- Características da variedade Abbotswood
- Vantagens e desvantagens do cultivo
- Exemplos de uso em paisagismo
- Especificidades do plantio de uma planta
- Preparando o local e o material de plantio
- Datas e padrões de plantio
- Recomendações para cuidados com as culturas
- Rega
- Cobertura superior
- Afrouxamento e capina do solo
- Aparar
- Transferir
- Devo cobri-lo para o inverno?
- Pragas e doenças da flor
- Como propagar a cinquefoil de Abbotswood
- Dividindo o mato
- Estacas
- Camadas
Jardineiros apreciam a Potentilla por suas flores abundantes e duradouras e pelas propriedades curativas do chá feito a partir dela. A Potentilla arbustiva de Abbotswood é plantada em bordaduras, sebes, isoladamente ou em combinação com outras plantas. Abaixo, você encontra instruções de plantio, vantagens e desvantagens de seu cultivo e exemplos de seu uso em paisagismo.
Características da variedade Abbotswood
O cinquefoil de Abbotswood é um arbusto perene que atinge aproximadamente 100 centímetros de altura. Sua copa se estende por até 1,2 metro. Seu crescimento é especialmente rápido nos primeiros anos. Pode sobreviver no mesmo local por 25 a 30 anos. A floração começa em junho e continua até meados do outono. As pétalas dos botões são em tons de branco. As flores, com 2 a 2,5 centímetros de diâmetro, estão reunidas em cachos. As folhas verde-claras são lanceoladas e não medem mais de 3 centímetros de comprimento.
O cinquefoil arbustivo possui um forte sistema imunológico. Raramente é suscetível a doenças e pragas. O arbusto pode suportar temperaturas de até -40 °C e secas de curta duração. Desenvolve-se bem em áreas bem iluminadas, mas também tolera sombra parcial.
Vantagens e desvantagens do cultivo
Os benefícios de cultivar cinquefoil de Abbotswood em seu jardim são os seguintes:
- decora a área com flores do início do verão até meados do outono;
- combina bem em um mixborder com muitas plantas;
- o arbusto é capaz de suportar geadas severas;
- tem boa imunidade;
- não requer muita manutenção.
As desvantagens incluem a necessidade de poda rejuvenescedora a cada 4-5 anos. Informações adicionais: O chá de cinquefoil (chá de Kuril) contém um grande número de substâncias benéficas. Suas partes são usadas na medicina popular para tratar muitas doenças.

Exemplos de uso em paisagismo
O cinquefoil de Abbotswood pode ser usado no jardim das seguintes maneiras:
- Plante-a isoladamente, no fundo de um gramado, como uma planta solitária.
- Plante alguns arbustos ao longo do caminho. A bordadura de cinquefoils exigirá podas frequentes.
- Combine em uma mixborder com folhagens decorativas e plantas com flores decorativas, coníferas.
- Use como cerca viva.
- Plante em um jardim de pedras.
Devido à sua floração abundante e longa, a cinquefoil de Abbotswood pode se tornar a principal decoração de um local.
Especificidades do plantio de uma planta
O material de plantio é adquirido em viveiros ou de vendedores confiáveis. As mudas devem ter um sistema radicular bem desenvolvido e vários brotos. O arbusto não deve apresentar manchas, amassados ou crescimentos. Antes do plantio, os arbustos são embebidos em uma solução desinfetante.

Preparando o local e o material de plantio
A cinquefoil de Abbotswood pode crescer em um mesmo local por cerca de 30 anos, portanto, o local deve ser cuidadosamente selecionado. O local deve ser aberto e bem drenado. O substrato deve ser fértil. Em solo pobre, a floração não será tão espetacular.
A área é limpa de detritos e escavada. Duas semanas antes do plantio, são cavados buracos. Se os arbustos não forem plantados imediatamente após a compra, eles são imersos em água morna por 1 a 2 horas. Pó de permanganato de potássio é adicionado para desinfecção. Se as raízes forem muito longas, elas são podadas.
Datas e padrões de plantio
A Potentilla é plantada na primavera, após o degelo do solo. Os arbustos têm tempo para se estabelecer bem durante a estação. Nas regiões do sul, o plantio é permitido no outono, em setembro. A zona das raízes precisará ser coberta com cobertura morta para o inverno.

O plantio é realizado da seguinte forma:
- cavar um buraco medindo 60x60 centímetros;
- uma camada de drenagem de 15 centímetros composta por pequenas pedras e argila expandida é colocada no fundo;
- despeje um substrato preparado com terra de folhas, húmus e areia;
- uma muda é colocada no meio do buraco e as raízes são esticadas;
- preencher com substrato até o colo da raiz;
- O solo é levemente compactado e regado generosamente.
A zona da raiz é polvilhada com serragem, palha e aparas de grama. A cobertura morta ajuda a reter a umidade do solo e evita a formação de crostas.
Atenção! Para plantios em grupo, a distância entre os buracos é de 1 metro. Para bordaduras e cercas vivas, o intervalo é reduzido para 50 centímetros.
Recomendações para cuidados com as culturas
Cuidar da Potentilla envolve regar, fertilizar, soltar e capinar o solo na hora certa. A cobertura morta é aplicada ao redor do tronco para conservar a umidade. Os arbustos precisam de poda e replantio periódicos. Os arbustos jovens plantados no outono são cobertos durante o inverno.

