Qual é a melhor época para replantar hostas no outono? Regras e erros.

Uma herbácea perene pertencente à família dos aspargos, a hosta é frequentemente usada para decorar jardins. Embora o arbusto possa crescer no mesmo local por 15 a 20 anos, ele precisa ser realocado periodicamente para manter suas qualidades decorativas. A hosta é replantada tanto na primavera quanto no outono. Cada estação tem suas vantagens e desvantagens.

A necessidade de replantar a hosta

À medida que esta herbácea perene se desenvolve e cresce, forma um arbusto compacto e atraente, enquanto seu poderoso sistema radicular se expande rapidamente. Durante o primeiro ano após o plantio, a planta nunca deve ser dividida ou replantada. Esse processo começa quando a hosta atinge 5 a 6 anos de idade.

A razão pela qual uma planta precisa de um novo local é porque, ao longo de vários anos de cultivo na mesma área, ela absorve todos os nutrientes do solo. Depois, em solo esgotado, ela cresce e se desenvolve mal e começa a sofrer com doenças. Solos pobres em nutrientes também afetam a exuberância de suas flores.

Razões pelas quais uma planta precisa ser movida para outra área:

  • arbusto muito denso;
  • local de pouso inicialmente escolhido incorretamente;
  • a necessidade de propagação de hosta;
  • remodelação de uma casa de veraneio;
  • com a finalidade de prevenir doenças e pragas.

transplante de hosta

Como determinar quando é hora de replantar uma planta

As hostas geralmente são replantadas quando atingem quatro anos de idade. Se você escolher uma hosta com mais de seis anos, retirá-la do solo pode ser bem difícil.

Sinais externos da cultura que os jardineiros procuram:

  • crescimento e desenvolvimento lento do arbusto;
  • suscetibilidade frequente a doenças e ataques de pragas;
  • falta de floração abundante.

Quando ocorrem as operações de plantio?

Qualquer época, exceto a estação de crescimento ativo e o período de dormência, é adequada para o replantio de plantas perenes. O jardineiro escolhe o momento exato com base nas condições climáticas da região de cultivo. Por exemplo, na região de Moscou, o procedimento é recomendado no outono, enquanto nos Urais e na Sibéria, na primavera, permitindo que a planta se adapte ao clima frio do verão.

Primavera

Benefícios do trabalho de primavera:

  • como durante esse período a planta começa a liberar seiva ativamente, ela criará raízes mais rapidamente em uma nova área;
  • Em abril, as geadas e as chuvas fortes diminuem, mas ainda não há calor, então você pode trabalhar até os primeiros dias de junho;
  • No início do verão, a planta terá desenvolvido um sistema radicular, facilitando sua adaptação ao novo local.

Não é recomendado replantar no final do primeiro mês de verão, pois o calor extremo impedirá que a planta crie raízes adequadamente.

transplante de hosta para outro local no outono

Outono

O trabalho de outono começa no final de agosto e continua até o final de setembro. Nas regiões do sul, esse período pode se estender até o início de outubro, quando o inverno chega mais tarde.

Os jardineiros consideram as seguintes vantagens de replantar hostas no outono:

  • Algumas variedades de hosta, como Siebold ou Tokudama, não formam raízes na primavera e, portanto, não criarão raízes quando transplantadas;
  • Tendo sobrevivido ao inverno, a planta ficará mais forte;
  • Doenças durante o período de geada não danificarão a cultura transplantada.

transplante de hosta para outro local no outono

As hostas floridas precisam ser replantadas?

É possível replantar uma planta perene que entrou no período de floração, mas esse procedimento só é realizado por jardineiros que cultivam hostas há muitos anos.

O arbusto é retirado do solo e dividido de modo que um pequeno pedaço de terra permaneça em cada divisão.

Após o transplante, as hostas são regadas generosamente. Recomenda-se deixar apenas algumas folhas em cada muda; isso reduzirá a evaporação da umidade e promoverá o desenvolvimento ativo das raízes. As hostas transplantadas devem ser protegidas do sol escaldante com telas de madeira.

Seleção e preparação de um novo local

Na natureza, a hosta prefere lugares em várzeas de rios, por isso é necessário escolher um local ensolarado na primeira metade do dia e sombreado à tarde.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Nos últimos anos, os criadores desenvolveram muitos híbridos que prosperam igualmente bem tanto na sombra quanto no sol, então eles se concentram nas características da variedade existente.

Para garantir que a hosta se estabeleça rapidamente em seu novo local, selecione um local com solo argiloso e rico em húmus. Colocar a planta em solo arenoso fará com que o arbusto perca as folhas devido à falta de nutrientes e umidade. Solo argiloso, por outro lado, promove o apodrecimento das raízes devido à falta de drenagem.

Antes de começar a trabalhar, cave o solo do jardim, remova as ervas daninhas e deixe-o descansar por uma semana. Se for replantar no outono, evite fertilizar, pois isso estimulará um crescimento vigoroso antes que o tempo frio chegue.

Métodos e tecnologia de transplante

Antes de plantar as hostas, cave buracos com 20 cm a 1 metro de distância (dependendo da variedade). Os buracos devem ser um pouco mais profundos que o sistema radicular da planta. Coloque uma camada de drenagem de cascalho fino ou tijolo quebrado no fundo e adicione uma pequena quantidade de composto (se for replantar na primavera).

Para mover os arbustos corretamente para um novo local, siga o seguinte algoritmo:

  • Se o arbusto inteiro for movido, cave cuidadosamente ao redor dele por todos os lados e remova-o junto com o torrão. Para evitar danificar as raízes, use um garfo de jardim em vez de uma pá. Transfira o arbusto para o local selecionado e cubra-o com solo da mesma composição do local anterior.
  • Se decidir dividir o arbusto, lave as raízes em água corrente, remova as raízes secas e danificadas e apare levemente as restantes. Para desinfetar, mergulhe o sistema radicular em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora. Em seguida, divida cuidadosamente as raízes em várias seções com uma faca e trate as áreas cortadas com carvão. Em seguida, plante as divisões nos buracos preparados.

transplante de hosta para outro local no outono

Cuidados pós-procedimento

Os cuidados pós-transplante com as hostas dependem de quando o transplante foi realizado. Na primavera e no verão, a planta requer rega regular — pelo menos a cada 10 dias —, além de adições de nutrientes, capina e afrouxamento do solo, além de tratamentos preventivos contra insetos. Se a hosta foi transplantada antes do inverno, não é necessário fertilizante. A planta precisa de proteção contra geadas. Agrotêxteis naturais são usados ​​para esse fim. Se os invernos na região forem amenos, basta cobrir as mudas com folhas secas e ramos de abeto.

Não é recomendado usar materiais sintéticos para isolamento, pois os arbustos apodrecerão sob eles durante os períodos de degelo.

Erros de jardineiros novatos

Ao transplantar hostas pela primeira vez, jardineiros inexperientes cometem vários erros comuns:

  • tentando replantar plantas com menos de 4 anos;
  • não cumprir os prazos recomendados;
  • mova os arbustos para o local onde as hostas já estavam crescendo;
  • eles fazem estacas muito pequenas e têm dificuldade de se adaptar a uma nova área;
  • use ferramentas não desinfetadas ao dividir o rizoma.

Se você abordar o processo de replantio da hosta de forma responsável, os arbustos decorarão a área por muito tempo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata