- Acidanthera: descrição e características da planta
- Flores em paisagismo
- Variedades de gladíolo perfumado
- Plantando gladíolos perfumados
- Seleção e preparação do local
- Tratamento pré-plantio de bulbos
- Época e plantio direto da planta
- Cuidando da colheita
- Rega
- Fertilizante
- Afrouxamento e capina
- Proteção contra insetos e doenças
- Hibernação e armazenamento de bulbos no inverno
- Métodos de reprodução
- Sementes
- Crianças
As flores são um belo complemento para qualquer jardim ou quintal, cativando com suas cores vibrantes e aroma rico. Entre as plantas fáceis de cultivar, destaca-se o fragrante gladíolo Acidanthera. Esta flor, com seus belos botões grandes, cresce em um caule alongado e robusto e exala uma fragrância suave e doce. Vale a pena aprender as regras com antecedência. cultivando e cuidando de gladíolos perfumados.
Acidanthera: descrição e características da planta
O fragrante gladíolo é originário da África e cresce em encostas rochosas. A Acidanthera pertence à família das Iridáceas e, em grego, é chamada de "flor pontiaguda" devido ao seu formato. A planta se distingue pelas seguintes características:
- Acidanthera tem um pedúnculo alto e fino (1-1,9 m), com duas folhas pontiagudas e em forma de espada, com 50-65 cm de comprimento. Os brotos flexíveis têm função decorativa.
- O bulbo é pequeno (3-6 cm), redondo, coberto por uma malha acastanhada.
- Grandes brotos se formam no topo do caule, formando uma inflorescência em forma de espiga. Um tubo longo e curvo ajuda os brotos a se fixarem ao caule.
- Acidanthera é caracterizada por um núcleo branco coberto por escamas de malha marrom e folhas verde-escuras brilhantes com bordas lisas.
- As cores das pétalas variam entre branco, amarelo e rosa. Elas podem ser sólidas ou multicoloridas.
A floração do gladíolo começa em agosto-setembro, e as flores caem quando a geada se instala. Durante a floração, as pétalas não caem e emitem um aroma frutado e de mel.
Uma cápsula de semente alongada indica frutos polinizados, que contêm sementes pequenas e ásperas.
Interessante! Na Roma Antiga, acreditava-se que o fragrante gladíolo Acidanthera possuía propriedades mágicas e era especialmente reverenciado pelos gladiadores — eles consideravam os rizomas secos um amuleto e os usavam no pescoço antes de entrar na arena.
Flores em paisagismo
O fragrante gladíolo (Acidanthera) é considerado uma planta perene e frequentemente usado como elemento decorativo em jardins. A Acidanthera é usada para:
- Jardim alpino. Ele imita o mais fielmente possível as condições naturais em que a flor cresce. Jardins alpinos são decorados com flores como ásteres, mimulus, pasqueflowers, chionodoxas, sedums, beldroegas, talictrum, zimbros, thrifts e foxtails.
- Um canteiro rico. Ao formar um canteiro arredondado, coloque o gladíolo perfumado no centro.
- Borda de lago. Com seu caule alto e folhas longas, a flor lembra os juncos usados para decorar lagos artificiais.
- Plantando sob janelas. Abrir a janela em uma noite quente de verão permite que você aprecie o doce aroma dos gladíolos.

A perfumada Acidanthera é a flor de corte mais comum. É plantada ao lado de plantas perenes em tons de vermelho, roxo e rosa. O gladíolo combina bem com ásteres e sálvias.
Variedades de gladíolo perfumado
Os cultivadores costumam oferecer gladíolos sob o nome Muriel. Também está disponível como gladíolo perfumado ou lírio-espada. Acidanthera pode ser:
- bicolor, “clássico” - botões grandes (9-11 cm de diâmetro), com uma mancha vermelho-preta no meio;
- bicolor - o núcleo tem desenhos diferentes;
- tubular curto - a característica distintiva é um tubo pequeno e uma rica tonalidade carmesim;
- tropical - tem uma inflorescência bilateral com cinco flores brancas e manchas vermelhas.
Todos variedades de gladíolos perfumados As Acidanthera são unidas por sua aparência atraente, apresentabilidade, aroma agradável e facilidade de cuidado.

Plantando gladíolos perfumados
Existem dois tipos de plantio: preliminar e primário. Essa combinação promove o crescimento de mudas fortes e resistentes. O plantio preliminar envolve colocar as mudas em um vaso e regá-las. Quando o clima esquenta, a planta é transplantada para o campo aberto.
Importante saber! A Acidanthera é suscetível a ataques de lesmas devido à alta umidade. Em verões chuvosos e frios, a planta pode não florescer.
Seleção e preparação do local
O fragrante gladíolo Acidanthera é plantado em local ensolarado com sombra parcial, protegido de ventos fortes. Em áreas com muita sombra, ele cresce mal e amadurece mal. Os pedúnculos são fortes e não requerem estaqueamento adicional.

O gladíolo prefere solo bem drenado, leve e levemente ácido. Antes do plantio, o solo é cavado, fertilizado, coberto com cobertura morta e regado.
Tratamento pré-plantio de bulbos
Os bulbos secos de Acidanthera devem ser armazenados em temperatura ambiente (+18…25 OC). É altamente recomendável não colocar o material de plantio em ambientes escuros com alta umidade – baixas temperaturas impedirão a floração da Acidanthera.
Se o ar interno estiver seco, embrulhe os bulbos em jornal. Antes do plantio, trate-os com fungicidas para prevenir apodrecimento e doenças.
Época e plantio direto da planta
O gladíolo perfumado é plantado na primavera, após o aquecimento do solo. Jardineiros recomendam o plantio em maio. Como a Acidanthera é acostumada a climas tropicais, ela não tolera o frio. Portanto, os bulbos são desenterrados anualmente, colocados em vasos e armazenados até a primavera seguinte.
O procedimento para o plantio do gladíolo perfumado Acidanthera é realizado da seguinte forma:
- Após selecionar o local, cave um buraco. A profundidade ideal para plantio é de 12 a 15 cm.
- O fundo do buraco é forrado com areia, os bulbos são compactados e polvilhados com terra.
- O plantio é regado com um balde de água.

