Descrição do gladíolo bizantino, plantio e cuidados com a variedade em campo aberto

Entre as variedades de gladíolo existentes, a variedade bizantina se destaca por suas flores grandes e brilhantes, que aparecem em caules em forma de flecha. Esta planta bulbosa é originária da região mediterrânea, mas posteriormente se espalhou para regiões do norte, incluindo a Rússia. O gladíolo bizantino requer pouca manutenção, mas não tolera ervas daninhas.

A lenda do gladíolo bizantino

O nome "gladíolo" vem de uma antiga lenda que remonta a 1000 a.C. Naquela época, dois trácios, Seuthes e Teres, foram capturados pelo Império Romano. Os jovens foram designados para serem gladiadores. Um dia, Seuthes e Teres foram forçados a lutar um contra o outro. Mas, durante o cativeiro, os jovens se tornaram amigos e decidiram desobedecer à ordem. Em vez de lutar na arena, Seuthes e Teres cravaram suas espadas no chão e se abraçaram.

Por essa ofensa, os dois jovens foram executados. As lâminas dos jovens gladiadores criaram raízes e acabaram se transformando em uma bela flor, conhecida como gladíolo.

Graças à lenda descrita, essas flores são hoje percebidas como um símbolo de amizade e fidelidade.

Descrição botânica da variedade

O gladíolo é uma planta bulbosa da família Iridaceae. A variedade bizantina se distingue pelas seguintes características:

  • o tronco é fino, reto, com até 60 centímetros de comprimento;
  • as flores são grandes, de 4 a 6 centímetros de diâmetro;
  • as cores comuns das flores são roxo e carmesim;
  • brácteas formam tubos de até 1,5 centímetros de comprimento;
  • as folhas são finas e em forma de espada;
  • Até 10 flores são formadas em um tronco.

gladíolo bizantino

A variedade de gladíolo bizantino tolera bem a geada, tornando-se popular tanto na Rússia central quanto nos Montes Urais. É uma planta perene e cultivada principalmente para decorar canteiros de flores.

Características do plantio e cultivo

Para garantir que o gladíolo encante os jardineiros com a beleza de suas flores todos os anos, algumas regras essenciais devem ser seguidas ao preparar a planta para o plantio. Ao cultivar a planta, certos requisitos também devem ser atendidos; caso contrário, sinais de doenças infecciosas aparecerão nos caules e folhas.

Preparando os bulbos

Recomenda-se que os bulbos de gladíolo sejam desenterrados todo outono e armazenados em um porão até o degelo. Vinte e cinco dias antes do plantio, os bulbos devem ser separados, removendo-se as partes danificadas. Antes do plantio, remova as escamas dos bulbos, que protegem a planta durante o inverno. Se os danos forem pequenos, raspe as áreas danificadas com uma faca e trate os bulbos com uma solução fraca de permanganato de potássio.

bulbos de flores

Antes do plantio, recomenda-se cortar bulbos grandes com mais de oito centímetros de diâmetro ao meio, tomando cuidado para não danificar os brotos. Este procedimento ajuda a rejuvenescer os tubérculos. Medidas semelhantes devem ser tomadas com bulbos comprados em lojas. Após o preparo, os tubérculos são plantados em caixas separadas e deixados por vários dias. Recomenda-se tratar os bulbos com soluções de Fufanon ou Decis, que protegerão o futuro gladíolo de doenças.

Selecionando um local e pousando

Os gladíolos devem ser plantados em áreas bem iluminadas e ventiladas, em solo solto e rico em micronutrientes. No entanto, a planta deve ser protegida de fortes rajadas de vento. Os gladíolos prosperam em solo previamente ocupado por morangos, alho ou cebolas. Para garantir brotos saudáveis, recomenda-se adicionar uma mistura de 50 gramas de superfosfato e 20 gramas de sulfato de potássio ao local de plantio no outono. Você também pode usar o húmus usado para fertilizar o solo na primavera.

