- Características da estrutura e floração
- Benefícios do uso em paisagismo
- As variedades mais bonitas e populares
- Jade Verde
- Altar de Coral
- As Irmãs Kiao
- O Gigante de Hemosa
- O Cheiro do Lírio
- Pêssego sob a neve
- Primavera tenra
- Tecnologia agrícola e cuidados com peônias arbóreas
- Trabalho preparatório
- Datas e padrões de plantio
- Sementes
- mudas
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Pragas e doenças da peônia arbórea
- Podridão cinzenta
- Mosaico de anel
- Ferrugem
- Combatendo parasitas
- Métodos de reprodução
- Ao dividir o mato
- Por estacas
- Camadas
- Por vacinação
- Reprodução a partir de sementes
- Dificuldades encontradas ao cultivar uma peônia
A peônia arbórea é parente da peônia herbácea. Sua terra natal é a China. Seus caules lenhosos e floridos adornavam palácios imperiais. Esta planta perene passou por mudanças significativas desde os tempos antigos graças aos cultivadores ingleses. Variedades com flores gigantescas e fragrâncias incomuns foram desenvolvidas. Apesar do curto período de floração e da suscetibilidade a doenças fúngicas, paisagistas e jardineiros passaram a adorar essas variedades arbustivas por seus botões de cores fantásticas.
Características da estrutura e floração
Diferenças externas da peônia arbórea:
- altura de 80 centímetros a 2 metros;
- tronco rígido com brotos retos;
- casca densa marrom-clara;
- forma esférica do arbusto;
- as folhas são pinadas, com padrão fibroso;
- diâmetro da flor - de 12 a 20 centímetros;
- pétalas são lisas, duplas, semidobradas;
- a cor dos botões é de uma ou duas cores.
As peônias arbóreas florescem mais cedo do que o normal. As flores das variedades híbridas são amarelas, uma cor não encontrada em espécies herbáceas. O período de floração dura de 2 a 3 semanas. Os botões se formam nas extremidades dos brotos floridos.
As diferenças varietais tornam-se aparentes com as florações subsequentes. Portanto, a primeira flor de uma muda jovem é podada imediatamente após a abertura.
Benefícios do uso em paisagismo
A peônia arbórea tem três vantagens:
- adequado para plantio em grupos e arbustos individuais;
- universal para criar composições pré-fabricadas e colocar detalhes de cores individuais;
- transmite o conceito de jardim não apenas com flores exóticas, mas também com um aroma original.
Variedades altas e frondosas devem ser plantadas como arbustos individuais, ao lado de um gazebo, um banco ou na curva de um caminho. Seu formato irregular criará uma atmosfera misteriosa. Variedades rasteiras são plantadas como cercas vivas ao longo das bordas de becos, caminhos e ao longo do perímetro de uma propriedade.

O aroma das peônias e de outras plantas se combinam para criar uma aura especial no jardim. O aroma resinoso das coníferas, combinado com o aroma dos arbustos floridos, preencherá o jardim com uma fragrância relaxante. As peônias também combinam bem com sabugueiros e clematis.
As variedades mais bonitas e populares
As peônias arbóreas são classificadas por região de origem:
- Europeu-Chinês - flores com uma mancha rosa brilhante na base do botão, as cores principais são branco, roxo, carmesim;
- Japonês - as flores são duplas, semidobradas e lisas, elevando-se acima das folhas;
- Híbridos de Peônia Delaway - formato de arbusto semelhante ao de parentes herbáceos, cor amarela atípica dos botões, crescimento baixo.
Há também variedades chinesas brancas e clássicas.

Jade Verde
As flores duplas e arredondadas consistem em pétalas brancas com bordas verdes. Esta variedade de floração tardia cresce até 2 metros de altura.
Altar de Coral
Uma variedade vermelha com floração abundante. As pétalas são rosadas nas bordas e escurecem para um tom bordô em direção ao centro. Botões grandes com pétalas duplas exalam uma fragrância doce.
As Irmãs Kiao
Uma variedade japonesa bicolor, com flores grandes. Parte das pétalas de cada botão é branco-creme, enquanto o restante é vermelho. As flores têm 16 centímetros de diâmetro e formato de rosa.

O Gigante de Hemosa
Uma variedade dupla, com flores grandes. Botões rosa-avermelhados com um centro amarelo-vivo atingem 16 centímetros de diâmetro.
O Cheiro do Lírio
Uma variedade alta e branca com pétalas exuberantes e semidobradas e um centro dourado. Os botões abertos lembram crisântemos.
Pêssego sob a neve
Botões duplos e exuberantes permanecem nos arbustos por duas semanas no final de maio. O rosa-claro nas bordas das pétalas desbota para um escarlate intenso em direção ao centro.

Primavera tenra
As flores onduladas combinam tons vibrantes e suaves de vermelho e rosa. Os botões medem 20 centímetros de diâmetro. Esta variedade é adequada para corte.
Tecnologia agrícola e cuidados com peônias arbóreas
Para a floração anual, a época de plantio e um local bem escolhido são cruciais. As peônias arbóreas prosperam ao ar livre durante todo o ano. Durante esse período, elas não devem ser replantadas, caso contrário, não florescerão.
Trabalho preparatório
A preparação do local começa um mês antes do plantio:
- escolha um local plano, sem árvores;
- solo - seco, acidez neutra;
- covas de plantio são cavadas em intervalos de 1 a 1,5 metros, com profundidade e largura de 60 centímetros;
- o solo escavado é misturado com turfa e composto;
- Uma camada de areia é colocada no fundo para drenagem.

Antes do plantio, adicione 500 gramas de farinha de ossos, 20 gramas de sulfato ferroso e 200 gramas de superfosfato ao buraco. Misture o fertilizante com o solo que será usado para cobrir a muda.
Datas e padrões de plantio
As peônias arbóreas são plantadas na primavera ou no outono, dependendo do tipo de muda.
Sementes
As peônias arbóreas produzem vagens de sementes em setembro. As sementes são plantadas em bandejas de mudas a uma profundidade de 3 centímetros. As bandejas são então enterradas no solo do jardim e cobertas durante o inverno. As mudas brotarão na primavera.
As mudas são transplantadas para um local permanente no segundo ano de crescimento. Ao plantar, mantenha um intervalo de 1 metro.
mudas
As mudas de peônia arbórea são divididas em dois grupos: aquelas com raízes próprias e aquelas enxertadas. As primeiras são cultivadas a partir de sementes ou pela divisão do arbusto e são mais viáveis. As plantas enxertadas se desenvolvem mais rapidamente. No entanto, sua base é uma peônia herbácea, cujas raízes crescem e apodrecem. Essas mudas são sensíveis ao replantio. Elas devem ser mantidas no mesmo local por toda a vida.

A época de plantio é selecionada de acordo com o tipo de sistema radicular da muda:
- fechado - plantado da primavera ao outono;
- aberto - agosto, setembro.
Mudas em vasos são deixadas com uma bola de terra. Elas criam raízes mais rápido e até florescem no mesmo ano se plantadas na primavera. Plantas jovens com raízes nuas, quando plantadas na primavera, formam ativamente uma coroa, mas as raízes não têm tempo para se desenvolver. Como resultado, as peônias não recebem nutrição suficiente para manter a folhagem densa e a floração. Durante o outono e o inverno, as plantas desenvolverão uma forte massa de raízes.
Regar e fertilizar
As peônias arbóreas precisam ser regadas generosamente. Sete litros de água são despejados sob o arbusto todos os meses. Para garantir que o solo absorva completamente a umidade, ele é umedecido ao anoitecer. Durante períodos de chuvas fortes, o solo ao redor do tronco da árvore é solto.
As peônias são fertilizadas 3 vezes por ano:
- na primavera, antes das folhas aparecerem;
- durante o período de formação dos brotos;
- no outono, antes do inverno.
No início da primavera, aplica-se fertilizante de nitrogênio nos troncos das árvores e, mais perto da floração, adicionam-se fertilizantes de potássio e fósforo. Também se utiliza fertilizante mineral foliar dissolvido em água. Pulverize as plantas com ele pela manhã ou à noite.

Para melhor aderência às folhas, adicione 20 gramas de sabão em pó ralado à solução fertilizante. Antes da onda de frio esperada, alimente as peônias com farinha de ossos, 200 gramas por arbusto, e cinzas de madeira, 300 gramas.
Aparar
As flores aparecem em brotos mais velhos. Portanto, a poda de variedades de peônias arbóreas limita-se aos procedimentos de higienização e rejuvenescimento da primavera. Os galhos são encurtados até o botão e os brotos danificados são removidos. Para aumentar o número de botões, um terço deles é cortado antes de abrirem.
A cada 10 anos, os arbustos são completamente podados para se renovarem. A vegetação rasteira cresce na base dos brotos herbáceos e também deve ser removida.
Transferir
Somente plantas maduras, totalmente desenvolvidas e com raízes próprias são replantadas. A melhor época do ano é o outono ou o inverno. Para o replantio de inverno, prepare o local nos meses de outono. Os arbustos são podados previamente, deixando um terço do comprimento dos brotos.

Preparando-se para o inverno
Peônias arbóreas selecionadas sobrevivem a temperaturas abaixo de -20 °C (-7 °F). Mudas jovens e plantas em regiões com clima instável e úmido precisarão de proteção.
Como preparar as plantas para o inverno:
- não regar a partir de agosto;
- organizar proteção contra precipitação, instalar coberturas sobre arbustos;
- afrouxe profundamente o solo ao redor dos troncos das árvores;
- coloque cobertura de turfa, 1 balde por arbusto;
- no início de outubro, faça a poda - deixe um terço do comprimento dos brotos;
- Enrole com agrotêxtil em várias camadas, mas não amarre na parte inferior para que as plantas recebam oxigênio.
Em vez de agrofibra, as peônias jovens são cobertas com ramos de abeto, instalados acima das mudas no formato de uma casa.

Pragas e doenças da peônia arbórea
Doenças fúngicas são uma das razões pelas quais as peônias não florescem. Ao primeiro sinal de doença, remova brotos, folhas e botões danificados e trate o arbusto com um fungicida ou sulfato de cobre.
Em abril e agosto, uma vez a cada 10 dias, realize o tratamento preventivo do círculo do tronco da árvore com fungicidas Skor ou Fundazol.
Podridão cinzenta
A doença afeta brotos e folhas jovens de peônias arbóreas. Manchas marrons são uma característica do mofo cinzento. À medida que a doença progride, as manchas ficam cobertas por uma camada cinza contendo pontos pretos visíveis. Estes são pequenos micélios contendo esporos. Se a doença aparecer durante a floração, os brotos não se abrem e também ficam mofados. O mofo cinzento se espalha rapidamente e se espalha para outras plantas.

Mosaico de anel
Sinais:
- manchas claras e escuras com borda nas folhas;
- revestimento branco;
- morte do tecido.
A doença é causada por um vírus para o qual não há cura. Ao primeiro sinal de mosaico, a planta deve ser desenterrada e queimada.
Ferrugem
A doença também começa com manchas marrons nas folhas. A parte inferior das folhas fica coberta por protuberâncias repletas de esporos. A planta para de crescer e seca. Esta doença perigosa pode se espalhar por todo o jardim em dias de vento. Os esporos leves são transportados pelo vento. Nas peônias, eles podem se originar de árvores coníferas. A ferrugem frequentemente afeta as peônias arbustivas em anos com primaveras ou verões chuvosos.
Combatendo parasitas
Insetos raramente incomodam as peônias arbustivas. As plantas têm maior probabilidade de serem infestadas por árvores e flores próximas. Evite plantar este arbusto oriental perto de formigueiros e canteiros de repolho. Caso contrário, suas folhas se tornarão tocas de pulgões.

Outros insetos que rastejam em peônias:
- besouros de bronze - causam o murchamento dos botões abertos;
- Os nematoides matam as raízes da planta e são reconhecidos pelos inchaços no tronco e folhas secas.
Como controlar pragas:
- contra formigas, borrife as plantas com inseticidas Absolut, Grande Guerreiro;
- coletar besouros manualmente e desinfetar contra larvas;
- Para combater pulgões, use Aktara 3 vezes a cada 10 dias.
Para prevenção, você pode usar um remédio popular: prepare uma decocção de tabaco. Um quilo da erva é mergulhado em 5 litros de água, infundido por 24 horas, fervido por uma hora, coado e diluído em 2,5 litros de água. Para prolongar a duração da decocção nas folhas, adicione 100 gramas de sabão em pó ralado.
Métodos de reprodução
As peônias arbóreas se propagam rapidamente por via vegetativa. As sementes são germinadas para produzir mudas com raízes próprias. Esse processo leva de 2 a 3 anos. Para um crescimento e floração rápidos, recomenda-se a divisão ou a estaquia.

Ao dividir o mato
Uma peônia arbustiva está pronta para a divisão aos 5 anos de idade. Este processo começa em agosto ou setembro:
- desenterrar a planta;
- separe as partes com raízes de 10 a 20 centímetros de comprimento e 3 brotos grandes e brilhantes;
- As áreas cortadas são tratadas com fungicida e polvilhadas com carvão.
As divisões de peônias são plantadas em um local previamente preparado de acordo com as regras usuais.
Por estacas
As mudas de peônia arbórea são retiradas de junho a julho, no crepúsculo da manhã:
- os brotos jovens são cortados em pedaços com 2 brotos e 2 folhas;
- a folha inferior é arrancada, deixando o pecíolo, a superior é cortada ao meio;
- a extremidade com o pecíolo da folha é mergulhada em uma solução estimuladora de raízes por 24 horas;
- plante em uma mini-estufa com uma mistura de turfa e solo, aprofundando o broto em 4 centímetros;
- Em recipientes com mudas, a alta umidade é mantida por meio de rega e pulverização.

