Os 10 principais métodos e regras para tratar tulipas no outono antes do plantio

As tulipas estão entre as flores precoces mais populares, encantando os olhos com a chegada da primavera. Após a floração, seus bulbos são desenterrados do solo e armazenados em ambientes fechados até o plantio. Uma das etapas mais importantes na jardinagem é tratar as tulipas no outono, antes do plantio; isso ajuda a eliminar patógenos e a manter os bulbos saudáveis.

A importância do processamento de bulbos

Jardineiros experientes recomendam não apenas classificar os bulbos de tulipa por tamanho antes de plantá-los no outono, mas também tratá-los com fungicidas. Vantagens do tratamento pré-plantio de tulipas:

  1. O material tratado começa a crescer mais rápido com a chegada da primavera.
  2. É realizada a prevenção de doenças, pragas de insetos e roedores.
  3. Os brotos jovens plantados no outono têm tempo de se adaptar bem ao novo local antes da primavera.
  4. Durante o transporte, as flores mantêm a forma e a aparência decorativa dos botões por mais tempo.

Apenas um bulbo infectado com uma doença fúngica pode infectar todo o plantio de tulipas.

Quando realizar o procedimento

Como os bulbos de tulipas ficam armazenados em apartamentos ou casas de campo durante todo o verão, eles precisam ser preparados antes de serem plantados em canteiros de flores para o inverno.

O trabalho consiste em várias etapas e começa vários dias antes do material de plantio ser movido para o campo aberto.

Esses prazos variam de acordo com a região, dependendo das condições climáticas. Os trabalhos geralmente começam entre meados de setembro e o final de outubro. O fundamental é esperar pelo menos um mês antes da primeira onda de frio significativa.

Regras para processamento de tulipas

O processamento de bulbos de prímula envolve várias etapas. É importante seguir as recomendações de floristas experientes e não negligenciar nenhuma delas, para que as tulipas encantem você com botões grandes e coloridos na primavera.

Peeling

Se o material de plantio for adquirido imediatamente antes do plantio, ele será limpo de escamas e cascas secas. Se os bulbos foram desenterrados no verão, essa preparação é realizada imediatamente antes do armazenamento. Esse procedimento é necessário para garantir que as tulipas absorvam melhor os nutrientes do solo.

Inspeção e triagem

Os jardineiros costumam separar os bulbos por tamanho antes de armazená-los. Isso é necessário para separar os bulbos grandes dos pequenos e plantá-los em profundidades diferentes durante o plantio. Este procedimento também ajuda a remover bulbos infectados ou danificados.

Após o armazenamento de verão, todos os tubérculos são espalhados sobre uma mesa, cobertos com jornal ou papel. Cada bulbo é cuidadosamente inspecionado em busca de danos mecânicos, sinais de infecções fúngicas ou danos causados ​​por pragas. Os bulbos saudáveis ​​são separados e as áreas danificadas são aparadas dos bulbos restantes com uma faca desinfetada.

bulbos de tulipa

A próxima etapa do preparo é a triagem. Para isso, pegue três recipientes diferentes e separe os bulbos grandes, médios e pequenos.

Desinfecção

O próximo passo na preparação do material de plantio é a desinfecção. Para isso, são utilizados produtos comprados em lojas de jardinagem e meios improvisados. Muitos produtos comerciais também atuam como estimulantes de crescimento.

Peróxido de hidrogênio 3%

Um medicamento comum e acessível usado para tratar feridas e escoriações também é usado na jardinagem. Além da desinfecção, o peróxido de hidrogênio a 3% é usado se o material de plantio de tulipas secar durante o armazenamento.

Pegue um recipiente e encha-o com um litro de água em temperatura ambiente. Adicione uma colher de sopa de água oxigenada e misture bem. Mergulhe os bulbos na solução resultante e deixe-os de molho por meia hora. Após o tempo recomendado, retire os bulbos e coloque-os sobre um pano de prato para secar.

Coisas verdes

Não é recomendado mergulhar todo o bulbo em tinta verde. Esta solução é ideal para tratar áreas apodrecidas do tubérculo. Para isso, primeiro corte o tecido danificado e, em seguida, escove delicadamente as áreas danificadas com uma escova. Em seguida, deixe o bulbo secar ao ar livre.

Farmayod

O produto biológico "Pharmaiod" é eficaz contra patógenos fúngicos e virais. Ele suprime e destrói completamente a microflora nociva que entra em contato com o material de plantio. Para tratar bulbos, prepare uma solução concentrada diluindo 100 mg do produto em 3 litros de água morna. O material de plantio é embebido na solução por cerca de meia hora e depois seco.

tratando tulipas antes do plantio no outono

"Clorexidina" 0,05%

Não é necessário diluir a clorexidina para deixar os bulbos de molho. A única desvantagem é que ela mata tanto a microflora prejudicial quanto a benéfica. Deixe os bulbos de tulipa de molho na clorexidina por no máximo 20 minutos.

Bactogênio

O produto biológico "Bactogen" é utilizado na horticultura contra patógenos fúngicos e virais. Além de suas propriedades desinfetantes, o produto também estimula o crescimento das plantas. Não é necessário equipamento de proteção para utilizá-lo.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Para desinfetar bulbos de tulipa, dilua a preparação com água na proporção de 1:100 e deixe o material de plantio de molho por 30 minutos.

Fitosporina

A Fitosporina também é um produto biológico, seguro tanto para plantas quanto para humanos. A solução deve ser preparada duas horas antes do tratamento pretendido. Use 10 gramas de Fitosporina para cada meio litro de água morna; essa quantidade é suficiente para tratar 2 kg de bulbos.

O produto se caracteriza por um efeito duradouro. Após o tratamento, uma colônia de bacilos do feno se forma na superfície do material de plantio. Após o plantio dos bulbos, a colônia coloniza o solo, onde o sistema radicular das tulipas se desenvolverá posteriormente.

Máxima XL

Segundo jardineiros, este produto é 100% eficaz. Sua principal vantagem é que, ao contrário de outros produtos, ele combate apenas a microflora patogênica sem prejudicar a benéfica. Para molhar bulbos de tulipa, adicione 4 ml de Maxim a 2 litros de água em temperatura ambiente. Deixe os bulbos de molho na solução por 30 minutos.

Fitolavina

Este produto é ineficaz contra patógenos como a murcha de fusário e o mofo cinzento. É um fungicida sistêmico pertencente ao grupo de antibióticos estreptotricina. É eficaz contra patógenos como a podridão apical, a pinta preta, a podridão da coroa e a mancha preta bacteriana.

tratando tulipas antes do plantio no outono

Para criar uma solução eficaz, adicione 2 ml do produto a 2 litros de água e misture bem. Deixe os bulbos de tulipa de molho por 20 a 30 minutos.

Permanganato de potássio

O permanganato de potássio não é frequentemente usado no tratamento de tubérculos de tulipas. Isso ocorre porque é ineficaz em sua baixa concentração e, se transformado em uma solução concentrada, danifica as escamas e a base do material de plantio.

Para preparar a solução, adicione 2 gramas de cristais de permanganato de potássio a 10 litros de água em temperatura ambiente. Aplique nos bulbos por no máximo 20 minutos.

processamento de bulbos

Cúrcuma

A cúrcuma não é usada apenas na culinária. Jardineiros usam com sucesso esta especiaria para tratar bulbos de plantas contra patógenos. Ela é usada em uma solução alcoólica.

Misture meio litro de vodca com 20 gramas de tempero em pó. Deixe em infusão por dois dias e, em seguida, dissolva uma colher de sopa da solução resultante em um litro de água. A única desvantagem desse remédio é que ele inibe o crescimento do bacilo do feno.

Como e onde armazenar adequadamente os bulbos após o processamento

Se o jardineiro não planeja plantar os bulbos no outono, é necessário preparar recipientes e um cômodo para o armazenamento bem-sucedido no inverno. Caixas de madeira são ideais, e os bulbos devem ser colocados nelas em uma única camada após a secagem. O cômodo deve ter baixa umidade (não mais que 60%) e baixas temperaturas (para armazenamento no inverno, entre 13 e 15 graus Celsius).

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata