- Seleção e descrição geral da variedade Sarah Bernhardt
- Características da flor
- Tipos e variações
- Sarah Bernhardt Vermelha
- Branco
- Exclusivo
- Prós e contras do uso em paisagens
- Plantando e cuidando de peônias em campo aberto
- Preparando o local e o material de plantio
- Época e padrões de plantio para peônias
- Fertilização e rega
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Abrigo contra correntes de ar
- Aparar
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Tratamentos preventivos
- Pragas
- Doenças
- Como propagar uma cultura
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade Sarah Bernhardt
Arbustos de peônia frequentemente adornam jardins e quintais de casas particulares. Essas flores florescem na primeira metade do verão e se tornam o ponto focal do paisagismo. Entre as muitas variedades desta planta, os jardineiros costumam escolher a peônia Sarah Bernhardt. Sua principal característica distintiva é o longo período de floração, mas os cuidados adequados são essenciais para isso.
Seleção e descrição geral da variedade Sarah Bernhardt
Embora a peônia Sarah Bernhardt tenha sido cultivada há mais de um século — em 1906 —, ela continua popular e procurada entre os jardineiros. Foi criada pelo renomado criador francês P. L. Lemoy, que batizou sua criação em homenagem à famosa atriz Sarah Bernhardt. A Sarah Bernhardt é vencedora do Prêmio da Royal Horticultural Society de Melhor Peônia para Ambientes Externos.
A peônia de flor leitosa Sarah Bernhardt é uma herbácea perene. Suas folhas mudam de cor no outono e depois caem. Seus caules crescem até 80 cm de altura, fortes e eretos. Os pedúnculos são fortes, capazes de suportar o peso dos botões sem murchar.
O sistema radicular é composto por radículas tuberosas e alguns brotos finos. As lâminas foliares são verde-escuras, com nervuras bem visíveis.
Vale destacar as seguintes características da variedade:
- Resistência média a doenças e pragas.
- Alta resistência ao inverno (até -40 graus).
- Preservação a longo prazo da aparência comercializável.
- Possibilidade de crescer sem suporte.

Características da flor
A peônia de flor leitosa é uma variedade de floração meio-tardia. Com os devidos cuidados, floresce por até 25 dias. Se um tubérculo com 3 a 4 brotos de renovação for plantado, os primeiros brotos aparecerão no segundo ou terceiro ano de cultivo. As flores exalam uma fragrância rica e picante.
Esta herbácea perene é caracterizada por botões grandes, que chegam a 20 cm de diâmetro. Possuem uma estrutura densamente dupla e pétalas de um tom rosa suave com uma borda prateada distinta. A peônia Sarah Bernhardt se distingue pela tonalidade dos botões, que varia do lilás-rosado ao roxo-framboesa, dependendo do clima da região de cultivo. A vantagem dessas flores é que elas não caem após a chuva e permanecem frescas quando cortadas por até 15 dias.
Tipos e variações
Ao longo dos anos, diversas variedades da peônia Sarah Bernhardt foram desenvolvidas a partir da variedade original. Elas diferem entre si no formato do botão e na cor das pétalas.

Sarah Bernhardt Vermelha
Esta peônia ostenta uma coloração vermelho-púrpura, mas seus botões são menores que os da variedade original, medindo 15 cm de diâmetro. O arbusto atinge uma altura de até 85 cm. Durante a floração, os botões exalam um aroma agradável, doce, mas não enjoativo. As folhas da peônia são de um verde-escuro intenso. A variedade Red Sarah Bernard é uma planta de floração tardia. Ela fica igualmente impressionante em canteiros e como flor de corte em vasos.
Branco
As flores exuberantes e brancas como a neve desta variedade atraem os jardineiros. A Sarah Bernhardt branca floresce tardiamente, durando até quatro semanas. Cada haste produz de dois a três botões, exalando um aroma suave e adocicado. O arbusto atinge 70-75 cm de altura. As peônias brancas como a neve são especialmente chamativas quando cortadas.

Exclusivo
Uma variedade nova e marcante, inspirada em Sarah Bernhardt. Suas pétalas são rosa-claro, com toques avermelhados marcantes. A folhagem verde-escura contrasta com os botões. Esta variedade floresce tardiamente. Sua fragrância é doce e rica. O arbusto atinge até 95 cm de altura.
Prós e contras do uso em paisagens
Como qualquer planta ornamental, a peônia Sarah Bernhardt tem suas vantagens e desvantagens. Os benefícios de usá-la em paisagismo incluem:
- Período de floração tardia - quando outras variedades já terminaram de florescer, Sarah Bernhardt está apenas começando a se deliciar com seus botões.
- Alta resistência do sistema radicular ao inverno.
- Possibilidade de crescer sem suporte.
- Aparência espetacular de grandes brotos.

As seguintes desvantagens são apontadas:
- Resistência média a doenças comuns nas culturas.
- Requer rega regular.
Plantando e cuidando de peônias em campo aberto
Para garantir que o arbusto cresça viçoso e livre de doenças, é importante selecionar o local certo e prepará-lo. Os cuidados adicionais com as peônias não são particularmente difíceis — rega regular, fertilização e tratamentos preventivos são tudo o que a planta precisa.
Preparando o local e o material de plantio
As peônias são plantas que adoram sol, portanto, áreas sombreadas não são adequadas para plantá-las, pois elas não prosperarão ali. Uma sombra parcial leve no meio do dia é aceitável; ela protegerá as pétalas do sol escaldante.

Não é recomendado plantar peônias em áreas pantanosas, pois o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes e ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Solo argiloso e arenoso é o preferido, e deve ser ligeiramente ácido. Recomenda-se adicionar um pouco de matéria orgânica, como húmus, ao solo solto para melhorar suas propriedades.
Ao plantar peônias, mantenha uma distância de pelo menos 100 cm entre elas, pois elas começarão a competir por nutrientes à medida que crescem. Mantenha as peônias a cerca de 1 metro de distância de cercas e muros de construção para evitar que a água da chuva danifique as pétalas.
Para evitar incompatibilidade de variedades, compre material de plantio apenas de revendedores certificados. Antes do plantio, mergulhe as raízes da planta em uma solução altamente concentrada de permanganato de potássio por meia hora, depois seque-as e polvilhe com cinzas de madeira.
Época e padrões de plantio para peônias
Recomenda-se plantar peônias no final do verão ou no início do outono; durante o inverno, os rizomas se adaptam ao novo local e começam o crescimento ativo na primavera.

As operações de plantio são realizadas de acordo com o seguinte algoritmo:
- São cavados buracos com cerca de 80 cm de profundidade e uma fina camada de drenagem de areia é colocada no fundo.
- O fertilizante orgânico é colocado em cima da areia.
- Os arbustos são colocados sobre esta camada, aprofundando os brotos em 5 cm.
- Preencha com o restante do solo e irrigue.
- É recomendável cobrir o solo ao redor das peônias com cobertura morta para que os arbustos possam sobreviver melhor ao período de inverno.
Fertilização e rega
A adição de nutrientes começa no segundo ano após o plantio. Em seguida, fertilize as plantas três vezes por estação:
- Pela primeira vez, um fertilizante mineral complexo é usado.
- Na segunda vez, quando os brotos estão se formando, as peônias são alimentadas com excrementos de pássaros diluídos.
- Com a chegada do outono, adiciona-se superfosfato diluído em água.
Deixar o solo ao redor das peônias secar afeta negativamente a formação de brotos, mas o excesso de umidade também é prejudicial. Regue com água sedimentada aproximadamente a cada sete dias. São usados cerca de três baldes de água por planta.

Afrouxamento e cobertura morta do solo
Após cada rega, o solo ao redor das peônias é cuidadosamente solto para evitar danos ao sistema radicular. As ervas daninhas também são removidas para evitar que roubem nutrientes das plantas. Jardineiros experientes cobrem a área ao redor dos troncos das árvores com cobertura morta, eliminando a necessidade de capina regular.
Abrigo contra correntes de ar
Para evitar que os arbustos de peônia se quebrem com a força do vento, arbustos altos são plantados nas proximidades ou as plantas são colocadas perto das paredes dos edifícios e cercas.
Aparar
A poda das folhas é feita no outono, em preparação para o inverno. A não poda pode resultar na colonização da folhagem por patógenos e insetos. Os caules são encurtados quase até o nível do solo, facilitando a cobertura das plantas durante o inverno.

Transferir
Se precisar mover uma peônia para um novo local, cave cuidadosamente ao redor dela por todos os lados. Em seguida, use um forcado para soltá-la e retirá-la do solo. Lave toda a terra das raízes e deixe a peônia ao ar livre por 6 a 8 horas. Depois disso, plante-a no novo local e regue-a abundantemente. O replantio só deve ser feito em agosto.
Preparando-se para o inverno
Em regiões com invernos frios, as peônias desta variedade requerem proteção adicional. Após a poda e a aplicação do fertilizante final, aplique uma camada de cobertura orgânica. Nos Urais e na Sibéria, recomenda-se uma cobertura adicional com lutrasil para proteger os brotos do congelamento.
Tratamentos preventivos
A prevenção é parte integrante do cuidado com as plantas.

Pragas
Os insetos mais perigosos para as peônias são pulgões, nematoides, tripes e formigas. Como medida preventiva, trate as peônias com inseticidas como Aktara ou Actellic na primavera. Folhas caídas e plantas doentes também devem ser removidas imediatamente.
Doenças
As doenças mais comuns que afetam as peônias incluem mofo cinzento, manchas anelares e ferrugem. Como medida preventiva, borrife o solo ao redor das peônias com calda bordalesa no início da primavera. Infusão de alho também pode ser usada.
Como propagar uma cultura
Para cultivar peônias Sarah Bernhardt em seu jardim, use os seguintes métodos:
- Divisão do rizoma.
- Crescendo a partir de sementes.
Este último método é bastante trabalhoso e demorado. Jardineiros geralmente usam o método de divisão de rizomas.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade Sarah Bernhardt
Marina Vladislavovna Topolevskaya, 54: "Sarah Bernhardt é a minha variedade favorita no meu jardim. Seus botões incrivelmente lindos são um verdadeiro destaque do canteiro. Não encontrei nenhuma doença, mas pulgões se instalaram nas folhas. Borrifei duas vezes com Aktara e as pragas desapareceram."











