- O que é a planta?
- Quais são as propriedades curativas?
- Uso na medicina popular
- Tintura para doenças renais e do trato urinário
- Tintura para compressas para reumatismo e contusões
- Suco com mel para diarreia e inflamação
- Decocção em alta temperatura
- Uma decocção para gargarejar com dor de garganta
- Como é usado na culinária?
- Sopa de repolho verde com azedinha
- Purê azedo
- Possíveis contra-indicações ao uso de ervas e se podem causar danos
A azedinha não é oficialmente classificada como planta medicinal, mas é usada na homeopatia e na medicina popular. A planta também pode ser usada na culinária. Vamos explorar as propriedades benéficas da azedinha, suas restrições de consumo, receitas de tinturas e decocções usadas para diversas doenças e receitas de pratos que podem ser feitos com ervas jovens e frescas.
O que é a planta?
Pertence ao gênero homônimo da família Oxalis. É uma planta herbácea perene, que atinge de 5 a 10 cm de altura. Possui um rizoma fino, rasteiro e avermelhado. Fungos micofíceos vivem nas raízes. A planta possui brotos curtos, trifoliolados, semelhantes a trevos, com delicadas folhas verdes em pecíolos longos. Na chuva, à noite, em condições adversas e ao toque, elas murcham e se dobram. No inverno, sob a neve, permanecem verdes. As folhas têm um sabor levemente azedo devido ao ácido oxálico. Oxalis floresce em maio ou junho, produzindo pequenas flores discretas com pétalas brancas e nervuras transparentes.
Na Rússia, a azedinha cresce nas regiões temperadas, no Extremo Oriente e na Sibéria. Pode ser encontrada em florestas escuras compostas por árvores coníferas e decíduas. As plantas crescem em ravinas, ao longo das margens de rios e córregos e perto de pântanos. Perto da água, formam um tapete contínuo de vegetação.
Quais são as propriedades curativas?
As propriedades medicinais da planta baseiam-se em seu conteúdo de diversos ácidos orgânicos. Ingredientes derivados das folhas da azedinha melhoram a micção e a secreção biliar, aumentam a acidez gástrica e regulam a digestão. A azedinha tem propriedades antissépticas e restauradoras.
Os benefícios do uso dos extratos da planta podem ser sentidos em casos de dispepsia, doenças hepáticas e gastrite hipoácida. Nutricionistas recomendam o consumo de folhas cruas de azedinha para hipovitaminose, gastrite, anorexia e para melhorar o apetite.
Na medicina popular, as folhas da azedinha são usadas para combater azia e vômitos, diversos distúrbios digestivos, eliminar o mau hálito, normalizar o metabolismo e tratar aterosclerose e doenças cardíacas e vasculares. As folhas amassadas podem ser aplicadas em feridas e úlceras para cicatrização.
Uso na medicina popular
Para fins medicinais, os caules, folhas e flores podem ser usados, colhidos quando as plantas estão em flor, ou apenas as folhas. Podem ser consumidos frescos ou pré-secos para uso no inverno. Armazene em sacos de papel por até 1 ano.
Tintura para doenças renais e do trato urinário
Modo de preparo: Adicione 1 colher de sopa de folhas secas a 0,4 litro de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida, coe com um pano úmido e beba 0,5 colher de sopa três vezes ao dia, com as refeições. Uma tintura alcoólica de azedinha reduz a inflamação: despeje 0,2 litro de vodca sobre 50 gramas de folhas, deixe em infusão por uma semana e beba antes das refeições, duas vezes ao dia.

Tintura para compressas para reumatismo e contusões
Para uso externo, prepare uma tintura com 50 g da erva e 0,5 litro de vodca. Deixe em infusão por 10 dias em local escuro. Após a infusão, coe a mistura. Aplique compressas nas lesões reumatoides e áreas machucadas duas vezes ao dia.
Suco com mel para diarreia e inflamação
Para diarreia causada por intoxicação, uso de antibióticos, gastroenterite, estresse ou intestino sensível, tome suco fresco de azedinha com suco de limão. A proporção de sucos é de 1:1. Beba 1 colher de sopa da mistura várias vezes ao dia.
Decocção em alta temperatura
A azedinha pode reduzir a febre durante gripes e resfriados. Durante a doença, você pode tomar uma decocção de 1 colher de sopa para cada 0,18 litro de leite quente. Aqueça em banho-maria por meia hora. Beba morno 3 vezes ao dia, 0,5 hora antes das refeições.

Uma decocção para gargarejar com dor de garganta
Para a garganta, prepare uma decocção com 2 colheres de chá de azedinha e 0,2 litro de água fervente. Deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Após coar, adicione água até o volume voltar ao normal. Gargareje pelo menos 3 vezes ao dia.
Como é usado na culinária?
As folhas de azedinha são comestíveis e têm um sabor delicado e ácido. Podem ser usadas para preparar pratos principais com sabores únicos e deliciosos molhos ricos em vitaminas. As folhas frescas podem ser adicionadas a saladas como a de urtiga, a pratos com ovos, carnes e peixes para substituir o vinagre, e a sopas e borscht em vez de azedinha, conferindo um sabor ácido. As folhas secas são polvilhadas sobre carnes e peixes. Azedinha e queijo cottage podem até ser usados para fazer panquecas, e também são adicionados a panquecas de batata. Vamos dar uma olhada nos ingredientes e no preparo da sopa e purê de batatas de azedinha.
Sopa de repolho verde com azedinha
Para preparar sopa de repolho, você precisa preparar o seguinte para 1 litro de água ou caldo de carne:
- azedinha e batatas - 200 g cada;
- cebola – 1 cabeça grande;
- manteiga e creme de leite – 30 g cada;
- ovo cozido – 1 unidade;
- temperos, sal.
Modo de preparo: Coloque os pedaços de batata em água fervente ou caldo, cozinhe por 15 minutos, adicione cebola frita e folhas de azedinha e continue cozinhando até ficarem macios. Após 5 minutos, adicione temperos e sal. Na hora de servir, cubra o shchi com um ovo cozido picado e creme azedo.

Purê azedo
O purê é feito com folhas jovens. Lave-as, seque-as em um pano e triture-as em um moedor de carne. Adicione sal à mistura, misture bem e transfira para pequenos potes esterilizados. Refrigere os potes. Outra opção de armazenamento: divida o purê em porções grandes o suficiente para uma refeição, coloque-as em sacos e congele. O congelamento é prático porque é fácil de preparar: basta abrir o saco e despejar o conteúdo em água fervente.
Possíveis contra-indicações ao uso de ervas e se podem causar danos
Devido aos ácidos orgânicos encontrados em concentrações relativamente altas na azedinha, ela é contraindicada para pessoas com oxalúria, insuficiência hepática ou renal, gota, artrite e artrose, doenças crônicas do trato urinário, cirrose e distúrbios hemorrágicos. As contraindicações incluem gravidez em mulheres, e a azedinha não deve ser administrada a crianças.
Pessoas saudáveis e sem contraindicações devem evitar o consumo frequente ou em grandes quantidades de azedinha. Uma overdose pode causar azia e mal-estar estomacal devido ao aumento crônico da acidez do suco. Em qualquer caso, consulte um médico antes de usar remédios ou receitas caseiras à base de azedinha.
A azedinha é uma pequena planta cujas folhas podem ser consumidas e usadas para preparar remédios populares. A erva tem um efeito estimulante sobre a bile e o trato urinário e aumenta a acidez do suco gástrico, tornando-a útil para gastrite com baixa acidez, normalizando a acidez e a função estomacal. A azedinha é benéfica para indivíduos saudáveis por ser uma planta rica em vitaminas com efeito tônico geral. Pratos feitos com a planta são recomendados no outono e inverno como fonte de vitaminas essenciais.

















