A chicória é conhecida como um substituto do café. Entre várias espécies de chicória, a variedade cultivada, Chicory vulgaris, é utilizada para esse fim. Antes de colher o rizoma da chicória, é importante garantir que ele esteja maduro e tenha adquirido suas propriedades benéficas. Seguir os procedimentos adequados de colheita determinará o sabor das futuras bebidas feitas com o material coletado.
Composição química
Existem mais de 8 espécies de chicória selvagem e 2 espécies de chicória cultivada. A chicória comum é uma planta perene. Os rizomas da chicória são utilizados para obter a matéria-prima, que contém:
- cumarina;
- flavonoides;
- glicosídeos;
- taninos;
- resíduos de sais de potássio;
- sacarose;
- vitaminas;
- inulina.
Entre a variedade de vitaminas, o teor de ácido ascórbico e niacina é particularmente alto. O complexo mineral é rico não apenas em sais de potássio, mas também em fósforo, cobre, ferro e zinco.
Graças à sua composição química única, a chicória tornou-se amplamente utilizada como matéria-prima para fins culinários e medicinais.
As propriedades benéficas e medicinais da chicória
A chicória é usada no preparo de remédios tópicos. Também é adequada para uso interno devido aos diversos efeitos de sua composição no corpo.
| Bebidas, decocções, infusões | Loções, compressas, enxaguantes |
| Devido ao seu conteúdo de inulina, aumenta a sensação de saciedade, normaliza os níveis de açúcar no sangue e aumenta a taxa de processos metabólicos, o que tem um efeito positivo na saúde geral do corpo. | Possui propriedades bactericidas e anti-inflamatórias, por isso é frequentemente usado como compressa para aliviar os sintomas de supuração. |
| A fibra estabiliza os processos digestivos, afeta a condição dos intestinos, acelera a absorção de nutrientes, bem como a remoção de toxinas e resíduos | Taninos e flavonoides melhoram a estrutura do cabelo e estimulam o crescimento dos folículos capilares. |
| Vitaminas e minerais levam ao fortalecimento das defesas do corpo, aumento natural da imunidade | As propriedades de secagem, bem como o efeito anti-inflamatório, são usadas para tratar doenças de pele (eczema, dermatite) |
| Devido ao seu alto teor de ferro, é indicado para vários tipos de anemia – como remédio para repor a deficiência deste elemento. | Com enxágue regular, uma infusão de raízes ou folhas ajuda na alopecia, isso ocorre devido à ativação dos vasos sanguíneos localizados na base dos folículos capilares, sua posterior estimulação |
| Devido ao seu teor de inulina, a chicória atua como uma substância tônica, diferentemente da cafeína, sem estimular o sistema nervoso. | Os taninos aliviam a inflamação e têm um efeito calmante em pequenas queimaduras ou ulcerações pelo frio. |

O complexo de componentes da composição, quando tomado por via oral regularmente, ajuda a aliviar o inchaço, pois tem um efeito diurético suave e remove o excesso de líquido do corpo.
A chicória é usada por mulheres grávidas como substituto do café e do chá, que têm efeito estimulante no sistema nervoso.
As propriedades revigorantes da bebida impactam positivamente o bem-estar geral sem causar tensão nervosa. Além disso, a bebida à base de chicória ajuda a prevenir o inchaço, um sintoma comum durante a gravidez.
Habitat
A chicória cresce em climas temperados e tropicais. É comum em toda a parte europeia do país e é encontrada no Cáucaso e na Sibéria.

Como as espécies selvagens podem crescer em qualquer local com luz solar irrestrita, muitos chamam a chicória de erva daninha. Espécies selvagens são encontradas em contrafortes, bordas de florestas ou ao longo de margens de prados. A planta raramente cresce em áreas pantanosas ou ravinas. É reconhecida por seu caule longo e pequenas flores azuis ou brancas com pétalas em forma de raio.
A chicória é cultivada em plantações especiais, onde as sementes são semeadas. Apenas as variedades comuns e para salada são cultivadas, e acredita-se que suas origens estejam no Mediterrâneo. Foi lá que a chicória, uma bebida usada como substituto do café, surgiu pela primeira vez.
Como e quando coletar
A colheita de partes da planta serve a vários propósitos: a raiz é usada para fazer bebidas e remédios, enquanto a parte aérea é adequada para infusões e decocções. O momento da colheita depende da parte específica a ser colhida:
- a parte aérea é coletada durante o período de floração: de julho a agosto;
- A parte subterrânea é coletada na primavera ou no outono, quando a parte aérea morreu completamente ou ainda não começou a crescer.

Na coleta, são seguidas algumas regras que aumentam a eficiência da coleta e a segurança do material.
- A colheita é realizada pela manhã ou no início da noite.
- Eles escolhem lugares longe de estradas, áreas povoadas e instalações industriais.
- A parte aérea da chicória é coletada somente se não houver precipitação, as folhas e caules estiverem secos e intactos.
- Ao coletar a parte aérea, selecione plantas com brotos totalmente abertos.
- As raízes são coletadas em tempo nublado e chuvoso, quando o solo está suficientemente úmido.
- Para coletar os rizomas, utiliza-se o método de escavação, retirando o solo restante das raízes.
Atenção! Ao coletar rizomas, lembre-se de que eles podem crescer e se estender a profundidades superiores a 5 a 6 metros. Se não for possível arrancar toda a raiz, corte-a cuidadosamente em um ângulo agudo.

Preparação adequada da chicória
A vida útil a longo prazo do material coletado depende de como ele é preparado. A não observância das condições adequadas de armazenamento pode resultar no apodrecimento das plantas, tornando-as completamente inutilizáveis.
Como secar folhas de chicória
Decocções e infusões medicinais são feitas a partir das lâminas das folhas. São tomadas por via oral, de acordo com um regime prescrito, ou usadas como compressas e bandagens. Folhas frescas de chicória raramente são usadas; o material devidamente colhido e bem preservado contém substâncias mais benéficas. As folhas de chicória são secas em casa. Elas são secas em salas protegidas, onde os caules e as folhas são dispostos em assadeiras forradas com gaze ou papel-manteiga.
A secagem ocorre com uma brisa leve, por isso os recipientes são colocados em locais com leve corrente de ar. A luz solar direta pode queimar as folhas, por isso as copas são especialmente sombreadas.

O material é inspecionado e redistribuído regularmente para garantir uma secagem mais uniforme. Além do método natural, pode-se usar um secador elétrico ou forno. Ajuste o secador elétrico para 45 graus Celsius, enquanto no forno, seque as folhas a 60 graus Celsius, em várias passagens.
Dica! Ao secar as folhas, tome cuidado para não deixá-las esfarelar ou quebrar. A prontidão é determinada pela elasticidade: quando apertadas, as folhas devem retornar ao formato original e não esfarelar.
Como preparar flores
As flores de chicória são secas apenas naturalmente. Ao prepará-las para armazenamento, elas são verificadas quanto à umidade entre os botões, e quaisquer espécimes infestados por mosquitos são descartados. As flores são armazenadas em sacos naturais e penduradas no teto. O material é usado para preparar decocções para uso interno em doenças renais, hepáticas e intestinais.

Secando o rizoma para o inverno
A raiz de chicória leva de 2 a 3 semanas para secar. Após a colheita, as raízes são lavadas, limpas de sujeira e guardadas para o primeiro processo de secagem. Isso envolve simplesmente secar as raízes para remover a umidade após a lavagem.
A preparação principal começa com o corte. As raízes são cortadas em pedaços iguais, de 3 a 5 centímetros de tamanho. As raízes maiores são cortadas ao meio. As matérias-primas são dispostas em uma única camada em assadeiras ou tábuas forradas com um pano limpo. Elas são secas por várias horas diariamente em tempo claro e armazenadas ao anoitecer.
As raízes são consideradas secas se racharem quando quebradas, apresentarem coloração amarelo-clara quando quebradas e coloração marrom-escura. As raízes de chicória são armazenadas em caixas de madeira ou sacos de linho em local com umidade moderada, longe da umidade e da luz.

Armazenamento adicional
Os mesmos métodos de conservação são escolhidos para todos os tipos de preparações de chicória; os seguintes são adequados para eles:
- bolsas de tecido feitas de materiais naturais;
- caixas de madeira.
Outra opção para armazenar os rizomas é triturá-los até virar pó. Para isso, seque as raízes em uma frigideira até que as partículas escureçam e comecem a liberar óleos essenciais com aroma característico semelhante ao do café. Em seguida, esfrie e triture com um liquidificador ou moedor. O pó é despejado em potes de lata e armazenado hermeticamente fechado.

Preparando café ou chá de chicória
Os benefícios da chicória como bebida só são mencionados se consumida regularmente. Uma bebida caseira pode ser consumida de 1 a 2 vezes ao dia. A chicória também pode ser preparada de diversas maneiras, substituindo o café ou o chá. Adicione 10 gramas de rizoma seco a 300 mililitros de água, ferva por 5 minutos, retire do fogo e coe. Esta bebida geralmente é diluída em leite ou creme, adicionando açúcar a gosto.
Uma opção é preparar chicória com gengibre e limão. Adicione 20 gramas de raiz de gengibre triturada e raspas de limão a 1 litro de água fervente. Deixe a infusão em infusão por 10 horas. De manhã, adicione chicória a gosto, cozinhe em fogo baixo, coe e beba com mel. Esta bebida de chá e café ajuda a aliviar os sintomas do resfriado e a fortalecer as defesas do corpo.
Uma bebida de chá é geralmente feita com flores secas de chicória. Uma colher de sopa é despejada em 250 mililitros de água, fervida por 5 minutos, depois coada e bebida com açúcar.