Rega
A cinquefoil de Abbotswood requer umidade moderada. Plantas jovens recém-plantadas são regadas de 2 a 3 vezes por semana. Plantas maduras são regadas a cada 10 a 12 dias. Use água morna e sedimentada. Se houver chuvas significativas durante a estação, reduza a rega. Deixe a camada superficial do solo secar. Use até 10 litros de água por planta. Após a rega, solte o solo ao redor da planta.
Cobertura superior
Para uma floração longa e abundante, a cinquefoil de Abbotswood requer solo solto e fértil. No início da primavera, adicione composto, infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Durante esse período, o nitrogênio estimula efetivamente o crescimento dos brotos. Antes da floração, aplique fertilizantes de potássio e fósforo. No meio do verão, aplique um fertilizante mineral complexo. No início do outono, aplique outro fertilizante de potássio e fósforo. Esses nutrientes promovem uma hibernação bem-sucedida do arbusto e a formação de botões florais para o ano seguinte.

Afrouxamento e capina do solo
Após a rega, solte o solo sob as plantas para evitar a formação de crostas. Caso contrário, o ar não conseguirá atingir o sistema radicular. A cobertura morta evitará a formação de crostas e também reterá a umidade. A cobertura morta pode ser feita de turfa, serragem, palha ou aparas de grama. Ao soltar o solo, o jardineiro simultaneamente capina e remove ervas daninhas. A grama alta protege os arbustos de cinquefoil do sol. Ela também pode atuar como transmissora de pragas e patógenos.
Aparar
Ao longo da estação, galhos secos, doentes e quebrados são podados. Galhos que crescem profundamente no solo também são removidos. Estes engrossam o arbusto, resultando em flores menores. Inflorescências murchas são podadas, pois diminuem o apelo decorativo da Potentilla. A cada 4-5 anos, os arbustos são rejuvenescidos, cortando um terço dos brotos antigos.

Transferir
Se a sua cinquefoil não estiver crescendo bem, pode ser que esteja crescendo no local errado. Nesse caso, os arbustos precisam ser replantados. Siga estes passos:
- o arbusto é desenterrado de todos os lados a uma distância de 15 a 20 centímetros dos brotos;
- cave um buraco em um local adequado e preencha-o com solo fértil;
- plante um arbusto e regue-o generosamente.
O solo ao redor do cinquefoil é polvilhado com turfa, palha e serragem. A cobertura morta ajuda a reter a umidade no solo.
Devo cobri-lo para o inverno?
A cinquefoil de Abbotswood tolera temperaturas de até -40 °C, portanto, os arbustos não precisam de proteção no inverno. Basta remover as folhas da zona radicular e aplicar cobertura morta. Apenas plantas jovens plantadas no outono devem ser cobertas com agrofibra. Uma rega repositora de umidade em meados do outono ajudará os arbustos a sobreviver ao inverno rigoroso.

Pragas e doenças da flor
O cinquefoil de Abbotswood possui um forte sistema imunológico: os arbustos raramente são afetados por doenças e pragas. Para prevenir doenças, as plantas são tratadas com fungicidas na primavera. Em condições desfavoráveis, a ferrugem pode afetar os arbustos. Isso pode ser controlado pulverizando com produtos que contêm cobre. O cinquefoil de Abbotswood é suscetível a lagartas. As pragas roem as folhas e põem ovos. Isso faz com que o cinquefoil perca sua aparência decorativa. Actellic ou Akarin são usados para controlar pragas.
Importante! Não use produtos químicos durante a floração. Isso pode matar as abelhas que se alimentam de néctar.
Como propagar a cinquefoil de Abbotswood
A planta pode ser propagada de várias maneiras: dividindo um arbusto já estabelecido, por estacas ou por mergulhia. A propagação por sementes exige muito trabalho, por isso os jardineiros não a utilizam. Este método também pode não transmitir as características e características parentais.
Dividindo o mato
Um arbusto muito crescido pode ser dividido em seções. Para isso, cave ao redor dele por todos os lados e use uma pá afiada para dividi-lo em 3 a 4 fragmentos. Polvilhe carvão vegetal no sistema radicular para desinfetá-lo. Plante cada seção separadamente em uma área preparada. Vários arbustos podem ser usados para criar uma bordadura ou cerca viva.

Estacas
De junho ao final de julho, a Potentilla pode ser propagada por meio de estacas verdes. Veja como:
- as estacas são cortadas em pedaços de 15 centímetros de comprimento;
- colocado em uma solução estimuladora de crescimento;
- plantadas em recipientes, regadas;
- cobrir com filme para criar condições de estufa;
- Os recipientes com plantas são removidos para um local escuro.
As mudas são cuidadas: são ventiladas e a condensação é removida da película e do recipiente. As mudas são regadas conforme necessário. Uma vez fortalecidas, a película é removida. Os arbustos jovens de cinquefoil de Abbotswood são plantados ao ar livre somente após um ano.
Camadas
A propagação do cinquefoil por estratificação é realizada da seguinte forma:
- faça um sulco de 5 a 7 centímetros de profundidade;
- limpar o broto de folhas;
- eles o colocam na ranhura e o prendem com grampos;
- regada, coberta com terra.
Durante a estação, a muda é cuidada: regada, o solo é solto e as ervas daninhas são removidas. Logo, raízes aparecerão no broto. Os arbustos jovens formados a partir da muda são plantados em seu local permanente na primavera seguinte.











