Como preparar crisântemos adequadamente para o inverno e métodos de armazenamento por região

Não é à toa que os crisântemos são chamados de rainha do outono. Suas flores desabrocham quando muitas outras plantas já terminaram de florescer. Muitas variedades conseguem sobreviver ao inverno ao ar livre. No entanto, algumas requerem armazenamento interno. Existem diversas opções para conservar os crisântemos até a primavera. Abaixo, você encontra informações sobre como conservar os crisântemos durante o inverno, bem como erros comuns de cuidado.

Etapas de preparação de crisântemos para o inverno

O outono é a estação de floração dos crisântemos. Nesta época do ano, eles exigem cuidados intensivos: rega, fertilização, afofamento do solo e remoção de ervas daninhas. Muitas variedades conseguem sobreviver ao inverno ao ar livre. No entanto, os crisântemos precisam ser preparados para um inverno seguro, caso contrário, correm o risco de congelar.

Fertilizando arbustos

Os nutrientes são aplicados na zona radicular 30 a 40 dias antes do início da geada prolongada. Para uma hibernação bem-sucedida, prepare e aplique uma mistura de potássio e fósforo. Não se utiliza nitrogênio, pois promove um crescimento abundante. Fertilize as plantas algumas horas após a rega.

Aparar

Os caules são cortados após as flores murcharem devido à geada. Não deixe brotos, pois as folhas secas podem abrigar esporos de fungos e larvas de pragas. Os crisântemos devem ser podados de modo que não fiquem mais de 10 a 15 centímetros de galhos visíveis acima da superfície do solo. Queime os brotos cortados.

Importante! Os crisântemos devem ser podados com um instrumento afiado e desinfetado.

Quais variedades precisam ser desenterradas?

Existem crisântemos que não toleram bem o tempo frio.

As seguintes variedades de culturas precisam ser desenterradas para o inverno:

  1. Sol.
  2. Flamingo.
  3. Gazela.
  4. Natália.
  5. Branco complicado.
  6. Ares.

Mantenha os arbustos de flores reais desenterrados em um ambiente fresco. Se estiver muito quente, os brotos começarão a brotar prematuramente.

Opções para armazenar rizomas

Existem várias maneiras de cuidar de crisântemos durante o inverno. Mas, primeiro, você pode tentar prolongar o período de floração. Para isso, desenterre os arbustos antes do início da geada e transplante-os para recipientes. Armazene as plantas colhidas em um ambiente fresco e iluminado. Assim que terminarem de florescer, corte os brotos e armazene-os usando um dos métodos de armazenamento sugeridos.

lindos crisântemos

Na adega

O porão deve ser preparado com antecedência. As paredes são caiadas e as prateleiras tratadas com agentes antifúngicos. Depois, o porão é deixado arejado por duas semanas. É importante garantir que o porão tenha boa ventilação.

Os rizomas de crisântemo devem ser armazenados na adega a uma temperatura de 0 a 4 °C. Se a temperatura for mais alta, os brotos podem começar a crescer prematuramente. Eles ficarão finos e despreparados para o plantio na primavera em campo aberto. Os caules enfraquecidos não conseguirão formar arbustos maduros.

O sistema radicular com um torrão de terra é colocado no chão do porão. Os arbustos são plantados próximos uns dos outros e cobertos com terra. Nesse ambiente, eles terão umidade suficiente até a primavera. Os rizomas devem ser inspecionados periodicamente. Se aparecer mofo, os fragmentos infectados devem ser removidos e as partes restantes tratadas com um agente antifúngico.

Na estufa

As plantas podem ser armazenadas até a primavera em uma estufa sem aquecimento. Prepare a estufa removendo os restos vegetais e tratando a estrutura com uma solução fungicida. No outono, desenterre os crisântemos e plante-os dentro de casa. Cubra a área da raiz com cobertura morta. Nessas condições, a planta continua a florescer por algum tempo. Assim que os brotos secarem, apare os brotos, deixando tocos de 10 a 15 centímetros de altura. Os cortes podem ser tratados com um agente antifúngico para desinfecção. Se houver previsão de geadas severas, cubra os arbustos com estopa ou lutrasil.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Atenção! Quando o tempo estiver quente, retire a cobertura, caso contrário os crisântemos podem apodrecer.

Na varanda

Quando a geada se instala, os brotos são podados e os rizomas são arrancados. Moradores de áreas rurais podem armazená-las em um porão ou estufa. Moradores de cidades terão que manter as plantas em uma varanda. Se a varanda for envidraçada, o sistema radicular plantado em um recipiente pode ser deixado sem isolamento. Em uma varanda aberta, o recipiente é envolto em estopa ou outro material quente.

Há flores na varanda

As plantas são plantadas em recipientes desinfetados, preenchidos com turfa e areia grossa. São inspecionadas periodicamente. Se necessário, são borrifadas com água uma vez por mês. É preciso ter cuidado para evitar o aparecimento de mofo, caso contrário, todo o rizoma morrerá.

Em vasos de flores

Alguns jardineiros cultivam crisântemos anuais em vasos, em vez de no jardim. Eles os colocam em um terraço ou varanda. Para garantir que os arbustos cresçam bem, o vaso deve ter um furo de drenagem. Pequenas pedras ou argila expandida são colocadas no fundo e preenchidas com uma mistura de substrato solta.

No final do outono, corte as partes aéreas das plantas e mova os vasos para um porão ou varanda. Os crisântemos também podem ser enterrados em uma estufa sem aquecimento, junto com seus vasos, e cobertos com turfa ou húmus. A neve não cai nessas áreas, então, quando geadas severas chegarem, cubra cuidadosamente as plantas com estopa e galhos de abeto.

Como proteger crisântemos do congelamento em terreno aberto

Existem métodos que podem evitar o congelamento dos crisântemos. Os crisântemos hibernam com mais facilidade na Rússia central. Por exemplo, na região de Moscou, onde o solo não congela muito profundamente, pode-se usar a abertura de valas. Para isso, cave uma vala com 50 a 60 centímetros de profundidade.

Os arbustos são desenterrados e dispostos no fundo em um ângulo de 45°, próximos uns dos outros. Os rizomas são então cobertos com terra, serragem e folhas secas, e cobertos com ramos de abeto. Para maior resistência ao inverno, ardósia ou tábuas são colocadas por cima. No cultivo nos Urais, será necessária uma cobertura adicional com filme plástico. Nas condições da Sibéria, uma miniestufa é construída sobre os arbustos. Isso é mais fácil de ser feito sobre arbustos cultivados em fileira. Arcos são instalados em intervalos regulares ao redor do perímetro, e um filme plástico é esticado sobre eles. A queda de neve no inverno isolará ainda mais a estrutura.

Importante! Crisântemos cultivados em solos argilosos toleram melhor a geada. O sistema radicular em solos franco-arenosos congela mais facilmente.

Variedades que podem sobreviver à geada no jardim

Crisântemos perenes de jardim, desde que bem protegidos, podem passar o inverno ao ar livre. O sucesso da hibernação também depende da quantidade de neve. Quanto mais neve, mais quentes os crisântemos ficarão. Existem variedades que podem ser armazenadas no jardim durante o inverno sem precisar cavar.

lindas flores

Malquis-Quibalquis

Este é um crisântemo coreano. É um arbusto extenso com cerca de 35 centímetros de altura. As flores são simples, em forma de margarida, com pétalas rosa-escuras. Malchish-Kibalchish é uma variedade de floração precoce. Os botões começam a abrir em meados de agosto. O período de floração dura 1,5 mês.

Névoa lilás

Este é um dos belos híbridos. A altura dos arbustos varia entre 60 e 80 centímetros. As inflorescências atingem 7 centímetros de diâmetro. Os botões são inicialmente lilases escuros. Quando totalmente abertos, as inflorescências são lilases claras. Esta variedade distingue-se pela boa resistência ao inverno.

Camomila

Os brotos atingem uma altura de aproximadamente 70 centímetros. Esta camomila é uma variedade de crisântemo de crescimento médio-tardio. Os botões abrem em setembro. As inflorescências atingem 10 centímetros de diâmetro. O centro é amarelo e as pétalas são brancas, dispostas em duas fileiras. Os arbustos podem suportar temperaturas de até -34°C, podendo passar o inverno ao ar livre.

coreano

Estas plantas foram cultivadas por especialistas coreanos. São apreciadas por suas belas copas e pela capacidade de resistir a geadas severas. No final do outono, os brotos são cortados rente ao solo e deixados para passar o inverno no jardim. Após três anos, os arbustos são desenterrados e divididos em seções. A parte central é removida.

Carvalho

Essas plantas resistentes à geada conseguem sobreviver ao inverno sob abrigo, mesmo na Sibéria. Para isso, os brotos são podados, deixando fragmentos de 15 centímetros de comprimento. Quando a geada se instala, a zona das raízes é polvilhada com serragem e folhas, e coberta com ramos de abeto.

Moscou Vermelha

Este crisântemo coreano atinge cerca de 90 centímetros de altura. O centro do botão é vermelho-escuro. As bordas das pétalas adquirem um tom carmesim. A inflorescência atinge um diâmetro de 6,5 centímetros. O "Red Moscow" pode sobreviver ao inverno no jardim, sob abrigo.

Atenção! Nas regiões do sul, os crisântemos só precisam ser cobertos com terra e turfa ou húmus. Não há necessidade de desenterrá-los e armazená-los dentro de casa.

Moscou Vermelha

Organizando um abrigo

Para evitar que os crisântemos congelem em campo aberto durante o inverno, eles precisam ser devidamente preparados e cobertos. Quando a primeira geada chega, os brotos são podados, deixando tocos de 10 a 15 centímetros de comprimento. Para desinfetá-los e o solo ao redor, você pode tratá-los com um agente antifúngico. Em seguida, as plantas são amontoadas e cobertas com composto, serragem, folhas e pinhas. Para segurança, cubra-as com galhos de abeto. Nas regiões do norte, uma estrutura de arcos é instalada. Filme plástico é esticado sobre a parte superior. Para evitar que o filme caia, ele é apoiado por baixo com pedras ou tijolos.

Erros comuns no cuidado de crisântemos no outono e na preparação para o inverno

Jardineiros iniciantes podem cometer erros que podem levar à morte das plantas. Erros comuns incluem:

  1. Os fertilizantes nitrogenados são aplicados no outono. O nitrogênio promove o crescimento do arbusto, o que é completamente desnecessário no outono. Se os crisântemos começarem a produzir novos brotos, eles podem não sobreviver ao inverno rigoroso.
  2. Variedades da planta que gostam de calor não devem ser desenterradas. Se o jardineiro não tiver certeza se uma planta sobreviverá à geada, deve desenterrá-la e armazená-la dentro de casa até a primavera.
  3. Não corte brotos com tesouras de poda não desinfetadas. Isso pode expor a planta a doenças devido a ferramentas não tratadas, que podem abrigar esporos de fungos.
  4. As plantas estão sendo cobertas incorretamente. O ar precisa circular entre os arbustos e o material de cobertura. Caso contrário, os crisântemos podem ficar suscetíveis a doenças fúngicas.
  5. Resíduos vegetais são usados ​​como cobertura morta. A cobertura morta pode estar contaminada com fungos e pragas, o que pode impactar negativamente os arbustos.
  6. Evite manter o solo sob os arbustos úmido ao armazená-los na varanda. Periodicamente, borrife água no solo para evitar que o sistema radicular seque.
  7. Os crisântemos são descobertos no final da primavera. Assim que o sol esquentar, as plantas devem ser descobertas gradualmente. Se você esperar muito tempo, os arbustos podem apodrecer devido ao excesso de água.

Crisântemos são lindas plantas de jardim que florescem no outono. Podem crescer no mesmo local por muitos anos. Para sobreviver ao inverno, precisam de um bom isolamento. Variedades que gostam de calor são desenterradas e armazenadas em ambientes fechados até a primavera.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata