- Os objetivos e propósitos do transplante
- Quando as peônias devem ser replantadas?
- No outono
- É possível no verão?
- Na primavera
- Nós seguimos as regras
- Desenterrando peônias
- Especificidades da divisão de arbustos
- Nós transplantamos flores para um novo local
- Selecionando e preparando um local
- Esquema e tecnologia para plantio de diferentes tipos de peônias
- Cuidados adicionais
- Irrigação e fertilização
- Afrouxamento e amontoamento
- Aparar
- Erros de jardineiros novatos
Peônias não toleram bem o replantio. No entanto, ele deve ser feito pelo menos uma vez a cada cinco anos. Se os arbustos não forem replantados, eles perdem seu apelo decorativo e encolhem de tamanho. Podem até parar de florescer. A melhor época para replantar é no início do outono. Abaixo, você encontrará informações sobre o replantio de peônias, seus cuidados subsequentes e os erros que jardineiros iniciantes costumam cometer.
Os objetivos e propósitos do transplante
A cada ano, o arbusto de peônia cresce cada vez mais. Os brotos jovens começam a competir entre si por nutrientes e luz solar. Um arbusto denso perde sua aparência decorativa e para de florescer. Outro motivo pelo qual as peônias precisam ser replantadas é o envelhecimento da região do colo basal. Colônias de formigas e lesmas começam a se estabelecer ali.
O terceiro motivo é que o jardineiro quer estabelecer a planta o mais rápido possível. Para isso, ele divide o arbusto em seções e as transplanta para outro local. Por fim, as peônias não se encaixam no projeto de um terreno alterado por construções externas. Nesse caso, a planta também é desenterrada e replantada.
Informações adicionais: Para garantir que as peônias continuem encantando você com sua aparência e fragrância pelo maior tempo possível, corte-as quando os botões estiverem começando a abrir.
Quando as peônias devem ser replantadas?
A melhor época do ano para realizar este procedimento é no final do verão ou início do outono. Isso permite que as plantas se adaptem com perdas mínimas.
No outono
Em setembro, os arbustos já estão abastecidos de nutrientes. Durante esse período, as raízes adventícias param de se formar, mas as raízes absortivas continuam a emergir. Para evitar danos a essas raízes durante o replantio, esse procedimento deve ser realizado antes que elas emerjam em massa.
As plantas plantadas no início de setembro terão tempo de se estabelecer bem antes da chegada do frio do inverno. As chuvas de outono são abundantes, facilitando o cuidado com os arbustos. A umidade suficiente do solo promove o rápido estabelecimento.

É possível no verão?
Jardineiros experientes não recomendam esse procedimento no verão. Durante esse período, os raios solares tornam-se escaldantes. As peônias transplantadas podem não suportar os efeitos negativos. Recomenda-se replantar os arbustos apenas em agosto, quando o calor do verão diminui.
Na primavera
Durante este período, as peônias são replantadas apenas se absolutamente necessário. A planta levará muito tempo para se adaptar e a floração não ocorrerá imediatamente. Os arbustos são plantados na primavera, imediatamente após o perigo de geada ter passado. Quanto mais cedo o replantio ocorrer, mais fácil será para a planta sobreviver ao procedimento.
Nós seguimos as regras
Para ajudar as peônias a se adaptarem às novas condições de cultivo, práticas agrícolas adequadas devem ser seguidas.

Desenterrando peônias
Todos os caules da planta-mãe são cortados a uma altura de 15 centímetros da superfície do solo. O sistema radicular das peônias se estende por até um metro de profundidade, dificultando a sua remoção. Para facilitar esse processo, o arbusto é primeiro escavado em todos os lados. O rizoma é removido sacudindo-o, juntamente com a bola de terra.
Especificidades da divisão de arbustos
As raízes estão entrelaçadas, por isso é preciso ter cuidado para garantir que o procedimento seja realizado com cuidado. Utiliza-se uma faca afiada e desinfetada. A planta é dividida em seções, de modo que cada seção contenha de 3 a 5 raízes e o mesmo número de brotos.
Se as raízes forem muito longas, elas são aparadas para 20 centímetros. As partes danificadas ou apodrecidas são cortadas e deixadas para secar. Em seguida, são tratadas com um agente antifúngico e polvilhadas com cinzas de madeira.

Nós transplantamos flores para um novo local
As peônias crescem no mesmo lugar por pelo menos 5 anos, então a área para plantá-las é selecionada com cuidado.
Selecionando e preparando um local
Escolha um local com boa exposição solar. É melhor colocar os arbustos em sombra parcial durante as horas quentes do meio-dia. Caso contrário, as flores de algumas variedades podem murchar ao sol. O local de plantio deve ser bem ventilado, mas ventos frios terão um efeito negativo sobre as peônias.
A água subterrânea não deve estar a menos de 1 metro da superfície do solo. Caso contrário, o sistema radicular profundo das plantas pode apodrecer. Arbustos não prosperam em um jardim perto de edifícios. Eles devem ser plantados a 1,5 a 2 metros de distância de outras plantas.
O solo deve ser argiloso e fértil. Solos pesados devem ser diluídos com areia de rio. Se o solo for muito leve, adicione uma mistura de argila e composto. Em solos ácidos, adicione farinha de dolomita e cal.

Esquema e tecnologia para plantio de diferentes tipos de peônias
As peônias são divididas em variedades arbóreas e herbáceas. As primeiras são mais altas. A técnica de plantio para todos os tipos de peônias é a mesma. O plantio é feito da seguinte forma:
- Para desinfecção, o sistema radicular é colocado em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos.
- Eles cavam um buraco medindo 60×60 centímetros.
- Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior.
- Eles acrescentam solo fértil.
- Os rizomas são dispostos no meio do buraco e cuidadosamente espalhados para os lados.
- Cubra com substrato, tentando não aprofundar o colo da raiz mais do que 5-6 centímetros.
- Regue generosamente.

A zona da raiz é coberta com cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade no solo.
Atenção! Se o colo da raiz for plantado muito fundo, as peônias podem não florescer. Se os brotos de renovação estiverem muito altos, os brotos ficarão fracos e quebradiços.
Cuidados adicionais
Os cuidados subsequentes consistem em regar e fertilizar as plantas na hora certa. O solo ao redor dos arbustos é solto. Os caules com brotos murchos são cortados. As partes aéreas devem cair naturalmente. Elas só podem ser podadas no final do outono.
Irrigação e fertilização
As peônias são regadas conforme a camada superficial do solo seca. Isso é feito pela manhã ou à noite. Regar durante o dia causará evaporação rápida e terá um impacto negativo na planta. Use água morna e sedimentada. Despeje de 20 a 30 litros de água sob o arbusto. Evite regar as folhas e flores.
A aplicação de nutrientes começa no ano seguinte ao plantio. No início da primavera, uma solução de nitrato de amônio é adicionada para promover o crescimento rápido e vigoroso dos brotos. Durante a brotação, as peônias são regadas com fertilizantes de fósforo e potássio. A mesma solução é adicionada duas semanas após o término da floração.

Afrouxamento e amontoamento
Após regar, solte a camada superior do solo. Este procedimento permitirá que o ar alcance o sistema radicular das peônias. Solte o solo com uma ferramenta desinfetada. Durante este processo, apare quaisquer ervas daninhas que interfiram no crescimento dos arbustos.
Para garantir o desenvolvimento adequado das raízes, as peônias são cobertas com terra. Turfa e composto são utilizados. Também é utilizada cobertura morta para garantir a hibernação dos arbustos. No final do outono, o canteiro é coberto com uma camada de 15 centímetros de isolamento. Assim que o sol esquenta na primavera, a cobertura morta é removida do sistema radicular.
Aparar
Brotos com gemas murchas são podados. Os arbustos continuam a crescer no verão, portanto, a poda completa dos caules não é necessária. A presença de vegetação acima do solo é especialmente importante no final do verão. É quando se formam os brotos que florescerão na estação seguinte. Se a poda for necessária, os brotos são podados para deixar 3 a 4 folhas.

Importante! Remova as flores que aparecem em arbustos jovens e imaturos. A floração consome muita energia deles, essencial para o desenvolvimento.
Erros de jardineiros novatos
Jardineiros inexperientes podem cometer certos erros ao replantar peônias. Como resultado, as plantas se desenvolvem lentamente e a floração pode não ocorrer. Os erros mais comuns são:
- O colo da raiz foi plantado incorretamente. Se plantado muito fundo, a floração ocorrerá tardiamente. Se plantado muito alto, os caules quebrarão com rajadas de vento e poderão congelar no inverno. A profundidade ideal é de 5 a 6 centímetros.
- As peônias foram plantadas no local errado. Os arbustos não prosperam na sombra. Os brotos ficam fracos e as flores, opacas. Se o nível do lençol freático estiver muito alto, o sistema radicular pode ser atacado por patógenos.
- Época de plantio incorreta. As peônias estão prontas para transplante no final do verão ou início do outono. Isso reduzirá o estresse no sistema radicular e permitirá que os arbustos se adaptem antes da chegada da geada. O replantio em junho ou julho pode matar as plantas.
- Cuidados inadequados estão sendo prestados. Rega insuficiente resulta em flores pequenas e feias. Em regiões mais frias, é necessário aplicar cobertura morta, caso contrário, os brotos podem congelar.
- O arbusto-mãe escolhido para a divisão é muito jovem. Peônias com mais de 5 anos são divididas e replantadas. Se as plantas forem jovens, florescerão apenas na terceira ou quarta primavera após o plantio.
Peônias não gostam de ser replantadas. Mas às vezes é necessário. Caso contrário, os arbustos podem perder seu apelo decorativo e parar de florescer. Ao aprender sobre replantio e colocar essas técnicas em prática, os jardineiros podem desfrutar de belas flores por muito tempo.











