Qual é a melhor época para transplantar íris e como fazê-lo corretamente, cuidados após o procedimento

As íris são replantadas para rejuvenescer a flor. Este procedimento é realizado a cada 3-4 anos. Se não forem replantadas, as íris deixarão de florescer após 5 anos. Embora o procedimento seja relativamente simples, várias regras importantes devem ser seguidas durante o replantio. Além disso, recomenda-se replantar durante a estação mais favorável.

Por que as íris são transplantadas para um novo local?

Como já mencionado, os jardineiros recomendam o replantio de íris a cada 3-4 anos. Isso é necessário porque o sistema radicular da planta é fraco. Se deixadas crescendo no mesmo local por muito tempo, as íris primeiro param de florescer e depois morrem.

O replantio é necessário porque, à medida que a planta se desenvolve, surge uma nova raiz, que consome muitos nutrientes. Portanto, após 3 a 5 anos, as íris morrem mesmo com geadas leves.

Alguns jardineiros recomendam o replantio da planta a cada 1 ou 2 anos. No entanto, esse procedimento não é necessário com tanta frequência. Durante os três primeiros anos, o sistema radicular da planta tolera bem geadas e outros estresses ambientais.

Qual é a melhor época para replantar íris?

O momento do plantio e do replantio depende da região de cultivo. Na região de Moscou, esse procedimento é recomendado na primavera, pois o sistema radicular da planta tem tempo de se estabelecer no novo local antes do início da geada. Nas regiões do sul, o replantio também é feito no outono. No entanto, essas são regras gerais que se aplicam a todas as plantas. Uma abordagem diferente é usada para íris. Para garantir que a planta esteja totalmente estabelecida em seu novo local, o replantio é recomendado:

  • no início de setembro (para a Sibéria);
  • em meados de setembro (para a região de Moscou);
  • no final do verão (para a região de Leningrado);
  • em outubro (para regiões do sul).

transplante de flores

As íris podem ser replantadas na primavera e no verão. No entanto, o outono é considerado a época ideal.

Vantagens e desvantagens do plantio de primavera

A maioria dos jardineiros prefere plantar (replantar) suas plantas na primavera, pois isso dá tempo suficiente para que a planta crie raízes em seu novo local. No entanto, realocar íris durante esse período não é recomendado porque:

  • na primavera, a parte aérea da flor se desenvolve ativamente, o que faz com que o sistema radicular não consiga sustentar a planta;
  • com o início do tempo quente, o número de microrganismos e micróbios patogênicos aumenta drasticamente;
  • Na primavera, os jardineiros se concentram principalmente em frutas e vegetais, deixando pouco tempo para flores;
  • Antes do início do verão, geadas noturnas não são incomuns em latitudes médias e setentrionais.

Devido às circunstâncias acima, é recomendável plantar íris em maio.

transplante de flores

Prós e contras do plantio de outono

Jardineiros experientes insistem que é melhor replantar íris no outono. Este procedimento deve ser realizado em setembro. Em outubro, assim como em novembro, geadas noturnas (e, menos comumente, geadas diurnas) são possíveis. Também não é recomendado plantar íris no final de setembro (se o procedimento for realizado em latitudes médias e setentrionais). Caso contrário, a planta não terá tempo suficiente para se estabelecer em seu novo local.

A principal vantagem do replantio no outono é que a parte aérea da planta não se desenvolve durante esse período. Isso garante que as raízes recebam nutrientes suficientes para o crescimento.

O procedimento pode ser realizado no verão?

No início do verão, o sistema radicular das íris está se desenvolvendo ativamente. Portanto, ao escolher essa época para o replantio, recomenda-se realizar o procedimento na segunda quinzena de junho. Tais procedimentos não devem ser realizados em julho, pois o calor enfraquece a planta e a impede de se estabelecer no novo local. Jardineiros recomendam o replantio em agosto. Este mês é considerado o mais favorável, pois a parte aérea da planta parou de se desenvolver e as primeiras geadas ainda estão a mais de um mês e meio de distância.

transplante de flores

Como replantar uma planta corretamente

As íris são plantas que adoram o sol. Recomenda-se replantá-las em locais ensolarados. Também é importante garantir umidade adequada. Elas também devem ser plantadas em áreas bem ventiladas, protegidas de fortes rajadas de vento.

Preparando a flor e o solo

Você não pode plantar uma flor em:

  • solos pantanosos;
  • em locais onde as águas subterrâneas estão localizadas próximas à superfície;
  • solo pesado e ácido.

Solo argiloso com pH neutro é considerado ideal. Duas semanas antes do replantio planejado, o solo deve ser escavado a uma profundidade de 20 centímetros com uma pá. Em seguida, adicione uma mistura de areia e turfa e, se o solo for ácido, adicione também cal.

Alguns dias antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com fertilizante mineral, também recomendado para acelerar o desenvolvimento das íris. As ervas daninhas também devem ser removidas da área onde as flores crescerão.

bulbo de íris

Recomenda-se desenterrar as íris com um forcado. Isso preservará a maior parte das raízes. Para ajudar a planta a se estabelecer no novo local, evite aplicar fertilizante por 1,5 a 2 meses. O bulbo desenterrado deve então ser enxaguado. Raízes danificadas e secas devem ser removidas.

Em seguida, as folhas são aparadas em dois terços. Por fim, as raízes são desinfetadas com uma solução fraca de permanganato de potássio ou outra solução similar.

Divisão do rizoma

Os rizomas desenterrados devem ser divididos em várias partes, removendo os brotos velhos. Para isso, utiliza-se uma faca afiada. O material de plantio é dividido de forma que cada parte contenha vários brotos, um leque de folhas e uma raiz desenvolvida de até 10 centímetros de comprimento. Após esse processo, a íris é tratada com cinzas ou permanganato de potássio.

Plantando no chão

As íris são transplantadas de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Um buraco de até 10-12 centímetros de profundidade é cavado no solo preparado, no fundo do qual é despejado um monte de terra de 2-3 centímetros de altura.
  2. O material de plantio é colocado no centro do morro e as raízes são distribuídas ao longo das bordas.
  3. O buraco é preenchido com terra para que, após regar a planta, o colo da raiz permaneça acima da superfície do solo.

plantando flores

Ao replantar, é preciso manter uma distância de 10 a 35 centímetros entre os buracos (quanto maior a flor, mais longe a planta deve ser colocada).

Levamos em consideração as nuances para diferentes variedades

Como mencionado acima, ao plantar flores, é importante considerar a variedade. Algumas variedades preferem locais ensolarados, enquanto outras preferem sombra. Portanto, antes de replantar íris, é importante se familiarizar com as características da flor específica.

Bulboso

As íris bulbosas são replantadas de acordo com o algoritmo descrito. Esta variedade de flor tem os mesmos requisitos de área de cultivo que outras variedades populares.

Siberiano

As variedades siberianas se distinguem por seus sistemas radiculares robustos, que exigem regas frequentes. No entanto, o excesso de água no solo favorece o surgimento de doenças fúngicas e pode matar a íris. O sistema radicular robusto garante a estabilidade da flor mesmo com ventos fortes.

transplante de flores

As variedades siberianas preferem crescer em áreas sombreadas, perto de arbustos ou árvores. Este tipo de planta requer replantio a cada 10 anos. Devido às raízes extensas das íris siberianas, elas devem ser espaçadas em 35 centímetros durante o plantio. Além disso, para evitar que a flor morra no novo local, deve-se adicionar composto ao buraco preparado.

Barbudo

As variedades de íris barbada são propagadas dividindo o arbusto em várias partes. As folhas dessas flores são aparadas a dois terços do seu comprimento original. Ao dividir as íris barbadas, é importante lembrar de deixar pelo menos um ramo com um ano de idade em cada rizoma. Isso determina a sobrevivência da planta em seu novo local.

Cuidados pós-procedimento

As íris replantadas devem ser regadas novamente após 3 a 4 dias (presumindo que não tenha havido precipitação). Para garantir que a planta se estabeleça com sucesso em seu novo local, o solo ao redor do arbusto deve ser capinado várias vezes antes do início do tempo frio. Este procedimento é melhor feito manualmente, pois as raízes estão localizadas próximas à superfície do solo.

lindo caramelo

Mesmo após o plantio no outono, as íris podem sobreviver ao inverno ao ar livre. No entanto, alguns dias antes do início do tempo frio, cada arbusto deve ser coberto com galhos de abeto, turfa ou folhas caídas. Após o derretimento da neve na primavera, a cobertura deve ser removida imediatamente. Os primeiros brotos verdes aparecerão em poucos dias. Independentemente da variedade, as íris não devem ser fertilizadas com esterco. Isso matará a planta. Isso ocorre porque os componentes contidos no esterco causam queimaduras nas raízes e no tronco.

Se as regras acima forem seguidas, as partes aéreas das íris começam a crescer ativamente com a chegada da primavera. Os primeiros brotos aparecem após 1,5 mês. O sistema radicular começa a se desenvolver rapidamente do início a meados de julho. Durante esse período, novas raízes são formadas, que produzirão flores no ano seguinte.

Com o início do outono, as folhas da íris são aparadas quase até o chão e as partes danificadas são removidas. Esses danos prejudicam o crescimento da planta e podem matar a flor. A poda é recomendada em outubro (ou em outro mês, 3 a 4 semanas antes da primeira geada).

transplante de flores

Prevenção de doenças durante o transplante

A prevenção de doenças consiste em tratar o material de plantio com uma solução fraca de permanganato de potássio, cinzas de madeira ou produtos especializados disponíveis em lojas de jardinagem. Ao mesmo tempo, recomenda-se a remoção de ervas daninhas do canteiro. Além disso, os brotos que surgem na primavera devem ser tratados com fungicidas. Este procedimento deve ser concluído 1,5 mês antes da floração.

Quando as flores transplantadas florescerão?

As primeiras flores aparecem em uma íris transplantada após a formação de pelo menos oito folhas verdes no caule. Isso ocorre em até 1,5 mês.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata