- Composição química e conteúdo calórico das frutas vermelhas
- O que eles usam?
- Frutas vermelhas
- Folhas e galhos
- Propriedades úteis das frutas
- Para homens e mulheres
- Para crianças
- Especificações de uso durante a gravidez e amamentação
- Efeito terapêutico no corpo
- Regras para comer groselhas
- Ingestão diária
- De que forma é recomendado adicioná-lo à dieta?
- Suco e bebida de frutas
- Frutas vermelhas frescas
- Frutas secas e congeladas
- Para quais doenças você deve evitar groselhas brancas?
- Receitas de cura da medicina tradicional
- Geléia
- Geleia de groselha branca e toranja
- Salada de groselha branca e nabo
Traduzido do antigo eslavo "smorod" (groselha), significa "cheiro forte". Esta planta, única em seus benefícios à saúde, realmente atrai a atenção não apenas por seu sabor vibrante, mas também por seu aroma. Essa característica permite que as pessoas usem não apenas os frutos, mas também as folhas e galhos da planta para fins medicinais e culinários. As groselhas brancas são menos populares do que as pretas ou vermelhas. Mas isso não significa que sejam menos benéficas. Quais são os efeitos das groselhas brancas no corpo, quais são suas propriedades benéficas e quais são suas contraindicações? Existe um limite diário de ingestão e por que essa fruta é tão apreciada pelas mulheres?
Composição química e conteúdo calórico das frutas vermelhas
As groselhas brancas foram cultivadas artificialmente por meio de cruzamento seletivo. As bagas contêm nutrientes, micro e macroelementos:
- vitaminas A, B, C, E;
- monossacarídeos (principalmente glicose e frutose) - 3-6%;
- fibra alimentar - 4%;
- pectina - 1%;
- água - 75-85%;
- ácidos orgânicos, fibras - até 2%;
- ácidos graxos saturados - 0,1%;
- ferro, cálcio, sódio, magnésio, fósforo, potássio.
A porcentagem de cada elemento pode variar dependendo do grau de maturação da fruta. Frutas em estágio de maturação apresentam o equilíbrio ideal de nutrientes. 100 gramas de frutas vermelhas têm o seguinte valor nutricional:
- proteínas - 0,5 g;
- gorduras - 0,2 g;
- carboidratos - 8 g;
- Conteúdo calórico - 42 kcal.
O que eles usam?
As propriedades curativas da groselha branca estão escondidas não apenas nos frutos da planta, mas também nas folhas e brotos.
Frutas vermelhas
Groselhas brancas frescas não são apenas deliciosas, mas também saudáveis. Comer as frutas fortalece significativamente o sistema imunológico. As frutas são amplamente utilizadas na medicina popular — uma decocção de groselha branca é usada para combater febre alta, reumatismo, tosse, aterosclerose, anemia e deficiências vitamínicas. Uma decocção feita com as frutas é inestimável para restaurar o corpo após uma doença.

Uma decocção pode ser feita com frutas secas. Frutas frescas são usadas para fazer sucos e bebidas de frutas, que estimulam o apetite, promovem a saúde gastrointestinal e reduzem o colesterol no sangue. A planta é uma bênção para quem sofre de alergias: as frutas são praticamente livres de alérgenos.
Folhas e galhos
As folhas da planta têm um aroma intenso e marcante e são usadas para dar sabor a bebidas e fornecer vitaminas adicionais. Elas também têm propriedades antibacterianas, ajudam a reduzir a fermentação e podem fortalecer o esmalte dos dentes. Por esse motivo, são frequentemente usadas em marinadas e conservas.
A riqueza das folhas em vitamina C contribui para sua grande popularidade em receitas de cosmetologia popular.
As folhas de groselha são amplamente utilizadas em máscaras e loções. Uma decocção feita com elas ajuda a remover toxinas nocivas e elementos radioativos do corpo e normaliza os níveis de ácido oxálico e úrico. Uma decocção feita com os galhos da planta tem um efeito positivo na saúde geral. As folhas podem ser adicionadas a saladas ou outros pratos.

Propriedades úteis das frutas
A groselha branca é uma fruta com propriedades preventivas e terapêuticas. As frutas contêm três componentes principais: vitamina C, pectina e substâncias beta-ativas. Embora os benefícios da vitamina C sejam bem conhecidos, poucos conhecem os benefícios das substâncias beta-ativas. No entanto, elas são classificadas como substâncias antitóxicas e promovem a atividade física e mental. Comer groselha é benéfico para todos: crianças, adultos, homens e mulheres.
Para homens e mulheres
A groselha é muito popular entre as mulheres devido ao seu baixo teor calórico. Ela é considerada a fruta da juventude devido às suas propriedades que ajudam a eliminar substâncias nocivas do corpo.
Seu amplo uso na cosmetologia feminina se deve aos enormes benefícios das groselhas para manter a juventude e a elasticidade da pele do rosto, além de reduzir a intensidade da pigmentação relacionada à idade.
As sementes da planta são adicionadas a cascas e esfoliantes, e usadas para fazer cosméticos antienvelhecimento. Até os homens apreciarão os benefícios da planta: a groselha branca melhora o funcionamento do sistema geniturinário, melhora o fluxo sanguíneo e promove altos níveis de desempenho sexual.

Para crianças
Frutas de cores vibrantes podem ser oferecidas a bebês a partir de 8 a 10 meses, frescas ou cozidas. As frutas brancas não contêm corantes que possam afetar negativamente o organismo da criança. Comer frutas fornece vitaminas e fortalece o sistema imunológico. Se uma criança tem tendência a alergias, qualquer alimento novo pode desencadear uma reação alérgica. É melhor introduzir frutas vermelhas na dieta do seu bebê gradualmente, após consultar um pediatra.
Especificações de uso durante a gravidez e amamentação
A dieta de gestantes ou lactantes deve ser variada, incluindo frutas e bagas, que têm um efeito benéfico no sistema imunológico. Não há proibição de comer groselha branca durante a gravidez ou lactação, desde que não haja intolerância individual à fruta.
No entanto, é melhor limitar-se a pequenas quantidades da fruta. A groselha branca é comprovadamente hipoalergênica e considerada um alimento de fácil digestão.
No entanto, não vale a pena arriscar a saúde do seu filho, pois não se sabe como o corpinho vai reagir ao excesso de vitamina C. As porções podem ser aumentadas gradualmente.

Efeito terapêutico no corpo
Os inegáveis benefícios da groselha branca para a saúde se devem, em parte, à pectina. Este elemento tem um efeito benéfico no sistema circulatório, remove sais e toxinas e ajuda a reduzir o colesterol.
Essas propriedades da fruta são valiosas para pessoas que sofrem de diabetes, problemas cardíacos e excesso de peso.
O alto teor de vitamina C tem um efeito benéfico nos sistemas endócrino e nervoso. Os ácidos orgânicos também oferecem benefícios: o potássio estabiliza o equilíbrio hídrico e salino, e o cálcio melhora a estrutura óssea e dentária. Comer a fruta também é benéfico para:
- limpeza dos vasos sanguíneos;
- excreção biliar;
- normalização da digestão;
- fortalecimento das paredes do fígado;
- aumentando a força do sistema imunológico;
- restauração da visão;
- normalização do funcionamento dos órgãos reprodutivos;
- tratamento da anemia.

Regras para comer groselhas
Groselhas compradas em uma loja, em um mercado ou cultivadas em seu próprio jardim devem atender a requisitos obrigatórios: nenhum fertilizante químico perigoso foi usado para acelerar o crescimento.
É importante lembrar que toda planta tem uma época de amadurecimento. Comprar groselhas antes da primeira colheita é perigoso.
As frutas vermelhas devem estar frescas, firmes e sem odores desagradáveis. Após a compra ou colheita, lave-as em água corrente e remova quaisquer resíduos ou folhas. As frutas vermelhas moles e amassadas devem ser descartadas. Frutas vermelhas frescas podem ser armazenadas na geladeira por até uma semana.

Ingestão diária
A principal regra para o consumo de groselhas, ditada por sua alta concentração de vitaminas, é a moderação. Como mencionado anteriormente, a fruta é hipoalergênica. No entanto, uma porção única confortável para o corpo não deve ultrapassar 30 a 40 g. Você pode consumir até 1 kg da fruta por dia.
De que forma é recomendado adicioná-lo à dieta?
A groselha branca é consumida fresca, e seus frutos são usados para fazer geleias, compotas, marmeladas, compotas e sucos de frutas. Decocções feitas com os frutos secos são benéficas para pessoas com hipertensão. Podem ser combinadas com outras variedades de groselha ou frutas.
Suco e bebida de frutas
Você pode aproveitar os benefícios do suco de groselha branca ou da bebida de frutas tanto no verão quanto no frio. Durante a estação quente, essas bebidas podem ser usadas para refrescar, energizar e refrescar. No inverno, beber essas bebidas fortalecerá seu sistema imunológico e ajudará a combater resfriados. Para preparar a bebida de frutas, você precisará de:
- pique 300 g de fruta, escorra o suco restante em um recipiente separado;
- misture até ficar homogêneo;
- faça uma calda: adicione 5 colheres de sopa de açúcar a 1 litro de água e leve para ferver;
- adicione frutas vermelhas picadas à calda, cozinhe por 5 a 7 minutos;
- retire do fogo, coe em uma peneira.

Assim que a bebida esfriar completamente, adicione o suco reservado e mexa. Sirva fresco. Ao armazenar na geladeira, use uma tampa hermética.
Frutas vermelhas frescas
Frutas vermelhas frescas são amplamente utilizadas na culinária: para assados, geleias e molhos (até mesmo para pratos de carne). Este tipo de groselha normalmente não é usado para fazer geleias sozinhas — as frutas são muito ácidas, exigindo muito açúcar. Para preservar o frescor das frutas vermelhas por mais tempo, elas devem ser cuidadosamente preparadas para armazenamento: enxaguadas e secas.
Frutas secas e congeladas
Para preparar groselhas secas, lave-as bem, remova galhos e detritos e espalhe-as sobre uma superfície plana a 45 °C (como um forno ou sótão). As groselhas secas têm as mesmas propriedades benéficas que as frescas. As groselhas secas podem ser usadas para fazer compotas e sucos de frutas.
Para congelar, é importante preparar as frutas corretamente: seque-as bem da água e coloque-as em porções de 500 g em sacos de armazenamento.
O congelador preserva perfeitamente todas as propriedades das groselhas. Frutas congeladas podem ser usadas em qualquer prato.

Para quais doenças você deve evitar groselhas brancas?
Embora a groselha branca seja usada para tratar diversas doenças, seus componentes (principalmente a vitamina C) representam riscos à saúde daqueles para os quais são contraindicados. O consumo da fruta aumenta a acidez estomacal, o que é contraindicado para quem tem gastrite ou úlceras. Pessoas com hemofilia e hepatite A devem controlar o consumo de groselhas. Recomenda-se consumi-las após as refeições.
Receitas de cura da medicina tradicional
As receitas da medicina tradicional estão repletas de diversas variações de uso da groselha branca:
- Este chá é recomendado para pedras nos rins, para regular os níveis de ácido oxálico e como tônico geral. Para preparar, esmague as folhas, galhos finos e brotos da planta e despeje água fervente sobre eles. Deixe a mistura em infusão por várias horas, embrulhada em água morna previamente. Pode-se adicionar mel a gosto. Beba 125-150 ml por dia.
- Infusão – usada para tratar doenças gengivais e dentárias. Para preparar, despeje 250 ml de água fervente sobre 1 colher de sopa de brotos e folhas pré-triturados e deixe em infusão em banho-maria por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Use como enxaguante bucal após escovar os dentes.
- Compressa antiacne: despeje 2 colheres de sopa de folhas de groselha em um copo de água fervente e deixe agir por 20 minutos. Mergulhe compressas de gaze na solução e aplique no rosto por 20 a 30 minutos.

Geléia
Você pode fazer geleia com groselhas brancas. Isso ajudará as frutas a reterem seu teor de pectina. Para preparar, você precisará de:
- frutas maduras - 1 kg;
- água - 1 colher de sopa;
- açúcar - 300 g.
Para fazer a geleia, bata as passas até obter um purê homogêneo, misture com água e leve para ferver. Assim que ferver, adicione o açúcar. Cozinhe por 25 minutos.
Geleia de groselha branca e toranja
A geleia de groselha pode ser feita de forma rápida e fácil para o inverno, com um sabor agridoce, um toque de amargor e um aroma sutil. Para prepará-la, você precisará de:
- Lave e limpe 500 g de passas.
- Descasque a toranja e divida em fatias.
- Misture os ingredientes com açúcar (a gosto, de 300 a 500 g).
- Leve ao fogo e deixe ferver por 45 minutos até a mistura engrossar.

A geleia é colocada em potes e conservada.
Salada de groselha branca e nabo
Esta sobremesa incomum é adequada tanto para adultos quanto para crianças, não afeta o seu corpo e nutre seu corpo com elementos benéficos. Para prepará-la, você precisará de:
- nabo - 200 g;
- mel - 20 g;
- hortelã - 2 folhas;
- creme de leite azedo - 40 g;
- suco de limão - 40 g;
- groselhas - 80 g;
- sal - 3 g.
Os nabos são cortados em tiras e misturados com sal. Em uma tigela, misture o creme de leite e o suco de limão. As groselhas são selecionadas, removendo resíduos e talos, e adicionadas aos nabos. A salada pronta é temperada com creme de leite e suco de limão e decorada com hortelã fresca.











