- Seleção e descrição do híbrido ITO
- Características gerais da planta
- Características da floração
- Exemplos de uso em paisagismo
- Prós e contras de Bartzell
- Plantando e cuidando de peônias
- Preparando o local e o material de plantio
- Época e padrões de plantio para peônias
- Fertilização e rega
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Abrigo contra correntes de ar
- Aparar
- Transferir
- Preparando-se para o inverno
- Tratamentos preventivos
- Pragas
- Doenças
- Como propagar Bartzella
- Avaliações de jardineiros sobre o híbrido ITO
A história das peônias começou na China, onde esta flor é cultivada há séculos. Graças aos esforços dos criadores, surgiu uma forma herbácea desta planta e muitas cultivares diferentes. Antes de escolher uma variedade de peônia para o seu jardim, os jardineiros estudam as características da flor e as condições de cultivo. A variedade de peônia Bartzella foi desenvolvida há relativamente pouco tempo, mas já conquistou o coração de jardineiros em todo o mundo.
Seleção e descrição do híbrido ITO
O híbrido Itoh foi desenvolvido pelo criador e cientista japonês Toichi Ito em 1948, cruzando as variedades Kakoden e Kinko. Também em 1948, a Bartzella foi estabelecida como uma cultivar distinta por Andersen, um assistente de botânico americano. A variedade Bartzella só alcançou reconhecimento mundial em 2002 e hoje é considerada um dos híbridos mais caros. A Sociedade Americana de Peônias concedeu a esta variedade uma medalha de ouro em 2006.
O arbusto atinge 1 metro de altura e os botões amarelo-sol excedem ¼ de metro de diâmetro. A peônia é caracterizada por alta resistência ao inverno e requer abrigo mínimo. Comparada a outros híbridos, a flor mantém seu frescor em um vaso por muito tempo, o que a torna uma flor de corte popular.
Características gerais da planta
A peônia Bartzella é caracterizada por caules herbáceos e lenhosos; eles são bastante robustos e, portanto, não requerem suporte adicional. A parte herbácea da planta morre no inverno, enquanto a parte arbórea tolera facilmente temperaturas de até -30 °C (-22 °F) sem abrigo adicional.
As folhas verde-escuras, coriáceas, são finamente dissecadas e grandes. Seu apelo decorativo dura quase até a primeira geada.
Além de bonito e de baixa manutenção, o híbrido também possui propriedades medicinais, por isso é usado em receitas da medicina tradicional.

Características da floração
Um único arbusto híbrido produz aproximadamente 60 botões amarelos. Cada flor tem uma pequena mancha vermelha no centro. As peônias têm uma fragrância agradável e suave que atrai insetos polinizadores.
O período de floração depende do clima da região de cultivo e começa por volta do início de junho. Os botões encantam com sua aparência decorativa por um longo tempo, em média, até um mês. O híbrido pode florescer já no primeiro ano após o plantio, mas jardineiros experientes recomendam remover os primeiros botões para evitar o enfraquecimento das plantas. Além disso, as características varietais só aparecem vários anos após o plantio.

Exemplos de uso em paisagismo
Até mesmo um único arbusto de peônia Bartzella pode transformar completamente um jardim graças às suas qualidades decorativas. Existem várias maneiras de usar este híbrido em paisagismo:
- Como planta única, a peônia fica espetacular em um gramado verde; arbustos também são plantados perto de um terraço ou gazebo, em ambos os lados dos degraus.
- Em plantios em grupo, peônias desta variedade são combinadas com outras representantes deste grupo com pétalas de tons contrastantes. A Bartzella amarela fica espetacular com peônias brancas ou vermelhas brilhantes.
- Arbustos de peônia são plantados ao longo dos caminhos do jardim e ao redor do perímetro do terreno, formando assim uma cerca viva.
- Como decoração para slides alpinos e bordas mistas, em combinação com outras plantas ornamentais com períodos de floração semelhantes, o híbrido cria composições de jardim espetaculares.
- Plantas rasteiras são plantadas ao redor do arbusto como destaque central da composição.

Prós e contras de Bartzell
Antes de comprar material de plantio híbrido, estude seus pontos fortes e fracos.
As vantagens inegáveis da peônia Bartzella incluem:
- Floração longa e espetacular.
- Alta resistência ao inverno.
- Possibilidade de cultivo sem suportes adicionais.
- Aroma agradável que não irrita as vias respiratórias.
As seguintes desvantagens são apontadas:
- Incapacidade de reprodução por sementes.
- Exigente de luz solar.
- Necessidade de rega regular.

Plantando e cuidando de peônias
Como as peônias são plantas perenes, a seleção cuidadosa do local de plantio é crucial. Elas também não se adaptam bem ao transplante e, muitas vezes, não prosperam no novo local. Cultivá-las é simples, e até mesmo jardineiros iniciantes conseguem lidar com isso sem dificuldade.
Preparando o local e o material de plantio
Como essa variedade é bastante rara e cara, recomenda-se comprar mudas apenas de varejistas especializados, onde o vendedor possa fornecer um certificado. As peônias são mais frequentemente vendidas em divisões de rizomas; mudas são menos comuns. Certifique-se de que a divisão contenha pelo menos dois brotos, sendo cinco o ideal; essas plantas criam raízes e florescem mais rápido.
As raízes devem estar livres de podridão e danos causados por insetos. Antes do plantio, deixe as raízes de molho em uma solução altamente concentrada de permanganato de potássio por uma hora.
A peônia Bartzella é uma planta que adora sol, então escolha áreas abertas com sol pleno durante a maior parte do dia. Uma sombra leve à tarde é aceitável. Áreas sombreadas podem fazer a planta murchar, e os brotos ficarão pequenos.

Evite plantar este híbrido perto de prédios, pois a água da chuva que cai do telhado danificará suas pétalas. As peônias também não gostam de ser plantadas perto de outras plantas ornamentais, pois podem roubar nutrientes delas.
Escolha um local com terreno elevado para o plantio do arbusto, pois as peônias reagem negativamente ao excesso de umidade que se acumula em áreas baixas. O mesmo se aplica aos níveis de água subterrânea próximos à superfície do solo. Nesse caso, será necessária drenagem.
Antes de plantar as peônias, cave o solo do canteiro selecionado a uma profundidade equivalente a duas pás, removendo as raízes das ervas daninhas ao longo do caminho. Se o solo for muito ácido, adicione cal durante a escavação. Solos argilosos e pesados podem ser melhorados com areia de rio.
Época e padrões de plantio para peônias
As peônias podem ser plantadas no outono ou na primavera, mas jardineiros experientes recomendam a primeira opção. O segredo é esperar pelo menos um mês antes da primeira geada.

O trabalho é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Cave buracos medindo 60x60x60 cm.
- No fundo, a drenagem é feita com pequenos seixos.
- Em seguida vem uma camada de areia.
- Em seguida, adicione fertilizantes: cinzas de madeira, superfosfato e farinha de dolomita.
- Abrindo cuidadosamente as raízes, coloque a peônia no buraco e cubra com o restante do solo fértil. Certifique-se de que o colo da raiz esteja acima do nível do solo.
- As peônias são regadas generosamente e polvilhadas com cobertura morta por cima.
Fertilização e rega
As peônias são fertilizadas três vezes durante a estação de crescimento. Fertilizantes nitrogenados são aplicados no início da estação de crescimento para estimular a folhagem. Cloreto de potássio e superfosfato são usados durante a formação dos botões. Fertilizantes de potássio e fosfato são aplicados algumas semanas após o início da floração.

As peônias precisam de rega abundante, mas pouco frequente, durante a fase de floração. Use água morna e estável, consumindo até 30 litros por arbusto.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Após cada rega, recomenda-se soltar cuidadosamente o solo ao redor dos arbustos, removendo ervas daninhas ao longo do caminho. Esse procedimento costuma ser substituído pela aplicação de uma camada de cobertura morta, que protege as raízes da planta do superaquecimento e da evaporação da umidade.
Abrigo contra correntes de ar
Inicialmente, os arbustos de peônia são plantados em áreas protegidas de correntes de ar. Arbustos altos são colocados a uma distância de 1 metro para proteger o híbrido de rajadas de vento.
Aparar
Após a murcha, todos os brotos são removidos dos arbustos para evitar que estraguem a aparência decorativa da planta. Assim que a primeira geada chega, todas as partes aéreas são cortadas e as peônias são preparadas para o inverno.

Transferir
O híbrido de Bartzella não se adapta bem ao transplante e não se estabelece bem em um novo local, portanto, este procedimento só é realizado em casos extremos. É melhor fazê-lo no outono, pois isso reduz o estresse da planta.
Preparando-se para o inverno
Graças à sua alta resistência à geada, as peônias não precisam de abrigo adicional. Uma camada de cobertura morta de 10 cm sobre os arbustos podados é suficiente.
Tratamentos preventivos
Tratamentos preventivos protegerão as plantas de patógenos e pragas de insetos.
Pragas
Os insetos mais comuns que infestam peônias são pulgões e formigas. Para evitar infestações de pragas, borrife os arbustos com inseticidas duas vezes por temporada. Use Actara ou Actellic.

Doenças
O mofo cinzento e o oídio são considerados as doenças mais perigosas. Como medida preventiva, são realizados três tratamentos com fungicidas.
Como propagar Bartzella
Por se tratar de um híbrido, a propagação por sementes não é utilizada. As peônias Bartzella são propagadas por divisão do rizoma. No outono, cave o arbusto e use uma ferramenta afiada para dividir o sistema radicular em várias seções, garantindo que cada seção tenha pelo menos dois brotos.
O método de estacas é usado muito raramente.
Avaliações de jardineiros sobre o híbrido ITO
Darya Aleksandrovna Chernova, 60 anos: "Arrisquei e comprei esta variedade. O material é bem caro, mas não me arrependi. Os brotos grandes se tornaram um verdadeiro destaque do jardim. Mais tarde, eu mesma cultivei este híbrido."











