As propriedades medicinais e contra-indicações da peônia e sua composição

Peônia, frutos-coração, peônia incomum e raiz de peônia são nomes comuns para a peônia-esquiva. A planta é famosa não apenas por sua aparência ornamental. Todas as suas partes possuem propriedades medicinais. Abaixo, você encontrará características da planta, informações sobre seu uso para certas doenças e dicas de cultivo.

Características da planta

A peônia é uma planta rizomatosa perene. Seus brotos atingem 1,5 metro de altura. As lâminas foliares são grandes e dissecadas. As raízes fusiformes são marrom-avermelhadas. Podem atingir 90 centímetros de profundidade.

O sistema radicular é branco quando cortado. Quando quebrado, libera um odor adocicado. As raízes têm um sabor adocicado. A peônia floresce em maio. As flores roxas ou rosadas atingem 10 centímetros de diâmetro. Após a floração, formam-se frutos com pequenas sementes pretas, que amadurecem no início do outono. A peônia, assim como a peônia obovada, possui propriedades medicinais. Todas as partes da planta são usadas na medicina popular para tratar diversas doenças.

Informações adicionais: A cultura recebeu esse nome em homenagem ao médico Asclépio Paeão, que curou o antigo deus grego Plutão de sua doença.

Composição e conteúdo de substâncias ativas

A peônia contém as seguintes substâncias úteis:

  • ácido benzoico;
  • ácido acetilsalicílico;
  • ácido ascórbico;
  • carboidratos;
  • óleos essenciais;
  • minerais;
  • alcalóides;
  • glicosídeos.

peônia fugindo

As substâncias ativas estão contidas em todas as partes da planta.

Em que casos é recomendado usar peônia?

Seu efeito curativo é notável no tratamento de diversas doenças. É usado para distúrbios nervosos, insônia e convulsões epilépticas. É usado com sucesso no tratamento de doenças ginecológicas, em urologia e para fortalecer o coração e os vasos sanguíneos.

Propriedades medicinais

A peônia tem as seguintes propriedades medicinais:

  • analgésico;
  • anti-inflamatório;
  • sedativo;
  • anticonvulsivante;
  • bactericida;
  • antitumoral.

peônia fugindo

Além disso, a infusão de peônia é usada para normalizar o metabolismo e remover toxinas do corpo.

Regras de uso

Para que o remédio seja eficaz no tratamento de doenças, ele deve ser usado corretamente. A tintura pode ser comprada em farmácias ou preparada em casa.

Decocção

Uma decocção medicinal da peônia é preparada da seguinte forma:

  • 1 colher de chá de matéria-prima seca é despejada em uma tigela de esmalte;
  • despeje 2 copos de água quente;
  • ferver por 15 minutos;
  • cubra com um guardanapo e deixe por 4 horas;
  • filtrar através de 2-3 camadas de gaze.

peônia fugindo

Beba a decocção preparada 25 a 30 minutos antes das refeições. Use para problemas estomacais e inchaço.

Tintura

Para fazer uma tintura, são utilizadas as partes subterrâneas e aéreas da planta. No entanto, as raízes são mais frequentemente utilizadas para o medicamento. Elas são embebidas em álcool ou vodca e colocadas em um local escuro por 2 a 3 semanas. O remédio infundido é tomado de 15 a 40 gotas, três vezes ao dia. O tratamento dura de 2 a 4 semanas. Se necessário, o tratamento é repetido após um mês.

Características de uso para certas doenças

A raiz de peônia é amplamente utilizada na medicina popular para tratar diversas doenças. No entanto, como qualquer medicamento, possui efeitos colaterais e contraindicações.

Ginecologia

A tintura de peônia é usada por mulheres durante a menopausa. Ajuda a reduzir a fadiga e a aliviar a inflamação. Para preparar a tintura, dilua 3 colheres de sopa de raízes de peônia em 500 gramas de vodca. Após três semanas, o remédio pode ser tomado 25 gotas, três vezes ao dia. Em um mês, os níveis hormonais voltarão ao normal.

decocção de peônia

Além disso, o medicamento é usado para infertilidade. A peônia elimina a congestão dos apêndices e tumores malignos. A tintura também é usada para irregularidades menstruais. Reduz os níveis excessivos de testosterona, alivia espasmos e alivia a irritabilidade.

Para nervos e insônia

Para distúrbios do sono de longo prazo, use um remédio preparado da seguinte forma:

  • 50 gramas de raiz seca são despejados em 0,5 litros de vodka;
  • coloque os pratos em um local com sombra;
  • agite a tintura periodicamente;
  • após 2 semanas, filtre.

Uma hora antes de dormir, tome uma solução de 50 gramas de água e 3 colheres pequenas da tintura. Após alguns dias de uso, o sono se normaliza devido ao relaxamento do sistema nervoso.

As propriedades medicinais e contra-indicações da peônia e sua composição

Sob pressão

A tintura é usada para hipertensão. Não é usada para hipotensão, pois pode reduzir ainda mais a pressão arterial, levando a efeitos adversos. A tintura é preparada da seguinte forma:

  • 50 gramas de raízes de peônia secas são despejadas em meio litro de vodka;
  • Conservar em local escuro por 3 semanas, agitando o produto periodicamente;
  • coe através de 2-3 camadas de gaze.

Tome a tintura com o estômago vazio, 30 gotas, três vezes ao dia.

Para aliviar dores nas articulações

A tintura é usada não apenas para consumo interno, mas também para fricção. Para preparar o remédio, 50 gramas de flores secas são infundidas em 500 gramas de vodca. Após duas semanas, a mistura preparada é esfregada nas articulações de 3 a 4 vezes ao dia. O efeito terapêutico é alcançado devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da peônia.

peônia fugindo

Para epilepsia

Este remédio requer aprovação médica, pois apresenta alguns efeitos colaterais. As raízes e flores são infundidas (50 gramas para cada 500 gramas de vodca). Beba uma colher de chá três vezes ao dia, em jejum. O efeito é alcançado devido às propriedades anticonvulsivantes da planta.

Para resolver problemas estéticos

A raiz de peônia é usada não apenas para tratar doenças, mas também para melhorar a condição do couro cabeludo. No entanto, para esses fins, infusões e decocções aquosas são utilizadas em vez de tinturas alcoólicas. O produto é usado como enxágue capilar após a lavagem.

Para melhorar a condição da pele do rosto, prepare o óleo de peônia da seguinte maneira:

  • as pétalas são regadas com azeite de oliva;
  • mantenha os recipientes com matérias-primas em um local escuro por 2 a 3 dias;
  • Use em dias alternados, aplicando no rosto por 20 minutos.

pétalas de flores

Se sua pele for oleosa, limpe-a com uma tintura de álcool. Isso elimina cravos e espinhas e fecha os poros.

Peônia fugindo durante a gravidez

A raiz de peônia tem a capacidade de contrair os músculos. Portanto, mulheres grávidas são proibidas de tomar preparações que a contenham. Isso pode causar aborto espontâneo. Além disso, a peônia pode afetar negativamente o desenvolvimento fetal.

Contra-indicações de uso

Apesar de suas inúmeras propriedades benéficas, a peônia apresenta algumas contraindicações. Não deve ser consumida nos seguintes casos:

  • durante a gravidez e amamentação;
  • crianças pequenas;
  • em baixa pressão;
  • pessoas que sofrem de alergias;
  • É proibido tomar tintura de álcool se você tiver doenças gastrointestinais.

peônia fugindo

Os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer durante o uso do medicamento: sonolência, pressão arterial baixa e fraqueza. Portanto, durante esse período, não é recomendado realizar tarefas que exijam concentração. Em altas doses, a raiz de peônia é tóxica.

Importante! Antes de usar produtos que contenham peônia, consulte um médico!

Características de plantio e cultivo no local

Plante a peônia no jardim no início do outono. Ela prefere um local ensolarado em solo bem drenado. Se o local tiver um lençol freático alto, instale tubos de drenagem. Coloque material de drenagem no fundo do buraco.

O plantio de peônias é realizado da seguinte forma:

  • um mês antes do plantio, cave um buraco de 50 centímetros de profundidade e largura;
  • encher até a metade com uma mistura de terra de jardim, húmus, areia com adição de fertilizantes minerais;
  • despeje uma mistura fértil sem adicionar fertilizante e água;
  • um mês depois, um arbusto de peônia é plantado no buraco preparado;
  • regue e cubra o solo no círculo da raiz.

plantando flores

Os cuidados incluem rega, fertilização, soltura do solo e poda em tempo hábil. Pelo menos 20 litros de água devem ser aplicados sob o arbusto. Regas frequentes não são recomendadas, pois a peônia tem um sistema radicular longo que extrai umidade de dentro dele. Após a rega, solte o solo ao redor do arbusto. Este procedimento permite que o ar alcance o sistema radicular. As ervas daninhas devem ser removidas, especialmente quando os arbustos são recém-plantados. Ervas daninhas altas roubam nutrientes, água e luz solar da planta.

A primeira fertilização é feita no início da primavera. É utilizada uma mistura de nitrogênio e potássio. O solo é fertilizado novamente no início do verão, com adição de potássio e fósforo. A mesma mistura é aplicada duas semanas após a floração. No outono, os brotos são podados e queimados. Os tocos restantes são polvilhados com cinzas de madeira.

Regras para colheita de matéria-prima de peônia

Todas as partes da planta são consideradas medicinais. Para maximizar essas propriedades, a colheita deve ser feita na época certa. Folhas e caules são cortados no meio do verão, e as pétalas são colhidas antes de caírem. A matéria-prima é seca sob uma cobertura, longe da luz solar direta. O material seco é armazenado em caixas escuras.

Os rizomas atingem seu pico de teor de nutrientes em agosto. Por isso, são colhidos no final do verão. As raízes são bem lavadas em água corrente e secas. Em seguida, são cortadas em pedaços e secas cuidadosamente em local seco e ventilado. O processo pode ser acelerado secando a matéria-prima em estufa a 45-60 °C. As raízes devem adquirir coloração marrom-escura ou marrom-amarelada e ser quebradiças ao toque. Armazene em recipientes fechados ou sacos de linho em temperatura ambiente. A validade da matéria-prima é de 3 anos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata