- Descrição da planta
- Prós e contras do cultivo
- Variedades comuns e espécies selvagens
- Exemplos de uso em design de jardins
- Plantio e cuidados com a planta em campo aberto
- Seleção e preparação do local
- Preparando mudas
- Momento e padrões de semeadura ideais
- Regime de rega e fertilização
- Soltando o solo
- Formação de arbustos e tipos de poda
- Primeira poda
- Sanitário
- Rejuvenescedor
- Estimulante
- Transferir
- Abrigo para o inverno
- Doenças e parasitas das flores
- Métodos de criação
- Sementes
- Estacas
- Ao dividir e estratificar o arbusto
A Potentilla é um arbusto ou planta herbácea da família Rosaceae, encontrada selvagem no Hemisfério Norte. A Potentilla branca cresce nas Penínsulas dos Apeninos e dos Balcãs e na Rússia Central. É cultivada como planta medicinal e grama ornamental. A planta floresce do final da primavera ao início do outono. A Potentilla branca é fácil de cuidar e é adequada para plantio em campo aberto ou para cultivo suspenso.
Descrição da planta
A cinquefoil branca é uma herbácea perene. Também é conhecida como chá de Kuril, grama galanga e cinquefoil. Características externas:
- altura do caule – 8-25 centímetros;
- comprimento da raiz - até 1 metro;
- as inflorescências assumem a forma de escovas ou guarda-chuvas;
- as flores são brancas, diâmetro – 3 centímetros;
- não há folhas nos caules floridos;
- Nas raízes as folhas são duras, reunidas em rosetas de cinco pedaços;
- estípulas marrons;
- as sementes amadurecem em cápsulas de sementes;
- Uma flor produz de 10 a 80 sementes.
Devido ao desmatamento, a cinquefoil branca raramente é encontrada na natureza e é listada como uma planta protegida.
Prós e contras do cultivo
Prós:
- floração longa de maio a setembro;
- suprime o crescimento de ervas daninhas;
- adequado para cultivo em vasos;
- atrai insetos polinizadores para o jardim;
- fácil de propagar, as sementes germinam bem;
- resistente à geada.
A raiz da planta é usada medicinalmente para tratar inflamação da tireoide. Não há desvantagens em cultivar a cinquefoil. A planta perene se adapta a qualquer condição. A planta só é inadequada para solos pesados, ricos em húmus e ácidos. A floração é afetada negativamente pela luz insuficiente. Em áreas escuras, a cinquefoil produz flores pequenas.

Variedades comuns e espécies selvagens
Existem 500 espécies conhecidas de cinquefoil na horticultura. Há variedades anuais, perenes, herbáceas e arbustivas.
As espécies de jardim mais populares de cinquefoil:
- Apeninos - rosetas compostas por folhas reunidas em três, com bordas prateadas ao longo das bordas, flores rosas e brancas.
- Ganso - folhas longas com bordas irregulares crescem nas raízes, seu comprimento chega a 20 centímetros, não há folhas nos pedúnculos, as flores são amarelas.
- Nepalês - os caules roxos desta planta perene crescem até 50 centímetros de comprimento, e a variedade ornamental produz flores vermelhas, roxas e corais.
- Abbotswood é uma variedade de arbusto de até 1 metro de altura, com folhas verde-claras e brotos brancos que florescem nos brotos.
- Prateado - distingue-se pelos pelos brancos aveludados no dorso das folhas e flores pequenas de até 2 centímetros de diâmetro.
A espécie selvagem é a Potentilla galangal, ou cinquefoil erecta. Cresce na tundra, em cinturões florestais de latitudes centrais e nas margens de rios e pântanos. As raízes lenhosas são usadas para fazer uma tintura. As flores são amarelas, com quatro pétalas.

A cinquefoil branca como a neve é nativa da América do Norte e da Eurásia. Suas folhas verdes e verde-acinzentadas são cobertas por uma penugem branca e aveludada na parte inferior.
As estepes da China e da Mongólia e as florestas de coníferas da Sibéria são o habitat natural da cinquefoil-acaulis. A planta atinge uma altura máxima de 6 centímetros e forma uma cobertura semelhante à turfa.
Potentilla splendens é uma variedade selvagem alpina também cultivada em jardins. A planta prospera em áreas rochosas e ensolaradas, mas floresce menos abundantemente do que na natureza.
Exemplos de uso em design de jardins
O principal uso da cinquefoil branca é como ornamento de jardim. A planta é plantada de várias maneiras:
- no gramado;
- ao longo de caminhos, ao redor de canteiros de flores;
- nas colinas alpinas;
- ao lado de sebes.
A cinquefoil branca é plantada em jardins de pedras e roseirais. As flores brancas criam um contraste marcante com a lavanda. A planta é usada em paisagismo urbano. Variedades herbáceas são plantadas ao lado de bérberis, zimbro e corniso.

Variedades arbustivas são adequadas para cercas vivas e bordaduras, e combinam bem com coníferas. Essas plantas mantêm bem sua forma, tornando-as ideais para zonear um grande jardim ou parque.
Plantio e cuidados com a planta em campo aberto
A cinquefoil branca é fácil de cuidar e prefere sombra parcial. Os cuidados incluem rega moderada e poda obrigatória em variedades arbustivas.
Seleção e preparação do local
Condições favoráveis para a cinquefoil branca:
- parcialmente sombreado ao meio-dia, ensolarado pela manhã e à tarde;
- solo solto e argiloso;
- acidez – 7-8,5.
Prepare o canteiro de Potentilla 14 dias antes do plantio. Em duas semanas, o solo absorverá o fertilizante e se compactará. Preparando as covas de plantio:
- são cavados buracos duas vezes mais largos e profundos que o comprimento e a largura das raízes com um pedaço de terra;
- seixos e pedras britadas são despejados no fundo para drenagem;
- o solo escavado é misturado com húmus e areia - duas partes de solo e húmus e uma parte de areia;
- o buraco é preenchido até a metade com a mistura;
- adicione 150 gramas de fertilizante complexo e misture.

Além disso, cal ou cinzas de madeira podem ser adicionadas aos buracos de plantio - 100 gramas por buraco.
Preparando mudas
O material de plantio de primavera é comprado em abril e imediatamente plantado em campo aberto. Para garantir a qualidade inquestionável das mudas, é melhor comprá-las em um viveiro. Três a quatro brotos bem compactados indicam raízes bem desenvolvidas.
As mudas são transferidas dos vasos para o terreno aberto com um torrão de terra. Se as raízes estiverem expostas, elas são enxaguadas com água morna, esticadas e colocadas na cova de plantio.
Momento e padrões de semeadura ideais
A Potentilla é plantada após o último degelo da primavera — no final de março ou início de abril. Setembro é uma boa época para o plantio no outono. Em março e abril, as raízes da planta se adaptam mais facilmente ao solo aberto. As mudas de Potentilla são espaçadas de 60 a 70 centímetros.
- os caules são colocados no buraco de plantio de modo que a parte da raiz fique acima do nível do solo;
- preencha o buraco até o topo, compacte e regue.

Após a rega, o solo se acomodará e o colo da raiz do caule descerá até o nível do solo. A área é coberta com cobertura morta – agulhas de pinheiro ou palha – até uma espessura de 5 centímetros. Jardineiros costumam plantar a Potentilla em setembro para evitar o incômodo de cultivar mudas no inverno. As estacas e as mergulhias terão tempo para enraizar um mês antes da geada.
Regime de rega e fertilização
Durante as três primeiras semanas após o plantio, regue o solo uma vez por semana. Use meio balde por muda. Plantas maduras são regadas com pouca frequência: uma ou duas vezes por mês no verão e uma vez por semana durante a seca, dependendo da rapidez com que o solo seca. Para um crescimento normal, o solo deve estar ligeiramente úmido. Evite que seque a ponto de rachar ou que fique encharcado a ponto de se tornar pantanoso. Durante as estações chuvosas, as plantas não precisam de rega adicional; basta soltar o solo.
Utilizam-se de um a dois baldes de água por arbusto adulto. Recomenda-se o uso de água sedimentada e aquecida pelo sol para a rega. A Potentilla também se beneficia da aspersão noturna. A primeira fertilização é aplicada na primavera, após a abertura dos brotos. Diluem-se 30 gramas de uma mistura de fertilizante fosfatado e sulfato de potássio em 10 litros de água. Utiliza-se um balde da solução por arbusto. As plantas são fertilizadas uma segunda vez durante a formação dos brotos. Potássio e fósforo são adicionados ao solo.

Soltando o solo
O solo é solto superficialmente — de 5 a 10 centímetros — para evitar danos às raízes próximas à superfície. As ervas daninhas são removidas simultaneamente. Soltar o solo fornece oxigênio, essencial para as raízes. Este procedimento é realizado após a rega, durante chuvas prolongadas, para garantir que a água seja absorvida e não fique estagnada. A cobertura morta eliminará o incômodo de afofar o solo e regar com frequência durante a seca. Polvilhe o solo com serragem ou palha a uma profundidade de 5 a 7 centímetros.
Formação de arbustos e tipos de poda
A poda da Potentilla arbustiva ajuda a planta a se renovar e florescer abundantemente a cada ano. Galhos pequenos sobrecarregam a planta. Brotos laterais e basais retiram nutrientes necessários para a formação de brotos. A poda confere às plantas um formato decorativo, esférico ou achatado.
Primeira poda
A Potentilla é podada pela primeira vez no ano da sua primeira floração:
- remover pequenos brotos desbotados;
- encurtar os brotos principais em um terço.

Cortes frescos são desinfetados com piche de jardim. A primeira poda é feita no outono para promover melhor crescimento e floração. Na primavera, esse procedimento é combinado com poda sanitária.
Sanitário
Remova galhos secos, congelados, quebrados e doentes na primavera, antes do surgimento dos brotos, e no outono, após a floração. Plantas maduras são podadas para prevenir doenças. Arbustos mais ralos permitem melhor circulação de ar. Todos os galhos recebem exposição solar uniforme. O calor e a luz impedem o desenvolvimento de fungos e pragas que gostam de sombra.
Rejuvenescedor
Os brotos velhos são podados anualmente durante três anos. Os galhos são encurtados em um terço. A poda radical de rejuvenescimento é realizada a cada cinco anos. Os arbustos são podados quase completamente, deixando 15 a 20 centímetros de brotos. Após esse procedimento, as plantas precisam de fertilização adicional.
Estimulante
A remoção de alguns ramos secundários e brotos que crescem para dentro estimula o crescimento e a floração abundante. Sem poda, as plantas mais velhas ramificam-se mal e ficam nuas nas raízes.

Transferir
A Potentilla cresce no mesmo local por 20 anos. No entanto, a partir do quarto ano, as plantas podem ser replantadas. Os arbustos crescidos são divididos e replantados na primavera ou no outono. Também podem ser transferidos para outro local em agosto ou setembro.
Plantas jovens plantadas na primavera podem ser replantadas após dois meses. Durante esse período, suas raízes ficarão mais fortes.
Abrigo para o inverno
O arbusto Potentilla não precisa de proteção, pois tolera bem a geada. Arbustos maduros que já terminaram a floração são podados e pulverizados com calda bordalesa. Mudas e estacas de outono precisam de proteção.
Doenças e parasitas das flores
A cinquefoil branca cresce na sombra, por isso às vezes fica doente com fungos:
- oídio;
- ferrugem;
- manchas.

Variedades herbáceas não são seriamente afetadas por doenças fúngicas. Arbustos e plantas perenes são tratados com fungicidas. Lagartas-cortadeiras prosperam em arbustos sombreados. Pragas são controladas com inseticidas. A poda é uma medida preventiva contra fungos e parasitas.
Métodos de criação
A cinquefoil branca se reproduz vegetativamente e por sementes. Na natureza, a planta arbustiva produz brotos basais. Espécies herbáceas são propagadas por mergulhia e sementes. Todos os métodos são usados para cultivar a cinquefoil branca no jardim.
Sementes
A propagação de sementes de cinquefoil branco inclui:
- semeadura de outono em campo aberto;
- preparação de mudas para o inverno.
- germinação natural de sementes.
As sementes semeadas no outono endurecem no solo durante as geadas do inverno e germinam bem na primavera. As mudas são cultivadas de fevereiro a março. As sementes são plantadas em recipientes grandes e cobertas com plástico. As mudas, com folhas fortes, são transplantadas para pequenos vasos individuais. Em setembro, as mudas são transferidas para uma área designada no jardim e cobertas durante o inverno. Elas florescerão na primavera seguinte.

Estacas
As estacas são preparadas em julho e agosto:
- as extremidades dos brotos são limpas de flores;
- são cortadas estacas de 8 a 10 centímetros de comprimento;
- plantada em perlita úmida;
- As mudas são mantidas em uma sala aquecida por quatro ou seis semanas.
O segundo método para plantar mudas é em campo aberto. Elas são cobertas com potes de vidro ou garrafas plásticas e borrifadas de três a quatro vezes ao dia.
Ao dividir e estratificar o arbusto
- A propagação por divisão é adequada para plantas de quatro anos. Os arbustos são divididos no início de setembro (após a floração) e em abril e maio (antes da floração):
- eles desenterram;
- lave as raízes com água;
- separados com uma faca esterilizada;
- as raízes das estacas são tratadas com uma solução para estimular o crescimento;
- Novos arbustos são plantados no solo a uma distância de 22 a 45 centímetros um do outro.

Um arbusto grande é dividido de modo que cada divisão retenha 2 a 3 gemas. Essas gemas não são plantadas em profundidade. Para garantir que as divisões criem raízes, suas raízes são embebidas em uma mistura de solo contendo heteroauxina por 24 horas.
A Potentilla é propagada por meio de camadas na primavera:
- escolha o broto que estiver mais próximo do chão;
- eles cavam uma vala embaixo dela;
- corte o broto de fora;
- dobre-o até o chão e abaixe a seção cortada na ranhura;
- proteger e enterrar.
Durante os meses de primavera e verão, as raízes emergem do corte. Em setembro, o broto é cortado e replantado.











