Época e regras para replantio de tulipas no outono, cuidados adicionais

O replantio de bulbos de tulipas é uma etapa importante no cuidado com as plantas, garantindo florações abundantes e a saúde da planta na próxima estação. Como essas flores estão entre as primeiras a agraciar os jardineiros com seus botões, é importante realizar o procedimento corretamente para acelerar a floração na primavera. Embora o replantio de tulipas possa ser feito na primavera, floristas experientes recomendam fazê-lo no outono.

Por que as tulipas são replantadas?

As tulipas, embora sejam consideradas perenes, requerem replantio anual. Apenas algumas variedades, como as tulipas Kaufmann, são menos exigentes e podem florescer e prosperar no mesmo local por dois ou três anos sem problemas.

Outras variedades de prímula precisam ser movidas para outra área por uma série de razões:

  1. Quando deixadas no mesmo lugar por muito tempo, as variedades de tulipas começam a se degenerar — os botões ficam menores e suas características desaparecem.
  2. Ao replantar, remova os bulbos doentes e separe os bulbos jovens para garantir o desenvolvimento normal da planta.
  3. Neste ponto, fertilizantes são adicionados para melhorar a qualidade do solo.

Quando as tulipas precisam ser replantadas?

Jardineiros experientes identificam vários sinais que indicam que as tulipas precisam ser replantadas em um novo local:

  1. A floração pode ser escassa ou até mesmo cessar completamente.
  2. Pétalas e botões de flores ficam deformados.
  3. Espessamento das plantações e forte crescimento de tulipas em um canteiro de flores, o que leva à nutrição insuficiente das plantas.
  4. A necessidade de propagar uma variedade rara.
  5. Doenças frequentes que afetam as flores mesmo com tratamentos preventivos.

replantio de tulipas

Momento ideal

Ao longo da estação de crescimento, as tulipas podem ser replantadas na primavera ou no outono. Esta última opção é mais comumente usada por jardineiros devido às suas inúmeras vantagens.

Antes da floração

Na primavera, as tulipas são replantadas quando a neve derrete e o solo aquece. Isso normalmente ocorre em meados de abril, mas esse período varia dependendo da zona climática. Este transplante de primavera tem várias vantagens significativas:

  1. Antes de começar o trabalho, o solo tem tempo para aquecer adequadamente.
  2. Variedades que gostam de calor não morrerão, o que pode acontecer durante o replantio no outono.

No entanto, o trabalho de primavera também tem suas desvantagens: muitas das tulipas transplantadas florescerão apenas no ano seguinte.

Após a floração

O transplante no outono tem muitas outras vantagens:

  1. Durante a estação fria, os bulbos das plantas têm tempo para criar raízes completas em um novo local.
  2. Após o término do período de floração, o material de plantio fica repleto de componentes úteis.
  3. O trabalho de outono não afeta o período de floração e, com a chegada da primavera, os botões encantam os jardineiros com sua aparência decorativa.
  4. A fase de crescimento ativo começa na primavera, sem adaptação ao novo local.

Entre as deficiências do trabalho realizado no outono, destaca-se a possibilidade de morte de variedades amantes do calor.

Época e regras para replantio de tulipas no outono, cuidados adicionais

Atenção! As tulipas não podem ser replantadas durante o período de floração.

Regras para replantar plantas em um novo local

O processo consiste em várias etapas, e é importante seguir as recomendações dos jardineiros para que, após o transplante, as plantas criem raízes rapidamente no novo local.

Nós desenterramos os bulbos

Recomenda-se desenterrar o material de plantio de tulipas em tempo seco e ensolarado. Se você desenterrar os bulbos durante a chuva, eles apodrecerão. Pare de regar as plantas uma semana antes da data planejada para a escavação.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Para realizar o procedimento, utilize um garfo de jardim para desenterrar cuidadosamente os bulbos, capturando uma pequena área de solo ao redor da planta.

Recomenda-se iniciar este trabalho após dois terços do caule estarem amarelados. Após esse período, os bulbos são armazenados em ambientes internos, em caixas ventiladas. Se deixados no solo até o replantio no outono, eles não se estabelecerão no novo local.

Secagem

Após a remoção do material de plantio do solo, ele é seco. Para isso, use pequenas caixas de madeira com fundo de tela. Os bulbos são dispostos em 2 a 3 camadas e colocados ao ar livre, sob uma cobertura. É importante manter o material longe da luz solar direta e da umidade durante o processo de secagem.

O processo de secagem leva cerca de uma semana, após o qual escamas secas e restos de raízes e caules velhos são removidos dos bulbos.

Nós processamos antes do plantio

Tratar os bulbos de tulipa antes do plantio ajuda a protegê-los de doenças fúngicas e pragas. Mergulhe os bulbos em uma solução diluída de permanganato de potássio por 30 minutos. Se os bulbos apresentarem sinais de danos, apare-os e mergulhe-os em uma solução de permanganato de potássio ou fungicida diluído. Recomenda-se plantar esses bulbos separadamente dos saudáveis.

bulbos de tulipa

Pouso direto em outro local

Antes de plantar bulbos em um novo local, é necessário preparar o local. Escolha um local para o canteiro onde os bulbos não tenham sido cultivados nos últimos dois anos. Solte o solo até uma profundidade rasa e remova as raízes das ervas daninhas. Em seguida, cave buracos, cada um com cerca de 3 a 4 cm de profundidade e espaçados 30 cm entre si. Coloque uma camada de 3 cm de material de drenagem, como pedrinhas ou areia de rio lavada, no fundo de cada buraco. Coloque os bulbos no lugar, pressione-os levemente e cubra com o restante do solo fértil. Não é necessário regar ao plantar tulipas no outono. Isso só deve ser feito se não tiver chovido por uma semana.

Cuidados adicionais

O cuidado agrotécnico com flores transplantadas consiste em várias etapas:

  1. Aplicação de cobertura morta. Aparas de madeira ou agulhas de abeto são usadas como camada de cobertura morta. Este procedimento ajuda a isolar os bulbos durante o inverno.
  2. Irrigação. Tulipas transplantadas requerem rega adicional apenas se houver falta de precipitação natural. Assim que as primeiras geadas noturnas chegam, esse procedimento é interrompido para evitar danos aos bulbos.
  3. Assim que os primeiros brotos aparecerem na primavera, é necessário começar a soltar o solo e remover ervas daninhas para evitar que roubem os nutrientes das flores. Este trabalho deve ser feito após cada chuva ou irrigação.
  4. Durante o período de germinação das tulipas, é necessário adicionar fertilizantes contendo nitrogênio ao solo que promovam a vegetação ativa.

Erros comuns de jardineiros iniciantes

Amantes inexperientes de flores frequentemente cometem erros ao replantar tulipas. O erro mais comum é replantar durante o período de floração. Mesmo que o replantio seja urgente, ainda é necessário esperar até o final do período de floração, caso contrário, as plantas não sobreviverão ao procedimento e não se estabelecerão no novo local.

Outro erro é não armazenar o material de plantio na temperatura recomendada. Se a temperatura ultrapassar 30 graus Celsius, os botões florais morrerão e o jardineiro não terá floração abundante na primavera. A alta umidade também afeta negativamente os bulbos, levando ao desenvolvimento de mofo e doenças fúngicas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata