- Características do cinquefoil e suas características
- Aplicação em paisagismo
- Variedades e tipos
- Variedades de cobertura de solo para jardins ornamentais e escorregadores alpinos
- Para o jardim e canteiros de flores
- Para sebes e bordas
- Requisitos das condições de cultivo
- Características do plantio e cuidados com a cultura
- Seleção e preparação do local
- Preparando material de plantio
- Padrões de época e semeadura
- Rega
- Fertilizante
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Moldando e podando o arbusto
- Transferir
- Preparando-se para o período de inverno
- Pragas e doenças da cinquefoil
- Como uma planta se reproduz?
- Estacas
- Ao dividir o mato
- Camadas
- Sementes
- Avaliações de jardineiros sobre cinquefoil
Proprietários de jardins escolhem plantas de baixa manutenção, mas com flores lindas, para decorar seus canteiros, que exigem pouco tempo para cuidar. Uma dessas plantas é a cinquefoil, membro da família Rosaceae. Suas flores grandes duram muito, decorando canteiros por muito tempo. Plantar e cuidar da cinquefoil ao ar livre é fácil, mesmo para jardineiros iniciantes.
Características do cinquefoil e suas características
O gênero Potentilla inclui mais de 500 espécies, incluindo plantas arbustivas e rasteiras. A planta é usada não apenas em paisagismo, mas também como planta medicinal e na culinária. Em seu habitat natural, a cinquefoil é mais frequentemente encontrada em bordas de florestas ensolaradas, bem como nas margens de lagos e rios. É cultivada como planta anual ou perene, dependendo da variedade. O nome da flor, derivado do latim, significa "forte" ou "poderoso".
A Potentilla possui um rizoma lenhoso e superficial. A altura da planta varia de 30 cm a 1,5 metro. Os brotos podem ser rasteiros ou eretos. As folhas são pinadas, dissecadas e verde-brilhantes.
As flores da Potentilla são reunidas em inflorescências corimbosas ou paniculadas, localizadas nas extremidades dos brotos. No entanto, também podem ser solitárias ou brotar em caules altos e eretos. A Potentilla floresce no final da primavera ou início do verão, dependendo da região de cultivo. As pétalas são sólidas ou bicolores, e a gama de cores é bastante variada: laranja, rosa, amarelo e branco.
Três semanas após a polinização, que ocorre com a ajuda de insetos ou do vento, a cinquefoil produz frutos, que são nozes de cor verde-oliva escura.
Aplicação em paisagismo
Dependendo da variedade de cinquefoil cultivada, seu uso em paisagismo varia:
- Para criar uma cerca viva. Neste caso, a cinquefoil se torna a borda de um objeto composicional ou a borda de uma cerca viva. Recomenda-se plantar a planta a alguma distância do caminho para permitir que ela se espalhe.
- Em jardins e canteiros de flores, a planta é usada para criar arranjos multiflorais, e a cinquefoil amarela ou laranja se torna o destaque principal do canteiro.
- Em jardins alpinos. Contra um fundo de coníferas e vegetação rasteira, a planta parece especialmente brilhante e marcante, tornando-se um complemento natural à composição.
- Para decorar as margens de lagos. Ao cultivar cinquefoil perto de um lago decorativo, reduza a frequência de rega para evitar que a planta apodreça.
- Para decorar gazebos. Arbustos de cinquefoil brilhantes combinam perfeitamente com flores em vasos suspensos.

Variedades e tipos
Antes de escolher uma Potentilla para seu jardim, você precisa estudar as características de suas variedades e cultivares e decidir para que finalidade a planta será usada.
Variedades de cobertura de solo para jardins ornamentais e escorregadores alpinos
Várias variedades de cinquefoil são usadas para decorar jardins ornamentais e escorregadores alpinos:
- Branca. Esta herbácea perene é altamente decorativa durante a floração. No final de abril, flores grandes, com no máximo 25 mm de diâmetro, surgem na cinquefoil branca. Elas têm cinco pétalas e são atraentes, mas não têm fragrância forte. Esta variedade é conhecida por sua baixa manutenção e alta resistência à geada. Cresce até uma altura máxima de 10 cm.
- Potentilla trepadeira. Caracterizada por caules rasteiros de até 50 cm, é uma planta perene. A floração ocorre no final de maio, quando flores amarelas brilhantes, com cerca de 10 mm de diâmetro, aparecem na Potentilla trepadeira.
- Híbrido. As variedades híbridas de cinquefoil mais populares incluem a Master Floris, que tem flores amarelas com um tom avermelhado e floresce até o primeiro mês do outono, e a Yellow Queen, que atinge uma altura de no máximo 30 cm e tem flores amarelas.
- Brilhante. Flores rosas se destacam como um destaque marcante em um tapete de folhas verde-prateadas. Tolera bem períodos de seca e exposição prolongada à luz solar.

