabor dos seus frutos. Distingue-se pela boa resistência a doenças, resistência à geada e natureza pouco exigente. Pode crescer em praticamente qualquer clima.

A avelã Lambert Branca também é frequentemente usada como polinizadora para outras variedades de avelã. Os cachos de frutos geralmente produzem de 3 a 6 nozes. As nozes têm formato cilíndrico e são completamente envoltas em uma casca. O miolo é grande, ocupando toda a casca. O arbusto é melhor plantado em áreas abertas e ensolaradas. Cultivá-lo à sombra pode reduzir significativamente a produtividade.

Cosford

Arbusto alto, a planta adulta pode atingir até 7 m de altura em condições favoráveis ​​de crescimento. A copa é densa e foliada. Os ramos são extensos, fortes e grossos. As inflorescências começam a florescer entre dezembro e os primeiros dez dias de março. As inflorescências são pequenas, quase invisíveis.

Avelã Cosford

As avelãs maduras são grandes, pesando até 5 g. Quando totalmente maduras, começam a se soltar da casca. O cultivo deste híbrido é recomendado em climas quentes com invernos moderados. A avelã Cosford é autopolinizadora e frequentemente usada como polinizadora para outras variedades de avelã.

Vitória

Esta variedade foi desenvolvida na Ucrânia. É uma planta vigorosa com ramos extensos. As nozes são de tamanho médio, ligeiramente alongadas e lembram bolotas. A casca é lisa, com saliências que podem ser sentidas ao toque. O miolo é completamente envolto em uma casca várias vezes maior que o miolo. A Victoria é resistente a quedas bruscas de temperatura. É melhor plantá-la em áreas com solo preto rico.

Norte 42

Este híbrido de avelã foi desenvolvido por criadores russos. Ela prospera nos Urais e tolera bem invernos gelados. O sabor da fruta é comparável ao das variedades do sul. O arbusto é vigoroso, atingindo 4 metros de altura e quase 5 metros de largura. A Severny 42 pode ser plantada como polinizadora de outras variedades; a planta normalmente produz numerosas inflorescências masculinas. A maturação é meio-precoce, com a primeira colheita ocorrendo por volta da segunda quinzena de setembro.

romano

O híbrido de avelã Rimsky é caracterizado por frutos grandes, achatados e redondos, na fase de maturação técnica. Com cuidados adequados e regulares, o arbusto dará frutos anualmente, alcançando altos rendimentos.

avelã romana

Entre suas vantagens, destaca-se a resistência a diversas doenças, principalmente o oídio e a ferrugem bacteriana. Suas desvantagens incluem baixa resistência à geada e à podridão dos frutos. As nozes são de tamanho médio, pesando de 2,3 a 2,8 g. A casca é densa e marrom.

Encaracolado

Este híbrido possui arbustos de tamanho médio, atingindo uma altura adulta de 3,5 m. A copa é ramificada e extensa, atingindo até 5 m de diâmetro. As folhas são amplamente ovais, verde-claras e serrilhadas nas bordas. A face inferior da folha é pubescente. As nozes são produzidas em cachos de 4 a 15. O invólucro está intacto, sem rachaduras, como na maioria das variedades. O formato da noz é amplamente oval, com uma ponta pontiaguda. A casca é de uma cor marrom intensa, com uma superfície brilhante.

catalão

O híbrido de avelã catalã foi desenvolvido na Polônia. A planta adulta é vigorosa, atingindo 4,5 m de altura. As nozes são de alta qualidade, com 3 a 6 por cacho. São grandes, pesando até 3 g. A casca é medianamente densa e quebra facilmente. A noz preenche quase toda a casca. O sabor é excelente. A colheita atinge a maturidade técnica por volta da segunda quinzena de setembro. Uma vez maduras, as nozes geralmente se desprendem da casca.

Açúcar

Este híbrido, como a maioria das variedades, distingue-se pela sua resistência à geada e pelos seus frutos de qualidade para sobremesa. O arbusto é moderadamente espalhado, atingindo uma altura de 3,5 m. As inflorescências são parcialmente autoférteis; para uma polinização bem-sucedida, recomenda-se o plantio de outras plantas nas proximidades. A nogueira prefere sol pleno ou sombra parcial. A colheita amadurece de meio a início. As nozes são de tamanho médio, pesando de 2,3 a 2,7 g.

Avelãs açucaradas

Tambov cedo

Um híbrido de médio porte e amplo, o arbusto pode atingir 4 m de altura. A folhagem é arredondada, serrilhada nas bordas e verde-clara. As nozes são oblongas, com casca dourada, finas e fáceis de quebrar. São usadas como nozes de sobremesa. A resistência à geada é boa; o arbusto pode sobreviver a temperaturas de até -40 °C. A colheita amadurece por volta da segunda dezena de agosto. Um único cacho normalmente contém de 2 a 6 nozes. Aos 10 anos de idade, a produção atinge o máximo, com um arbusto rendendo até 4 kg.

Roxo

Este híbrido de avelã é considerado de médio porte, com um arbusto adulto atingindo aproximadamente 4 m de altura. É um dos híbridos de folhas vermelhas. A casca e as flores são roxas. A avelã roxa também pode ser cultivada como planta ornamental. Os frutos são grandes e em formato de bolota quando totalmente maduros. Cada noz pesa 3 g. A casca é marrom-escura.

A colheita amadurece por volta da segunda década de agosto. Após o plantio, a muda começa a dar frutos no terceiro ou quarto ano. Um único arbusto pode render até 7 kg de frutos ao final da estação de crescimento. Para uma melhor polinização, recomenda-se plantar mais de duas plantas na mesma área, mesmo que sejam variedades diferentes.

Como escolher a variedade certa

Ao escolher uma variedade de avelã, considere a região de cultivo. Considere, em primeiro lugar, a resistência da árvore à geada e as condições climáticas. Variedades que gostam de calor não se adaptam ao clima da maioria das regiões da Rússia.

Várias árvores com flores masculinas e femininas devem ser plantadas nas proximidades.

Para garantir uma polinização bem-sucedida, variedades com o mesmo período de floração das inflorescências devem ser plantadas nas proximidades.

Características regionais de cultivo

Devido à sua alta resistência à geada, as avelãs podem ser cultivadas na maioria das regiões. Se os invernos forem muito frios, você pode cobrir a parte inferior do tronco da árvore ou cobrir o solo com cobertura morta para evitar que o sistema radicular congele.

tigela de nozes

As avelãs podem crescer em qualquer tipo de solo; a planta não é exigente quanto à composição do solo. O principal é que o arbusto esteja protegido dos ventos frios.

O plantio de mudas também depende da região de cultivo. Em latitudes mais ao sul, os arbustos jovens são plantados no solo no outono. Em climas quentes, a muda terá tempo para se estabelecer antes do frio chegar. Além disso, a planta terá tempo suficiente para acumular água em seu rizoma e iniciar um crescimento vigoroso na primavera.

Nas regiões central e norte, a primavera é a época preferida para o plantio. Enquanto em latitudes com invernos amenos o plantio pode ser adiado para o outono, nas latitudes norte, as avelãs devem ser plantadas na primavera.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Cultivar avelãs não é difícil; é uma das plantas mais despretensiosas.

Dicas e recomendações para o cultivo de avelãs:

  • Após o plantio da muda, seus brotos são encurtados em 20-25 cm acima da superfície do solo.
  • As avelãs são frequentemente atacadas por pragas, por isso a pulverização preventiva regular é essencial. Recomenda-se realizar o tratamento antes que as nozes comecem a se formar.
  • Antes do plantio da muda, o sistema radicular é embebido por quatro horas em água limpa.
  • Após o plantio, é necessário criar sombra para que a muda não morra.
  • Após o plantio, recomenda-se cobrir o solo imediatamente com cobertura morta para evitar a formação de uma crosta na superfície.
  • Em solos leves, as mudas devem ser plantadas mais profundamente do que em solos pesados.
  • Como as avelãs são arbustos, não é recomendado plantar o colo da raiz muito fundo; os brotos jovens podem não brotar por muito tempo.
  • Se ocorrer um degelo repentino no inverno, o arbusto reage rapidamente e os brotos começam a abrir. Para evitar isso, o arbusto precisa ser coberto com neve adicional no inverno, e também é necessário criar um sistema de retenção de neve.
  • Vale a pena plantar o máximo de variedades possível em uma área para aumentar a taxa de polinização.
  • Para o crescimento normal, as avelãs precisam de água suficiente da chuva. No entanto, embora haja umidade suficiente para o crescimento, é improvável que produzam frutos. Durante os meses de seca, o arbusto precisa receber água adicional.
  • As ervas daninhas são arrancadas regularmente e o solo é solto, mas a profundidade do afrouxamento deve ser mínima.
  • Os galhos são desbastados no 5º ou 6º ano após o plantio.
  • Fertilizantes minerais e orgânicos devem ser adicionados ao solo várias vezes por estação.

Seguindo práticas agrícolas, você pode cultivar um arbusto saudável e obter o máximo rendimento dele.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata