TOP 20 Variedades de Peônia Itoh e suas Características, Plantio e Cuidados

As peônias são flores majestosas e belas, conhecidas por todos os jardineiros. A mais nova variedade de peônia é a híbrida Itoh, nomeada em homenagem ao seu criador, que passou a vida inteira cruzando variedades herbáceas e arbóreas. Os resultados do seu trabalho foram impressionantes. Uma categoria especial foi designada para os híbridos Itoh no sistema de classificação floral.

Características e descrição das Ito-peônias

O criador japonês Ito realizou mais de 1.200 cruzamentos antes de atingir o resultado desejado. O objetivo principal desses cruzamentos era produzir peônias amarelas de flores grandes. Incapaz de alcançar esse objetivo combinando variedades de jardim, Ito começou a combinar variedades herbáceas e arbóreas usando sua própria técnica genética única. As variedades herbáceas e arbóreas combinavam as melhores qualidades dos híbridos Ito.

As peônias Itoh são plantas fortes e bonitas, com caules robustos que crescem até 100 centímetros. Características das peônias Itoh:

  • presença de grandes brotos que chegam a 20 centímetros de diâmetro;
  • as pétalas são pintadas em cores pastel ricas e profundas;
  • a capacidade de florescer por muito tempo e abundantemente;
  • a presença de um caule herbáceo denso, cuja ramificação é estruturada;
  • o caule não necessita de liga;
  • maior resistência ao inverno.

Informação! Uma das diferenças entre as peônias Itoh e suas parentes herbáceas é sua fragrância suave.

As melhores variedades de híbridos Ito

As peônias amarelas são consideradas as melhores peônias Itoh, pois era a cor que o criador buscava. Posteriormente, outras variedades com tons interessantes foram desenvolvidas. Entre as melhores variedades, as camaleônicas ocupam um lugar especial, capazes de produzir botões multicoloridos em um único arbusto.

peônias ito

Os criadores alertam para uma característica dos híbridos Itoh que pode ser enganosa para jardineiros iniciantes. Durante os primeiros anos após o plantio, as peônias produzem botões com tons suaves e insaturados, diferentes dos indicados na embalagem. Após o terceiro ano de floração, as cores tornam-se mais profundas, vibrantes e únicas.

Barzella

A primeira variedade de híbridos de Ito. Os arbustos de Bartsella atingem 1 metro de altura, com botões de tonalidade amarelo-limão persistente e ligeiramente dobrados. Um distinto brilho vermelho pode ser visto no centro de cada pétala.

peônias amarelas

Charme de Fronteira

Border Charm é baseado na variedade Barzella. A mancha vermelha no centro é mais pronunciada do que na variedade anterior. Diferenças em relação à variedade original:

  • floração precoce;
  • semi-duplo;
  • A altura do arbusto é de até 50 centímetros.

Charme de Fronteira

Vinho de Melancia

Esta variedade se distingue pelo formato simples da flor, arbusto alto (até 85 centímetros) e tons de pétalas (vermelho, escarlate e bordô). A melancia foi criada no segundo semestre de 1999 e possui uma fragrância floral distinta.

Tesouro do Jardim

O caule atinge 1 metro de altura. O tipo de flor é bastante duplo. Até 50 botões amarelos podem florescer simultaneamente em um único arbusto. A floração é descrita como tardia, mas abundante.

Tesouro do Jardim

Joana Marlene

O caule é alto e denso. As pétalas mudam de cor ao longo do período de floração, do amarelo-dourado ao pêssego. Os botões são semidobrados.

Jubileu

Um híbrido vermelho-vivo, com flores duplas e floração tardia. O arbusto cresce até 1 metro de altura, com flores de até 20 centímetros de diâmetro.

Peônias do Jubileu

Júlia Rosa

Uma variedade com uma tonalidade de pétalas excepcionalmente bela. A cor rosa-pêssego é realçada por uma mancha vermelho-escura no centro. A Julia Rose floresce mais tarde do que variedades relacionadas, mas garante flores abundantes e plantações densas.

Coroa Amarela

Variedade de floração tardia com arbustos baixos, atingindo 50 a 60 centímetros. A flor é dupla, com pétalas de um amarelo-limão intenso. O diâmetro é de 15 a 17 centímetros.

Coroa Amarela

Memória de Kelly

Os botões amarelo-creme são contornados por uma faixa rosa-avermelhada. Isso torna a coloração única e inimitável. De longe, os arbustos parecem rosas-chá. A altura varia de 50 a 80 centímetros.

Chaleira de cobre

Folhas verde-escuras e profundas se formam no caule. As pétalas têm uma tonalidade cobre única, combinando tons de vermelho, amarelo e rosa-alaranjado.

Chaleira de cobre

Pirulito

A flor dupla amarela com listras vermelhas é a marca registrada da cultivar. O arbusto cresce até 70 centímetros e apresenta maior resistência à geada.

Passeio Misterioso Mágico

Uma peônia mágica cujas pétalas mudam de cor ao longo da floração. Inicialmente, são amarelo-creme com toques de lilás, mas gradualmente adquirem um tom rosa uniforme. O arbusto cresce até 70 centímetros.

Passeio Misterioso Mágico

Ouro Oriental

Uma variedade exclusiva cujas flores assumem uma rica tonalidade amarelo-palha. Os arbustos crescem até 90 centímetros. O plantio desta variedade promete florações prolongadas e moderadamente abundantes.

Esplendor Pastel

A flor única, não dupla, cresce até 20 centímetros de diâmetro. As pétalas mudam de cor durante o período de brotamento, de amarelo-creme para rosa. Os arbustos crescem até 80 centímetros.

Esplendor Pastel

Céu Escarlate

Flores vermelhas brilhantes se formam em caules que chegam a 70 centímetros de altura. As folhas permanecem sempre com um verde intenso, resistem à chuva e proporcionam cobertura total do solo.

Scrumdidleumptious

Um híbrido com pétalas rosadas e caules de até 70 centímetros de altura. O diâmetro dos botões atinge de 18 a 20 centímetros.

Scramdidlyapses

Hillary

Hilary é um híbrido camaleônico. Uma única planta pode produzir brotos em tons de rosa, amarelo e creme. Os caules são densos e altos, com folhas alternadas verde-escuras se desenvolvendo em cada caule.

Exclusivo

As flores desta variedade distinguem-se pelo brilho das suas pétalas cor de vinho. O diâmetro atinge no máximo 25 centímetros. A altura do caule é de 75 a 80 centímetros.

Peônias Ito Únicas

Características do cultivo

Os híbridos de Itoh são variedades fáceis de cultivar e resistentes à geada, que podem ser cultivadas até mesmo pelo jardineiro mais inexperiente. São um deleite para os olhos, complementam canteiros mistos e também são usados ​​para criar canteiros monocromáticos.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Informação! As peônias Itoh geralmente são propagadas por divisão, estacas ou sementes.

Por estacas de raiz

A primeira questão que os jardineiros que decidem cultivar variedades híbridas de peônia Itoh enfrentam é como plantá-las. Estacas de raiz são um método de propagação de híbridos em que uma parte do rizoma, com uma única raiz e um broto de crescimento, é usada para o plantio.

Observação: para estacas de raiz, use as partes restantes do rizoma após dividir o arbusto.

As estacas começam em julho-agosto. Após a remoção das estacas do porta-enxerto principal, elas devem ser desinfetadas, deixando-as de molho por um longo período em uma solução de manganês. As estacas secas são então enroladas em carvão para formar uma crosta na raiz. Isso ajuda a proteger a planta de infecções transmitidas pelo solo.

Por estacas de raiz

Após o tratamento, as mudas de raiz são plantadas em solo solto e nutritivo. As mudas enraizadas devem receber sombra adicional para evitar danos causados ​​pela luz solar direta. Após duas temporadas, as mudas enraizadas são transplantadas para o local de crescimento permanente.

