- Variedades de Potentilla
- Anão
- De flores grandes
- Rowan-folhas (tansy-folhas)
- De cabelos grisalhos
- Prateado
- Em forma de morango
- Flor de Ouro
- De folhas longas
- Baixo (deitado)
- Sandy
- Estendido
- Multi-corte
- Potentilla bifurcada
- Intermediário
- Galanga (cinquefoil vertical, ereto)
- Terry
- Herbácea
- Arbusto
- Híbrido
- Siberiano e Curila
- Classificação de variedades por cor
- Branco e creme
- Amarelo e laranja
- Rosa e vermelho
- Dicas e recomendações para escolher
As plantas floridas são a principal decoração do jardim. A Potentilla é uma planta ornamental que encanta os olhos com suas flores abundantes e duradouras. A variedade de variedades de Potentilla permite a criação de composições originais em paisagismo. A grande maioria das plantas é pouco exigente em solo e irrigação, sendo resistente a baixas temperaturas e pragas.
Variedades de Potentilla
O gênero Potentilla inclui 350 espécies que diferem na estrutura do caule, folhas, formato e flores.É principalmente uma planta herbácea perene com pétalas amarelas. No entanto, existem também variedades anuais e bienais com caules lenhosos (subarbustos ou arbustos). As formas híbridas apresentam flores em tons de laranja, bordô, branco e creme. A corola varia de 1 a 5 centímetros de tamanho. O número de pétalas é cinco, com exceção de uma espécie: a cinquefoil ereta.
A Potentilla possui todos os tipos de caules:
- rastejando;
- ereto, não ramificado;
- ereto ramificado.
De um a três brotos únicos ou muitos, formando uma "almofada" frondosa, podem surgir da raiz. O comprimento do caule varia de 1 centímetro a um metro e meio. O formato do caule pode variar dentro de uma mesma espécie, por exemplo, de prostrado a ereto. O formato das lâminas foliares perto da base frequentemente difere daquelas no ápice. A Potentilla pode ter folhas pinadas, bifurcadas ou com cinco dedos.
Na face inferior, podem ser esbranquiçadas-tomentosas. A pubescência dos caules e folhas é observada em muitas espécies de plantas.
O segundo nome da planta, cinquefoil, deriva do formato mais comum de suas folhas, que lembram uma palmeira humana. O tamanho da lâmina foliar varia muito e independe da altura do caule.

Duas espécies de cinquefoil são consideradas plantas medicinais: a cinquefoil-pé-de-ganso e a cinquefoil-ereta. Elas são usadas com sucesso na medicina popular para tratar doenças gastrointestinais. Cinquefoil é cultivada em 50 espécies, incluindo 15 na Rússia. Na natureza, a cinquefoil é mais frequentemente encontrada em florestas e prados alpinos.
Algumas variedades crescem na tundra, nas encostas rochosas do Himalaia e dos Apeninos. Isso explica a tolerância das plantas a condições adversas.
Os frutos da cinquefoil, com exceção do falso morango, assemelham-se a pequenas nozes. A maturação ocorre no final da estação de crescimento (setembro-outubro). A floração dura, em média, dois meses: de junho a julho. Há variedades que florescem abundantemente até outubro.
Anão
Plantas herbáceas de baixo crescimento desenvolvem caules de 5 a 35 centímetros acima do solo. Por exemplo, a Potentilla apennina. Esta planta perene tem caules eretos (até 15 centímetros de altura) com folíolos prateados e uma corola branca/branco-rosada de 1,5 centímetros de diâmetro. É plantada entre pedras em jardins de pedras. A floração começa no início de agosto e continua até outubro.

Outras variedades de cinquefoil com comprimento de caule não inferior a 5 e não superior a 35 (as dimensões são fornecidas em centímetros):
- Altai (altura - 10-35, folhas são pubescentes, 0,5-2,5 de comprimento; flores são amarelas, únicas, tamanho da corola é 1,0-1,5);
- Ártico (hastes – 12-18, flores amarelas brilhantes);
- branco (folhas e caule são pubescentes, altura - 8-25, flores são brancas, coletadas em inflorescências de 5 peças, tamanho da corola - 3);
- branco-neve (os caules, folhas e sépalas das corolas são pubescentes, altura - 3-30; as flores são únicas, em pedúnculos longos, amarelas, diâmetro 1,2-2,0).
Variedades anãs de cinquefoil ficam bem em jardins alpinos e ao longo de bordas.
De flores grandes
Potentilla grandiflora é endêmica de Sacalina, das Ilhas Curilas e do Japão. É uma herbácea perene com caules prostrados e ascendentes de até 20 centímetros de altura (em média). As folhas são trifolioladas e arredondadas, com margem serrilhada. Na primavera, as folhas jovens são adornadas com uma margem branca e felpuda.
O número médio de hastes florais é de 5 a 8. A corola amarelo-vivo tem 35 a 45 milímetros de diâmetro. Floresce no final de maio ou início de junho. O período de floração dura 21 dias. Não perde folhas no inverno. As folhas são substituídas na primavera, após o surgimento dos novos folíolos. Prefere solos rochosos.

Rowan-folhas (tansy-folhas)
Espécie selvagem encontrada em clareiras e bordas florestais na taiga siberiana e do Extremo Oriente, nas estepes da Mongólia e nas encostas rochosas do norte da China. A cinquefoil-de-folhas-de-Tanacetum possui caules eretos que variam de 10 centímetros a meio metro. As folhas são pinadas, uniformemente verdes e variam de 1 a 4 centímetros de comprimento. As flores são agrupadas em inflorescências de oito. O diâmetro da corola varia de um centímetro a 18 milímetros.
De cabelos grisalhos
Esta planta herbácea perene cresce na Sibéria Oriental e Ocidental, na Rússia Europeia e no Cáucaso. Seu nome deriva da cor da parte inferior da lâmina foliar: acinzentada-tomentosa. A superfície superior é verde e ligeiramente pubescente.
A altura dos caules eretos varia de acordo com o solo, a umidade e a luz: de 0,1 a 0,7 metro. Pétalas e sépalas amarelas formam uma corola de até 20 milímetros de diâmetro. Os botões abrem de julho a agosto.

Prateado
Uma herbácea perene. O caule é ereto, com 0,1 a 0,5 metro de altura. O caule, pecíolos, pedicelos e a parte inferior das folhas são cobertos por pelos densos e crespos. A superfície superior das folhas é verde-escura e brilhante. As flores são amarelo-limão, reunidas em inflorescências esparsas (3 flores cada). O diâmetro é de 1,0 a 1,2 centímetros. Na Rússia, cresce na Sibéria Oriental e Ocidental.
Em forma de morango
O falso morango é chamado de cinquefoil indiano. Assemelha-se bastante aos morangos na estrutura das folhas, no método de propagação (estribos) e na aparência dos frutos. As diferenças estão nas flores (amarelas, não brancas) e no sabor dos frutos (sem sabor). O cinquefoil indiano, quando plantado perto de morangos, não sofre polinização cruzada.
Flor de Ouro
Nativa das cadeias montanhosas da França, Espanha e Itália, esta planta arbustiva atinge 0,2 metro de altura e 0,3 metro de copa. As flores amarelas, com um brilho dourado, estão reunidas em inflorescências densas e esparsas. O diâmetro da corola é de 20 milímetros. Período de floração: verão e setembro.

De folhas longas
Planta herbácea alta. De três a cinco caules eretos emergem da raiz. Altura: até 0,75 metro. Folhas grandes, verde-escuras, serrilhadas decorativamente. Poucas flores podem formar uma inflorescência densa (6-8) em um único pedúnculo longo, ou florescer isoladamente. A corola é amarela e tem cinco pétalas. Nativa de Altai e da Mongólia. A planta prospera em áreas abertas e ensolaradas.
Baixo (deitado)
Potentilla biflora é uma espécie de baixo crescimento. É um subarbusto. O caule é lenhoso próximo à base, sem folhas. Numerosos brotos se estendem das raízes, formando uma densa cobertura vegetal de até 3 a 8 centímetros de altura. As folhas são estreitas e pequenas (até 2 milímetros de largura e 12 milímetros de comprimento). Floresce abundantemente. Pétalas amarelas formam uma corola de 1,2 a 1,7 centímetros de diâmetro.
Potentilla supina (Cinquefoil) é uma planta herbácea anual a quadrienal. Possui de 1 a 3 brotos acima do solo e atinge de 0,15 a 0,4 metros de altura. Os brotos são prostrados ou ascendentes, ramificados. As folhas são pinadas na base do caule e trifolioladas e pecioladas perto do ápice. As flores têm até 1 centímetro de tamanho. A corola consiste em 5 pétalas amarelas. Toda a planta é coberta por pelos esparsos contendo pequenas glândulas.

Floração: julho a setembro. É nativa da Europa Central e Meridional, América do Norte, Sibéria e Extremo Oriente. Habitats: solos arenosos ao longo das margens de rios, terrenos baldios.
Sandy
Potentilla scalyx (Cinquefoil). Uma planta perene nativa da Europa. Seus caules rastejantes e ramificados, de até 15 centímetros de comprimento, nunca se elevam mais de 8 centímetros acima do nível do solo e são cobertos por longos pelos em forma de estrela. Numerosas flores amarelas, com 15 milímetros de diâmetro, florescem em abril e junho. As folhas palmadas, com margem serrilhada, são cobertas por um feltro de cor cinza. Cresce em solos arenosos de florestas de pinheiros e em encostas de montanhas e não tolera sombra.
Estendido
Potentilla acaulis (Cinquefoil acaulis) é nativa de prados alpinos. Cresce em solos rochosos e pedregosos, em locais ensolarados, com húmus e umidade suficientes. É uma planta de cobertura do solo. Os caules medem de 1 a 6 centímetros. As folhas são trifolioladas e pubescentes. O diâmetro das flores é de 10 a 17 milímetros.

Multi-corte
A planta (P. multifida) distingue-se pelo formato das lâminas foliares. As folhas estreitas e paripinadas são verdes na parte superior, ligeiramente pubescentes ou glabras, e apresentam uma fina camada de feltro branco-acinzentado na parte inferior. Os caules são eretos ou inclinados, variando de 10 a 40 centímetros acima do solo. As flores são amarelo-claras, pequenas e nascem em pedúnculos finos.
Potentilla bifurcada
Subarbusto perene com caule lenhoso que cresce até 25 centímetros. Os caules, pecíolos e folhas são cobertos por pelos. As folhas são pinadas, com 2 a 7 pares de folíolos laterais. As lâminas foliares são oblongas ou em forma de cunha, com entalhe duplo (a lâmina apical central tem entalhe triplo).
As folhas verde-escuras tornam-se alaranjadas no outono e caem na primavera seguinte. As flores amarelas de cinco pétalas, de 8 a 15 milímetros de tamanho, reúnem-se em elegantes cachos e surgem no início do verão. O período de floração dura os dois primeiros meses do verão. Cresce na zona de estepe, em solos argilosos e rochosos, em prados e pastagens.

Intermediário
Uma planta bienal ou perene, endêmica da Europa. O caule robusto, inclinado e ramificado cresce de 15 a 50 centímetros. As folhas são pentadendroides na base, tornando-se trifolioladas e pubescentes perto do topo. As margens das folhas são irregularmente serrilhadas. As flores são amarelo-claras, reunidas em inflorescências. O período de floração é de junho a setembro. É nativa da Europa. Cresce em terrenos baldios e à beira de estradas.
Galanga (cinquefoil vertical, ereto)
A planta é pouco exigente em termos de condições de cultivo. Cresce na tundra, nas bordas de florestas e ao longo de rios e córregos. Esta herbácea perene tem um caule ereto, com no máximo 20 centímetros de altura. É usada na medicina popular. Distingue-se das espécies não medicinais pela sua corola amarela de quatro pétalas, medindo 10 milímetros. Floresce do início de junho ao início de setembro.

Terry
O nome genérico "cinquefoil híbrido" abrange um grande número de cultivares derivadas de diferentes espécies selvagens. Por exemplo, a cultivar Vulcan, de flor dupla, é um cruzamento entre as cinquefoils nepalesa, prateada e vermelho-sangue escuro. O híbrido atinge 0,6 metro de altura. As folhas são trifolioladas e pontiagudas. As flores são vermelhas, semidobradas e com 40 milímetros de diâmetro. O período de floração vai de junho ao final de agosto.
Herbácea
As espécies herbáceas predominam entre as Potentillas. Podem ser anuais, bienais, trienais ou perenes. Sua área de cultivo se estende pela Europa, Sibéria, Extremo Oriente e América do Norte. A altura e o formato do caule variam de 1 a 80 centímetros. Os brotos podem ser prostrados, ascendentes, eretos e ramificados ou não ramificados.
As lâminas foliares na base e no topo do caule costumam ser diferentes. Na maioria das espécies, o caule e as folhas são cobertos por pelos esbranquiçados. As espécies selvagens apresentam flores amarelas, agrupadas em inflorescências ou solitárias, em longos pedúnculos.

Arbusto
Híbridos em forma de arbusto podem crescer até 150 centímetros.
Variedades populares de plantas:
- Goldfinger (até 80 centímetros);
- Princesa (até 80 centímetros);
- Ray Ice (até 50 centímetros);
- Pôr do sol (até 50 centímetros).
A gama de cores dos arbustos listados:
- amarelo escuro;
- rosa;
- laranja;
- vermelho.
Espécies arbustivas, com altura variando de 20 a 40 centímetros, são consideradas de baixo crescimento. A espécie nativa é a Potentilla fruticosa, que possui duas variedades, das quais foram desenvolvidas 130 cultivares. As espécies ornamentais apresentam copas espalhadas, esféricas, em forma de almofada ou rasteiras.

Híbrido
O cinquefoil híbrido foi criado por meio de cruzamentos seletivos de diferentes espécies. Esta planta herbácea perene possui um caule alto (0,8-0,9 m), reto na base e ramificado em direção ao topo. As folhas, reunidas em roseta basal, são verde-escuras, com 3 a 5 dentes. As flores são grandes (até 40 mm de diâmetro), com corolas que variam em cor do amarelo ao vermelho e ao rosa.
Siberiano e Curila
O chá de Curilas é uma variedade arbustiva de cinquefoil (Potentilla fruticosa). A espécie selvagem é encontrada nas Ilhas Curilas e na Sibéria Oriental. Outro nome é cinquefoil. O nome deriva das propriedades medicinais da infusão semelhante a um chá e das folhas em formato de palmeira.
Este arbusto, com 10 a 150 centímetros de altura, forma uma copa extensa e frondosa. A casca se desprende na base. Os brotos jovens são ligeiramente pubescentes. As folhas são pinadas. A cor das pétalas varia do amarelo-claro ao amarelo-escuro. A corola tem até 4 centímetros de comprimento.
A Potentilla é uma planta fácil de cultivar, resistente a baixas e altas temperaturas e à seca. Ela cresce em um local por até 20 anos sem necessidade de replantio. Durante a estação de crescimento, a planta produz brotos abundantes. No início da primavera, a poda dos galhos excedentes cria uma copa esférica ou piramidal.

Classificação de variedades por cor
A principal característica pela qual as flores são selecionadas para decorar um jardim é a cor das corolas.
Branco e creme
Flores com essa coloração estão entre as mais espetaculares. Após a chuva, as pétalas parecem cerosas e ligeiramente fosforescentes no escuro. Variedades híbridas com essa corola incluem Daydawn, Veitchii e Snowbird.
Amarelo e laranja
Tons de amarelo encontrados em variedades híbridas incluem fulvo, conhaque e dourado. Um híbrido de cinquefoils nepaleses e ingleses, a Potentilla tonga, tem uma coloração incomum. As flores crescem em caules longos e pendentes. As pétalas amarelo-alaranjadas são bordô no centro. Essa característica a torna adequada para cultivo em jardins de pedras e cestos suspensos.

Rosa e vermelho
Potentilla atrosaguinea, uma herbácea perene nativa do Himalaia com grandes flores rosa-escarlates em inflorescências soltas, recebeu esse nome devido às suas folhas trifolioladas e dentadas. As lâminas foliares são verde-claras na face superior. A face inferior é pilosa e branca. O período de floração é de 1,5 mês.
Tons de pétalas rosa e vermelhas são encontrados predominantemente em variedades híbridas, por exemplo:
- Mestre Floris;
- Emília;
- Cativeiro;
- Vulcão;
- Gelo Vermelho.
O formato e a altura dos caules variam. Podem ser arbustos altos ou baixos, arbustos herbáceos com copas volumosas ou compactas.

Dicas e recomendações para escolher
Todas as espécies e variedades de Potentilla são pouco exigentes em termos de condições de cultivo. A exceção são as Potentillas de flores rosadas, que são mais exigentes em termos de luz e solo. Elas requerem solo estruturado e rico em húmus. Durante a floração, precisam de fertilização e rega. Sob luz solar intensa, as pétalas murcham, o que reduz o apelo decorativo da Potentilla. Essas plantas são menos resistentes à geada e precisam de abrigo durante o inverno.
As variedades híbridas também exigem mais cuidados do que suas contrapartes selvagens. As pragas incluem pulgões e ferrugem, que causam deformação e ressecamento dos brotos. Fungicidas, inseticidas e remédios populares são usados para combater infecções e pragas. Os caules mortos são removidos.
Das plantas de flores rosadas, a mais exigente é a cinquefoil. Ela requer um local ensolarado e virado para o sul. Solo arenoso deve ser misturado com cascalho calcário e rico em húmus. A razão para isso reside em seu habitat: as encostas calcárias dos Alpes e dos Apeninos.

A sombra profunda faz com que todas as espécies e variedades de Potentilla parem de florescer. Potentillas de flores brancas são cultivadas em sombra parcial. Solo argiloso é ideal para a maioria das plantas ornamentais. Nesse tipo de solo, as Potentillas florescem mais abundantemente e por mais tempo.
A fertilização na primavera com um fertilizante complexo influenciará o tamanho e o brilho das pétalas. Umedecer os brotos acima do solo durante o tempo quente será benéfico para a Potentilla.
Arbustos ramificados são podados na primavera para remover brotos mortos, desbastar a copa e dar-lhe forma. No verão, os cuidados consistem em soltar o solo e capinar. A propagação depende da espécie: os arbustos são propagados por estacas em junho, as plantas herbáceas por divisão de raízes em setembro e por sementes no início da primavera.
As flores são usadas:
- em mixborders;
- jardins de pedras;
- ampélias.
As Potentillas arbustivas são mais adequadas para canteiros com várias fileiras e vários níveis. Seus caules eretos, com cachos vibrantes de flores amarelas ou rosa-escarlates que florescem durante todo o verão, podem servir de base para o esquema de cores e o formato de um canteiro misto. Arbustos altos com copas ramificadas são plantados como espécimes solitários.
Para jardins alpinos, são selecionados subarbustos de baixo crescimento, adequados para solos de baixa fertilidade, por exemplo:
- dourado;
- prata;
- branco.
A cinquefoil indiana é adequada para criar jardins de pedras e modelar troncos de árvores. A galanga (cinquefoil ereta), uma planta usada na medicina popular tradicional, pode ser plantada em solos pantanosos.