Para o jardim e canteiros de flores
Os jardineiros escolhem a Potentilla para seus jardins devido ao seu longo período de floração, que dura quase até as primeiras ondas de frio do outono. As variedades mais populares incluem:
- Potentilla nepalesa. Também classificada como uma herbácea perene, raramente ultrapassa 50 cm de altura. As flores da Potentilla nepalesa têm 3 cm de diâmetro e são caracterizadas por uma cor rosa-claro com nervuras avermelhadas bem visíveis. Elas são reunidas em inflorescências paniculadas. As primeiras flores surgem no final de junho e encantam com sua beleza decorativa até o final de agosto.
- Sangue Vermelho Escuro. Esta cinquefoil arbustiva possui caules pubescentes e eretos e cresce até 60 cm de altura. Flores vermelhas brilhantes, reunidas em inflorescências paniculadas ou corimbosas, medem 5 cm de diâmetro. O período de floração dura 50 dias e começa em junho. A cultivar mais famosa de sangue vermelho escuro é a Gibson Scarlet.

Para sebes e bordas
Variedades arbustivas de cinquefoil são usadas para criar cercas vivas e bordaduras. As variedades mais populares são:
- Kobold. A cinquefoil atinge uma altura de no máximo 50 cm, com uma coroa em forma de almofada que atinge 120 cm de diâmetro. As primeiras flores aparecem em julho, e o período de floração termina em outubro. As pétalas da cinquefoil são amarelo-claras.
- Tilford Cream. Arbustos compactos, com no máximo 60 cm de altura, cobertos de flores branco-creme. A floração dura do último mês da primavera até setembro.
- Goldfinger. Os principais destaques da planta são sua folhagem verdejante e suas grandes flores amarelas, com aproximadamente 5 cm de diâmetro. A Goldfinger floresce em junho e continua até outubro. É ideal para criar uma cerca viva alta, pois cresce de forma impressionante, atingindo até 150 cm.
- Red Ace. Esta variedade de baixo crescimento atinge uma altura máxima de 65 cm. No início da floração, que ocorre em junho, as flores são vermelho-rosadas, tornando-se amarelo-alaranjadas no outono. A coroa é fofa e volumosa, atingindo até 120 cm de diâmetro.

Requisitos das condições de cultivo
Para garantir o cultivo desta planta ornamental sem problemas, considere suas condições de crescimento. Escolha uma área aberta que receba sombra parcial durante o período mais quente do dia. Sem luz solar suficiente, o crescimento e o desenvolvimento dos brotos da planta são retardados, e a exposição direta aos raios quentes pode causar o murchamento das pétalas, perdendo seu apelo decorativo. A exceção é a Potentilla branca, que prefere locais com sombra.
Quanto ao solo, solo levemente alcalino é considerado ideal. Variedades com pétalas rosadas são mais sensíveis à acidez. Fora isso, a cinquefoil não requer condições especiais de cultivo.
Características do plantio e cuidados com a cultura
Antes de plantar a Potentilla em seu jardim, prepare o solo e o material de plantio. Jardineiros experientes também recomendam seguir o cronograma de semeadura, que varia de acordo com a região. Geralmente, não há dificuldades com os cuidados agrícolas — irrigação, fertilização e prevenção de doenças são as principais medidas que recebem atenção especial.

Seleção e preparação do local
O local deve ser preferencialmente ensolarado, mas protegido do sol do meio-dia. Ao preparar o local, cave o solo, remova as raízes das ervas daninhas e, se necessário, adicione nutrientes. Isso pode incluir húmus ou fertilizante mineral.
Preparando material de plantio
Se você planeja cultivar cinquefoil a partir de sementes, é recomendável primeiro preparar as mudas dentro de casa e depois transplantá-las para o exterior. As variedades arbustivas são geralmente plantadas a partir de mudas compradas em lojas de jardinagem.
Esses espécimes não requerem nenhuma preparação especial; antes de começar o trabalho, mergulhe as raízes da planta em água com um estimulador de crescimento por vários minutos.
Padrões de época e semeadura
O momento certo depende da região de cultivo e da variedade de cinquefoil. Recomenda-se o plantio de variedades herbáceas antes do inverno. Durante a estação fria, elas passam por um processo natural de estratificação e, na primavera, as mudas que emergem do solo são transplantadas para canteiros. Se o jardineiro não tiver tempo para fazer isso no outono, as sementes podem ser semeadas em ambientes fechados no início da primavera para as mudas.