Em setembro, as mudas começam a criar raízes. Em meados de outubro, a tampa da miniestufa é removida por 30 minutos por dia e, em seguida, o tempo ao ar livre é gradualmente aumentado. Na primavera, as mudas são transplantadas para canteiros elevados cobertos, chamados viveiros. No outono, brotos emergem dos brotos. As mudas estarão prontas para o transplante para o campo aberto no segundo ano.
Camadas
A época de propagação de peônias arbóreas por meio de estacas é maio, período que antecede a floração.
Etapas:
- selecione um broto flexível externo;
- corte a superfície no sentido do comprimento, o comprimento do corte é de 10 centímetros;
- tratados com uma solução estimuladora do crescimento radicular;
- abaixe o broto com a parte cortada até o chão;
- prenda com um suporte e polvilhe com terra.
O broto enraizado é regado generosamente. As raízes aparecem em setembro. No entanto, o novo arbusto só pode ser separado no outono seguinte.

Por vacinação
As peônias arbóreas são caracterizadas por um longo período de crescimento. Mudas com raízes próprias começam a florescer de 3 a 7 anos após o plantio. Para acelerar o desenvolvimento, mudas de peônias arbustivas são enxertadas em porta-enxertos herbáceos.
Os preparativos para a enxertia são feitos em maio:
- desenterre o caule com raízes e guarde em local fresco por 2 a 3 semanas;
- brotos novos são cortados do arbusto;
- cada estaca deve ter 2 gemas, 3 centímetros do broto são deixados sob a gema inferior, 2 centímetros sob a superior;
- os espaços em branco são limpos de folhas.
Enxertia de peônia em fenda:
- o caule do porta-enxerto é cortado transversalmente e o miolo é recortado em forma de triângulo;
- uma extremidade do rebento é cortada em forma de cunha;
- inserir o rebento no porta-enxerto;
- trate a junta com piche de jardim;
- preso com uma fita especial.

Enxertia no bumbum:
- o caule do porta-enxerto é cortado em ângulo;
- a ponta do rebento também é cortada;
- combine os espaços em branco e prenda com fita adesiva.
Nas regiões do sul, a enxertia de peônia é feita em junho, deixando um broto e uma folha nas estacas.
As plantas enxertadas são plantadas em canteiros cheios de areia, aprofundando o solo até a gema. As mudas são colocadas à sombra e regadas generosamente. Em setembro, as gemas dos enxertos estabelecidos começam a crescer. As mudas podem ser plantadas no jardim e cobertas durante o inverno, ou deixadas em canteiros até a primavera. Durante o plantio, o local do enxerto é aprofundado em 2 a 3 centímetros.
Reprodução a partir de sementes
As sementes coletadas são secas por três dias. Para acelerar a germinação, o tegumento duro da semente é limado. A estratificação também é utilizada: bandejas de mudas são enterradas no solo durante o inverno e depois transferidas para uma estufa na primavera.

As sementes de peônia arbórea germinam apenas 10% das vezes. Portanto, para propagar variedades arbustivas no jardim, é mais fácil usar um dos métodos vegetativos.
Dificuldades encontradas ao cultivar uma peônia
O principal problema que os jardineiros enfrentam é a falta de flores nas peônias arbustivas. As plantas são saudáveis, mas não florescem.
Erros no cultivo de variedades de árvores:
- O esterco fresco é um ambiente favorável ao desenvolvimento de podridão. Dos fertilizantes orgânicos, apenas composto seco pode ser adicionado;
- plantio denso, proximidade - a peônia precisa de muito espaço para crescer e florescer em uma área permanente;
- poda prematura - uma muda precisa de um ano para o desenvolvimento completo de raízes e brotos; as peônias são podadas no segundo ano de vida, no outono, caso contrário, elas enfraquecem e não florescem;
- localização rebaixada ou superficial do local do enxerto - a profundidade ideal é de 10 centímetros.
Um motivo comum para a relutância da peônia arbórea em formar brotos são as condições do solo. O solo deve ser mantido moderadamente úmido e rico em nutrientes, de acordo com a estação de crescimento da planta. A planta precisa de fósforo e potássio para florescer. O nitrogênio promove o crescimento dos brotos e das folhas, mas o excesso de nitrogênio inibe a capacidade das peônias de florescer.











