- Características do gladíolo japonês
- Aplicação em paisagismo
- Variedades de Montbretia
- Lúcifer
- Estrela do Oriente
- Norwich Canary
- Emily McKenzie
- Paniculata crocosmia
- Como plantar uma flor em um jardim
- Preparando a muda e o local de plantio
- Época e regras para plantar gladíolos chineses
- Especificidades dos cuidados com as plantas
- Irrigação
- Fertilizando os arbustos
- Soltando o solo
- Amarrando
- Como preparar uma flor para o tempo frio
- Regras para armazenar bulbos
- Dificuldades no cultivo e cuidado
O gladíolo japonês é uma planta perene que enfeita canteiros de jardim e parques com suas flores abundantes e duradouras. A popularidade da planta advém de seus exuberantes tufos de folhagem decorativa e da variada paleta de cores de suas inflorescências paniculadas, permitindo a concretização das ideias mais inusitadas de paisagismo.
Características do gladíolo japonês
O gladíolo japonês é um membro da família Iridaceae. Caracteriza-se por um caule fino e ramificado de até 1 a 1,5 m de altura e um sistema radicular de duas camadas. Esta planta bulbosa, fácil de cultivar, apresenta flores exuberantes e duradouras, que começam no início do verão e se estendem até o final do outono. Suas principais características distintivas são as flores delicadas e graciosas, em uma variedade de tons, e as folhas que crescem até 60 cm, formando densas touceiras. O gladíolo japonês também é conhecido pelos seguintes nomes: crocosmia, montbretia e tritonia.
Aplicação em paisagismo
Esta linda planta pode embelezar qualquer canteiro de flores, e é por isso que os designers preferem esta flor ao projetar paisagens:
- O gladíolo chinês fica espetacular com plantas como dália, equinácea e hemerocallis.
- Bons vizinhos para a montbretia são gramíneas ornamentais e representantes de culturas de cereais.
- A crocosmia florida é frequentemente colocada em um fundo de plantas rasteiras, nas primeiras fileiras de mixborders.
- O gladíolo japonês também é usado como planta de cobertura de solo em jardins.
- Esta planta perene e brilhante pode ser plantada em grupos no meio do gramado ou ao longo das bordas.
- Fica ótimo com dálias floridas e sálvias espessas.
Dica! Esta planta é recomendada para corte, pois as inflorescências duram mais de 10 dias na água. As flores secas mantêm a cor e o formato por muito tempo, tornando-as ideais para buquês de inverno.

Variedades de Montbretia
Variedades populares de gladíolos japoneses que podem ser frequentemente encontradas em canteiros de flores incluem:
Lúcifer
Uma planta vibrante que pode atingir 1,5 m de altura, esta cultivar produz caules eretos com flores vermelhas que chamam a atenção de julho até o final do outono.
Estrela do Oriente
Uma variedade ornamental, com até 1,0 m de altura, caracterizada por flores grandes em forma de estrela, com até 10 cm de diâmetro, pintadas de uma vibrante cor laranja-damasco. Os botões são de um laranja marcante. A floração começa no final do outono.
Norwich Canary
Uma flor marcante, que não atinge mais de 60 cm de altura, chama a atenção com seus belos botões amarelos. A planta fica muito decorativa ao lado de outras plantas de jardim contrastantes.

Emily McKenzie
Uma planta ornamental graciosa, com 60 cm de altura, que chama a atenção com suas flores marrom-alaranjadas, reunidas em uma espiga simétrica. O centro das pétalas é adornado com manchas vermelhas. O gladíolo EmilyMcKenzie floresce tarde.
Paniculata crocosmia
Esta espécie conquistou popularidade devido às suas qualidades altamente decorativas. A planta atinge 1,2 m de altura. Folhas lanceoladas, verde-claras, de até 60 cm de comprimento, adornam a planta. Inflorescências paniculadas se abrem dos ramos do caule fino, porém flexível. Elas se formam em julho e encantam os olhos até o final de setembro. As pétalas são vermelhas, alaranjadas ou amarelas. Os botões se abrem da base para fora.
Como plantar uma flor em um jardim
Para garantir uma floração abundante e duradoura do gladíolo japonês, você precisa escolher o local certo, preparar o solo, saber o momento e a tecnologia de plantio e criar condições próximas ao habitat natural da planta.

Preparando a muda e o local de plantio
Ao plantar bulbos, é importante deixá-los de molho em um ambiente aquecido por 2 a 3 dias antes do plantio. Duas horas antes do plantio, trate os bulbos com uma solução diluída de permanganato de potássio para desinfetá-los, estimular a formação de raízes e o crescimento.
A planta prefere solo solto, bem drenado e rico em húmus. Ela prospera em áreas ensolaradas e sem correntes de ar.
Importante! Quando plantando gladíolos na sombra ela se esticará e não lhe agradará com a floração.
No outono, o canteiro onde a cultura será plantada deve ser preparado cavando e adicionando matéria orgânica ao solo com a adição de cal apagada e superfosfato.
Época e regras para plantar gladíolos chineses
Existem dois métodos padrão para o plantio de montbretia: por sementes ou por bulbos. O plantio a partir de sementes deve ser planejado para fevereiro-março, semeando-as em vasos em um local ensolarado. Em maio, a planta terá crescido e poderá ser transferida para o canteiro junto com o torrão para garantir o estabelecimento bem-sucedido. Os gladíolos cultivados a partir de sementes encantarão você com suas flores exuberantes no segundo ou terceiro ano após o plantio.
O plantio com bulbos envolve o plantio do material em meados de abril, quando a temperatura do solo atinge 8 °C (46 °F). É importante manter uma distância de 10 a 12 cm entre os bulbos e plantá-los a uma profundidade de 8 a 12 cm, dependendo do tamanho.
Dica! Ao plantar várias variedades de uma cultura em um lote, mantenha uma distância entre as plantas para evitar a polinização cruzada e preservar a pureza da linhagem da variedade.
Especificidades dos cuidados com as plantas
O gladíolo japonês é uma planta fácil de cuidar, portanto, os cuidados são mínimos. Técnicas básicas como regar, afofar o solo, fertilizar, amarrar e preparar para o inverno permitirão que você decore qualquer canto do seu jardim com flores requintadas.
Irrigação
Regue a planta de 2 a 3 vezes por semana. Em dias quentes, aumente a quantidade de água, evitando que o solo seque. Se o verão for chuvoso, reduza ou interrompa completamente a rega. O excesso de água e o alagamento podem causar o apodrecimento dos bulbos e, em solo seco, a planta perde seu apelo decorativo, pois os brotos murcham e caem.

Fertilizando os arbustos
Durante toda a estação de crescimento, é recomendável realizar várias alimentações adicionais:
- Antes da floração, aplique um complexo mineral na proporção de 3 g por 1 litro de água. Aplique os nutrientes pelo menos duas vezes.
- No momento da formação dos brotos, utilize substâncias potássicas, 2 g por 1 litro de água.
- Durante a floração, regue as plantas com infusão de verbasco (1:10). Fertilize duas vezes por mês.
A Montbretia prefere solo fértil, portanto esta etapa de cuidado não deve ser ignorada.
Soltando o solo
Após regar e chover, revolva regularmente o solo ao redor dos arbustos para evitar a estagnação da água e permitir que o ar chegue às raízes. Isso deve ser feito com cuidado e superficialmente para evitar danos aos bulbos.

Amarrando
Algumas variedades altas requerem estacas, pois os caules se dobram e quebram com o peso das flores. Para isso, instale um suporte e amarre as plantas a ele com uma corda macia. Se você tiver muitas flores, é uma boa ideia construir uma estrutura de ripas. Instale essa estrutura na primavera, enterrando as flores de 8 a 10 cm no solo.
Para manter o efeito decorativo, é melhor amarrar as plantas enquanto os brotos ainda estão curtos e posicionados estritamente na vertical.
Como preparar uma flor para o tempo frio
Nas regiões do sul, o gladíolo japonês pode ser deixado no solo durante o inverno. Cubra a planta com folhas caídas, casca de árvore, palha ou serragem. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 20 cm de espessura e ser coberta com filme plástico. Remova a cobertura morta quando o tempo quente chegar na primavera.
Regras para armazenar bulbos
Nas regiões do norte, os bulbos devem ser retirados do solo. Isso é importante antes da geada, quando a folhagem da planta fica amarela. Em seguida, corte o caule do bulbo retirado a 5 cm da base. Em seguida, seque o bulbo à sombra ou em um ambiente com temperatura de 10 graus Celsius.

Após a secagem, guarde os bulbos em caixas com serragem e coloque-os em um ambiente com temperatura de 5 °C (41 °F). Um porão ou adega pode servir como local de armazenamento. Você também pode guardar os bulbos na geladeira, colocando-os na prateleira de baixo, embrulhados em papel ou pano de algodão.
Dificuldades no cultivo e cuidado
Ao cultivar gladíolos japoneses, há risco de problemas, muitos dos quais estão associados a infecções fúngicas e insetos nocivos:
- O gladíolo japonês pode ser suscetível a infecções fúngicas quando cultivado em solos alagados. O replantio e o tratamento com fungicidas podem ajudar a combatê-las.
- A cultura pode se tornar um ambiente propício para a proliferação de insetos nocivos, como tripes, ácaros e vermes-arame, que danificam a flor tanto durante o crescimento quanto durante o armazenamento. Inseticidas de amplo espectro podem ajudar a combater essas pragas.
- Ao crescer, o caule frequentemente se inclina para o lado e cresce torto, perdendo seu apelo decorativo. Isso pode ser causado por bulbos plantados muito rasos, deficiência de cálcio no solo ou excesso de nitrogênio.
- A falta de floração pode ser devido à má iluminação, falta ou excesso de umidade e fertilizante de baixa qualidade.
- A secagem das folhas pode ser causada por cuidados inadequados, bem como infestações de pragas e local de plantio escolhido incorretamente.
O gladíolo japonês pode se tornar a peça central de qualquer canteiro de flores. Altos e baixos, com uma paleta de cores diversificada, eles são uma planta paisagística incrivelmente atraente. São fáceis de cuidar, especialmente se você prestar atenção ao material de plantio.