Sementes

As peônias herbáceas comuns são plantadas a partir de sementes, apesar do processo de cultivo demorado. Quanto aos híbridos de Itoh, suas sementes são difíceis de encontrar. Além disso, o plantio a partir de sementes não garante que o canteiro produzirá exatamente a flor indicada na embalagem. Quando plantadas a partir de sementes, a cor das pétalas pode mudar. A cada estágio de crescimento, o arbusto passa por mudanças irreversíveis.

Ao plantar a partir de sementes, utiliza-se o método de mudas em estufa. As mudas são inicialmente cultivadas até atingirem 15 a 20 centímetros e, em seguida, plantadas em terreno aberto. Pode levar de 2 a 3 anos para que as mudas amadureçam.

sementes de peônia

Cuidados necessários com a cultura

O plantio e o cultivo de híbridos de Ito exigem monitoramento constante das condições da planta. A falta de cuidados adequados pode levar à morte ou ao desenvolvimento de doenças.

Regar e fertilizar

A rega é uma parte importante dos cuidados. Na primavera, as plantas são regadas com uma solução de permanganato de potássio para desinfetar o solo. Em seguida, é estabelecido um cronograma de rega. Durante o período de crescimento ativo e floração, os arbustos precisam de um suprimento constante de umidade. Cada arbusto é regado semanalmente em um sulco especialmente cavado a poucos centímetros do caule principal. Cada arbusto adulto precisará de 1 a 2 baldes de água morna. O solo ao redor da planta deve ser mantido úmido devido à estrutura do sistema radicular.

regando flores

Assim que o arbusto começa a florescer, a rega é reduzida. Após a floração, inicia-se uma nova fase, durante a qual o solo deve ser mantido constantemente úmido. Seguir essa regra determina a formação de brotos na estação seguinte.

A cobertura é dividida em várias etapas:

  1. Primavera. Rega com uma solução de permanganato de potássio.
  2. Verão. Antes da floração, aplique superfosfato e sulfato de potássio.
  3. Mensalmente. Aplicação de misturas foliares minerais.
  4. Pré-inverno. Fertilização com compostos minerais.

Cobertura morta e soltura do solo

As peônias não toleram ervas daninhas crescendo perto de seus caules. Seu sistema radicular, localizado longe do caule principal, requer bastante espaço; elas não podem compartilhá-lo com outras plantas. Soltar o solo resolve o problema das ervas daninhas e, ao mesmo tempo, oxigena o solo, tornando-o mais solto e leve.

Por estacas de raiz

A cobertura morta de peônias resolve vários problemas:

  • protege contra ervas daninhas;
  • retém umidade;
  • mantém você aquecido;
  • ajuda a proteger contra doenças e infestações de pragas.

Importante! Use casca de pinheiro, agulhas ou grama recém-cortada como cobertura morta. Se a grama começar a apodrecer ativamente, a camada de cobertura morta deverá ser substituída.

Controle de pragas e doenças

Botões fechados e fechados costumam atrair diversas pragas. Pulgões, besouros-das-rosas e tripes são apenas alguns dos predadores da peônia. Eles podem ser controlados com inseticidas comuns ou remédios populares comprovados.

regando peônias

Os arbustos de peônia são especialmente apreciados pelas formigas. O xarope doce secretado pelos botões fechados atrai as formigas, que se instalam por toda a flor. Um método de controle é despejar água fervente sobre o formigueiro localizado perto do arbusto.

Atenção! Os floristas recomendam tratar os arbustos de peônia contra pragas com antecedência. O tratamento foliar, que envolve a pulverização com diversas infusões e soluções, é eficaz.

Medidas preventivas tomadas na primavera e no outono protegem contra doenças.

Transferir

A melhor época para plantar ou replantar uma peônia é na segunda quinzena de agosto ou na primeira quinzena de setembro. Durante esse período, as plantas estão dormentes, então todos os procedimentos ocorrerão sem problemas. Você pode ajustar o tempo como achar melhor, mas é importante seguir o requisito principal: as mudas devem enraizar antes do início da geada.

transplante de flores

Aparar

A poda só é feita após a formação dos brotos após a floração. Se a poda for feita muito cedo, o arbusto não conseguirá formar brotos na estação seguinte. Os híbridos de Itoh geralmente são podados apenas no terceiro ano após a primeira floração. O arbusto é cortado a 15-20 centímetros, depois coberto com palha e coberto para o inverno. Quanto à remoção de brotos murchos, isso deve ser feito imediatamente. A remoção de flores murchas estimulará a floração.

Preparando-se para o período de inverno

A cobertura morta é considerada a principal técnica de preparação das peônias Itoh para o inverno. O solo é coberto de forma que as raízes do arbusto, localizadas quase horizontalmente, fiquem cobertas por uma camada de cobertura morta de 10 centímetros de espessura. A cobertura morta deve ser uma mistura de solo que não altere o nível de pH.

No inverno, apesar da resistência das variedades Itoh à geada, é necessário cobrir adicionalmente os arbustos com material não tecido ou materiais especiais para jardinagem. Isso é especialmente verdadeiro para peônias jovens que não foram podadas.

Por estacas de raiz

Propagação de peônias Itoh

O método clássico de propagação de peônias Itoh é a divisão do arbusto. Esse método ajuda a preservar as características varietais e reduz o tempo gasto no cultivo das mudas.

Os rizomas da peônia são um conjunto de longos brotos subterrâneos. Cada broto produz brotos de renovação, essenciais para o crescimento da peônia. Esses brotos subterrâneos se espalham quase horizontalmente, formando um sistema de raízes adventícias responsáveis ​​pela nutrição e absorção de água.

Para dividir um arbusto em crescimento, o rizoma é cuidadosamente retirado do solo, a partir da segunda quinzena de agosto. Os rizomas são secos e, em seguida, inicia-se a divisão. Cada parte deve ter pelo menos um broto e vários apêndices.

propagação de peônias

A divisão é feita com uma faca de jardim afiada, cortando cuidadosamente a raiz com movimentos curtos e bruscos. As divisões resultantes são deixadas ao ar livre por 2 a 3 dias para secar. Em seguida, prossiga com o plantio ou, se necessário, armazene as divisões em areia ou musgo para um armazenamento mais longo.

O que fazer se a planta não florescer?

O resultado de todo esse trabalho e da realização de todas as expectativas é a floração abundante do arbusto. Muitas vezes, jardineiros iniciantes descobrem que, mesmo seguindo regras básicas, a peônia não consegue formar brotos, permanecendo apenas um arbusto verde durante todo o verão.

Razões pelas quais uma peônia não floresce:

  1. Local de plantio inadequado. O ideal é plantar a peônia em um local aberto e ensolarado. Alagamentos, fluxo de água subterrânea próximo, sombra constante e luz solar insuficiente são possíveis causas da perda de brotos.
  2. Idade da planta. O sistema radicular dos arbustos híbridos só se torna suficientemente forte no segundo ano, então você não deve esperar floração de um arbusto recém-plantado.
  3. Desalinhamento das partes da planta. Isso ocorre quando a raiz cresceu extensivamente, mas poucos brotos se formaram. Essa desproporção impede que a parte superior floresça e produza brotos.
  4. Transplante e divisão frequentes. Esta opção envolve o transplante do arbusto várias vezes desnecessariamente. Os períodos de adaptação se sobrepõem, impedindo que o arbusto estabeleça raízes adequadamente e causando estresse.
  5. Excesso de nitrogênio. Se o solo receber quantidades excessivas de fertilizantes contendo nitrogênio, os rizomas, que absorvem os nutrientes, sinalizam ao caule para aumentar a massa verde. Esse processo interrompe o ciclo natural de crescimento e inibe a formação de brotos.
  6. Poda precoce antes do inverno. Este é um problema para jardineiros iniciantes. Eles tentam seguir todas as instruções, mas começam a podar muito cedo, antes que os brotos que determinam as flores da próxima estação se formem.

Se o arbusto estiver demorando a florescer, é necessário coletar e analisar cuidadosamente informações sobre a existência da flor nos últimos seis meses. Identificar a causa ajuda a corrigir rapidamente a situação e a alcançar as tão esperadas e luxuosas flores do híbrido Ito.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata