- Os benefícios de propagar bérberis você mesmo
- Qual é o melhor momento para realizar o procedimento?
- Métodos de propagação de culturas: instruções passo a passo
- Estacas
- Estacas verdes
- Estacas lenhosas
- Dividindo o mato
- Cultivando a partir de sementes em casa
- Brotos de raiz
- Camadas
- Quando plantar mudas em terreno aberto
- Preparando o local e a cova de plantio
- Plantando e cuidando de bérberis jovens
A propagação da bérberis é uma questão delicada. Para garantir que o arbusto se torne um elemento decorativo marcante na paisagem, certas diretrizes de cuidado devem ser seguidas. Se o arbusto for forte o suficiente, pode ser usado como planta doadora para novas mudas. Antes de propagar a bérberis a partir de estacas no verão, é importante se familiarizar com as complexidades do procedimento. Para isso, você precisará de ferramentas adequadas para manusear os caules e paciência.
Os benefícios de propagar bérberis você mesmo
Este arbusto ornamental não é particularmente exigente, então você mesmo pode propagá-lo. As vantagens de propagar o arbusto você mesmo:
- alta taxa de germinação em comparação ao material adquirido;
- economizar dinheiro na compra de matéria-prima;
- a capacidade de determinar com precisão a variedade da muda resultante.
Todo o trabalho pode ser realizado com o máximo de cuidado possível, sem danificar o sistema radicular.
Qual é o melhor momento para realizar o procedimento?
O bérberis pode ser plantado tanto na primavera quanto no outono. A primavera é considerada a época ideal, pois o arbusto se recupera rapidamente após o derretimento da neve. No entanto, temperaturas mais altas aumentam o risco de ressecamento das raízes das mudas.
Se for plantar no outono, é melhor começar no início de setembro. Isso permitirá que a muda ganhe força antes que o tempo frio chegue.
Se você atrasar o plantio, a planta pode congelar e não sobreviver ao frio do inverno. Se necessário, a propagação pode ser feita no verão. Nesse caso, é melhor começar nos primeiros dias de junho.
Métodos de propagação de culturas: instruções passo a passo
A bérberis pode ser propagada de várias maneiras: por meio de estacas, divisão do arbusto e uso de camadas.

Para plantar mudas, você precisa montar uma estufa. Este processo consiste em várias etapas:
- Preparação da base. Esta é feita de composto, coberto com serrapilheira ou uma mistura de folhas podres e terra, a uma profundidade de 10 a 15 centímetros. Em seguida, vem uma camada de areia de rio, com 4 centímetros de espessura.
- O substrato resultante deve ser compactado cuidadosamente e regado generosamente.
- Na parte superior é coberto com filme ou vidro transparente.
A estufa pronta servirá como um local temporário para o plantio de mudas.
Estacas
Quem deseja propagar bérberis deve optar por estacas. É melhor retirá-las pela manhã, enquanto ainda há orvalho.
Para preparar as mudas, faça o seguinte:
- Prepare uma faca afiada.
- Selecione um galho com um ano de idade e casca firme. É melhor escolher um com pelo menos quatro entrenós.
- Corte o broto quase na raiz.
- Coloque o corte em um recipiente com água.
- Mova-o para um local escuro.

Quando o material estiver pronto, o broto começa a ser aparado.
Estacas verdes
Estacas verdes podem ser usadas para propagação. De um broto de um ano de idade, corte a parte central do caule, com 8 a 10 centímetros de comprimento. Todos os cortes devem ser feitos em um ângulo de 45 graus.
Em cada fragmento do caule, as folhas devem ser encurtadas pela metade, e algumas delas devem ser removidas da parte inferior.
As mudas prontas podem ser amarradas em feixes e colocadas com o corte inferior em um recipiente com água. Isso melhorará significativamente o enraizamento da muda resultante. Em seguida, plante as mudas em uma estufa e, em seguida, no solo.
Estacas lenhosas
Estacas lenhosas também são utilizadas para propagação. Este procedimento é realizado no final do outono. Brotos de dois anos devem ser selecionados como material inicial. Eles devem ser cortados em 20 centímetros de comprimento.
Importante! Certifique-se de cortar os brotos em um ângulo agudo.
Em seguida, elas são plantadas em uma vala profunda. Uma camada de cobertura morta (ou folhas caídas) ajudará as mudas a criar raízes. Quando a primavera chega, as mudas plantadas são colocadas em estufas. O restante do processo é o mesmo das mudas verdes.

Dividindo o mato
Um belo arbusto pode ser propagado dividindo-o, o que é útil quando é necessário produzir mudas jovens rapidamente. O procedimento é o seguinte: o arbusto é desenterrado com o máximo de cuidado possível e cortado em seções. Cada corte deve ser tratado com uma pasta especial para estimular o crescimento. Se o sistema radicular estiver suficientemente desenvolvido, basta serrar a raiz e plantar as mudas resultantes em covas separadas, umedecendo-as previamente.
Cultivando a partir de sementes em casa
Um arbusto de bérberis saudável pode ser cultivado até mesmo a partir de uma pequena semente. No entanto, cultivar bérberis a partir de sementes é bastante trabalhoso e as chances de germinação são baixas. As sementes são semeadas no outono, em sulcos de 3 centímetros de profundidade. As sementes germinadas são capinadas e desbastadas. Após um ano, as mudas são transplantadas para o local definitivo.

Importante! Às vezes, a bérberis se reproduz por auto-semeadura.
Brotos de raiz
Muitas vezes, brotos se formam nas raízes da bérberis, de onde brotam brotos. Esses brotos dão a oportunidade para novos arbustos crescerem. Ao descobrir brotos, siga estes passos:
- Cave ao redor do broto resultante.
- Corte a ligação entre o arbusto-mãe e a estaca usando uma tesoura de poda.
- Transplante-a junto com o torrão de terra para o local escolhido no terreno.
Propagar a bérberis dessa maneira é o mais indolor para a planta e não exige muito esforço.
Camadas
Se você já tem um arbusto de bérberis em sua propriedade e está satisfeito com ele, mas deseja adicionar mais alguns ao seu jardim, pode usar estacas para propagá-lo. Para isso, selecione galhos saudáveis, com um ano de idade. Faça sulcos ao redor do arbusto-mãe e regue-os.

Brotos de 15 centímetros de comprimento são colocados nos buracos resultantes, fixados e cobertos com terra de forma que apenas as pontas fiquem visíveis. As mudas são regadas por uma estação e, no outono, estão prontas para o plantio, com seu próprio sistema radicular.
Quando plantar mudas em terreno aberto
É melhor plantar novas mudas em terreno aberto na primavera. Esta é a época ideal para o enraizamento da bérberis. O local tem calor e umidade suficientes, e as geadas já passaram. Se você plantar as mudas na primavera, no outono a planta terá ganhado força suficiente para hibernar sozinha. Antes disso, você precisará preparar o solo e selecionar um local permanente para a planta.
Preparando o local e a cova de plantio
Se você estiver plantando uma única muda, um buraco de 45x45 centímetros e 50 centímetros de profundidade é suficiente. Esse espaço é necessário não apenas para a muda, mas também para o fertilizante que preenche o espaço.

A água é despejada no buraco resultante. Uma camada de drenagem de seixos ou pedaços de madeira é então colocada no fundo. Uma vez preparado o buraco, ele é preenchido com uma mistura de turfa, terra e húmus.
Plantando e cuidando de bérberis jovens
Cultivo de bérberis A qualidade do plantio depende da qualidade do solo. O buraco preparado é preenchido com terra e a muda é colocada nele. As raízes são então espalhadas e a muda é coberta com terra. Após a compactação do solo, ele é completado e regado. A área de plantio é então coberta com turfa.
Após o plantio em campo aberto, os arbustos jovens requerem cuidados essenciais. Estes consistem em várias etapas essenciais:
- rega regular;
- remoção de ervas daninhas;
- alimentação sazonal.
No outono, as mudas ficam mais fortes e conseguem sobreviver ao inverno.
A propagação da bérberis permite criar uma bela paisagem com plantas espetaculares que encantam os olhos o ano todo usando apenas um arbusto.











