Regras para propagação de espinheiro-mar por meio de estacas, brotos e sementes em casa

Existem vários métodos de propagação de arbustos de espinheiro-marítimo. O mais simples é usar brotos, divisão e alporquia. Muitos jardineiros preferem a propagação por estacas lenhosas ou verdes e enxertia. As sementes são semeadas para obter porta-enxertos, pois esse método de propagação não preserva as características varietais da planta-mãe, mas fornece bom material para o desenvolvimento de novas cultivares de espinheiro-marítimo.

Vantagens e métodos de propagação de espinheiro-marinho você mesmo

Se você tem um jardim ou um terreno particular, cultivar mudas de espinheiro-marítimo com suas próprias mãos não será difícil.

Métodos de reprodução:

  1. Sementes.
  2. Estacas.
  3. Rizomas.
  4. Pelo mato.
  5. Por camadas.

Vantagens:

  • não há necessidade de comprar mudas em viveiro;
  • Você pode pedir material de plantio ao seu vizinho na dacha;
  • É permitido escolher você mesmo o método de cultivo.

Métodos de propagação de espinheiro-marítimo

Para cultivar e propagar o espinheiro-marítimo, são escolhidos um ou mais métodos adequados à área de cultivo e à estação de trabalho a ser realizada.

propagação de espinheiro-marítimo

 

Por vacinação

Este método preserva a qualidade da variedade enxertada. O trabalho é realizado na segunda metade da primavera, quando a seiva começa a fluir.

Uma muda de dois anos é podada, deixando 10 centímetros de crescimento acima do solo. O porta-enxerto continua a crescer até a primavera seguinte. Todos os ramos emergentes são removidos, deixando o porta-enxerto descoberto.

Na primavera seguinte, a enxertia é realizada por meio de cópula melhorada.

Camadas

O espinheiro-marítimo é fácil de propagar por mergulhia. Selecione um galho inferior bem desenvolvido e flexível de uma planta frutífera e dobre-o em direção ao solo na primavera. Uma parte do galho é enterrada em uma pequena vala, presa com um arco de arame. A ponta do galho permanece acima do solo.

estacas de espinheiro-mar

Durante o verão, a futura planta é regada, o solo é solto e fertilizado. Na primavera seguinte, a muda terá criado raízes, sendo separada da planta principal e transplantada para um novo local.

Sementes em casa

Para obter sementes de alta qualidade, use bagas de espinheiro-marítimo bem maduras. Antes da semeadura, as sementes são mantidas na prateleira inferior da geladeira por seis semanas. As caixas contendo as sementes semeadas são cobertas com vidro e deixadas em um ambiente aquecido até que as mudas emerjam, o que deve ocorrer duas semanas depois. Em meados de julho, as mudas são plantadas ao ar livre.

Estacas lignificadas e verdes

Para propagar usando estacas lenhosas, colha as estacas no final do outono. Brotos de dois anos são cortados em comprimentos de cerca de vinte centímetros. Eles são armazenados em um saco plástico até a primavera, primeiro embrulhados em pano. O saco deve ser enterrado no solo e coberto com folhas. Na primeira metade do verão, os brotos são cortados para propagação usando estacas verdes. O material de plantio é colhido em épocas diferentes, mas o plantio é realizado da mesma maneira.

plantio de espinheiro-marinho

À noite, a parte inferior das mudas deve ser tratada com um agente formador de raízes e, pela manhã, elas devem ser plantadas em solo solto, aprofundando-as em 4 centímetros.

vegetação rasteira

A maneira mais fácil de propagar o espinheiro-marítimo é usar os brotos que crescem ao redor de um arbusto maduro. A planta jovem é plantada longe do arbusto principal para evitar danos ao seu sistema radicular. Os brotos são replantados na primavera.

Sugadores de raiz

Este método é usado na renovação de um arbusto. O arbusto é desenterrado e dividido em mudas com sistema radicular, que são então plantadas em um novo local.

propagação de espinheiro-marítimo

 

Erros básicos

Existem vários erros que os jardineiros cometem ao propagar o espinheiro-marítimo que podem levar à morte da planta:

  • época do ano inadequada para o plantio de mudas;
  • local de plantio escolhido incorretamente – lado sombreado do local, área pantanosa;
  • rega prematura em um verão seco.

Trabalho preparatório

Antes de plantar espinheiro-marítimo em terreno aberto, é necessário dedicar tempo ao trabalho preparatório necessário para garantir o enraizamento bem-sucedido da planta.

Preparação do material de plantio

Muitos jardineiros escolhem um dos métodos mais fáceis para propagar o espinheiro-marítimo: estacas lenhosas. No outono, quando o arbusto, com três a sete anos de idade, está dormente, os jardineiros podem usar uma lâmina afiada para cortar estacas de um centímetro de espessura e trinta centímetros de comprimento para enraizar. As estacas são colocadas na areia e armazenadas em um porão.

espinheiro-mar no país

Germinação e enraizamento

Antes de plantar a muda no solo na primavera, ela precisa ficar de molho em água por quatorze dias. Durante esse período, a muda desenvolverá raízes e brotos.

Pousar

Se você seguir as recomendações de plantio e cuidados com as mudas, em poucos anos a árvore espinheiro-marítima produzirá uma colheita abundante.

Prazos

A última semana de março e o início de abril são ideais para o plantio de espinheiro-marítimo. Isso dará à planta tempo suficiente para fortalecer e desenvolver seu sistema radicular antes da chegada da geada. O arbusto está dormente nessa época, e o solo tem umidade suficiente para seu desenvolvimento.

Não é recomendado plantar mudas no outono, pois há alto risco de morte. No entanto, se necessário, o plantio pode ser feito do final de setembro a meados de outubro.

Atenção! O momento do plantio no outono varia de acordo com a região; o trabalho deve ser realizado quando as temperaturas diurnas não ultrapassarem 4 °C (4 °F). Se o espinheiro-marítimo estiver crescendo em um vaso por mais de um ano, ele pode ser plantado ao ar livre no verão.

espinheiro-mar no jardim

Preparação do local

Para garantir uma frutificação abundante, a árvore deve ser plantada em um local ensolarado. Antes do plantio, prepare o solo aplicando potássio, fósforo e fertilizantes orgânicos no outono. Em seguida, cave a terra preta e nivele-a com um ancinho.

Tecnologia de plantio e cuidados adicionais

Para plantar uma muda de espinheiro-marítimo, cave um buraco de 40 centímetros de profundidade e 50 centímetros de largura na área preparada. Espalhe uma camada de brita ou qualquer outro composto de drenagem no fundo. Misture a terra retirada do buraco com areia.

Coloque uma estaca no centro do buraco, espalhando as raízes da muda uniformemente por todo o buraco. Preencha com terra preparada e regue bem.

Avançar cuidados com o espinheiro-mar consiste em:

  • estacas de galhos secos;
  • formação de coroa;
  • alimentação oportuna, aplicação de fertilizante orgânico uma vez a cada dois anos.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata