- Descrição geral da flor
- Prós e contras do uso em paisagismo
- Tipos e características dos crisântemos
- Perenes
- Anuais
- As variedades mais bonitas
- De flores grandes
- Rubi
- Calcedônia
- Flor média
- Alex Bedser
- Evelyn Bush
- coreano
- Memphis
- Haidar
- Baixa estatura
- Mascote
- Elfo Branco
- Espesso
- Otimista
- Jordi
- Métodos de cultivo
- Sementes
- Plantio por estacas
- Dividindo a planta mãe
- Regras para cuidar de plantas no jardim
- Regar, fertilizar, podar
- Cuidados pós-floração e preparação para o inverno
- Doenças e pragas dos crisântemos
- Cultivo da cultura
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Crisântemos arbustivos adornam jardins do meio do verão ao final do outono. Existem variedades altas e baixas. Os botões vêm em uma variedade de formas e cores. São fáceis de cultivar, têm boa imunidade e são resistentes ao inverno. Abaixo, você encontrará informações sobre como plantar e cuidar de crisântemos ao ar livre, bem como métodos de cultivo.
Descrição geral da flor
O crisântemo de jardim é um arbusto herbáceo perene. Sua altura, dependendo da variedade, varia de 25 a 150 centímetros. Consiste em vários brotos delgados e densamente foliados. Flores com pétalas de várias cores se formam no topo dos ramos. As inflorescências podem ser simples ou dobradas.
Informações adicionais: Existe uma variedade comestível de crisântemo, o Chrysanthemum esculenta. Suas pétalas e folhas são usadas na culinária e transformadas em um chá aromático.
Prós e contras do uso em paisagismo
Os crisântemos são frequentemente chamados de rainhas dos jardins de outono. Seus botões abrem quando muitas outras plantas já terminaram de florescer. Eles são plantados individualmente ou em grupos. Podem ser alternados com outras belas plantas.
Benefícios do uso de crisântemos no paisagismo:
- serve como decoração para o jardim de outono;
- pode ser cultivada em recipientes;
- Existem muitas variedades de diferentes alturas e períodos de floração;
- brotos de flores são usados para corte;
- os crisântemos são usados para construir uma bordadura ou sebe;
- As plantas são fáceis de cuidar.
As desvantagens incluem o acamamento de variedades altas cultivadas sem suporte.

Tipos e características dos crisântemos
A cultura é dividida em 2 variedades.
Perenes
Este grupo inclui a maioria dos crisântemos. A floração começa no meio do verão e continua até a chegada da geada. Eles resistem até mesmo às primeiras geadas. Os crisântemos perenes florescem abundantemente e têm boa imunidade. Variedades altas são adequadas para flores de corte.
Anuais
Esta variedade de crisântemo é plantada a partir de sementes em campo aberto na primavera. Os botões abrem em junho-julho. O formato dessas flores anuais lembra margaridas e ásteres. Várias dezenas de inflorescências de diferentes idades se formam em um arbusto. O cultivo ao ar livre é pouco exigente e apresenta boa imunidade.

