- Crisântemo multiflora esférico: descrição geral
- Requisitos das condições de cultivo
- Iluminação, humidade, temperatura
- Solo
- As variedades mais bonitas
- Branbeach: branco, roxo e laranja
- Branindio
- Branfoundation: roxo, salmão e limão
- Brandroyal: vermelho, rosa, amarelo e branco
- Branhill: vermelho escuro e cereja
- Jaqueline Peach
- Espírito Branspider
- Ameixa Bransky
- Elfie White
- Vantagens e desvantagens da planta
- Exemplos de uso em paisagismo
- No jardim de flores
- No terraço
- Ao longo dos caminhos
- Época e características do plantio
- Na panela
- Em terreno aberto
- Instruções de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Proteção contra insetos e doenças
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Preparando multiflora para o inverno
- Cobrindo a planta em terreno aberto
- Armazenar flores em vasos no porão e na varanda
- Métodos de reprodução
- Ao dividir o mato
- Por estacas
- Sementes
O crisântemo globo tornou-se recentemente muito popular entre os jardineiros. Quando plantado em terreno aberto, decora o jardim. Também pode ser plantado em um vaso e colocado em um local relaxante. Essas plantas encantam com suas flores de agosto até a geada. Abaixo, você encontrará informações sobre as variedades mais bonitas do crisântemo globo multiflora, como cultivar os arbustos e armazená-los durante o inverno.
Crisântemo multiflora esférico: descrição geral
Este é o nome dado a todos os crisântemos cujo formato esférico é uma característica geneticamente determinada do arbusto. A altura da planta varia, dependendo da variedade, de 20 a 70 centímetros. Com base na época de floração, os crisântemos coreanos são classificados como de floração precoce, de floração intermediária e de floração tardia. Os botões se formam com um diâmetro de 2 a 8 centímetros. A paleta de cores é extremamente diversificada. Os botões começam a abrir no início de agosto. A floração dura até a geada. Se um crisântemo perene for cultivado em um vaso, ele pode ser levado para um ambiente fresco no outono. Lá, a floração continuará por algum tempo.
Informações adicionais: Crisântemos podem ser usados como flores de corte. Um ramo florido pode durar de 3 a 4 semanas na água.
Requisitos das condições de cultivo
Os crisântemos são plantas de dias curtos. Para que os botões floresçam, precisam de 8 a 10 horas de luz do dia. Esta planta resistente ao frio é cultivada não apenas no sul, mas também na região de Moscou, nos Urais e na Sibéria. As plantas podem suportar temperaturas de até -7 °C.
Iluminação, humidade, temperatura
Plante crisântemos esféricos em um local bem iluminado. A luz solar é essencial para o crescimento de um arbusto vigoroso e, consequentemente, para belas flores. Se as plantas não receberem luz solar suficiente, seus brotos esticarão e afinarão.
Uma característica única das flores de crisântemo é que elas não requerem altas temperaturas. Os brotos começam a se formar em temperaturas diurnas de 20 a 25 °C e noturnas de 16 a 20 °C. O sistema radicular dos crisântemos está localizado próximo à superfície do solo, portanto, é necessária rega frequente.

