- Características da íris reticulada
- Condições ótimas
- Use para decoração de canteiros de flores
- Variedades populares
- Híbrido Catarina Hodgkin
- Íris da Sra. Dunford
- Natasha
- Joyce
- Jenin
- Paulina
- Harmonia
- Plantio e cuidados em campo aberto
- Seleção do local e preparação do solo
- Esquemas e épocas de plantio de bulbos
- Regar e fertilizar
- Tratamentos preventivos
- Aparar
- Preparando-se para a estação fria
- Métodos de reprodução
- Problemas e soluções
A íris reticulata é uma das plantas favoritas dos jardineiros que cultivam bulbos perenes. Esta planta esteticamente agradável e atraente fica linda em canteiros e encanta os olhos durante todo o seu longo período de floração. Antes de plantar e cuidar da íris reticulata, é importante que todo jardineiro se familiarize com as características e necessidades da planta.
Características da íris reticulada
Íris reticuladas também são conhecidas como "iridodictyum" ou "reticuladas". Você também pode encontrar "union" e "xiphium" nos catálogos de empresas renomadas de plantas ornamentais. Esta planta é comumente chamada de íris-de-neve devido à sua floração precoce. Seu exotismo é tão pronunciado que alguns especialistas confundem íris reticuladas com orquídeas.
Esta planta é caracterizada como um pequeno bulbo, com no máximo 17 cm de altura. Suas folhas têm um formato incomum em forma de sovela, o que a distingue de outras variedades. É apreciada pelos jardineiros por sua floração precoce, com botões elegantes e multicoloridos, com cerca de 6 a 8 cm de diâmetro. Não aparecem mais do que duas flores em um único caule. A cor das pétalas varia dependendo da cultivar; algumas variedades apresentam padrões únicos e toques de vários tons.
Variedades comuns incluem íris com cores branca, vermelha, rosa, azul e roxa.
Após a floração, pequenas vagens de sementes se formam nos arbustos de Iris reticulata. Estas são colhidas no verão e plantadas imediatamente. Quando o clima esquenta, o broto para de florescer, seca e toda a parte aérea murcha. Na segunda metade do verão, a planta entra em dormência. A Iris reticulata forma em média quatro novos bulbos por ano. O material de plantio é um pequeno bulbo, com 3 cm de comprimento e 1,5 cm de diâmetro. A cobertura superficial é uma bainha fibrosa reticulada, que dá nome à espécie.

Condições ótimas
No momento do plantio, é necessário levar em consideração as condições ideais para a germinação das íris reticuladas, a fim de cumprir corretamente todas as normas agrícolas:
- localização ensolarada;
- solo solto, fértil e arenoso;
- solo neutro e alcalino;
- falta de água subterrânea;
- hibernação com abrigo ou colocação dos bulbos em local seco.
Mesmo que a planta possa ser encontrada na natureza, é importante seguir todos os requisitos ao cultivá-la.
Use para decoração de canteiros de flores
As íris reticuladas não necessitam de grandes áreas devido à sua floração precoce. Paisagistas utilizam essas plantas para decorar diversas composições de jardins, bem como jardins alpinos e canteiros de flores. Ao criar um paisagismo, os especialistas geralmente se orientam não apenas por suas próprias preferências estéticas, mas também pelas características e necessidades da planta. Por exemplo, se as íris preferem um ambiente de solo neutro, suas vizinhas também devem prosperar em condições semelhantes. Vizinhos potenciais para íris reticuladas incluem açafrões e plantas perenes com sistemas radiculares pequenos que não se espalham muito e danificam o bulbo.

