Como alimentar corretamente pimentas com cinzas e é possível fazer isso?

A cinza de madeira é um fertilizante organomineral valioso que pode ser feito em casa sem nenhum custo. É usada para fertilizar praticamente todas as plantas. Como fertilizar pimentões corretamente com cinza para garantir uma colheita abundante? É fácil fazer isso estudando o momento e o cronograma de fertilização das plantas e seguindo as recomendações de uso de cinza.

Composição e princípio de ação

As cinzas de madeira são o resultado da queima de materiais orgânicos. Sua composição depende do material de origem. Por exemplo, quando galhos jovens são queimados, o potássio predomina no resíduo mineral incombustível (cinzas), enquanto quando plantas maduras são queimadas, o cálcio predomina. Além disso, as cinzas de madeira contêm muitos elementos benéficos, dos quais os mais importantes são:

  • fósforo;
  • ferro;
  • cobre;
  • manganês;
  • zinco;
  • molibdênio;
  • cobre.

As cinzas de madeira reduzem a acidez do solo, melhoram sua composição e promovem o crescimento de microrganismos benéficos. É um fertilizante de ação prolongada, capaz de impactar positivamente o solo por 2 a 4 anos após a aplicação. Além disso, os componentes do fertilizante estão prontamente disponíveis para digestão pelas plantas.

Como as cinzas são úteis para pimentas?

Os seguintes elementos complexos minerais são essenciais para pimentões em todos os estágios de seu desenvolvimento:

  1. O fertilizante é usado na fase de preparação do solo para o plantio.
  2. Para preparar as sementes. Elas apreciam o enriquecimento com micronutrientes, que aceleram a germinação e também fortalecem sua imunidade. Para isso, dissolva 1 colher de sopa de cinzas em 100 mililitros de água e coe após 2 dias. Mergulhe as mudas na infusão resultante por 4 horas.
  3. Ao cultivar mudas, o crescimento da massa verde acelera, e as plantas jovens suportam melhor as flutuações nas temperaturas da primavera.
  4. Ao plantar pimentões jovens no solo, polvilhe cinzas de madeira misturadas com terra em cada cova. Isso ajuda a garantir um estabelecimento rápido e nutrição constante. A frutificação é acelerada e os vegetais adquirem uma aparência comercializável e um sabor rico.

cinzas de madeira

Se o solo carece de nutrientes, as plantas perdem o ritmo de crescimento, as folhas se enrolam e os brotos caem. A fertilização repõe os nutrientes perdidos e os pimentões retomam o crescimento. Além disso, as cinzas de madeira protegem as plantas de doenças e pragas. Para isso, os pimentões são pulverizados com uma infusão de cinzas e polvilhados.

As cinzas de madeira são prejudiciais?

Apesar dos seus benefícios, o uso de cinzas de madeira às vezes traz consequências negativas para a saúde humana ou pode neutralizar outros fertilizantes aplicados ao solo. Isso ocorre nos seguintes casos:

  1. Ao usar cinzas de plástico queimado, resíduos de construção ou madeira envernizada, os produtos químicos absorvidos pela pimenta são perigosos para a saúde.
  2. Quando usada simultaneamente com cinzas e esterco fresco, a cinza de madeira reduzirá o teor de nitrogênio no solo.
  3. Ao usar cinzas em solos alcalinos, elas prejudicam a estrutura do solo e as plantas.

cinzas de madeira

Atenção: embora as pimentas precisem de fertilizante de cinzas, ele não deve ser aplicado indiscriminadamente.

Tipos de cinzas

Dependendo do material queimado, as cinzas são divididas da seguinte forma:

  1. Cinzas de madeira. São produzidas pela queima de todas as partes das árvores. Dependendo da espécie e da idade da árvore, as cinzas resultantes contêm predominância de uma ou outra substância. Por exemplo, a queima de bétulas jovens produz cinzas contendo principalmente potássio; a queima de coníferas produz cinzas contendo principalmente fósforo.
  2. De resíduos vegetais. Essas cinzas são formadas pela queima de palha, folhas de batata, tomates, pimentões e folhas secas.
  3. Cinza de carvão. Este tipo de cinza contém muito enxofre e silício. É adequada para melhorar a estrutura de solos argilosos.
  4. Turfa. O elemento predominante nas cinzas de turfa é o cálcio, por isso é usado em solos que necessitam especialmente de desoxidação.

fertilizante para pimentas

Na maioria das vezes, os jardineiros usam dois tipos de cinzas como fertilizante: cinzas de madeira e cinzas obtidas de resíduos vegetais.

Como preparar fertilizante: dosagem

A solução para alimentar pimentas é preparada da seguinte forma:

  • peneire um copo de cinzas em uma peneira fina, despeje 1 litro de água fervente;
  • coar a infusão através de várias camadas de gaze;
  • misture com 10-12 litros de água;
  • Para ajudar a solução a aderir melhor aos caules e folhas, adicione 50 gramas de sabão.

A quantidade de cinza aplicada por metro quadrado depende da estrutura do solo. Se o solo for solto e permeável, 150 a 250 gramas de cinza são suficientes; solos pesados ​​e argilosos exigirão de 3 a 5 vezes mais.

pimenta madura

Dosagem

Para evitar aplicar mais fertilizante do que o recomendado, você precisa saber a dosagem:

  • 1 colher de sopa contém 6 gramas de cinzas;
  • um copo de 200 gramas contém 100 gramas de resíduo não combustível;
  • Um frasco de meio litro contém cerca de 250 gramas de cinzas.