Solo
A planta é plantada em solo solto e fértil. Este solo é composto de terra de jardim, composto e turfa. O local de plantio deve ser ligeiramente elevado, pois os crisântemos não toleram água parada perto das raízes. Além do solo aberto, a planta também pode ser plantada em vasos colocados em terraços, varandas ou alpendres.
As variedades mais bonitas
Especialistas desenvolveram inúmeras variedades de crisântemos esféricos com pétalas de diversas cores. Muitas plantas também apresentam floração precoce. Os esforços de melhoramento genético ainda estão em andamento. As variedades mais bonitas de crisântemos esféricos são as seguintes.
Branbeach: branco, roxo e laranja
Esta variedade possui diversas variedades. Essas plantas têm muito em comum, diferindo apenas na cor das pétalas. Os arbustos atingem de 35 a 45 centímetros de altura. Os brotos se espalham de 40 a 45 centímetros de largura.
As plantas florescem no início de setembro.
Branindio
Os arbustos esféricos de crisântemo atingem 50 centímetros de altura. Quando semi-abertos, os botões são alaranjados. Mais tarde, o centro permanece alaranjado e as pétalas adquirem um tom amarelo-dourado.
A colheita começa a florescer no final de agosto.
Branfoundation: roxo, salmão e limão
Os criadores desenvolveram variedades com características idênticas, mas com cores de pétalas diferentes. Os brotos das plantas atingem uma altura de 40 a 50 centímetros. Os botões se formam com até 4 centímetros de diâmetro.
O crisântemo começa a florescer em setembro.
Brandroyal: vermelho, rosa, amarelo e branco
Os crisântemos esféricos Brandroyal são uma bela adição a qualquer jardim de outono. Dependendo dos cuidados, os arbustos atingem uma altura de 40 a 70 centímetros. As flores vermelhas, amarelas, brancas ou rosadas medem de 4 a 5 centímetros de diâmetro.
Branhill: vermelho escuro e cereja
Arbustos compactos são cobertos por inflorescências de até 5 centímetros de diâmetro. Os brotos atingem 35-40 centímetros de altura. As pétalas são vermelho-escuras ou cor de cereja, dependendo da variedade.
Arbustos baixos dessa cultura são usados para decorar escorregadores alpinos e canteiros de flores.
Jaqueline Peach
As pétalas deste crisântemo esférico apresentam dois tons: amarelo-rosa e amarelo-púrpura. Os arbustos de pêssego Jacqueline atingem de 35 a 40 centímetros de altura. O diâmetro dos botões totalmente abertos é de 3 a 5 centímetros.
As inflorescências do crisântemo esférico Jacqueline Peach começam a florescer no final de setembro.
Espírito Branspider
Esta variedade se destaca das demais por suas pétalas em forma de agulha, de cor limão vibrante. O arbusto atinge 70 centímetros de altura. A floração começa no final de agosto ou início de setembro.
A cultura é plantada em um lote, em um recipiente, e usada como planta de corte.
Ameixa Bransky
Os brotos de crisântemo medem 70 centímetros de largura e altura. As pétalas são de uma cor ameixa vibrante. Os botões têm cerca de 4 centímetros de diâmetro. Os crisântemos coreanos florescem em setembro.
O crisântemo esférico Bransky ameixa floresce em setembro.
Elfie White
Os caules da Elfie White multiflora atingem de 40 a 50 centímetros de altura. Os botões são brancos e pequenos, atingindo 3 centímetros de diâmetro. A planta floresce em setembro.
O crisântemo elfo branco é plantado em terreno aberto, em vasos.
Vantagens e desvantagens da planta
A maioria das variedades da cultura tem as seguintes vantagens:
- bonita na aparência;
- fácil de cuidar;
- brotos altos de flores são usados para corte;
- servem como decoração para o jardim no outono.
As seguintes características podem ser consideradas desvantagens:
- suscetibilidade a doenças fúngicas devido ao excesso de umidade;
- desbaste de brotos quando mantidos em sombra e sombra parcial;
- A decoratividade pode reduzir o aparecimento de pulgões nos brotos.

Atenção! Os crisântemos coreanos não precisam ser pinçados. O formato esférico é determinado geneticamente.
Exemplos de uso em paisagismo
A planta tem uma variedade de usos. Pode ser plantada em campo aberto ou em vaso. Os brotos floridos são cortados e colocados em um vaso com água.
No jardim de flores
Uma maneira de usar o crisântemo globo é plantá-lo em grupo em um canteiro de flores. Alternar plantas com cores de flores diferentes ficará lindo. Crisântemos de jardim são plantados contra um gramado, combinados com arbustos piramidais verdes.
No terraço
Esta planta pode ser plantada não apenas em terreno aberto, mas também em vasos. Vasos também são ideais para varandas, terraços e varandas. As variedades anãs ficam melhores em vasos. À medida que amadurecem, permanecem compactas e organizadas. Esses arbustos esféricos cultivados em vasos podem ser colocados em qualquer área de lazer.

Ao longo dos caminhos
Variedades rasteiras de crisântemos multiflorais ficarão lindas plantadas ao longo de caminhos. Escolha plantas com diferentes períodos de maturação. Assim, elas decorarão o caminho de agosto até a geada.
Época e características do plantio
Os crisântemos são plantados na primavera e no outono. No sul, eles são mais frequentemente plantados ao ar livre no outono. Na primavera, os arbustos são divididos e replantados. Nas regiões do norte, o plantio ocorre em maio.
Na panela
As variedades anãs são normalmente plantadas em vasos. Inicialmente, escolhe-se um vaso pequeno. À medida que os arbustos crescem, são transplantados para um vaso maior. Um crisântemo-bola em vaso pode ser usado para decorar um terraço, gazebo, varanda ou alpendre.
O procedimento de plantio é realizado na primavera da seguinte forma:
- drenagem composta de argila expandida ou pequenas pedras é despejada no fundo do vaso;
- encher com solo fértil e solto;
- plante o arbusto, pressionando levemente o solo;
- regada generosamente.

O solo no vaso seca rapidamente. Portanto, em verões quentes, regue todos os dias. Use água morna e sedimentada. Se estiver frio, a planta pode adoecer.
Em terreno aberto
Para cultivar crisântemos esféricos em seu jardim, plante-os no outono. Muitos arbustos floridos estão disponíveis para venda nessa época. O jardineiro seleciona uma variedade adequada e a planta imediatamente no solo. Em regiões mais frias, a planta é cuidadosamente coberta com cobertura morta antes do início da geada. Em climas siberianos, os vasos com plantas são armazenados em um porão até a primavera e, em seguida, plantados ao ar livre.
Na primavera, os crisântemos esféricos plantados no outono produzem numerosos brotos. Se estes não forem perturbados, o arbusto ficará muito denso. Os brotos serão finos e as flores, pequenas. Portanto, na primavera, os arbustos são desenterrados, divididos e os brotos plantados separadamente.
O plantio no local é realizado da seguinte forma:
- cavar buracos a uma distância de 50 centímetros um do outro;
- a drenagem é colocada no fundo;
- encher com solo fértil;
- plantando plantas;
- regada generosamente.

O solo ao redor dos arbustos é polvilhado com palha, turfa e composto.
Instruções de cuidado
Para garantir um crescimento rápido no verão e belas flores no outono, os crisântemos precisam de cuidados especiais durante toda a estação. Regue, fertilize, solte o solo e faça tratamentos preventivos.
Rega
Regue o solo sob as plantas conforme necessário. Deixe a camada superior do solo secar. O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes. A umidade insuficiente resultará na perda da beleza ornamental: os brotos atrofiarão e as flores se desenvolverão em pequenas flores. Regue os crisântemos Multiflora pela manhã ou à noite, nas raízes. Regar os arbustos por cima em climas quentes pode causar queimaduras nas folhas. Água sedimentada e água da chuva são benéficas para as plantas.
Cobertura superior
A fertilização dos arbustos começa duas semanas após o plantio na primavera. Nitrogênio e potássio são usados para promover o rápido crescimento dos brotos. Durante a brotação, fertilizantes minerais ricos em potássio, fósforo e magnésio são aplicados. O potássio é adicionado no início de outubro para promover a hibernação bem-sucedida dos arbustos ao ar livre. Os nutrientes são aplicados ao solo após umedecê-lo com água pura. Caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado. No verão, a fertilização foliar com humato de potássio é possível.
Importante! O nitrogênio só deve ser aplicado no início da primavera. Caso contrário, o crescimento excessivo do arbusto prejudicará a floração.
Proteção contra insetos e doenças
Os crisântemos podem ser suscetíveis a doenças se não forem devidamente cuidados ou se forem expostos a condições climáticas adversas. Se aparecerem manchas brancas nas folhas, significa que a planta foi infectada com oídio. A ferrugem é outra doença comum. Preparações contendo cobre são usadas para prevenção e tratamento.
Pragas comuns incluem pulgões e ácaros. Esses insetos se alimentam da seiva das folhas, causando danos às plantas. Para controlar essas pragas, use uma solução inseticida. Lesmas que se alimentam dos brotos inferiores do crisântemo esférico Multiflora são coletadas manualmente.

Afrouxamento e cobertura morta do solo
Após regar, solte o solo. Isso evita a formação de crostas e permite que o ar chegue ao sistema radicular. Soltar com cuidado é essencial, pois os crisântemos têm um sistema radicular raso. Movimentos desajeitados podem facilmente danificá-lo.
A capina é realizada simultaneamente à soltura do solo. As ervas daninhas podem transportar patógenos e insetos nocivos. Ervas daninhas altas roubam nutrientes e luz solar dos crisântemos. Se a zona das raízes for coberta com palha, será difícil para a grama alcançar a superfície. A cobertura morta também ajuda a reter a umidade.
Preparando multiflora para o inverno
Nas regiões do sul, a planta sobrevive ao inverno com segurança em terreno aberto. Em áreas com clima rigoroso, os arbustos precisarão ser desenterrados no outono. Armazene-os em um local fresco durante o inverno.

Cobrindo a planta em terreno aberto
A preparação para o inverno começa com a poda dos brotos com inflorescências secas. Deixe os tocos com 10 a 15 centímetros de altura. Polvilhe a área da raiz com cobertura morta: serragem, composto ou palha. Em regiões do sul, isso será suficiente.
Em climas temperados, os arbustos devem ser cobertos adicionalmente com ramos de abeto. Este procedimento é realizado após o início de geadas prolongadas. Cobrir os arbustos prematuramente pode causar o apodrecimento do sistema radicular no solo. Assim que o tempo estiver mais quente, remova a cobertura.
Armazenar flores em vasos no porão e na varanda
Nas condições da Sibéria, é melhor jogar pelo seguro e desenterrar os arbustos no outono. Esta é a única maneira de preservar os crisântemos até a primavera. Coloque os rizomas em recipientes, cubra com terra e guarde-os em um porão ou em uma varanda sem aquecimento. Inspecione os arbustos periodicamente. Se necessário, umedeça o solo com água de um borrifador.
Se um jardineiro quiser apreciar arbustos floridos dentro de casa, deve desenterrá-los com antecedência e colocá-los em um vaso. Os crisântemos podem continuar a florescer dentro de casa por mais 2 a 3 semanas. O segredo é manter o ambiente fresco. Se as plantas forem colocadas em um ambiente quente, a folhagem começará a amarelar e murchar imediatamente.
Atenção! Se o seu crisântemo esférico foi afetado por fungos enquanto estava armazenado no porão, as partes afetadas devem ser removidas e os arbustos tratados com um fungicida.
Métodos de reprodução
Em casa, a planta é propagada dividindo o arbusto e retirando estacas. A propagação por sementes geralmente não é utilizada. Este processo é demorado e trabalhoso. Além disso, a propagação da planta por sementes pode não transmitir todas as características declaradas da variedade.
Ao dividir o mato
Se as plantas forem plantadas no solo no início do outono, vários brotos novos se formarão durante o inverno. Estes podem ser plantados separadamente na primavera. Dessa forma, o jardineiro obterá muitos arbustos novos de crisântemo sem nenhum custo. Este procedimento também é realizado quando a planta fica superlotada. Se um arbusto tiver muitos brotos, eles crescerão finos e fracos.
A divisão do arbusto é feita da seguinte forma:
- a planta é escavada em todos os lados com uma pá;
- eles tiram isso;
- sacudir a terra, separando os brotos;
- novos arbustos são plantados em covas pré-preparadas;
- regado.
O solo ao redor das plantas é polvilhado com material de cobertura morta.
Por estacas
A propagação por este método é realizada no início da primavera da seguinte forma:
- corte as estacas apicais com 8 a 10 centímetros de comprimento;
- as folhas inferiores são removidas;
- os cortes são pulverizados com Kornevin;
- plantada em um recipiente;
- regado.
Para criar condições de estufa, o recipiente é coberto com filme plástico. A cobertura é removida diariamente e as plantas são arejadas. Em 2 a 3 semanas, as raízes aparecerão nas mudas. Depois disso, elas são plantadas em campo aberto ou em vasos individuais.
Importante! Remova a condensação do filme e do recipiente. Não fazer isso pode resultar na infecção das mudas com microrganismos patogênicos.
Sementes
Este é um método raramente utilizado para propagar o crisântemo esférico multiflora. O processo começa no final do inverno ou início da primavera. Encha o recipiente com um substrato composto de grama, folhas de fungos e areia. Em seguida, umedeça-o com água de um borrifador. As sementes são espalhadas sobre a superfície e cobertas com uma fina camada de terra.
Cubra o recipiente com vidro ou plástico e coloque-o em um local aquecido. Cuide das mudas: regue conforme necessário e ventile diariamente. Quando os brotos aparecerem, remova a tampa. Após o surgimento de duas folhas, transplante-as para recipientes individuais. Quando as mudas atingirem 20 centímetros de altura, plante-as no solo.


















































