- Para que são usados os fungicidas e quais são os seus tipos?
- Variedades por composição
- Variedades por finalidade
- Mecanismo de ação e para que servem os fungicidas
- Os remédios mais eficazes para tomates
- "Barreira"
- Fitosporina-M
- Cresoxim-metil
- Quadris
- Thanos
- "Acrobata"
- "Enxofre"
- Ágata 25K
- Triadimefon
- Ridomil
- Máxima
- Bayleton
- mistura bordalesa
- Consentimento
- Fundazol
- "Azoxistrobina"
- "Lua da Tranquilidade"
- Qual produto devo escolher?
- Regras de aplicação
Os fungicidas para tomate são utilizados de acordo com as instruções e a dosagem especificada. Os produtos disponíveis comercialmente podem ser biológicos ou químicos. Quanto mais grave a infestação fúngica, mais potente deve ser o produto de controle. Os fungicidas são recomendados não apenas para tratamento, mas também para prevenção, tratamento de sementes e proteção da cultura colhida.
Para que são usados os fungicidas e quais são os seus tipos?
Fungicidas são usados para proteger jardins e hortas contra doenças fúngicas. Esses produtos podem ser químicos ou biológicos. Eles são usados para prevenir e tratar as doenças fúngicas mais perigosas, que não só afetam a aparência dos frutos e a produtividade, mas também podem levar à morte das plantações.
Variedades por composição
Os principais tipos de fungicidas:
- simples, constituído por uma substância ativa;
- combinados, incluindo vários componentes ativos.
Variedades por composição:
- produtos químicos que afetam patógenos (calda bordalesa, Abiga-Peak, Topaz e outros);
- biológico, baseado em esporos de fungos e bactérias benéficas (Gamair, Fitosporin-M e outros).
Por formulário de autorização:
- pós;
- soluções;
- suspensões;
- emulsões.

Variedades por finalidade
Os agentes fungicidas são utilizados:
- para processamento de material de plantio e semeadura;
- para pulverização preventiva durante a estação de crescimento;
- para o tratamento de culturas doentes;
- para tratamento preventivo do solo;
- para pulverizar a colheita.
Mecanismo de ação e para que servem os fungicidas
A própria definição de "fungicida" consiste em duas palavras: "fung" (fungo) e "cide" (destruir). O termo em si se refere a uma substância que mata fungos. Fungicidas, ou mais precisamente, bactericidas, são agentes que atuam contra infecções bacterianas. Tipos de agentes fungicidas com base em seu modo de ação:
- protetora ou preventiva;
- curativo ou erradicativo;
- imunizar ou aumentar a resistência a um patógeno.

Os agentes fungicidas são:
- contato - afetando o patógeno por meio de contato direto (à base de enxofre, cobre e outros componentes);
- sistêmico – penetrando nas plantas (à base de triazol, oxatiina, benzimidazol);
- contato-sistêmico.
Os fungos se estabelecem inicialmente na superfície, mas logo penetram através de aberturas e poros. O desenvolvimento do patógeno pode ocorrer tanto externa quanto internamente nas culturas. É por isso que são produzidos fungicidas que destroem os fungos não apenas na superfície, mas também internamente. Tipos de fungicidas baseados na atividade seletiva:
- somente contra fungos do míldio;
- somente contra fungos do oídio;
- contra oídio verdadeiro e falso.

O mecanismo de ação dos fungicidas sobre o patógeno:
- drogas de origem química - interrompem a respiração, suprimem a divisão nuclear, inibem o metabolismo energético, suprimem a formação de ácidos nucleicos, bloqueiam a formação de ergosterol, etc.;
- Preparações biológicas - competem com cepas patogênicas, secretam toxinas para destruir patógenos e imunizam a cultura.
Os remédios mais eficazes para tomates
Um grande número de fungicidas foi desenvolvido para proteger e tratar doenças fúngicas do tomateiro. É melhor começar a tratar as plantações com produtos biológicos, pois são menos tóxicos. Se os produtos biológicos forem ineficazes, tratamentos químicos podem ser usados. A chave para controlar patógenos é detectá-los o mais cedo possível e iniciar o tratamento imediatamente.
"Barreira"