Para bulbos pequenos, a distância entre eles é de 10-11 cm; para espécimes grandes, recomenda-se deixar uma distância de 16-19 cm.
Cuidando da colheita
Acidanthera não é particularmente exigente em termos de condições de manutenção, mas ainda requer cuidados sistemáticos.
Rega
O fragrante gladíolo Acidanthera prospera com umidade, especialmente durante os dias quentes de verão. Solo seco pode causar o ressecamento dos bulbos. Durante o verão, regue de 2 a 4 baldes a cada 7 dias, mas evite regar em excesso. Após a floração dos botões, reduza a rega. Isso melhora a aparência da flor — ela escurece e sua cor se torna mais vibrante e rica. Para reter a umidade, cubra o solo com grama cortada, turfa ou composto triturado.

Fertilizante
O fragrante gladíolo Acidanthera é alimentado uma vez a cada 14 dias. Recomenda-se combinar a fertilização com a rega. Para isso, é necessário estocar compostos minerais complexos, como nitroammophoska. Se o composto contiver uma alta concentração de amônia, ele promoverá o crescimento do caule e das folhas, enquanto os brotos permanecerão de tamanho médio.
Afrouxamento e capina
Após a rega, solte o solo ao redor do tronco para garantir que o oxigênio chegue aos rizomas. Esse processo de soltura é realizado com uma enxada de três pontas — ela levanta a camada superior do solo com segurança e eficácia, sem danificar os caules e bulbos das flores. Assim que o gladíolo começar a desenvolver ervas daninhas, remova-as. Recomenda-se remover as ervas daninhas no início do ciclo de crescimento, caso contrário, elas roubarão nutrientes e umidade do gladíolo.

Proteção contra insetos e doenças
O gladíolo perfumado tem boa imunidade, mas se plantado perto de outras plantas, há risco de doenças. A acidanthera frequentemente sofre de:
- Oídio. Pode ser tratado com permanganato de potássio (0,5 colher de chá por balde de água). Se o problema persistir, borrife com uma solução de 1,5 colher de sopa de carbonato de sódio, 1 colher de chá de sabão líquido e 5 litros de água.
- Podridão radicular – em estágio avançado, a flor não tem tratamento e deve ser desenterrada e descartada. Como medida preventiva, trate os bulbos com fungicidas antes do plantio.
- Ferrugem e doença do mosaico. Para eliminar a doença no estágio inicial, use enxofre coloidal (1 colher de sopa) e água (1 balde).
O Gladiolus Acidanthera é frequentemente atacado por pulgões, que podem ser controlados com Actellic e Tanrek. Tripes nocivos podem ser controlados com Decis, e as lesmas devem ser coletadas manualmente.

Hibernação e armazenamento de bulbos no inverno
Após a floração, o pedúnculo deve ser cortado — isso é necessário para permitir que o bulbo amadureça. Se as sementes amadurecerem, o gladíolo não armazenará nutrientes em seus rizomas, e os primeiros brotos das sementes aparecerão somente após dois anos.
Para prolongar a estação de crescimento, os gladíolos são protegidos da geada com um material de cobertura, como o lutrasil. Ao primeiro sinal de queda de temperatura, os gladíolos são transferidos para vasos e armazenados em local aquecido até a primavera. O local de armazenamento do material de plantio deve ser quente, seco e bem ventilado.
Em setembro, os bulbos de gladíolo são desenterrados, suas folhas externas são removidas e secos por um mês. Antes da secagem, os bulbos são borrifados com fungicidas secos. Após a secagem, as partes aéreas secas são removidas dos rizomas, embrulhadas em jornal e armazenadas permanentemente. Os bulbos podem ser armazenados em uma caixa com fertilizantes como turfa, perlita ou vermiculita.

Métodos de reprodução
A acidanthera perfumada é propagada por meio de bulbos e brotos. Cada método deve ser considerado separadamente.
Sementes
As sementes de Acidanthera são colhidas em setembro e também podem ser compradas pré-semeadas. O material de plantio é plantado em fevereiro. O fundo do vaso é forrado com terra de jardim misturada com turfa e areia. Recomenda-se pré-aquecer a terra no forno para evitar doenças e insetos.
As sementes devem ser distribuídas uniformemente e cobertas com terra. A plantação é borrifada com um borrifador e coberta com um saco plástico. O solo é regado regularmente e o vaso é colocado em um local aquecido. Os brotos começarão a crescer em 14 a 21 dias. Os brotos são transplantados para vasos individuais e cultivados por 2 a 3 anos. Os brotos formados devem florescer, fortalecer-se e crescer. Depois disso, estão prontos para o plantio em campo aberto.
Crianças
Durante a estação de crescimento, o bulbo-mãe produz de 3 a 4 brotos. Se bem cuidados, eles amadurecem e se tornam adequados para plantio individual. Na primavera, são separados e colocados em um buraco de 5 a 9 cm de profundidade. Depois, são cuidados como uma planta adulta.