É importante lembrar que as mudas de Potentilla se desenvolvem lentamente e são transplantadas para áreas externas apenas no final do verão. A floração com este método de cultivo só ocorre no ano seguinte. Para variedades arbustivas, o plantio na primavera é preferível. Siga o seguinte procedimento:
- Devido ao sistema radicular superficial do cinquefoil, a profundidade da cova de plantio varia de 50 a 60 cm, e a distância entre as mudas é mantida de 30 a 80 cm.
- Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do buraco. Ela pode ser feita com tijolos quebrados ou seixos.
- Sobre esta camada, é aplicada uma mistura de solo rica em nutrientes, composta por folhas de fungos, húmus e areia de rio. A proporção é de 2:2:1. Se o solo for pobre, adicione mais 100 gramas de fertilizante mineral completo.
- A muda é colocada sobre essa almofada de solo, endireitando cuidadosamente as raízes e garantindo que o colo da raiz esteja acima do nível do solo.
- Em seguida, adicione o restante do solo e regue as mudas generosamente. Para evitar que a umidade evapore muito rápido, cubra a zona das raízes com casca seca ou serragem.
Rega
Embora qualquer variedade de cinquefoil seja resistente à seca e fácil de cultivar, ela prospera em solo bem úmido, tanto na primavera quanto durante todo o verão. Isso é especialmente importante ao cuidar da planta. Regue as plantas 2 ou 3 vezes por semana em climas extremamente quentes. Durante verões chuvosos, a cinquefoil prospera com a chuva natural, não necessitando de rega adicional.

O sistema radicular da planta reage extremamente negativamente à água fria, por isso, primeiro deixe-a descansar e aquecê-la ao sol até a temperatura ambiente. Se estiver calor lá fora, você também pode borrifar a cinquefoil à noite. Plantas jovens requerem regas especialmente frequentes; use pelo menos 10 litros por muda.
Fertilizante
Adicionar nutrientes é outra prática agrícola importante, essencial para uma planta saudável, forte e com floração abundante. Durante a primeira estação de crescimento após o plantio ao ar livre, não há necessidade de adicionar fertilizante; a cinquefoil se desenvolve com os nutrientes adicionados à cova. A partir do segundo ano, aplique suplementos nutricionais de acordo com o seguinte algoritmo:
- A primavera é o período de crescimento ativo da cinquefoil. Use sulfato de potássio e fosfato — 30 gramas de cada, dissolvidos em 10 litros de água, que são então usados para regar uma planta.
- Períodos de brotação e floração. Aplique fertilizantes de potássio e fósforo, diluídos de acordo com as instruções da embalagem.

Afrouxamento e cobertura morta do solo
Para garantir que o oxigênio chegue ao sistema radicular da Potentilla, o solo é revolvido após cada rega ou chuva. Isso é feito com cuidado e superficialmente para evitar danos às raízes próximas à superfície. Durante o revolvimento, as ervas daninhas são removidas, pois elas roubam alguns dos nutrientes da Potentilla e podem causar doenças.
Para evitar que o solo fique solto e reter umidade na zona radicular, aplique uma camada de cobertura morta. Isso pode ser feito com casca de árvore triturada ou serragem.
Moldando e podando o arbusto
Para criar uma aparência decorativa, a cinquefoil é podada e moldada regularmente. A primeira poda é feita no início da primavera, enquanto os brotos ainda estão fechados. Um terço dos brotos é podado novamente no outono, antes da preparação para as geadas do inverno.
Remova todos os brotos quebrados e doentes e apare os galhos que crescem para dentro. Isso promove o rejuvenescimento natural da planta. A poda cria uma coroa em forma de almofada ou esférica.

Transferir
Variedades anuais de cinquefoil não precisam ser replantadas. Após o término do período de floração, elas são simplesmente desenterradas e destruídas, e novos exemplares são plantados na primavera. Se for necessário replantar uma planta perene, proceda da seguinte forma:
- Regue o solo ao redor do arbusto.
- Desenterre cuidadosamente a planta de todos os lados e remova-a do solo.
- Elas são transplantadas para uma nova área e regadas novamente.
É importante lembrar que apenas espécimes de 3 a 4 anos são replantados; arbustos mais velhos não criarão raízes em um novo local e morrerão.
Preparando-se para o período de inverno
Como todas as variedades de cinquefoil são altamente resistentes à geada, não há necessidade de cobri-las durante o inverno. Uma camada de cobertura morta e ramos de abeto é necessária apenas para mudas jovens plantadas ao ar livre no outono. A cobertura também é necessária se cultivadas em regiões com invernos rigorosos e pouca neve.

Pragas e doenças da cinquefoil
A Potentilla, uma planta ornamental, raramente é afetada por doenças e não é atraente para insetos. No entanto, uma doença que prejudica significativamente a aparência ornamental da planta é a ferrugem. Os primeiros sintomas da doença são o aparecimento de manchas marrom-amareladas nas folhas verdes da Potentilla. Se este sinal não for tratado prontamente, as folhas secam e caem rapidamente.
Para combater a doença, são utilizados compostos contendo boro e cobre, como a calda bordalesa. O tratamento com uma solução altamente concentrada de permanganato de potássio também é considerado eficaz..
Para prevenir o desenvolvimento desta doença, recomenda-se evitar o plantio perto de coníferas, pois elas são a principal causa da doença. Entre outras pragas, as lagartas-cortadeiras podem, às vezes, atacar a Potentilla. Inseticidas como Fitoverm ou Fufanon podem ser usados para controlar essas pragas.

Como uma planta se reproduz?
Jardineiros usam quatro métodos para cultivar a Potentilla em seus jardins. Cada jardineiro escolhe o método que melhor lhe convém.
Estacas
A propagação por estacas é realizada seguindo estas instruções:
- O procedimento começa no final de julho ou em agosto.
- Flores e lâminas de folhas são colhidas de brotos saudáveis do ano passado.
- Corte em pedaços de 8 a 10 cm de comprimento.
- O enraizamento é realizado em perlita úmida ou areia.
- Cubra a parte superior com uma garrafa plástica cortada, removendo a tampa periodicamente para regar a planta e fornecer um fluxo de ar fresco.
- Se surgirem brotos nas mudas, eles devem ser removidos, pois retardam o processo de enraizamento.
- Na primavera seguinte, espécimes jovens são plantados em canteiros preparados.

Ao dividir o mato
Para dividir em várias partes, selecione um arbusto com no máximo quatro anos de idade, livre de doenças. Desenterre cuidadosamente e remova o cinquefoil do solo e, em seguida, lave o rizoma para remover qualquer resíduo de solo em água corrente, mas não fria. Usando uma faca afiada e desinfetada, divida-o em várias partes iguais. Trate com qualquer solução enraizante e replante em áreas preparadas. Este procedimento é melhor realizado em setembro ou abril.
Camadas
Uma das maneiras mais fáceis de propagar uma planta envolve usar um dos brotos inferiores. Faça um pequeno corte na parte externa e coloque-a em uma vala cavada. Grampos de metal são usados para fixá-la. Este método é adequado para propagação na primavera; no outono, a planta jovem é separada do arbusto principal e plantada em um canteiro.

Sementes
Este método é bastante demorado em comparação com outros, por isso raramente é usado por jardineiros. As sementes de Potentilla são semeadas em recipientes com uma mistura de nutrientes e cobertas com plástico. Assim que as mudas emergem e as primeiras folhas verdadeiras aparecem, elas são transplantadas. Copos descartáveis ou pellets de turfa são usados para isso.
Avaliações de jardineiros sobre cinquefoil
Valentina Igorevna Samosova, 48, Saratov: "Plantei arbustos de cinquefoil no meu jardim para decorar a área ao redor do gazebo. As mudas criaram raízes rapidamente, não adoeceram e nos encantam com suas flores abundantes todos os anos."
Inna Aleksandrovna Rokotova, 39, Perm: "Eu estava procurando plantas adequadas para complementar meu jardim de pedras. Escolhi a cinquefoil por recomendação de uma vizinha. É uma planta de baixa manutenção, requer poucos cuidados e é muito bonita, especialmente quando floresce."