As variedades mais bonitas
Os criadores desenvolveram muitas variedades de crisântemos, variando em altura e tamanho de botões.
De flores grandes
As inflorescências da planta atingem 25 centímetros de diâmetro. São normalmente usadas em buquês. As variedades mais bonitas são:
Rubi
Os brotos atingem uma altura de 80 a 90 centímetros. As inflorescências são duplas e hemisféricas. Os botões, com 15 a 16 centímetros de diâmetro, são de coloração vermelho-cobre.
As inflorescências abrem no final de outubro.
Calcedônia
Os brotos não têm mais de 100 a 110 centímetros de comprimento. Os botões são semidobrados, crespos e rosados. Seu diâmetro é de 15 a 16 centímetros. As inflorescências florescem em meados do outono.
A calcedônia é uma bela adição ao jardim de outono. Seus brotos também são usados para flores de corte.
Flor média
Estes crisântemos têm inflorescências menores, atingindo de 10 a 18 centímetros de diâmetro. São usados para decorar jardins e como flores de corte. São as variedades mais bonitas.
Alex Bedser
Os arbustos atingem 70 centímetros de altura. Formam-se botões hemisféricos amarelos, com 10 a 14 centímetros de diâmetro. Floresce no início do outono.
O crisântemo Alex Bedser é usado para decorar o terreno, os brotos são usados para corte.
Evelyn Bush
Os arbustos atingem 1,5 metro de altura. Os botões são brancos como a neve e hemisféricos, atingindo 14 centímetros de diâmetro. Floresce em agosto-setembro.
A variedade foi criada na Inglaterra em 1955.
coreano
Este grupo inclui os crisântemos híbridos. Essas plantas também são chamadas de crisântemos de carvalho devido às suas folhas semelhantes às do carvalho.
Memphis
Os brotos crescem até 70 centímetros. Os caules são eretos e densamente foliados. As inflorescências simples apresentam uma intensa coloração roxa.
Os brotos cortados do crisântemo de Memphis ficam na água por muito tempo.
Haidar
Os arbustos atingem até 80 centímetros de altura. As inflorescências em forma de margarida são de cor bordô. Uma faixa branca percorre a borda das pétalas.
Brotos de crisântemo Haydar podem ser usados para corte.
Baixa estatura
Este grupo inclui crisântemos com brotos de até 50 centímetros de altura. Eles geralmente têm formato esférico.
Mascote
Os arbustos atingem uma altura de 30 a 35 centímetros. A planta produz inúmeras inflorescências, cada uma com 4,5 a 5 centímetros de diâmetro. Os botões são de uma cor bordô vibrante.
O talismã floresce do final de agosto ao início de outubro.
Elfo Branco
Os arbustos atingem uma altura de 45 a 50 centímetros. As pétalas são brancas, com o centro cor de limão. Os botões atingem um diâmetro de 3,5 centímetros.
Os botões do crisântemo branco elfo florescem no início do outono.
Espesso
A cultura é representada por variedades com diversos formatos de inflorescência. Os crisântemos arbustivos diferem na altura e largura da copa, bem como no período de floração.
Otimista
Os arbustos crescem de 60 a 80 centímetros de altura. As inflorescências têm formato de anêmona. As pétalas são lilases-rosadas.
O Optimist fica lindo em canteiros e como flor de corte.
Jordi
A planta atinge 70 centímetros de altura. As inflorescências têm formato de margarida. As pétalas são amarelo-alaranjadas.
Jordi floresce até a geada chegar.
Métodos de cultivo
Jardineiros podem cultivar crisântemos de diversas maneiras. Eles se propagam facilmente por meio de estacas e divisão. Nem todas as variedades podem ser cultivadas a partir de sementes, pois isso pode não preservar as características parentais.
Sementes
Para cultivar crisântemos usando este método, siga estes passos:
- as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio e secas;
- o recipiente está cheio de terra solta;
- espalhar sementes sobre a superfície;
- o recipiente é coberto com vidro ou filme;
- transferido para uma sala com temperatura de 18 °C.
Quando os brotos aparecerem, remova a cobertura. Quando 3 a 4 folhas se formarem, elas devem ser plantadas em recipientes separados. Os arbustos são então endurecidos e plantados no solo na primavera, após o fim do risco de geada.

Importante! O material de revestimento deve ser limpo diariamente para remover qualquer condensação que possa se formar, pois esta pode ser uma fonte de mofo.
Plantio por estacas
O procedimento começa na primavera. Estacas apicais medindo 6 a 7 centímetros são plantadas. Elas são embebidas por 1 a 2 horas em uma solução de Epin. A drenagem é colocada no fundo do recipiente. O recipiente é preenchido com um substrato composto de turfa, areia e perlita. Antes do plantio das estacas, as folhas inferiores são removidas. Elas são plantadas em um ângulo de 45° em relação ao primeiro entrenó. Os recipientes são colocados em um ambiente com temperatura de 18°C.
Regue depois que a camada superior do solo secar. Após cerca de um mês, as plantas criarão raízes e poderão ser plantadas ao ar livre.
Dividindo a planta mãe
Uma das maneiras mais simples de propagar crisântemos é dividindo o arbusto. Plantas com mais de três anos são divididas. Este procedimento é realizado não apenas para propagar a planta dentro do canteiro, mas também porque os arbustos se tornam mais densos com o tempo e os brotos, menores. Divida as plantas no início do outono ou no final da primavera.

Os crisântemos têm sistemas radiculares superficiais, por isso os arbustos são cuidadosamente escavados em todos os lados. Em seguida, são levantados com uma ferramenta de jardinagem, retirados do solo e divididos em seções. As plantas com raízes nuas são replantadas em covas previamente preparadas. Em seguida, são regadas e a zona das raízes é coberta com cobertura morta.
Atenção! A propagação por sementes pode não preservar as características da planta-mãe. No entanto, o jardineiro pode assumir o papel de melhorista.
Regras para cuidar de plantas no jardim
Para garantir flores bonitas e abundantes, os crisântemos precisam de cuidados constantes. Isso inclui rega e fertilização na hora certa. Brotos murchos devem ser podados. Para garantir que os arbustos sobrevivam ao frio, eles precisam ser devidamente protegidos durante o inverno.
Regar, fertilizar, podar
Os crisântemos são plantas que adoram umidade. Regue-os após a camada superficial do solo secar, de manhã ou à noite. Use água sedimentada. Evite regar por cima devido ao risco de infecção fúngica nas partes aéreas. Após a rega, solte levemente o solo para evitar a formação de uma crosta seca.