Os bulbos são plantados em meados de abril ou início de maio. Recomenda-se colocar os tubérculos em covas de 6 a 10 centímetros de profundidade, com o fundo coberto com areia. Se o solo for leve, o gladíolo deve ser plantado a 15 a 20 centímetros de profundidade. Em seguida, polvilhe os tubérculos com uma pequena quantidade de areia e regue-os com uma solução morna de permanganato de potássio. Por fim, adicione terra ao buraco.

plantando flores

As plantas são plantadas a uma distância de 20 centímetros uma da outra. Deve ser mantida uma distância de 30 centímetros entre as fileiras de gladíolos. Nas regiões do sul da Rússia, a flor pode ser plantada no outono, cobrindo a área onde os tubérculos crescem.

Regar e fertilizar

No verão, após a emergência, regue a planta até uma vez por semana. Durante o período de floração, regue com o dobro da frequência. Um mês após o plantio dos bulbos, aplique fertilizante de nitrogênio. Após 2 a 3 semanas, aplique sulfato de potássio combinado com superfosfato. A última fertilização deve ser em meados de agosto.

Soltando o solo

Recomenda-se afofar o solo ao redor dos gladíolos a cada 10 dias. Isso evitará que a planta murche prematuramente. Ervas daninhas, que podem causar a morte da planta, também devem ser removidas com a mesma frequência.

afrouxando o solo

Proteção contra insetos e doenças

O gladíolo é frequentemente infestado por tripes. Para evitar que esse inseto infeste a flor, recomenda-se mergulhar os tubérculos em soluções de Intavir, Fitoverm e Karbofos antes do plantio. Essas soluções também são aplicadas à planta durante a estação de crescimento.

Os gladíolos são principalmente suscetíveis à murcha de fusário. Esta doença se desenvolve devido aos altos níveis de nitrogênio no solo. Se os primeiros sinais de murcha de fusário forem detectados, a planta deve ser tratada com preparações contendo cobre.

Para outras doenças, recomenda-se arrancar e queimar a planta danificada. Jardineiros nas regiões do sul também encontram sinais de sarna bacteriana. Este microrganismo se desenvolve em plantas que crescem em áreas pantanosas com solos altamente alcalinos. Uma solução de sulfato ferroso a 3% ajuda a combater a sarna bacteriana.

gladíolo bizantino

Invernada

Para o inverno, os tubérculos de gladíolo são desenterrados e armazenados em um porão. Se a flor crescer em regiões do sul, os bulbos podem ser deixados no solo, cobertos com ramos de abeto.

Métodos de reprodução

Os gladíolos são propagados por sementes e bulbos. O primeiro método não é utilizado na horticultura. Isso ocorre porque as sementes não retêm o conjunto completo de genes necessários para que a nova flor mantenha as características da planta-mãe. A propagação por bulbos é mais popular. Para obter uma nova flor, o tubérculo original é cortado em dois ou mais pedaços, tomando cuidado para não danificar os brotos (rizomas). O número de dentes resultantes depende do tamanho do bulbo.

As peças resultantes são então tratadas com uma mistura de carvão e enxofre e desinfetadas.

Em seguida, os tubérculos são colocados em água morna, aquecida a 30-35 graus Celsius, por 24 horas, após o que são plantados em turfa ou cascalho fino. A planta é cultivada nessas condições por 5 a 7 dias. Então, após o surgimento dos primeiros brotos, a cultura é transferida para um solo bem solto.

gladíolo bizantino

Avaliações

Svetlana, Solnechnogorsk

Apesar das recomendações dos jardineiros, plantamos um gladíolo bizantino no outono. E com a chegada da primavera seguinte, os primeiros brotos apareceram. Cultivar e cuidar desta flor não apresentou problemas. O gladíolo prosperou no roseiral.

Nadezhda, Volgogrado

"A variedade bizantina me atraiu por dois motivos. Primeiro, esta planta ostenta lindas flores que aparecem no início do verão. Segundo, os gladíolos exigem pouca manutenção, apesar do que a internet diz. Testamos essa característica em nosso próprio jardim. Ao longo de dois anos de cultivo, não houve problemas. Regávamos semanalmente no verão e com menos frequência na primavera. Só a fertilizamos durante o primeiro ano após o plantio. Não desenterramos os tubérculos para o inverno, embora pretendamos fazê-lo agora."

Valentina, Voronej

O gladíolo bizantino é um verdadeiro achado para jardineiros preguiçosos. É fácil de cuidar e cresce bem, iluminando canteiros de flores. Outra vantagem da planta é sua capacidade de sobreviver ao inverno no solo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata