A questão de como tratar cebolas com cinzas de madeira é urgente: em altas concentrações, os produtos da combustão da grama podem prejudicar as plantas vivas — se as raízes forem expostas a essa área, elas queimarão. Aplicar grandes quantidades de cinzas em batatas causa sarna. E nem todas as cinzas podem ser usadas como fertilizante — madeira pintada em uma fogueira, plástico e polietileno introduzirão resíduos tóxicos no solo, o que prejudicará as plantas.
O valor dos micronutrientes na mistura reside em sua origem orgânica. Cientistas acreditam que as cinzas da queima de algas marinhas são as mais benéficas. Jardineiros têm uma visão diferente: é melhor queimar topos e folhas caídas, galhos de árvores e arbustos que crescem na área cultivada. As cinzas de carvão são usadas com menos frequência porque os elementos que contêm são menos facilmente absorvidos pelas plantas.

Composição e propriedades
A eficácia de qualquer fertilizante é determinada pelo valor de sua composição nutricional e pelo equilíbrio entre eles, evitando a supressão mútua. A cinza é um pó natural e complexo, com composição ideal para absorção pelas plantas. Os subprodutos da combustão podem ser utilizados em todas as culturas? Sim, claro. Áreas queimadas do solo são replantadas com grama com mais vigor do que antes do incêndio.
A explicação é simples: as cinzas contêm:
- compostos de sódio - 15%, responsáveis pelo equilíbrio hídrico: acelera o amadurecimento do tomate e aumenta o volume da polpa;
- Silicato de cálcio - 16,5%, fornece saturação de vitaminas aos vegetais: eles se tornam saborosos e saudáveis, e se você alimentar as cebolas com cinzas, isso ajudará a formar bulbos suculentos e carnudos;
- Ortofosfato de potássio - 13%, um regulador do teor de umidade nos tecidos vegetais, torna as culturas que gostam de calor resistentes à geada;
- carbonato de cálcio - 17%, acelera a vegetação de tomates e batatas, promove o processo de floração, aumenta o número de ovários em pepinos;
- compostos de magnésio - 12%, participam da formação do sistema radicular das plantas, garantem o acúmulo de amido, a formação de celulose;
- Cloreto de cálcio - 12%, auxilia na fotossíntese e na produção de enzimas; tem propriedades medicinais: elimina o escurecimento dos tomates, rachaduras nas cenouras, previne doenças virais das plantas;
- sulfato de cálcio - 14%, o componente tem efeito duradouro, auxilia no desenvolvimento geral;
- Sal-gema – 0,5%, um catalisador de crescimento para culturas trepadeiras, como melões, pepinos e abóboras; na ausência de água, ele retém umidade nos tecidos.
O uso de cinzas substitui fertilizantes comerciais: sais de potássio, sulfatos e superfosfato agem como cinzas de madeira. As cebolas podem ser tratadas com pó seco ou solução. No entanto, os compostos nitrogenados não são incluídos; eles são aplicados alternadamente com as cinzas.

Uma combinação de cinzas e cebolas
Muitos jardineiros e produtores de vegetais usam cinzas de cebola como fertilizante. Suas propriedades benéficas incluem o seguinte:
- Muitas plantas não toleram a acidez do solo: se você polvilhar a área com pó de madeira queimada, ocorrerá uma reação de neutralização, melhorando as condições para o cultivo de cebolas.
- O cloro é um componente de alguns fertilizantes minerais e é prejudicial às plantas. Ele existe em forma ligada nas cinzas.
- A estrutura do solo fica solta e a permeabilidade ao ar do solo aumenta se o jardim for polvilhado com cinzas.
- As cinzas dão aos vegetais resistência a mudanças bruscas de temperatura e à seca.
- A proteção contra pragas e apodrecimento é outra função útil do fertilizante natural, e é usada polvilhando cebolas por cima.
- A absorção de potássio e fósforo dissolvidos na água promove o rápido crescimento das penas e a maturação do bulbo.

Dado o desejo da maioria dos jardineiros de cultivar produtos orgânicos, o uso de cinzas está se tornando popular. Além disso, resolve simultaneamente outro problema importante: o controle de pragas.
A ordem de aplicação e dosagem
O solo para as cebolas é preparado no outono: ao cavar o jardim, polvilhe 600 gramas de cinzas por metro quadrado — o equivalente a um pote de um litro cheio. Um segundo tratamento para solos pesados é realizado na primavera.
Em solos arenosos, o substrato em pó não deve ser aplicado no outono. A dosagem recomendada em maio é de 100 g/m². Não exceda 600 g por 1 m², pois isso matará microrganismos e minhocas.
Fertilize com pó de cinzas ou infusão — 10 litros por 1 a 2 m² de área. Aplique nas raízes à noite e regue normalmente no dia seguinte. Esterco ou esterco de galinha podem ser adicionados separadamente, mas não é recomendado misturá-los com cinzas. Prepare uma infusão de cinzas de acordo com a seguinte receita: despeje 250 g de cinzas em um balde com água quente e deixe descansar por 2 dias. Para adubação foliar, misture 300 g de cinzas para cada 10 litros de água fervente e 50 g de sabão em pó.

As cinzas são aplicadas em cebolas e folhas verdes. Os canteiros são tratados na seguinte ordem:
- o primeiro procedimento é realizado 2 semanas após o plantio dos conjuntos;
- outra alimentação - após 14 dias;
- A terceira alimentação é realizada quando os bulbos estão se formando.
Se as penas forem cultivadas para fins verdes, é necessária uma única aplicação de solução de cinzas, três semanas após a semeadura. Além da rega, outro método de fertilização é fazer sulcos no canteiro, preenchê-los com solução de cinzas e cobrir com terra.
Outros benefícios das cinzas
Uma mistura natural de minerais ajuda os jardineiros a cultivar uma boa colheita graças às suas propriedades únicas.

Além da aplicação sazonal de cinzas e fertilizantes durante a estação de crescimento, o fertilizante natural é usado para cebolas em outros casos:
- Preparando sementes, mudas ou bulbos para o plantio. Polvilhe os nabos com pó seco antes do plantio e deixe as sementes de molho na infusão por 4 a 6 horas. Prepare uma solução de 2 colheres de sopa de cinzas para 1 litro de água, regue as mudas e mantenha as mudas de cebola nessa solução antes do plantio.
- Ao armazenar cebolas durante o inverno, elas são polvilhadas com cinzas. Isso evita o apodrecimento precoce.
- A pulverização ajuda a controlar doenças e pragas de jardim. Prepare uma infusão de 100 gramas de cinzas por balde e deixe descansar por 24 horas. Uma mistura de pó de tabaco ou pimenta-do-reino moída com cinzas de madeira repele moscas-da-cebola. Uma solução de sabão com infusão mineral ajuda contra pulgões. O pó seco também é perigoso para lesmas e caracóis — eles não se aventuram em uma área polvilhada com cinzas.
Após o tratamento com cinzas, as folhas devem ser lavadas e utilizadas na alimentação sem restrições. Ao armazenar, o pó deve ser protegido da umidade: quando a concentração de vapor ultrapassa 50%, o teor de potássio cai drasticamente e o fertilizante perde suas propriedades benéficas.












Os minerais contidos nas cinzas são rapidamente absorvidos pelo solo e sua composição é rica, por isso é melhor não usar fertilizantes orgânicos adicionais. Você também pode alimentar cebolas comBioGrow" para acelerar seu crescimento.