Importante! Somente materiais orgânicos e ecologicamente corretos são utilizados na redução de cinzas.

Recomendações básicas para trabalhar com cinzas

Ao trabalhar com resíduos não combustíveis, é necessário observar as precauções de segurança:

  • use uma atadura de gaze e luvas;
  • O pó seco deve ser armazenado em local seco.

cinzas de madeira

As cinzas são um fertilizante cáustico e podem queimar as folhas quando usadas em sua forma pura. Portanto, devem ser misturadas ao solo antes do uso. Em terrenos abertos, as cinzas podem ser levadas pela água do degelo na primavera, por isso devem ser borrifadas no solo pouco antes do plantio dos pimentões. No cultivo de pimentões em estufa, as cinzas são primeiro espalhadas sobre os canteiros e, em seguida, regadas abundantemente.

Dica! A fertilização foliar só deve ser feita após o término da floração, caso contrário, os brotos podem cair e não dar frutos.

Época e cronograma de fertilização

Inicialmente, a fertilização é feita duas vezes, durante o crescimento das mudas. Para isso, utiliza-se uma solução fertilizante. O pó seco é polvilhado durante a preparação do solo na primavera ou no outono. A dosagem depende da estrutura do solo. Cinzas também são adicionadas às covas de plantio, misturadas ao solo. Outro uso é entre as fileiras, sem cavar sulcos.

cinzas de madeira para pimenta

Preparando a mistura do solo

Imediatamente antes de semear as sementes, prepare o solo: adicione 200 gramas de cinzas de madeira por balde de terra. Misture bem os ingredientes. Se as cinzas forem adicionadas ao substrato, pule a fertilização inicial. O procedimento correto é determinado pelas lâminas foliares: se novas folhas verdes estiverem crescendo, tudo foi feito corretamente.

Primeira e segunda alimentação de mudas

A primeira fertilização é feita quando as plantas jovens têm de 2 a 4 folhas. Para isso, use uma solução: despeje 1 colher de sopa da solução sob cada muda. As plantas devem ser regadas novamente após 2 a 3 semanas. Desta vez, adicione 2 colheres de sopa da mesma concentração de solução de cinzas sob cada muda.

cinzas como fertilizante

Adicione fertilizante aos buracos de plantio

Antes de plantar as mudas, prepare as covas. Para isso, despeje 1 colher de sopa de cinza de madeira em cada cova e misture bem com o solo. Se isso não for feito, as raízes das mudas podem queimar devido ao excesso de fertilizante. Após misturar, regue as covas e plante as pimentas.

Após o pouso

Se não tiver adicionado cinzas às covas de plantio, fertilize as plantas 10 a 15 dias após o plantio. Nesse momento, os arbustos estarão bem estabelecidos. Fertilize com agroquímicos, adicionando 1 litro de solução de cinzas a cada muda. Aplique de manhã ou à noite, durante o tempo seco. A solução de cinzas deve estar morna, caso contrário, o sistema radicular ficará mais lento.

Pimenta fresca

Alimentação adicional de cinzas

Cinzas de madeira também podem ser usadas para fertilizar pimentões cultivados em estufas. Nessas condições, a falta de luz é um problema, e as cinzas fornecem um elemento benéfico essencial para o crescimento das plantas. Além disso, as cinzas protegem as plantas de doenças fúngicas que ocorrem em ambientes com alta umidade.

Em condições de campo aberto, os canteiros são tratados adicionalmente para evitar doenças e ataques de insetos nocivos.

Erros comuns

Às vezes, jardineiros reclamam que os fertilizantes não produzem os resultados desejados. Isso geralmente ocorre devido a combinações inadequadas. Misturar cinzas com ureia ou esterco fresco resulta em perda de nitrogênio.

cinzas nas mãos

Uma combinação de cinzas de madeira e cal não produzirá resultados, pois seus efeitos combinados reforçam um ao outro e fazem com que o solo se torne muito alcalino, o que é inaceitável no cultivo de pimentas.

Como preparar cinzas você mesmo

As cinzas de madeira são convenientemente armazenadas em barris de 200 litros. Para isso, corte uma pequena porta na parte inferior com uma maçaneta pendurada em dobradiças. Cubra-a com uma chapa de ferro e coloque-a sobre uma camada de tijolos. Quando as cinzas forem necessárias, encha o barril com restos de plantas, galhos e restos de madeira sem verniz. Quando tudo estiver queimado, as cinzas resultantes podem ser peneiradas e usadas como fertilizante.

Informações adicionais: As cinzas não são solúveis em água, mas liberam componentes úteis quando usadas como suspensão.

Os benefícios das cinzas de madeira para pimentões são inegáveis, mas seu uso deve ser controlado. Para garantir plantas saudáveis, os jardineiros devem obtê-las de fontes ecologicamente corretas e seguir as diretrizes de aplicação. Assim, sem o custo desse fertilizante, os agricultores podem cultivar uma colheita abundante de pimentões em suas plantações.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata