- Composição, formas de liberação existentes e como funciona
- Prós e contras
- Para quais plantas ele é usado?
- Calculando o consumo e quando processar
- Para pepinos
- Para tomates
- Flores de jardim
- Para repolho
- Para batatas
- Como preparar uma mistura de trabalho
- Regras de aplicação
- Para vegetais
- Para árvores e arbustos
- Para mudas
- Para flores de interior
- Desinfecção de uma estufa
- Como tratar o solo
- Medidas de precaução
- Grau de toxicidade
- Possível compatibilidade
- Regras de armazenamento e prazo de validade
- Meios semelhantes
Doenças fúngicas e bacterianas em culturas hortícolas e plantas domésticas causam danos significativos às plantas. Para combater essas doenças, os jardineiros utilizam produtos químicos. As instruções do fungicida Fitosporin afirmam que este produto microbiológico é igualmente eficaz contra doenças de árvores e arbustos, bem como de plantas domésticas. Ao usar o produto, siga as doses de aplicação recomendadas para evitar danos às culturas.
Composição, formas de liberação existentes e como funciona
O fungicida sistêmico de nova geração contém a cultura bacteriana Bacillus subtilis, que previne o desenvolvimento e a reprodução de microrganismos patogênicos. A Fitosporina-M está disponível comercialmente em três formas, cada uma com efeito semelhante: pó, pasta e suspensão aquosa. A formulação do fungicida afeta apenas o tempo de preparação da solução de trabalho; por exemplo, um pó levará mais tempo para se dissolver em água do que uma pasta.
As instruções de uso do produto indicam que ele é adequado para a prevenção e o tratamento de doenças bacterianas e fúngicas, como oídio e podridão negra, ferrugem e requeima, pinta preta e phoma. O produto químico também é usado para desinfetar o solo antes do plantio de mudas.
Prós e contras

Após usar o produto em seus terrenos e apartamentos, os jardineiros identificaram diversas vantagens do fungicida sistêmico:
- Não há efeitos nocivos à saúde, mesmo quando usado em casa.
- Possibilidade de consumir os frutos imediatamente após o processamento da planta.
- Conveniência das formas farmacêuticas.
- Aumentando a imunidade das culturas tratadas.
- Aumentar o rendimento das colheitas.
Uma desvantagem do medicamento é a sensibilidade das bactérias ativas aos efeitos da chuva e da luz solar intensa, por isso os tratamentos são realizados de manhã cedo, antes do nascer do sol ou no final da noite.
Para quais plantas ele é usado?
Um fungicida sistêmico é usado para tratar plantações de vegetais, árvores e arbustos frutíferos e de frutas vermelhas, plantas domésticas e para desinfetar solos e estufas.
Calculando o consumo e quando processar
As instruções de uso indicam as dosagens e períodos ideais para utilização do fungicida Fitosporin-M.

Para pepinos
Para tratar pepinos, use de 6 a 10 ml do produto para cada balde de 10 litros de água. Aplique no início da estação de crescimento, em intervalos de duas semanas. São permitidas três aplicações no total.
Para tomates
Utilize 15 ml de fungicida para cada 10 litros de água. A primeira pulverização é realizada no início da estação de crescimento da cultura, seguida pelas pulverizações subsequentes duas semanas depois, totalizando no máximo três tratamentos por estação.
Flores de jardim
Para 10 litros de líquido, tome de 6 a 10 ml da preparação; use-a quando os primeiros sinais de danos aparecerem durante toda a estação de crescimento.
Para repolho
Adicione de 6 a 10 ml de fungicida a 10 litros de água. O primeiro tratamento é realizado uma semana após o plantio das mudas no solo. Repita o tratamento após 2 a 3 semanas.

Para batatas
O primeiro tratamento das batatas com Fitosporin é realizado na fase de fechamento das fileiras e repetido após duas semanas. Utilize 10 ml do produto para cada 10 litros de água.
Como preparar uma mistura de trabalho
Prepare uma mistura para tratar as plantas antes de começar o trabalho. Filtre a água e despeje a quantidade necessária em um balde plástico. Adicione a quantidade adequada de fungicida e mexa com um palito de madeira até dissolver completamente.
Regras de aplicação
A eficácia do medicamento no combate aos microrganismos patogênicos depende do cumprimento das normas de seu uso.

Para vegetais
O fungicida pode ser usado tanto como medida preventiva quanto ao primeiro sinal de doença. Despeje a solução em um pulverizador e cubra completamente toda a planta. É importante que não chova no dia da aplicação. Uma pequena quantidade também pode ser aplicada nas raízes da planta.
Para árvores e arbustos
Arbustos e árvores frutíferas também são tratados por pulverização, cobrindo completamente toda a superfície da massa verde.
Para mudas
Mergulhe as raízes das mudas na solução de trabalho preparada e plante-as em seu local de crescimento permanente. Uma semana depois, recomenda-se realizar um tratamento radicular com a mesma concentração da solução.

Para flores de interior
Uma emulsão à base de água é mais frequentemente usada para pulverizar plantas domésticas. Adicione duas gotas de fungicida a um litro de água fria e mexa. Aplique com um pequeno borrifador, certificando-se de que a solução cubra toda a superfície da planta.
Desinfecção de uma estufa
Um fungicida sistêmico também é usado para tratar estufas, adegas e porões contra patógenos. Misture 200 ml da solução com 800 ml de água e misture bem. Despeje a solução resultante em um pulverizador e aplique uma camada fina nas paredes, teto e piso do ambiente. Essa quantidade é suficiente para desinfetar 100 metros quadrados de área da estufa.
Como tratar o solo
O solo é desinfetado na primavera, antes da semeadura ou do plantio de mudas. Para isso, utiliza-se a forma em pó. Adicione 5 gramas de fungicida a um balde de 10 litros de água e misture bem. Essa quantidade de solução de trabalho é suficiente para tratar 1 metro quadrado de solo. Esse procedimento melhora a germinação das sementes e a sobrevivência das mudas.

Medidas de precaução
Embora o fungicida seja considerado seguro, evite o contato da solução de trabalho com os olhos e mucosas. Use luvas de borracha e máscara ou respirador durante o trabalho.
Grau de toxicidade
A fitosporina é um dos fungicidas mais seguros, classificado como nível de toxicidade 4. Também é inofensivo para animais e insetos benéficos.
Possível compatibilidade
A única coisa com a qual o Fitosporin não é recomendado é o uso de estimulantes de crescimento. Antes de usar em misturas de aquário com outros produtos químicos, faça um teste.
Regras de armazenamento e prazo de validade
Armazene o produto em local fechado e escuro, a uma temperatura não superior a 30 graus Celsius. A validade do produto químico é de 4 anos.
Meios semelhantes
Não existe uma alternativa completa a este fungicida. Se necessário, ele pode ser substituído por um produto com modo de ação semelhante, como BioShield ou FitoDoctor.