Um produto biológico à base de bactérias Bacillus subtilis, que inibe o crescimento e o desenvolvimento de patógenos. É também um fertilizante bacteriano contendo azotobacterina. É usado para prevenir a requeima, a canela preta e a podridão radicular.
Fitosporina-M

Este produto biológico é baseado em uma cultura de esporos vivos de Bacillus Subtilis 26 D. Os produtos metabólicos do fungicida inibem o crescimento deste patógeno perigoso. É usado para proteger tomates contra podridão, oídio e oídio, bem como ferrugem, sarna, manchas, requeima e crestamento bacteriano.
Cresoxim-metil

Este produto é à base de uma substância química da classe das estrobilurinas. É absorvido sistemicamente e possui propriedades terapêuticas. Inibe a germinação de esporos e trata oídio, manchas, podridão e requeima.
Quadris

Um composto químico à base de azoxistrobina, uma estrobilurina. Este fungicida inibe a esporulação de patógenos. Este agente de contato e sistêmico é usado para tratar requeima, oídio e pinta preta.
Thanos

Fungicida químico à base de cimoxanil e famoxadona. É usado no tratamento de requeima, oídio e Alternaria. Destrói o micélio e previne a esporulação. Este fungicida possui atividade de contato e sistêmica.
"Acrobata"

Produto químico à base de mancozebe e dimetomorfe. Possui atividade sistêmica e de contato. Destrói o micélio e previne a esporulação. É utilizado contra requeima, fusarium, podridão, canela preta e oídio.
"Enxofre"

Um fungicida contendo enxofre coloidal é usado contra antracnose, oídio, sarna e ferrugem. Ele age apenas na superfície das plantas. O produto emite vapores que atacam o micélio e os esporos do fungo.
Ágata 25K

Um produto biológico à base da bactéria Pseudomonas aureofaciens H16. Este fungicida aumenta a imunidade das culturas, desenvolvendo resistência à requeima, à requeima precoce, à podridão e ao oídio.
Triadimefon

Fungicida químico contendo um composto triazólico. Trata oídio, ferrugem e fusarium. Possui atividade sistêmica e mata fungos.
Ridomil

O Ridomil Gold, fungicida químico à base de mancozebe e mefenoxam, é usado no tratamento da requeima tardia, da requeima precoce e da antracnose. Possui atividade sistêmica e de contato.
Máxima

Um produto que contém fludioxonil. É um fungicida de contato para o tratamento de tubérculos e sementes. Cria uma película protetora no material de plantio. Protege contra mofo, podridão, fusarium e phoma.
Bayleton

Fungicida contendo triadimefon. Trata podridão, fusarium e oídio. Possui atividade sistêmica.
mistura bordalesa

Um produto popular à base de sulfato de cobre e cal. Trata manchas, sarna, ondulação das folhas, podridão e ferrugem. Possui atividade de contato.
Consentimento

Produto químico à base de fenamidona e cloridrato de propamocarbe. Possui ação de contato e sistêmica. Trata a requeima, a pinta preta e o míldio.
Fundazol

Fungicida químico à base de benomil com atividade de contato e sistêmica. Trata podridão, oídio, fusarium e mofo.
"Azoxistrobina"

Um produto à base de um ingrediente ativo da classe das estrobilurinas. Possui atividade de contato e sistêmica. Trata requeima, míldio, oídio e alternária.
"Lua da Tranquilidade"

Este fungicida químico à base de fluopiram e pirimetanil possui atividade de contato e sistêmica e trata oídio, podridão e Alternaria.
Qual produto devo escolher?
A vasta variedade de fungicidas apresenta aos jardineiros um dilema de escolha. Acontece que é simples. Biofungicidas e tratamentos de sementes são usados para fins preventivos.
Regras de aplicação
Os fungicidas são normalmente vendidos em forma concentrada. Devem ser diluídos em água antes do uso. A calda é preparada no dia da aplicação. Use um respirador e luvas de borracha ao manusear o equipamento de proteção. Despeje a solução preparada no tanque do pulverizador. Aplique a solução no jardim em tempo seco e sem vento, de manhã, após a secagem do orvalho, ou à noite.











