- Benefícios do cultivo de crisântemos
- Métodos e instruções passo a passo para propagação de flores
- Estacas
- Quando um arbusto pode ser propagado por estacas?
- Tempo de colheita e tecnologia de enraizamento
- Plantio e cuidados com mudas
- Semeando sementes
- Quando e como coletar sementes
- Padrões de época e semeadura
- Dividindo o mato
- Nós propagamos plantas por camadas
- As nuances da propagação de crisântemos de buquê
- Escolhendo uma flor
- Prepare o vaso e a mistura de solo
- Plantio e cuidados posteriores
- Erros de jardineiros novatos
Os crisântemos são apreciados por suas flores longas e abundantes no outono, sua baixa manutenção e sua resistência à geada. São facilmente propagados por mergulhia, divisão, sementes e estacas. Cada método tem suas vantagens. Abaixo, você encontrará instruções passo a passo para a propagação de crisântemos, incluindo alguns erros comuns cometidos por jardineiros iniciantes.
Benefícios do cultivo de crisântemos
Crisântemos de jardim são facilmente propagados vegetativamente. Este procedimento oferece as seguintes vantagens:
- acessibilidade do procedimento;
- a capacidade de obter um grande número de arbustos jovens;
- a propagação pode ser realizada da primavera ao final do outono;
- todos os traços culturais parentais são preservados;
- Dessa forma, você pode salvar uma variedade rara de crisântemo doente.
Atenção! A propagação vegetativa preserva as características parentais da variedade.
Métodos e instruções passo a passo para propagação de flores
Os crisântemos são propagados por sementes, estacas, divisão e alporquia. O jardineiro escolhe o método mais adequado.
Estacas
Este é um dos métodos mais eficazes de propagação da cultura. Se feito na primavera, a floração ocorrerá no mesmo ano. Este método preserva todas as características parentais da variedade. As plantas-mãe são arbustos com brotos fortes, livres de doenças e pragas.

Quando um arbusto pode ser propagado por estacas?
As variedades precoces de crisântemo, dependendo da região, são propagadas no final de março ou início de abril. Plantas de floração tardia podem ser propagadas por estacas no final de abril ou maio. Além disso, os caules podem ser podados repetidamente durante o verão. Após esse procedimento, a planta começa a se desenvolver melhor. As estacas são usadas para propagação.
Tempo de colheita e tecnologia de enraizamento
No outono, selecione arbustos fortes e saudáveis, com brotos lenhosos, para servirem como plantas-mãe. Quando a geada chegar, corte as partes acima do solo, deixando tocos de 5 a 10 centímetros de altura. Cave ao redor dos arbustos por todos os lados e remova-os do solo. Coloque-os em um recipiente, polvilhe com substrato e guarde em local fresco.
Na primavera, um grande número de novos brotos surgirá. Crisântemos de flores grandes, dependendo da variedade, produzirão de 8 a 16 mudas em ambientes internos, enquanto variedades de flores pequenas produzirão de 20 a 30. Durante o inverno, os arbustos devem ser inspecionados e borrifados com água conforme necessário.
No final do inverno, o recipiente com as plantas é movido para um local aquecido. Em cerca de uma semana, novos brotos começarão a aparecer. Quando os brotos atingem 7 centímetros de altura, são podados. Algumas folhas devem permanecer nos tocos. As mudas jovens são plantadas em um recipiente separado, e os arbustos são novamente usados como plantas-mãe. Outro método de propagação é plantá-los no solo junto com as raízes emergentes. Para isso, os arbustos jovens são cuidadosamente separados da planta-mãe e uns dos outros manualmente na primavera.
O sistema radicular é borrifado com Kornevin. Os brotos são então pré-plantados em pequenos vasos ou diretamente no solo.
Plantio e cuidados com mudas
Se a propagação for feita na primavera, corte estacas de 7 a 8 centímetros de comprimento. Seções verdes menores podem apodrecer no solo. No verão, os brotos são semilenhosos, então corte estacas de 5 a 6 centímetros de comprimento. Elas devem ter de 3 a 4 folhas.
Para enraizar estacas, siga estes passos:
- uma mistura de turfa e areia é despejada no recipiente;
- as folhas inferiores são removidas;
- o corte é pulverizado com um intensificador de crescimento;
- as estacas são plantadas no substrato a uma profundidade de 1-1,5 centímetros;
- o recipiente é coberto com filme.

Quando as raízes começarem a se formar, remova a cobertura. Regue os arbustos conforme necessário. Assim que as plantas começarem a crescer, fertilize com fertilizante mineral. Se as mudas foram plantadas muito próximas umas das outras, desbaste-as, deixando 8 a 10 centímetros de distância entre elas.
Semeando sementes
Crisântemos podem ser cultivados a partir de sementes, mas esse método de propagação não é muito comum entre jardineiros. Geralmente é usado por cultivadores. O processo é demorado e trabalhoso. Embora esse método possa ser usado para propagar a planta, ele pode não transmitir todas as características parentais declaradas nas especificações da variedade.
Quando e como coletar sementes
Flores com sementes podem ser colhidas após as pétalas ficarem marrons. Isso ocorre no final do outono. As sementes são deixadas para amadurecer em local seco e depois colhidas. Depois disso, a taxa de germinação das sementes aumenta significativamente.

Padrões de época e semeadura
Os crisântemos podem ser cultivados pelos métodos direto ou por mudas. No método direto, as sementes são semeadas diretamente no solo no final de maio. Este método é adequado para crisântemos anuais. Para isso, cave buracos com 30 centímetros de distância entre eles. Plante de 2 a 3 sementes, regue e cubra com terra.
Para criar condições de estufa, a área é coberta com filme plástico. Quando as mudas emergem, a cobertura é removida. Um arbusto forte é deixado no buraco e os outros são removidos. A cultura recebe os cuidados necessários durante toda a estação. O método de mudas é usado no final do inverno da seguinte forma:
- as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio e secas;
- um substrato leve composto de turfa e areia é despejado no recipiente;
- semeie as sementes, pressionando-as levemente no solo;
- borrife com água de um borrifador;
- cubra com filme plástico.

O recipiente com as sementes é levado para uma sala aquecida. As mudas aparecerão em 14 a 15 dias. O filme plástico é então removido. Quando 3 a 4 folhas aparecem, as plantas são repicadas. Os arbustos crescidos são endurecidos e plantados no solo.
Atenção! O material de cobertura deve ser removido diariamente para remover a condensação presente nele e nas laterais do recipiente.
Dividindo o mato
Crisântemos com mais de três anos são propagados por este método. Na primavera ou no início do outono, o arbusto é cuidadosamente desenterrado de todos os lados e removido do solo. Os brotos velhos são removidos junto com as raízes. A planta é dividida em várias partes.
Cada divisão, composta de brotos e sistema radicular, é plantada em um buraco separado.
Nós propagamos plantas por camadas
Este método é fácil de propagar crisântemos com caules longos. Cave um sulco perto do arbusto e coloque nele um caule, sem folhas. Prenda o caule com grampos, regue e cubra com terra. Os cuidados são tomados durante toda a estação: regue, solte o solo e remova as ervas daninhas.

Para o inverno, o sulco é coberto com uma camada de solo. Na primavera, quando a ameaça de geada passa, a muda enraizada é desenterrada. Pedaços do caule com raízes são plantados em covas separadas. Estes se desenvolverão em arbustos de crisântemo maduros ao longo da estação.
As nuances da propagação de crisântemos de buquê
Normalmente, as estacas são colhidas durante os meses mais quentes. No entanto, se um buquê de crisântemos lindos e raros foi dado no inverno, você pode tentar enraizá-los mesmo durante os meses mais frios. Plantas jovens propagadas por estacas reproduzirão todas as características de suas matrizes.
Escolhendo uma flor
Para o enraizamento, selecione caules fortes, livres de manchas, amassados, partes podres ou secas. Brotos doentes não só morrerão, como também poderão infectar outras plantas. Remova os brotos e a parte inferior do caule e use o centro do caule como estaca.
Prepare o vaso e a mistura de solo
Escolha um recipiente largo com laterais baixas. As plantas precisam ter espaço suficiente para crescer, caso contrário, podem ficar suscetíveis a doenças fúngicas ou pragas. O recipiente não deve ser muito fundo, pois muita terra prejudicará o crescimento das mudas.
O substrato deve ser leve, respirável e permeável à água. Um solo especial para plantas ornamentais com flores pode ser comprado em uma floricultura ou preparado em casa. Para isso, misture terra de jardim, areia, fibra de coco, areia e perlita. Para proteger as mudas de patógenos, o solo é aquecido no forno em temperatura baixa.
Plantio e cuidados posteriores
O plantio das mudas é feito da seguinte forma:
- drenagem composta de pequenas pedras e areia é colocada no recipiente;
- despeje o solo preparado;
- as estacas são limpas de folhas inferiores;
- desinfetar em solução de permanganato de potássio;
- plantada em ângulo em um recipiente e regada.

Para criar condições de estufa, cubra os recipientes com as mudas com filme plástico transparente e coloque-os em um local aquecido. Remova o material de cobertura diariamente e limpe qualquer condensação. Quando a camada superior do solo começar a secar, regue. O aparecimento de novas folhas indicará o desenvolvimento bem-sucedido das mudas. Assim que os arbustos jovens começarem a crescer, eles devem ser transplantados para recipientes separados. Caso contrário, os brotos ficarão finos e fracos.
Os crisântemos são plantados em uma área bem iluminada e cuidadosamente cuidados durante toda a estação. Os arbustos precisam de rega regular, fertilização periódica, afofamento do solo e controle de ervas daninhas. Para prevenir doenças e pragas, os arbustos são pulverizados com preparações especiais.
Importante! Tratamentos químicos não devem ser realizados durante o período de floração.
Erros de jardineiros novatos
A propagação de crisântemos é um processo simples. No entanto, jardineiros inexperientes podem encontrar alguns problemas durante o processo. Os erros mais comuns são:
- Eles usam ferramentas não desinfetadas. Como resultado, as plantas são infectadas com fungos e morrem.
- Não remova o filme plástico dos recipientes com mudas. O material de cobertura deve ser removido diariamente e as plantas devem ser arejadas. Remova quaisquer gotas de água das laterais do recipiente e do filme plástico para evitar infecções fúngicas.
- As mudas são plantadas muito próximas umas das outras. A distância ideal entre as plantas no plantio é de 4 centímetros. À medida que os arbustos crescem, eles são podados, deixando uma distância de 8 centímetros entre eles.
- Mantenha os crisântemos em um local escuro. Esse erro resulta em brotos finos e fracos.
- As mudas são plantadas em solo denso. Esse tipo de solo pode levar à estagnação da água, o que é prejudicial à planta. Um substrato solto e respirável é selecionado.
- As plantas-mãe são mantidas em um ambiente aquecido durante o inverno. Isso faz com que os brotos surjam prematuramente. As plantas são armazenadas em um ambiente fresco e seco durante o inverno.
- Não remova as folhas inferiores ao plantar as estacas. Isso fará com que as partes verdes apodreçam, afetando toda a planta. Deixe apenas as folhas superiores nas estacas.
- Plantar ao ar livre na primavera é muito cedo. Os crisântemos podem apodrecer devido à geada e à água do degelo. O plantio deve ser feito após o fim do risco de geada.
- Plantar arbustos no final do outono pode fazer com que plantas mal adaptadas não sobrevivam ao inverno rigoroso. O melhor mês de outono para propagar crisântemos é setembro. As plantas plantadas durante esse período devem receber cobertura morta para o inverno.
- Arbustos plantados muito próximos uns dos outros em um terreno. Isso cria estagnação de ar entre as plantas, o que pode levar a infecções fúngicas. Ao plantar crisântemos, é importante saber o tamanho do arbusto; espaçar as plantas de acordo com as características da variedade.
Propagar crisântemos é um processo fascinante. Existem vários métodos para cultivar as flores. Seguindo as recomendações acima, um jardineiro pode cultivar uma grande variedade de crisântemos em seu jardim.




















