- Prós e contras do plantio de outono
- Recomendações para escolher uma variedade
- Especificidades da preservação de bulbos antes do plantio
- Épocas ideais para plantio na região de Moscou
- Plantando Tulipas: Diagramas e Tecnologia
- Selecionando um canteiro de flores e preparando o solo
- Processamento de bulbos
- Profundidade de plantio e espaçamento entre bulbos
- Maneiras interessantes de plantar tulipas
- Dicas de cuidados com flores na região de Moscou
- Regar e fertilizar
- Capina e cobertura morta do solo
- Tratamentos preventivos
- Aparar
- Isolamento para o inverno
- Quando desenterrar tulipas após a floração
- Prazos
- Como desenterrar e armazenar adequadamente lâmpadas usadas
As tulipas são uma das flores de primavera mais populares nos jardins. Existem muitas variedades adequadas para o cultivo na Rússia central. No entanto, para garantir flores espetaculares, elas precisam ser plantadas na época certa. Abaixo, você encontrará informações sobre quando plantar tulipas na região de Moscou no outono, como cuidar delas e como desenterrar e armazenar adequadamente os bulbos murchos.
Prós e contras do plantio de outono
Uma característica única das tulipas é que elas precisam de um inverno frio para florescer na primavera. Plantar os bulbos no outono proporciona a estratificação necessária. Além disso, as partes subterrâneas dos bulbos criam raízes bem e recebem um suprimento de nutrientes. Uma desvantagem é o risco de congelamento dos bulbos se o procedimento não for realizado corretamente.
Informações adicionais: De acordo com o calendário lunar, as plantas bulbosas devem ser plantadas durante a lua minguante. Durante esse período, tudo o que está no subsolo cria raízes facilmente.
Recomendações para escolher uma variedade
Os cultivadores desenvolveram tulipas de floração precoce, média e tardia. Elas vêm em uma variedade de formas, tamanhos e cores de botões. Especialistas recomendam tulipas de floração média e tardia para cultivo na região de Moscou. Há muitas variedades, e a escolha depende da preferência do jardineiro. As variedades precoces são adequadas para forçar.

Especificidades da preservação de bulbos antes do plantio
Para garantir que o material de plantio dure até o outono, ele deve ser armazenado adequadamente. Veja o procedimento:
- os bulbos desenterrados são limpos de qualquer solo restante;
- colocado em uma solução desinfetante;
- seco;
- divida os bulbos em pequenos, médios e grandes;
- colocados em caixas ou recipientes perfurados.
Os bulbos são colocados a uma distância de 1-2 centímetros um do outro e polvilhados com serragem e aparas.
Épocas ideais para plantio na região de Moscou
As tulipas levam cerca de um mês para criar raízes. Portanto, ao plantar bulbos, você precisa considerar as condições climáticas. O plantio antecipado é problemático, pois as tulipas podem brotar prematuramente no outono. Normalmente, as prímulas são plantadas na região de Moscou a partir do final de setembro e terminam no final de outubro. Isso dará aos bulbos tempo para criar raízes e sobreviver ao inverno com segurança.
Plantando Tulipas: Diagramas e Tecnologia
O desenvolvimento e a floração da cultura dependem do plantio adequado. Para garantir ventilação adequada e evitar o ataque de fungos, os bulbos são plantados distantes uns dos outros. Eles podem ser plantados não apenas em campo aberto, mas também em vasos.
Selecionando um canteiro de flores e preparando o solo
Escolha um local de plantio ensolarado. A planta não tolera água parada, por isso é plantada em uma pequena elevação. Isso evitará que a água do degelo da primavera e as chuvas de verão e outono inundem o canteiro. Caso contrário, os bulbos podem ser atacados por patógenos.
Antes do plantio, o solo é limpo de detritos e revolvido. Se o solo for pesado e argiloso, adiciona-se areia e composto. Por outro lado, se o solo for muito leve e arenoso, adiciona-se argila. Caso contrário, o canteiro precisará de regas frequentes. Cal e farinha de dolomita são adicionados ao solo ácido. A área é então nivelada com um ancinho.

Importante! O canteiro deve estar localizado em um local onde o nível do lençol freático esteja a uma distância considerável da superfície do solo.
Processamento de bulbos
O material de plantio é cuidadosamente inspecionado. Se houver pequenos danos nos bulbos, eles são cortados até as partes saudáveis. O material de plantio é então desinfetado, imergindo-o em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos. Fundazol ou Vitaros também podem ser usados.
Profundidade de plantio e espaçamento entre bulbos
Bulbos grandes são plantados no canteiro a uma distância de 10 a 12 centímetros um do outro. A profundidade de plantio é de 10 a 12 centímetros. Se os bulbos não forem plantados a uma profundidade suficiente, podem congelar durante invernos rigorosos. Bulbos de tamanho médio são plantados individualmente a uma profundidade de 7 a 10 centímetros.
Maneiras interessantes de plantar tulipas
Tradicionalmente, as prímulas são plantadas ao ar livre. Elas são plantadas aleatoriamente, em um padrão xadrez ou em fileiras organizadas. As tulipas também podem ser plantadas em belos vasos, cestos ou caixas decorativas. Nesse caso, os bulbos são plantados próximos uns dos outros. Os floristas costumam forçá-los a produzir buquês luxuosos para o dia 8 de março.
Dicas de cuidados com flores na região de Moscou
Os cuidados com as plantas envolvem regar, fertilizar, soltar o solo, capinar e aplicar cobertura morta. Tratamentos preventivos são usados para prevenir doenças. Antecipando o inverno rigoroso, o canteiro de bulbos é isolado, lembrando-se de destapá-lo no início da primavera.
Regar e fertilizar
Regue o solo após a secagem da camada superior. A umidade é especialmente necessária no início da primavera e, em seguida, durante a brotação e a floração. Se chover o suficiente durante a estação, não é necessário regar mais. O excesso de umidade pode causar infecções fúngicas no sistema radicular.

As plantas são fertilizadas três vezes por estação. No início da primavera, fertilizantes nitrogenados são usados para promover o crescimento rápido. Durante a brotação, fertilizantes minerais contendo principalmente potássio, fósforo e magnésio são aplicados. Após a floração, o potássio é adicionado ao solo sob os arbustos.
Capina e cobertura morta do solo
As ervas daninhas ao redor das plantas são removidas. Isso é especialmente importante durante a estação de crescimento. Ervas daninhas altas podem privar as plantações de nutrientes e luz solar. Portanto, a capina é realizada periodicamente.
Após regar, solte o solo ao redor das plantas para permitir que o ar penetre mais profundamente. A cobertura vegetal impedirá que a umidade evapore rapidamente. Além disso, sob cobertura vegetal, as ervas daninhas terão menos probabilidade de chegar à superfície. Palha, turfa, composto e casca de árvore são bons materiais para cobertura vegetal.
Tratamentos preventivos
Para prevenir doenças fúngicas, os bulbos são desinfetados com uma solução fungicida antes do plantio. Para proteger as tulipas de doenças, elas são tratadas com preparações contendo cobre na primavera. Além disso, para manter os bulbos saudáveis, eles devem ser desenterrados imediatamente e armazenados em local ventilado até o outono.
Aparar
Não corte a parte aérea das tulipas imediatamente após a floração. Deixe as folhas secarem naturalmente. Os bulbos respiram através das folhas, fornecendo-lhes nutrientes. Corte apenas o pedúnculo, deixando os tocos 2 a 3 centímetros acima do solo.
Isolamento para o inverno
Na região de Moscou, os canteiros precisam ser isolados para o inverno. Para isso, aplique uma camada de 3 a 5 centímetros de cobertura morta composta de turfa, serragem e palha. Esse processo começa com o início de geadas prolongadas, caso contrário, as tulipas podem brotar prematuramente e congelar no inverno rigoroso.

A neve proporciona uma boa cobertura. Se a neve cair levemente no inverno, o canteiro pode ser isolado com galhos de abeto ou pinheiro. Na primavera, assim que o sol esquentar, remova a cobertura. Caso contrário, os bulbos de tulipa podem apodrecer.
Quando desenterrar tulipas após a floração
Algumas variedades exigem escavação anual e plantio no outono. Se isso não for feito, as flores podem perder suas características distintivas. A maioria das variedades de tulipas precisa ser escavada a cada três anos. Caso contrário, os arbustos ficarão mais densos e as flores, menores.
Prazos
Na região de Moscou, os bulbos são normalmente desenterrados por volta do final de junho. No entanto, não há uma data específica. Os jardineiros devem se basear na aparência dos arbustos. As folhas devem ficar amarelas e secar. Não deixe que sequem completamente, caso contrário, você pode não conseguir encontrar o local de crescimento dos bulbos. Isso pode danificá-los durante a escavação.
Como desenterrar e armazenar adequadamente lâmpadas usadas
Desenterre o material de plantio em tempo seco. O solo não deve estar molhado, caso contrário, os bulbos ficarão sujos, dificultando a secagem. Desenterre-os com uma ferramenta desinfetada: uma pá de jardim ou um forcado.
Os bulbos são sacudidos para remover qualquer resíduo de terra, as raízes são aparadas e secas. Em seguida, são bem enxaguados com água pura. Para desinfetá-los, são mergulhados em uma solução de permanganato de potássio por meia hora. São secos novamente e colocados em um recipiente, garantindo que o material de plantio não se toque. O recipiente é mantido em local fresco e seco até o outono.























