Cultivo e cuidado da chicória no jardim, transplante e propagação

A chicória é uma planta perene que se distingue por suas belas flores azuis. É cultivada em jardins particulares como substituto do café ou para fazer infusões medicinais. Para preservar as propriedades benéficas da chicória quando cultivada no jardim, é importante seguir algumas orientações simples de plantio e cuidados.

Descrição e características da cultura

A chicória se distingue pelo seu grande porte: a erva pode atingir um metro de altura ou mais. A planta se distingue pelas seguintes características:

  • flores grandes e azuis suaves que fecham à noite;
  • uma raiz grossa e dura que penetra fundo no solo;
  • boa resistência à geada (suporta temperaturas abaixo de +10 graus);
  • prefere crescer em solos franco-arenosos e franco-arenosos com pH neutro;
  • resiste à seca de curta duração.

A chicória cresce em diversas regiões. No entanto, áreas localizadas no norte são consideradas ideais para o cultivo desta planta.

cultivo de chicória

A chicória se destaca de outras culturas por começar a florescer no segundo ano após o plantio. A planta se reproduz de forma independente, espalhando sementes por todo o terreno. As flores são bissexuais. Os brotos da chicória abrem em meados de junho e caem com o início do outono.

A planta se destaca pelo fato de suas flores murcharem rapidamente. No entanto, novos brotos imediatamente as substituem. Ao longo de uma estação, um único arbusto produz até 20.000 sementes.

Quais são os benefícios da chicória?

A chicória contém inulina, intibina e diversas outras substâncias com propriedades imunológicas. A planta repõe as seguintes deficiências de micronutrientes:

  • frutose;
  • caroteno;
  • vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • ferro;
  • cálcio;
  • sódio;
  • magnésio.

Esses microelementos são encontrados nas raízes da planta, que são usadas para preparar infusões medicinais benéficas para diabéticos. Os arbustos também são usados ​​para tratar doenças inflamatórias oculares, renais, de pele e do baço.

chicória no jardim

As sementes são usadas como substituto do café. Uma infusão das sementes estimula a circulação, promove a eliminação de cálculos biliares e fortalece o corpo. Beber esta bebida durante o dia pode restaurar a função do sistema nervoso e aliviar a insônia.

Variedades populares de plantas

Os criadores desenvolveram aproximadamente 12 variedades desta planta. Os jardineiros costumam cultivar as seguintes variedades:

  1. Salada. Três outras variedades foram desenvolvidas a partir desta variedade: endívia, escarola e endívia. As folhas desta chicória são usadas em saladas, acompanhamentos e pratos de carne.
  2. Comum. Esta variedade é cultivada como planta ornamental ou para fazer infusões medicinais.

Se a cultura for destinada à produção de uma bebida que possa substituir o café, recomenda-se escolher a variedade de raiz. Na Rússia, a variedade Yaroslavsky é mais popular.

chicória no jardim

Como cultivar chicória corretamente?

A chicória pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Se optar pela segunda opção, plante as sementes depois que o solo estiver suficientemente aquecido. Se você semear as sementes no jardim durante o tempo frio, a planta florescerá prematuramente, mas o sistema radicular não terá tempo de se desenvolver. Isso resultará na morte da planta.

Preparação de sementes

As sementes de chicória comum são semeadas diretamente em terreno aberto. As sementes desta variedade não requerem preparação prévia. As variedades de alface devem primeiro ser germinadas em ambientes fechados. Para isso, coloque as sementes em um pano úmido ou guardanapo por vários dias. Para acelerar a germinação, recomenda-se colocar as sementes em um aquecedor por 2 a 3 dias. Também é necessário umedecer constantemente o pano para evitar que as sementes sequem. Água morna é a melhor opção para esse fim.

Para aumentar o rendimento, alguns jardineiros deixam as sementes de molho em um estimulante adequado, mantendo os grãos lá por 5 a 6 horas.

sementes de chicória

Datas de plantio

Recomenda-se que variedades destinadas a saladas e outros pratos sejam plantadas em maio. Alguns jardineiros semeiam as sementes em meados de julho. Essa abordagem permite que produzam plantas que germinarão na estação seguinte.

Preparando um local de pouso

As sementes de chicória germinam em solo com pH neutro. Se o solo for ácido, adicione cal antes do plantio. Antes da semeadura, o canteiro deve ser cavado e nivelado.

Recomenda-se plantar a chicória em áreas bem iluminadas. A chicória floresce melhor se os botões receberem luz solar direta ao longo do dia.

Embora a planta se desenvolva em praticamente qualquer área com a composição de solo especificada, muitos jardineiros fertilizam o solo antes do plantio. Para isso, utilizam fertilizantes minerais complexos, aplicando três colheres de sopa por metro quadrado do canteiro. Uma mistura de húmus, turfa e nitrophoska também pode ser usada como cobertura.

Após o preparo, a área é bem regada. Em seguida, devem ser feitos sulcos regulares no canteiro, com intervalos de 35 centímetros. Qualquer tipo de semente pode ser plantada lado a lado. variedades de chicóriaAo escolher o local para semear, lembre-se de que a chicória atrai pragas. Portanto, ela deve ser plantada longe de outras frutas e vegetais.

chicória seca

Semeando sementes

Recomenda-se plantar as sementes a uma profundidade de 1 a 1,5 cm. Caso contrário, a germinação será mais demorada. As sementes devem ser plantadas com 8 cm de distância entre si. Essa distância é necessária porque a chicória é uma planta alta com copa grande.

Se o jardineiro negligenciar essa condição, depois que as sementes germinarem a planta terá que ser replantada.

Os primeiros brotos aparecem em 1 a 2 semanas. À medida que a planta se desenvolve, as plantas individuais devem ser removidas ou replantadas, aumentando a distância entre as plantas maduras de chicória para 30 centímetros. Caso contrário, as plantas maiores impedirão o crescimento das menores.

Segredos do cuidado com a chicória

Cuidar da chicória é bastante simples. Para garantir seu desenvolvimento normal, periodicamente, desbaste o canteiro, capine, solte o solo, regue e fertilize. Se necessário, você pode tratar as plantas com fungicidas ou outros compostos medicinais.

cuidados com as plantações

Fertilizantes

Fertilizantes minerais são usados ​​como cobertura para chicória:

  • composto;
  • cinzas de madeira;
  • húmus.

A planta também é fertilizada com sal de potássio, nitrato de amônio ou superfosfato. Esses fertilizantes são usados ​​em pequenas quantidades no jardim. Os fertilizantes devem ser aplicados a cada 2 a 3 semanas. Jardineiros recomendam a alternância de fertilizantes.

Rega

O nível de umidade ideal para a chicória é considerado entre 75 e 80%. Regue a planta com base na frequência e na quantidade de precipitação. Regar o solo em excesso é altamente recomendado, pois isso pode causar apodrecimento das raízes. Para evitar que o solo seque, aplique cobertura morta.

A frequência de rega depende da variedade de chicória. Variedades para salada requerem regas mais frequentes do que outras. Variedades medicinais requerem regas menos frequentes.

Capina e afrouxamento

Apesar de sua fácil sobrevivência, a chicória é exigente em termos de condições de cultivo. Portanto, o canteiro onde ela cresce deve ser capinado periodicamente para remover ervas daninhas. O solo também deve ser solto após cada rega para garantir que o oxigênio chegue às raízes.

cuidados com chicória

Protegendo a chicória de doenças e pragas

A chicória comum é altamente resistente a diversas doenças e pragas. Recomenda-se o tratamento de variedades para salada com fungicidas após a germinação. Essas variedades são frequentemente suscetíveis à mancha foliar. Se a rega não for adequada, as variedades para salada podem apodrecer.

As seguintes pragas são mais frequentemente encontradas na chicória:

  • vermes-arame;
  • ácaro da raiz;
  • pulgão-das-folhas;
  • lesmas.

As lesmas são removidas dos arbustos manualmente. Após o tratamento, a área ao redor dos troncos das plantas deve ser polvilhada com cascas de ovos trituradas ou areia.

pragas de jardim

Para prevenir a infecção, recomenda-se desbastar o canteiro e regar o jardim regularmente. Se forem detectados sinais de manchas em uma das plantas de chicória, a planta afetada deve ser removida e queimada imediatamente. Esta doença fúngica se espalha rapidamente para as plantas vizinhas, causando a morte de todas as plantações. Não existem métodos eficazes de proteção contra a infecção por chicória. Portanto, para evitar a infecção, é necessário seguir as instruções de cuidado das plantas.

Métodos de propagação de plantas

A chicória pode ser propagada por sementes ou estacas. A primeira opção é a mais simples. Para obter uma nova planta, basta separar uma parte do sistema radicular e cultivá-la em um vaso separado.

Para obter sementes adequadas para o plantio, é necessário cobrir as flores com um pedaço de gaze e esperar três semanas.

Após o período especificado, os brotos, juntamente com o caule, devem ser cortados e pendurados em um local escuro e ventilado por vários dias.

Colheita e armazenamento

As variedades utilizadas para fins medicinais são colhidas no segundo ano após a semeadura. Os rizomas podem ser colhidos já na primeira estação. Antes do início do frio, as folhas devem ser cortadas, deixando a planta assim durante o inverno.

As variedades para salada são colhidas em meados do outono. As folhas são armazenadas em local fresco e escuro ou na geladeira.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata