- Principais características das petúnias pendentes
- Variedades populares
- Grande momento de enforcamento
- Céu estrelado
- Creisytunia mandevilla
- Sucesso
- Avalanche
- Rapunzel
- Ópera
- Onda fácil
- Onda de Choque F1
- Ópera Suprema F1
- Ekaterina F1
- Peculiaridades do cultivo de petúnias a partir de sementes
- Regras para cuidar de mudas
- Transplante para vasos e cuidados posteriores
- Doenças e pragas de plantas
- Exemplos de uso de petúnias penduradas
Petúnias são plantas versáteis, adequadas tanto para cultivo suspenso quanto em campo aberto. São tão populares entre os jardineiros quanto as rosas. Os botões de petúnia híbrida vêm em tons quentes e frios. As variedades de petúnia rasteira são cultivadas a partir de sementes. Para garantir a germinação e o estabelecimento bem-sucedidos das mudas em vasos, são necessárias algumas diretrizes de cuidado.
Principais características das petúnias pendentes
A petúnia é memorável por suas flores vibrantes em tons de roxo, lilás e carmesim, com caules longos e caídos. A planta é uma trepadeira rasteira. Aparência:
- os brotos atingem um comprimento de 30 centímetros a 2 metros;
- as folhas são macias, com uma cobertura de pelos ásperos; nas plantas perenes são maiores do que nas plantas do primeiro ano;
- flores em forma de sino, abundantemente formadas nas axilas dos ramos;
- as flores são pintadas em dois tons da mesma cor - claro por fora e escuro por dentro;
- Na parte externa das pétalas de algumas variedades, duas cores contrastantes são combinadas - por exemplo, manchas roxas em um fundo branco.
Os caules das petúnias se enroscam para baixo. Para mantê-los na horizontal, são utilizados suportes de vários formatos. As petúnias flexíveis e coloridas dão liberdade aos paisagistas.
Variedades populares
Existem dois grupos principais de petúnias para cultivo em vasos: variedades rasteiras e semi-rasteiras, ou em cascata. As plantas do primeiro grupo formam um globo exuberante de flores em forma de sino e ficam lindas em vasos suspensos. Seus brotos crescem apenas para baixo.
Petúnias semi-rasteiras são uma opção intermediária entre espécies de jardim e de vaso.
Elas produzem caules mais longos e grossos do que as variedades rasteiras, o que as torna mais populares entre os jardineiros. As petúnias rasteiras florescem mais abundantemente, mas as variedades em cascata requerem mais espaço. Flores bicolores aparecem em variedades semirrastras.
Outro grupo de petúnias são as surfínias. Elas podem ser rasteiras ou em cascata. Sua principal característica é a resistência a condições climáticas adversas. São adequadas para cultivo ao ar livre. As surfínias também vêm em uma ampla variedade de cores: roxo, azul, lilás, branco e vermelho. As variedades de cada grupo têm suas próprias vantagens e diferem em suas técnicas de cultivo.

Grande momento de enforcamento
Esta variedade resistente à geada produz caules de até 60 centímetros de comprimento, formando uma coroa esférica. Flores rosas cobrem as folhas. A planta possui alta resistência a doenças.
Céu estrelado
Esta nova variedade foi criada na Alemanha em 2015. Os botões duplos são azul-escuros com um tom roxo e cobertos com pontos brancos que lembram estrelas.
Creisytunia mandevilla
A característica distintiva desta variedade são as flores vibrantes, de um vermelho-vinho escarlate, com listras amarelas no centro das pétalas. Os brotos de um metro de comprimento formam uma bola.

Sucesso
Esta variedade de floração precoce produz sementes em forma de bolas densas, semelhantes a pílulas. As petúnias atingem 35 centímetros de altura, com brotos de 70 a 90 centímetros de comprimento.
Avalanche
Esta variedade apresenta uma grande variedade de cores: vermelho, rosa, azul, branco e laranja. Sementes de diferentes tonalidades são alternadas no plantio, resultando em uma composição vibrante.
Rapunzel
Esta variedade produz brotos de comprimento médio — 80 centímetros. As flores atingem 8 centímetros de diâmetro. A Petúnia Rapunzel requer pouca rega e tolera bem o calor. Pode ser colocada em uma varanda voltada para o sul.

Ópera
Esta variedade produz flores roxas-carmesim, brancas ou azuis. Os botões têm 5 centímetros de diâmetro. Os brotos de um metro de comprimento formam uma coroa esférica.
Onda fácil
Jardineiros consideram a variedade Easy Wave uma das melhores e mais fáceis de cuidar. A planta forma um hemisfério de brotos, o que a torna uma variedade semi-rasteira. Seu uso principal é em vasos de chão. No entanto, também se desenvolve bem em vasos suspensos e até mesmo em terrenos abertos. Caules de até um metro de comprimento florescem tão densamente que as folhas são quase invisíveis.
Onda de Choque F1
Uma variedade de petúnia com flores duplas. Pétalas brancas se abrem sobre um fundo de folhas verde-claras. As petúnias Shock Wave são adequadas para cultivo em ambientes internos e podem ser propagadas por estacas.

Ópera Suprema F1
Esta planta pertence ao grupo das cascatas. Os caules crescem mais de um metro de comprimento. A Opera Supreme distingue-se pelas suas flores pequenas. Esta variedade floresce o ano todo e requer poucos cuidados.
Ekaterina F1
Este híbrido se destaca pelos seus botões de cores vibrantes, uma mistura de amarelo, vermelho e laranja. As flores abertas atingem 6 centímetros de diâmetro.
Peculiaridades do cultivo de petúnias a partir de sementes
As sementes de petúnia rasteira são plantadas em meados de março, quando o dia aumenta. É melhor planejar o plantio após o equinócio de primavera. Sob iluminação artificial, as mudas são cultivadas em fevereiro.

As sementes são plantadas em recipientes ou diretamente em um vaso. Componentes da mistura de solo:
- areia fina;
- turfa;
- relva;
- solo foliar;
- húmus.
Quase todos os ingredientes são misturados em proporções iguais. É necessária apenas metade da quantidade de areia. A mistura finalizada é peneirada para obter uma consistência uniforme. Para evitar a estagnação da água, são feitos furos no fundo do vaso, colocada uma camada de drenagem de pedrinhas e, em seguida, adicionada terra. Um dia antes do plantio, o solo é regado. Um filme plástico colocado sobre os vasos criará um microclima que acelerará a germinação.
Regras para cuidar de mudas
As sementes germinam a uma temperatura de 22 graus Celsius. Caules visíveis aparecerão em uma semana se a temperatura for mantida. O próximo passo é manter a umidade do solo e evitar que a camada superficial seque. Se houver condensação na película, há excesso de umidade.

As mudas são mantidas sob iluminação artificial 24 horas por dia. A luz é reduzida à noite. Assim que as folhas emergem, as mudas estão prontas para o transplante para o local permanente.
Transplante para vasos e cuidados posteriores
Petúnias rasteiras são plantadas em vasos grandes e pequenos, suspensos em diferentes alturas ou colocados em ambientes internos e externos. Solo neutro argiloso ou arenoso, bem como substrato pronto para vasos, são adequados para petúnias. Variedades em cascata requerem um vaso de 5 litros ou mais. Recipientes maiores são colocados ao ar livre, perto de uma varanda, alpendre ou gazebo. A distância mínima entre vasos e floreiras é de 25 centímetros.
Variedades com caules maiores que 60 centímetros precisarão de suporte. A melhor época para transplantar as plantas é em uma noite nublada.
Regras para replantar petúnias penduradas:
- retire as mudas junto com o torrão;
- cavar buracos de 10 centímetros de profundidade;
- regar as plantas após o plantio;
- cubra o solo com turfa ou húmus.

A cobertura morta protegerá as petúnias de ambientes externos das geadas noturnas. As plantas de ambientes internos precisam de luz adequada. Luzes fluorescentes aumentarão o período de luz do dia para 17 horas.
Como cuidar de petúnias:
- regue generosamente quando a camada profunda do solo secar;
- Fertilizantes são adicionados à água para irrigação, humatos e sulfato de potássio são alternados semanalmente, 4 gramas da substância são dissolvidos em 10 litros de água;
- Após 24 horas, o solo regado é solto para evitar a formação de crosta;
- Os brotos das plantas adultas são encurtados, deixando um terço do comprimento.
Os caules das petúnias em cascata crescem inicialmente para cima ou horizontalmente, depois pendem para o chão sob o próprio peso. Para estimular a planta, que cresce para baixo, a se espalhar, as pontas dos caules são pinçadas. Se os brotos se espalharem horizontalmente, a pinça retardará seu crescimento. As flores desabrocham de 2,5 a 3 meses após o plantio. As sementes para germinação são coletadas das flores inferiores. Os frutos nos botões murchos estão totalmente maduros.

Doenças e pragas de plantas
Excesso de umidade, falta de luz e temperatura instável causam doenças fúngicas em petúnias penduradas:
- Oídio - afeta mudas densas, manifestando-se por manchas brancas nas folhas. Para prevenir o fungo, as plantas são tratadas com uma solução de enxofre, o solo é limpo da camada superior e misturado com um fungicida;
- Canela preta — o caule fica macio e escuro. A doença se desenvolve em plantas densamente plantadas e em solo encharcado ou ácido. As áreas afetadas são removidas e as plantas são tratadas com requeima.
- Mofo cinzento – ocorre devido ao excesso de umidade ou nitrogênio no solo; as plantas ficam cobertas de manchas marrons desde as raízes, seguidas de uma camada cinza. Vibrance Integral, um tratamento complexo, é usado para combater a doença.
- Mancha marrom – ocorre em ambientes úmidos e aparece como manchas marrons nas folhas. As plantas infectadas são pulverizadas com uma solução de cobre;
- A clorose se desenvolve devido à deficiência de ferro no solo. A doença prejudica o crescimento das plantas, deforma as flores e seca as folhas.
Para tratar a clorose, prepare um fertilizante: misture meia colher de sopa de ácido cítrico e sulfato ferroso, dissolva em um litro de água e regue o solo. A solução queima as folhas, portanto, não molhe a planta com ela.

Pragas da petúnia:
- mosca branca;
- pulgão;
- ácaro-aranha.
Os insetos são controlados com pesticidas. Medidas preventivas contra a recorrência de doenças e pragas incluem o monitoramento do pH e da umidade do solo e o desbaste de plantações densas.
Exemplos de uso de petúnias penduradas
As petúnias têm uma capacidade notável de cobrir grandes áreas com caules e flores. A combinação de duas variedades contrastantes fica espetacular.
Flores que combinam bem com petúnia:
- begônia;
- canhoto;
- boca-de-leão;
- calêndula;
- amores-perfeitos;
- prímula;
- perdiz-avelã.

Plantas verdes com folhas decorativas e flores bulbosas também são ótimas companheiras para petúnias vibrantes. Trepadeiras floridas podem ser plantadas tanto na sombra quanto no sol. Em áreas sombreadas, hostas, trapoerabas e gramíneas ornamentais são plantadas ao lado delas. Impatiens e pelargoniums combinam bem com petúnias em vasos.
Para decorar um jardim com variedades ampelosas, são utilizados canteiros verticais:
- recipientes - são fixados em um poste em diferentes alturas;
- Malha: Um cilindro de malha é colocado em um vaso cheio de terra e envolto em tecido. A terra é despejada no cilindro até a borda e regada. Furos são feitos no tecido e as sementes são inseridas por eles.
- Floreiras - são fixadas sob janelas, nas paredes de casas e outros edifícios.
Para canteiros circulares tradicionais, utiliza-se uma única variedade de cor única. Calêndulas amarelas ou outras plantas com flores contrastantes são plantadas ao longo do perímetro. A borda é decorada com vigas de madeira pintadas, painéis e lajes de pavimentação multicoloridas.
Petúnias ficam lindas em um jardim de cascalho. Para criar um, divida a área em quadrados usando bordas estreitas de plástico e plante petúnias em um padrão xadrez. Preencha os quadrados vazios com pedrinhas coloridas. Um jardim de cascalho com petúnias alegrará o pátio.











