- Composição, formas de liberação existentes e finalidade
- Mecanismo de ação
- Vantagens e desvantagens
- Cálculo do consumo
- Como preparar uma mistura de trabalho
- Soja
- Girassol
- Milho
- Instruções de uso
- Precauções de segurança durante o processamento
- Grau de toxicidade
- Possível compatibilidade
- Regras de armazenamento e prazo de validade
- Meios semelhantes
Microrganismos nocivos causam danos significativos às plantações. Para ajudar suas plantações a resistir à infestação, muitos agricultores usam pesticidas químicos para aumentar sua imunidade. Para plantações de soja, milho e ervilha, o fungicida "Optimo" é recomendado. Ele tem ação de contato e destrói um amplo espectro de patógenos após a primeira aplicação.
Composição, formas de liberação existentes e finalidade
Este fungicida inovador contém um ingrediente ativo: piraclostrobina, uma estrobilurina desenvolvida recentemente. Um litro de fungicida Optimo contém 200 gramas do ingrediente ativo.
Este pesticida químico está disponível como um concentrado de emulsão amarelo-escuro, embalado em latas plásticas de 5 litros. O fungicida é fabricado pela empresa alemã BASF. As instruções de uso indicam que o produto é adequado para o tratamento e prevenção de doenças em culturas como girassol, milho, ervilha e soja. O Optimo é eficaz contra patógenos como a mancha foliar de Ascochyta e vários tipos de podridão, mancha foliar de Fusarium, mancha foliar de Alternaria, mancha foliar de Phomopsis e helmintosporiose.
Mecanismo de ação
Após a pulverização, parte do ingrediente ativo penetra nos tecidos da planta e é distribuído uniformemente. O restante permanece na superfície foliar, formando uma película protetora que impede a penetração de microrganismos patogênicos.
A substância ativa atua inibindo a respiração dos fungos patogênicos. Ela também interrompe as funções vitais dos patógenos e interrompe seu desenvolvimento. Após um curto período, os microrganismos são completamente destruídos. O efeito protetor nas plantas tratadas dura 60 dias.
Vantagens e desvantagens

No processo de uso do fungicida em seus campos, os agricultores identificaram diversas vantagens do produto químico.
Via de regra, o preço é justificado pela alta eficácia do medicamento.
Cálculo do consumo
Ao tratar as culturas com um fungicida de nova geração, é importante revisar as taxas de aplicação. Usar uma dosagem menor do que a indicada nas instruções reduzirá a eficácia da solução e não eliminará os patógenos. Exceder a dosagem recomendada danificará a cultura devido aos seus efeitos tóxicos. Use 0,5 litro de concentrado de emulsão por hectare de cultura tratada, independentemente da cultura.

Como preparar uma mistura de trabalho
Prepare a solução de trabalho imediatamente antes de aplicar o fertilizante nos campos; caso contrário, ele perderá sua eficácia. Você precisará de um pulverizador industrial e um pequeno recipiente para misturar o Optima com água.
Soja
As plantações de soja são frequentemente afetadas por patógenos fúngicos, por isso os tratamentos químicos são essenciais. O fungicida "Optimo" reforça as defesas da cultura e destrói os patógenos que já penetraram na planta.
Se optar pela pulverização terrestre, são necessários 18 a 20 ml de fungicida por balde de água limpa. Adicione a solução e mexa bem até dissolver completamente. Despeje a solução resultante em um tanque de pulverização com 2/3 de água e ligue o agitador. Adicione água até encher o tanque e mexa novamente. Para pulverização aérea, aumente a dose em cinco vezes. A pulverização pode ser continuada durante todo o período de cultivo.

Girassol
As culturas de girassol são ameaçadas por doenças como mofo cinzento e ferrugem. Use 20 ml da solução para cada 10 litros de água purificada. O processo de preparo é o mesmo da soja.
Milho
Se as plantações de milho não forem tratadas prontamente, há o risco de perder metade da colheita caso a doença se manifeste. Portanto, a pulverização preventiva em campo faz parte da rotina de todo agricultor. Para proteger as plantas e fortalecer seu sistema imunológico, 15 ml do produto para cada 10 litros de água são suficientes. Para o tratamento aéreo, são utilizados 100 ml do fungicida.
Instruções de uso
As instruções de uso recomendam pulverizar as culturas uma vez durante a estação de crescimento. Isso deve ser feito pela manhã ou à noite, com ventos de velocidade mínima (não mais que 4 m/s) e sem chuva, para que o produto crie uma película protetora na superfície das folhas. É importante programar a aplicação para que faltem pelo menos duas semanas para a colheita, caso contrário, o produto pode ser prejudicial à saúde humana.

Precauções de segurança durante o processamento
Para evitar que produtos químicos causem danos à sua saúde, siga as precauções básicas de segurança ao trabalhar com o produto. Certifique-se de usar um traje e luvas grossas, bem como um lenço ou boné. Para evitar a inalação do vapor do fluido de trabalho, use um respirador ou máscara.
Após terminar o trabalho de campo, tome um banho com sabão para remover qualquer solução derramada acidentalmente. Lave as roupas e pendure-as ao ar livre. Se a solução entrar acidentalmente em contato com mucosas ou olhos, enxágue com bastante água e procure atendimento médico de emergência, mostrando ao médico o rótulo do fungicida.
Grau de toxicidade
Como o produto Optimo pertence à classe de toxicidade 3, ele representa um perigo apenas para a vida aquática, portanto, em nenhuma circunstância qualquer fluido de trabalho restante deve ser despejado em um rio ou lago.

Possível compatibilidade
Para evitar o desenvolvimento de resistência, o Optima é alternado com outros produtos químicos. O fungicida pode ser usado em misturas de tanque com outros pesticidas, com exceção de ácidos e oxidantes.
Regras de armazenamento e prazo de validade
O prazo de validade do produto, quando armazenado de acordo com as condições de armazenamento recomendadas pelo fabricante, é de 3 anos a partir da data de fabricação. O local de armazenamento do fungicida deve ser protegido da luz solar e a temperatura não deve exceder 30 graus Celsius.
Meios semelhantes
Se necessário, o fungicida pode ser substituído por preparações como “Oxyhom” ou “Harmony”.