Fertilize o solo imediatamente após o plantio dos crisântemos. Use matéria orgânica para isso. Após duas semanas, as plantas podem ser fertilizadas novamente. Durante o período de brotação, aplique potássio e fósforo. Os nutrientes são adicionados ao solo úmido. Para garantir uma boa ramificação, belisque os crisântemos. Isso desperta os brotos laterais, que produzem numerosos botões florais. Remova os brotos laterais dos crisântemos com flores grandes. Essas plantas produzem poucos brotos e as flores são grandes e solitárias.
Cuidados pós-floração e preparação para o inverno
Após o início da geada, os arbustos perdem seu apelo decorativo. Os brotos são podados, deixando tocos de 10 a 12 centímetros de altura. Estes são então cobertos com terra e galhos de pinheiro.
Se a variedade não for resistente à geada, ela será desenterrada e armazenada em um local fresco até a primavera.
Doenças e pragas dos crisântemos
Em condições desfavoráveis de cultivo, os crisântemos podem ser afetados pelas seguintes doenças e pragas:
- Oídio. Esta doença causa o aparecimento de manchas brancas nas folhas. As partes afetadas são removidas e as restantes tratadas com uma solução de sabão e carbonato de sódio.
- O mofo cinzento afeta folhas e pétalas, causando manchas escuras e encharcadas. Fungicidas são usados para prevenir e tratar a doença.
- Ferrugem branca. Manchas brancas aparecem nas folhas, que eventualmente escurecem. Elas devem ser removidas e os arbustos tratados com um agente antifúngico.
- Pulgões aparecem nos caules e sugam a seiva celular. Como resultado, os arbustos perdem sua aparência decorativa e os brotos podem não abrir. Se pragas forem detectadas, os arbustos são pulverizados com um inseticida.
- Os ácaros aparecem em climas quentes e secos. Os insetos cobrem os arbustos com teias, impedindo o desenvolvimento adequado das plantas. Os ácaros são removidos com água corrente. Se isso não ajudar, utiliza-se um inseticida.

Para evitar doenças e pragas, as ervas daninhas ao redor dos crisântemos devem ser removidas imediatamente, e o solo ao redor dos arbustos deve ser escavado no outono.
Cultivo da cultura
O crisântemo pode ser cultivado em um terreno de 3 maneiras.
- Por sementes. Elas são semeadas em recipientes no final do inverno. As plantas maduras e endurecidas são plantadas ao ar livre na primavera.
- Mudas. Corte as pontas de 6 a 7 cm de comprimento, remova as folhas inferiores e plante em um recipiente. Assim que as mudas criarem raízes, plante-as ao ar livre.
- Dividindo o arbusto. Arbustos com mais de três anos são divididos na primavera ou no início do outono. Cada divisão é plantada em um buraco separado.
Os crisântemos podem ser plantados não apenas no jardim, mas também em um lindo recipiente, colocado no terraço, na varanda ou perto do gazebo.

Importante! Ao propagar as plantas, use ferramentas afiadas e desinfetadas. Caso contrário, os arbustos podem ser infectados por fungos.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
O crisântemo arbustivo é uma planta fácil de cultivar. No entanto, jardineiros inexperientes cometem alguns erros ao cultivá-lo. Jardineiros experientes oferecem as seguintes dicas e recomendações para o cultivo da planta:
- Plante na primavera, após o fim da ameaça de geada, ou no início do outono. O crisântemo deve ter tempo para criar raízes antes que a geada se instale.
- As flores são plantadas em uma pequena elevação, pois não toleram umidade estagnada.
- Para garantir que a planta se ramifique bem, a pinça deve ser feita acima da 8ª à 10ª folha.
- Para crisântemos de flores grandes, não restam mais do que três brotos. Para garantir uma flor grande, apenas o broto central é deixado no caule; os demais são removidos.
- A cultura é plantada em local bem iluminado e protegido dos ventos frios.
- Como medida preventiva, as flores são tratadas com fungicidas várias vezes por estação.
- A cultura deve ser regada apenas nas raízes. Caso contrário, as plantas podem ser infectadas por fungos.
- O fertilizante deve ser aplicado em solo úmido. Caso contrário, há risco de queimaduras no sistema radicular.
- As plantas são cobertas somente após a temperatura negativa do ar permanecer por vários dias.
- A cobertura deve ser removida na primavera, aos primeiros raios de sol. Se esperar muito, os arbustos podem apodrecer.
O crisântemo arbustivo é uma bela adição ao jardim de outono. Há muitas variedades e cultivares. Selecionando os arbustos com base na altura, no tempo de maturação e na cor dos botões, os jardineiros podem desfrutar de belas flores do meio do verão até a geada.









