Variedades populares
Existem diversas variedades de íris reticuladas que são particularmente populares entre jardineiros devido às suas características individuais e incomuns.
Híbrido Catarina Hodgkin
Este híbrido foi desenvolvido na década de 1960 e ainda é considerado o mais refinado entre as íris reticuladas. Sua principal característica são as flores grandes, que chegam a 10 cm de diâmetro. As pétalas são tingidas de azul e exalam uma fragrância refrescante.
A variedade é resistente a flutuações bruscas de temperatura e pode crescer em solos úmidos. Pode sobreviver em um local por até cinco anos, após os quais requer replantio imediato.
Íris da Sra. Dunford
Esta planta de floração precoce floresce já em meados de abril. O arbusto atinge apenas 10 cm de comprimento. Devido ao seu pequeno tamanho, pode ser plantada em vasos pequenos. Apenas 1,5 mês após o plantio, pétalas amarelas aparecem nas mudas. Esta variedade apresenta muitas vantagens e características distintivas:
- tamanho miniatura;
- esterilidade dos brotos;
- ausência de pétalas na fileira superior;
- resistência à geada e alta umidade.

A variedade é adequada para cultivo em vasos em casa e em campo aberto.
Natasha
A variedade mais resistente à geada de todos os tipos de íris. A altura do arbusto varia de 15 a 25 cm. Esse número depende das condições de cultivo, pois é maior em estufa do que em campo aberto. Este tipo de íris floresce tardiamente, começando na terceira década de maio e durando até 30 dias, até que uma seca severa se instale. Durante o verão, os brotos da planta morrem completamente e a rebrota só é possível na primavera seguinte.
Joyce
Uma variedade única que surpreende jardineiros e entusiastas com sua aparência e floração precoce. Os primeiros brotos de íris Joyce podem ser vistos emergindo já a 5-6 graus Celsius, após o derretimento da neve. Isso geralmente ocorre em março, mas em invernos rigorosos, esse processo pode durar até abril. Entre as características mais notáveis da variedade estão a bela cor azul da corola, de até 8 cm de altura, e seu crescimento vigoroso, atingindo 10 cm em um curto período. Ela cresce em um local por no máximo 4 anos.

Jenin
A floração começa já em abril e dura mais de um mês. A planta é um arbusto em miniatura de até 15 cm de altura. O diâmetro da inflorescência é de 6 a 8 cm. A planta tolera bem geadas noturnas e cresce bem em canteiros abertos e em vasos dentro de casa.
Paulina
A variedade Pauline supera outras variedades em sua atratividade. Sua floração começa a encantar os olhos já nos primeiros dez dias de março. O bulbo é ovoide, ligeiramente alongado, com uma superfície carnuda coberta por escamas densas. As folhas alongadas e verde-vivo harmonizam-se perfeitamente com o caule robusto e elegante, de até 25 cm de altura. A flor é roxa, com aproximadamente 9 cm de diâmetro.
Importante! Não plante antes de meados de setembro, pois esta variedade não tolera bem as flutuações de temperatura e precisa de tempo para se estabelecer.
Harmonia
O aparecimento precoce dos brotos atrai a atenção de muitos jardineiros. A floração começa em meados da primavera, assim que as geadas noturnas diminuem ligeiramente. Brotos em miniatura, com 1,5 cm de diâmetro, cobrem todo o arbusto em miniatura. O bulbo tolera bem o inverno, pois é coberto por escamas duráveis, que protegem o material de plantio do congelamento. Suas cores são cativantes, variando de vermelho, laranja, roxo, amarelo, branco-neve e azul. Menos comumente, aparecem pétalas com coloração bilateral.

Plantio e cuidados em campo aberto
Antes de cultivar íris reticuladas, é importante se familiarizar com as regras de plantio e cuidados com elas em um canteiro aberto para obter os resultados desejados e aproveitar suas flores encantadoras na primavera.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de plantar, escolha o local certo e prepare o solo. Íris reticuladas prosperam em solo com pH não superior a 6,8. Se o bulbo for colocado em solo muito ácido, a planta não florescerá e o arbusto atingirá seu tamanho máximo. Nesse caso, recomenda-se adicionar cinzas, giz e cal ao solo. Solo seco e arenoso é o melhor para o plantio.
Dica! Não é recomendado plantar em solo pesado e rico em minerais, pois a planta crescerá lentamente nessas condições. Para um melhor crescimento, você pode enriquecer a área com matéria orgânica.

Esquemas e épocas de plantio de bulbos
O plantio de bulbos de íris reticulada geralmente é feito nos últimos dez dias do verão e continua até meados do outono. Não adie esse processo, pois a planta pode não se estabelecer adequadamente e não sobreviver. Para isso, cave o número necessário de buracos, cada um com 10 cm de profundidade, mas para bulbos maiores, aumente os buracos em 3 a 5 cm.
A distância entre as plantas deve ser em média de 20 cm, embora seja possível menos. No entanto, plantá-las muito próximas retardará o crescimento e a floração.
Regar e fertilizar
A íris reticulata requer regas regulares e nutrição adequada para garantir um crescimento e desenvolvimento vigorosos. Ao regar, lembre-se de não manter o solo constantemente molhado, pois isso causará o apodrecimento do sistema radicular e a morte da planta. Regar a planta de 2 a 3 vezes por semana com água morna é suficiente.
Íris reticuladas são sensíveis a produtos químicos, por isso fertilizantes naturais são recomendados. Para isso, você pode usar matéria orgânica e, se necessário, combinar composto, húmus e cinzas.
A fertilização deve começar no segundo ano. Também é recomendável aplicá-la após a floração, no final do verão, pois é o período em que a planta repõe nutrientes e se prepara para o inverno.

Tratamentos preventivos
Jardineiros que apreciam a floração precoce das íris reticuladas há anos frequentemente encontram doenças comuns. Para eliminar patógenos e pragas o mais rápido possível, é importante seguir medidas preventivas regularmente.
Medidas preventivas contra doenças e pragas:
- regar a planta corretamente para proteger a cultura da bacteriose;
- tratar com vários preparados inseticidas para repelir insetos transmissores de doenças;
- Cave e solte o solo, misturando-o com amônia para neutralizar os grilos-toupeira.
Para evitar infecções bacterianas e fúngicas, é importante aderir a todas as práticas agrícolas e realizar prontamente medidas preventivas adicionais usando substâncias naturais ou sintéticas.
Aparar
Quando a parte aérea da planta seca, é preciso cortá-la. Para isso, use tesouras de poda ou tesouras comuns.

Preparando-se para a estação fria
Antes do início do tempo frio, recomenda-se preparar a planta. Para isso, apare os arbustos e cubra-os com um material de cobertura especial. Palha, folhas secas ou galhos de árvores podem ser usados como material de cobertura, espalhando-os sobre o canteiro em uma camada de 2 a 5 cm. Isso ajudará a absorver o excesso de umidade durante o degelo e protegerá os bulbos de geadas severas.
Dica! Muitos jardineiros recomendam desenterrar e secar bulbos de íris reticulados para evitar manchas de tinta. É importante armazenar os espécimes desenterrados em local fresco e seco.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos de propagação de íris reticuladas, mas muitos jardineiros preferem o método de sementes. Para isso, você precisa de:
- Colete íris maduras e extraia as sementes maduras.
- Coloque-as em um pequeno vaso de flores e encha com água.
- Deixe de molho por 3 dias e espere até que brotem.
- Plante a semente no solo no outono ou na primavera, quando o solo estiver bem aquecido.
- As mudas crescerão e começarão a florescer somente após 2 a 3 anos.

Às vezes, espécimes cultivados a partir de sementes perdem suas características varietais, o que faz com que novas características distintivas apareçam.
Problemas e soluções
O principal problema com o cultivo de íris reticuladas é a falta de floração. Essa anomalia ocorre com plantios profundos, congelamento dos bulbos durante o inverno, luz insuficiente e crescimento excessivo das raízes. Jardineiros também frequentemente se deparam com podridão bacteriana e podridão mole e se perguntam como proteger suas flores dessas doenças. Isso requer a aplicação oportuna de fertilizantes minerais à base de fósforo e potássio e o afrouxamento regular do solo.
Para evitar problemas ao cultivar íris reticuladas, escolha um local de plantio com solo rico em nutrientes; isso garantirá o desenvolvimento da planta. Além disso, cuide e dê atenção à planta, e ela o recompensará com flores exuberantes.











