Cordyline fruticosa, uma variedade de kiwi, é uma planta muito popular entre os amantes de flores. É adorada por suas belas folhas verdes com bordas vermelhas. Para garantir que a planta continue encantando seus donos com sua aparência impressionante pelo maior tempo possível, ela precisa ser fornecida com o máximo de conforto. Abaixo, você encontrará informações sobre o cultivo de Cordyline Kiwi em ambientes internos, métodos de propagação e erros de cuidado.
Descrição e Características
Cordyline fruticosa, ou Cordyline fruticosa, é uma das muitas plantas da família Agave. Outras espécies comuns de Cordyline incluem: vermelha, terminal, ereta, indivisa e australiana. Em ambientes internos, esses arbustos atingem de 1 a 1,5 metro de altura. Possuem um sistema radicular robusto e nodoso, do qual se formam numerosos brotos.
A cordyline assemelha-se a uma palmeira na aparência, devido ao fato de suas folhas inferiores morrerem gradualmente. As lâminas foliares têm de 50 a 80 centímetros de comprimento e 5 a 10 centímetros de largura. São verdes com uma borda carmesim. Uma nervura distinta corre no centro, especialmente visível na parte inferior das folhas.
Atenção! A queda das folhas inferiores da flor é um processo natural e não é motivo de preocupação.
Como manter em casa
Para garantir que a Cordyline Kiwi não perca sua aparência espetacular, ela precisa receber as condições certas de cultivo.
Iluminação
Escolha um local bem iluminado para a flor, mas sem incidência direta do sol sobre as folhas. A luz insuficiente faz com que os caules da planta se estiquem e as folhas percam a cor. O excesso de luz solar pode causar queimaduras nas folhas.

Temperatura
A temperatura ideal para o crescimento da cordyline é de 18 a 23 °C. O vaso pode ser colocado em uma varanda ou loggia aberta durante o verão, mas lembre-se de trazê-lo para dentro de casa em setembro. Proteja a planta de mudanças bruscas de temperatura.
Umidade do ar
O ar seco dos radiadores pode causar o ressecamento das pontas das folhas. Portanto, o radiador deve ser coberto com um pano grosso. Para aumentar a umidade ao redor da planta, coloque o vaso de Cordyline Kiwi em uma bandeja cheia de pedras e água.
As folhas podem ser borrifadas com um borrifador ou limpas com um pano úmido.
Modo de rega
Na primavera e no verão, regue a planta generosamente, mas somente após a camada superficial do solo secar. No outono e no inverno, conforme as temperaturas internas caem, reduza significativamente a umidade do solo. Regue os arbustos com água morna e sedimentada.

Florescer
A Cordyline-do-kiwi floresce apenas na natureza ou em estufas. As flores rosas ou brancas são compostas por inflorescências reunidas em racemos alongados. Os botões abrem-se gradualmente, a partir da base.
Cobertura superior
Para adubação de cobertura, utilize um fertilizante completo para plantas ornamentais de folhagem, de acordo com as instruções. Fertilize o solo uma vez por semana na primavera e no verão, e uma vez por mês no outono e no inverno. Antes de fertilizar, regue bem o solo.
Transferir
Os arbustos jovens são replantados anualmente, enquanto as plantas maduras são replantadas a cada 3-4 anos. Um sinal de que a Cordyline precisa ser replantada é quando as raízes se tornam visíveis acima da superfície do solo e também aparecem pelos furos de drenagem. A cada replantio, a planta é replantada em um vaso um pouco maior do que o anterior. As plantas maduras são transferidas junto com o torrão.

Como propagar
Existem várias maneiras de propagar o Cordyline Kiwi em casa: a partir de copas, brotos e, menos comumente, a partir de sementes.
Topos
Este é um dos métodos mais comuns de propagação de flores. Para isso, corte a parte superior da planta em ângulo com uma faca afiada. Em seguida, siga estes passos:
- Carvão ativado é adicionado a um recipiente com água e o corte apical é colocado nele;
- quando as primeiras raízes aparecem, o broto é plantado em um pequeno vaso cheio de terra fértil;
- regada, colocada em local claro, mas protegido da luz solar direta.
O substrato para o Cordyline Kiwi é uma mistura de grama, turfa e areia. A mistura deve ser leve e respirável.

brotos
À medida que o arbusto amadurece, brotos novos surgem perto do tronco. Na primavera, eles são separados da planta-mãe e plantados em recipientes separados.
De antemão, o sistema radicular dos brotos pode ser polvilhado com um intensificador de crescimento, por exemplo, Kornevin.
Sementes
Este método de propagação de Cordyline não é utilizado por ser demorado e trabalhoso. A germinação das sementes é irregular, com brotos se formando em 1 a 3 meses. A propagação por sementes é utilizada para espécies nativas.
Doenças e pragas
A cordyline é uma planta delicada e, se não for cuidada adequadamente, pode ser afetada por certas doenças e pragas.

Podridão radicular
Esta doença ocorre quando as raízes são regadas em excesso, aliadas a baixas temperaturas. A única maneira de salvar a planta é cortar a parte superior e enraizá-la em solo novo. A parte restante é destruída.
Pulgão
Este inseto pode ser encontrado na parte inferior das folhas. Os pulgões sugam a seiva da planta, fazendo com que as folhas se enrolem, sequem e caiam. Inseticidas como Decis e Actellic são usados para controlar o inseto.
Tripes
Se aparecerem manchas marrons crescentes nas folhas, é bem possível que elas tenham sido atacadas por uma colônia de tripes. As pragas podem ser encontradas na parte inferior das folhas, que gradualmente começam a murchar e cair. Os tripes podem ser controlados pulverizando os arbustos com inseticidas.

Ácaro-aranha
Quando as folhas ficam cobertas de teias, significa que a Cordyline está infestada de ácaros. Eles aparecem quando o ar está muito seco. Para se livrar dos ácaros, limpe as folhas com um pano úmido e borrife com inseticida.
Cochonilha
A praga se manifesta pelo aparecimento de placas marrons nas folhas. As cochonilhas sugam a seiva celular, causando ressecamento e queda das folhas. Para se livrar da praga, limpe as folhas com uma solução de sabão e borrife Actellic.
Importante! Você pode evitar o apodrecimento das plantas impedindo que a água entre nas folhas.
Erros comuns ao cuidar da sua casa
Jardineiros iniciantes podem cometer os seguintes erros, que podem levar à diminuição da aparência decorativa ou à morte completa da cordyline do kiwi:
- coloque a planta sob luz solar direta;
- no inverno, regue a flor com frequência e bastante;
- não alimente o arbusto;
- não inspecione as lâminas das folhas para detectar doenças e pragas;
- não transplante plantas.

Após corrigir os erros, os amantes da cordyline admirarão novamente a aparência decorativa da flor.
Dicas e recomendações
Jardineiros experientes oferecem as seguintes dicas e recomendações para o cultivo de kiwi cordyline:
- No verão, as plantas precisam ser regadas generosamente, mas somente depois que a camada superior do solo estiver seca.
- Fertilize os arbustos, caso contrário eles perderão sua aparência decorativa.
- Se o ar no ambiente estiver seco, você precisa adicionar argila expandida ou pequenas pedras à bandeja e adicionar água.
- Após regar, solte o solo para melhor aeração.
- Mantenha a flor em um local claro, mas não sob luz solar direta.
- Limpe as lâminas das folhas com um pano úmido, pois a planta respira através delas.
Depois de estudar as informações sobre o cultivo do Cordyline Kiwi, um jardineiro poderá cultivar uma flor decorativa espetacular no parapeito da janela, que irá encantar com sua aparência por muito tempo.











