Propriedades benéficas e contraindicações da chicória, para que serve a flor e como tomá-la

Esta planta perene da família Asteraceae prospera tanto nos trópicos quanto em latitudes temperadas. A chicória cresce em praticamente todos os continentes, exceto na Antártida, e prospera em ilhas nos oceanos Atlântico e Pacífico. Pode ser encontrada ao longo de estradas, em clareiras de florestas e em hortas abandonadas. Nos tempos antigos, as pessoas preparavam poções com chicória. As propriedades benéficas e contraindicações da planta foram descritas em papiros egípcios muito antes da Era Comum. A chicória era usada para proteger contra picadas de cobra e tratar doenças.

Descrição da planta

Esta planta perene, cujas propriedades medicinais foram muito elogiadas por Avicena, possui uma raiz carnuda que atinge até 1,5 metro de comprimento. Ramos ramificados partem do caule. As folhas pinadas, afiladas na base, formam uma roseta.

As flores bissexuais da chicória, até 50 por planta, têm uma corola azul com 5 dentes. Elas se formam nas axilas das folhas, localizadas no topo da planta perene. A chicória serve como planta melífera, atraindo insetos benéficos. A floração começa em junho e termina em setembro. Após a polinização, forma-se um ovário, de onde emerge um fruto.

Os benefícios e malefícios da chicória

As folhas, caules e flores possuem propriedades medicinais, mas as raízes acumulam mais, ajudando a planta a sobreviver em condições desfavoráveis.

As flores da chicória são ricas em glicosídeos, as sementes são ricas em óleos graxos e as folhas jovens são ricas em caroteno e compostos de cálcio. Elas, assim como as raízes, contêm insulina.

A planta contém riboflavina, vitamina C e substâncias amargas, além de macronutrientes na forma de:

  • glândula;
  • cobre;
  • zircônio;
  • níquel.

flor de chicória

A decocção das raízes da planta perene reduz os níveis de açúcar no sangue por ser rica em insulina. A erva é muito benéfica para diabéticos. A bebida melhora a digestão, acalma os nervos e ajuda com a insônia.Compressas feitas com esta planta perene aliviam dores nas articulações e reduzem a inflamação dos gânglios linfáticos. Uma infusão quente da raiz tem um efeito negativo sobre micróbios nocivos.

A chicória remove toxinas, ajuda a tratar anemia, doenças renais e oculares e melhora o tônus ​​vascular. Quando consumida:

  1. A pele fica elástica.
  2. A vermelhidão e a erupção cutânea desaparecem.
  3. O cabelo cresce melhor.

Embora a planta tenha muitas propriedades curativas, ela também pode causar danos.

flor de chicória

Remédios à base de chicória não são recomendados para pessoas com alergia a ervas com flores. Infusões não devem ser consumidas por pessoas com varizes, pois aumentam a pressão sobre os vasos sanguíneos. A planta é um estimulante, portanto, pessoas com distúrbios graves do sistema nervoso devem evitar remédios à base de chicória.

Maneiras de usar chicória

O pó solúvel da erva é usado para dar sabor a sobremesas e cremes, e é adicionado à massa para realçar a cor de produtos assados. Uma infusão é feita colocando 15 colheres de sopa da erva triturada em uma garrafa térmica e adicionando 4 xícaras de água fervente. Beba quatro vezes ao dia para tratar incontinência urinária, disbacteriose e distúrbios metabólicos. A chicória é misturada com café natural e consumida para saturar o corpo com insulina, macronutrientes e ácidos, além de repor vitaminas.

chicória fermentada

O suco de chicória ajuda a combater a anemia. Os caules e as folhas são cortados antes da floração, lavados em água fervente e moídos. Após espremer o líquido, o suco é fervido em fogo baixo por alguns minutos. Beba uma colher de chá da mistura duas ou três vezes ao dia, mas os resultados não serão notados por pelo menos um mês.

Uma decocção útil para diabéticos é preparada com 2 xícaras de água fervente e 2 colheres de sopa de raiz em fogo baixo por uma hora.

Para aumentar a energia, beba chá feito de pó instantâneo com mel, leite, creme ou canela. Para problemas pancreáticos ou altos níveis de açúcar, triture folhas de estévia e chicória, despeje-as em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Adicione limão e mel à infusão. O pó instantâneo é obtido por secagem a 150 °C. Um extrato líquido, com alta concentração de componentes benéficos, é produzido por evaporação a 100 °C.

chicória fermentada

Como preparar chicória?

Antes de cozinhar, a erva picada é moída em um moedor de café. Ela pode ser usada para fazer um chá tônico, assim como o pó solúvel:

  1. Uma colherada da planta é colocada em um copo de água fria.
  2. Coloque em fogo baixo.
  3. Cozinhe por cerca de três minutos.
  4. O líquido sedimentado é filtrado.
  5. Eles bebem a bebida com leite.

Um chá saudável e revigorante é feito com raiz de chicória inteira, lavada, seca, picada, torrada e preparada em infusão. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa do pó solúvel a uma xícara de água fervente.

chicória fermentada

Chicória na medicina popular

Uma decocção de ervas é usada há muito tempo para tratar resfriados. A raiz era retirada, bem lavada e triturada. Cerca de 10 gramas dessa mistura eram despejados em um copo de água e fervidos por 20 minutos. Beba ½ xícara três vezes ao dia. Na medicina alternativa, 15 gramas de chicória são preparados com a mesma quantidade de rosa mosqueta e bebidos três vezes ao dia, 40-50 ml por vez.

Durante a menopausa, coloque uma colher de sopa de raiz picada em uma panela, adicione uma xícara de água quente, ferva por 10 minutos e deixe em fogo baixo por uma hora. Tome ¼ de xícara do remédio por 20 dias. Para eczema, abscessos, queimaduras e dermatites, aplique uma decocção feita com 3 xícaras de água quente, uma colher de chá de caules e folhas e 2 raízes picadas bem fininhas. Cozinhe a mistura em fogo baixo por 15 minutos. Também é tomado com mel para tratar doenças do fígado.

flor de chicória

Para tuberculose, tome todas as partes da chicória, juntamente com a ulmária e a erva-mãe, na proporção de 3:1:1. Adicione 500 ml de água fervente a 5 colheres de sopa de cada erva e deixe em infusão por uma hora. Tome ½ xícara da mistura, juntamente com um comprimido de mumiyo.

Contra-indicações e efeitos colaterais

A chicória contém uma variedade de componentes, e a intolerância a um deles pode causar uma reação alérgica. Tome cuidado ao beber chá feito com pó instantâneo se você tiver bronquite, pois pode agravar a tosse. Decocções e infusões da erva não devem ser consumidas por pessoas que sofrem de:

  • asma;
  • úlcera estomacal;
  • gastrite;
  • discinesia da vesícula biliar.

Pare de consumir a erva se sentir tontura, náusea intensa, aumento da frequência cardíaca ou fraqueza após consumi-la. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo excessivo da erva.

O chá da planta estimula o apetite; se alguém tem tendência à obesidade, bebê-lo regularmente pode levar a um ganho de peso significativo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata