- Características da planta
- Requisitos das condições de cultivo
- Uso em paisagismo
- Benefícios das Íris Siberianas
- Variedades e descrição
- Branco
- Azul
- Amarelo
- Babados Plus
- Cassandra
- Barcelona
- Rosa
- Violeta
- Plantio e cuidados
- Preparação do solo
- Época e tecnologia de plantio no solo
- Fertilização e rega
- Aparar
- Transferir
- Doenças e pragas: proteção e prevenção
- Preciso cobri-lo para o inverno?
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre íris siberianas
As íris siberianas, ao contrário de outras variedades, ainda não conquistaram grande popularidade entre os jardineiros. Apesar de sua natureza pouco exigente e alta resistência à geada, raramente são vistas em jardins. No entanto, a cada ano, os jardineiros estão recorrendo cada vez mais a essas plantas resistentes e de baixa manutenção. As íris siberianas incluem espécimes com uma variedade de tons de pétalas, criando touceiras impressionantes.
Características da planta
As íris siberianas pertencem ao grupo das variedades barbadas. Essa pode ser a razão de sua raridade, já que os jardineiros geralmente preferem as íris barbadas de jardim. No entanto, na natureza, esse grupo é o mais numeroso. O nome da flor significa literalmente "arco-íris". Para jardineiros iniciantes, as variedades siberianas são a escolha ideal, pois são menos exigentes do que as variedades de jardim e híbridas e exigem menos cuidados. Seus arbustos luxuriantes, emoldurados por folhas em forma de espada, dão um toque marcante a qualquer jardim.
A íris siberiana é uma planta rizomatosa perene. Sua altura varia de 70 cm a 1,1 metro. Suas folhas graciosas e belas são mais curtas que o caule. As flores não têm mais de 6 cm de diâmetro, com lóbulos externos alongados. O período de floração não é diferente daquele das variedades barbadas e ocorre em junho-julho, dependendo da região de cultivo.
Requisitos das condições de cultivo
Em seu habitat natural, as íris prosperam em prados úmidos e ensolarados. Portanto, para um cultivo bem-sucedido, um local semelhante é escolhido no jardim. Pode ser a margem de um lago ou outro corpo d'água. No entanto, o excesso de umidade deve ser evitado, pois inundações constantes afetam negativamente a saúde da planta.
As íris siberianas prosperam na sombra, mas suas flores serão menos abundantes e vibrantes, por isso é melhor escolher um local que receba pelo menos o sol da manhã. A planta não tem requisitos especiais de solo; solo levemente ácido ou neutro é adequado. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de composto ao cultivar ao ar livre.

Uso em paisagismo
Para garantir que a íris siberiana se integre harmoniosamente ao jardim, considere seu uso em paisagismo. As variedades mais altas e os híbridos são colocados no fundo dos canteiros para evitar sombreamento das plantas mais baixas. Zimbros perenes e tuia são companheiros ideais. As íris ficam deslumbrantes em contraste com arbustos decíduos, como bérberis ou forsítias.
Um grupo de íris fica lindo quando colocado no centro de uma composição de jardim e separado por plantas de bordadura. As companheiras podem ser quaisquer plantas com necessidades semelhantes de rega e iluminação, como hemerocallis, papoulas ou hostas. Variedades de íris siberianas de baixo crescimento ficam espetaculares em jardins alpinos e jardins ornamentais. Elas podem ser combinadas com quaisquer plantas rasteiras ou rasteiras, e o canteiro de flores é emoldurado por pedras de cores claras. As íris siberianas também são essenciais nos jardins aquáticos japoneses, pois toleram alta umidade.

Benefícios das Íris Siberianas
Ao considerar as vantagens e desvantagens das íris siberianas, os jardineiros que cultivam esta cultura não encontraram desvantagens. As vantagens incluem:
- Resistência ao frio intenso, o que permite que sejam cultivadas sem problemas nas regiões mais setentrionais do nosso país, sem necessidade de abrigo para o inverno.
- A doença bacteriana que afeta as variedades barbadas não é tão perigosa para as íris siberianas.
- Um único botão de íris siberiana floresce por cerca de cinco dias, enquanto as variedades barbadas encantam com suas cores vibrantes por apenas dois dias. Se você combinar variedades precoces e tardias em um único canteiro, poderá desfrutar das flores por até 1,5 mês.
- A íris siberiana é uma escolha adequada para jardineiros que reagem negativamente a aromas florais fortes ou são alérgicos a eles. Quase todas as variedades são inodoras, com apenas algumas possuindo um aroma sutil e sutil.
- Como as plantas têm caules fortes que suportam fortes rajadas de vento, isso torna possível cultivá-las sem suportes que prejudicam a aparência do canteiro.
- Pouco exigente quanto à fertilidade do solo e ao excesso de umidade.
- Elas crescem no mesmo local por mais de 20 anos sem precisar ser replantadas, o que representa a maior taxa entre culturas semelhantes.
- Eles têm um efeito positivo nas características do solo, proporcionando um efeito desinfetante.

Variedades e descrição
Entre as variedades e cultivares de íris siberiana, os jardineiros geralmente dão preferência às seguintes.
Branco
Entre os representantes da tonalidade branca, os mais populares são:
- White Swell. Cresce até uma altura de no máximo 60 cm, com um diâmetro de flor de aproximadamente 13-14 cm. A íris é completamente branca, com manchas amarelas apenas na base. A floração ocorre em meados de junho.
- Weasley White. Uma variedade de tamanho médio, atingindo uma altura de aproximadamente 55-60 cm. A mancha amarela está presente apenas na base da inflorescência; o restante da flor é branco puro. Os lobos inferiores são côncavos para dentro, uma característica distintiva desta variedade.
Azul
Entre as melhores variedades de íris azuis da Sibéria:
- Cambridge. A altura máxima da planta é de 70 cm, com flores de no máximo 7 cm de diâmetro. A cor de base é um azul suave, com uma mancha amarela na base. Prefere locais abertos e ensolarados; na sombra, floresce com menos frequência.
- Mar dos Sonhos. Forma um belo arbusto de até 90 cm de altura. As pétalas azul-celeste são intercaladas com nervuras mais escuras. Fica deslumbrante em plantações em grupo e é uma variedade precoce, florescendo em junho.

Amarelo
Das variedades com pétalas amarelas, as seguintes são as mais frequentemente plantadas:
- Bate e Açúcar. As pétalas da planta são predominantemente amarelo-limão e ela cresce até uma altura de no máximo 80 cm. Floresce em julho e cada botão mede aproximadamente 11 cm de diâmetro.
- Tom Schaefer. Cresce cerca de 60 cm de altura. As folhas inferiores são de um amarelo mais escuro, as superiores são mais claras.
Babados Plus
Esta variedade atinge uma altura de aproximadamente 60 a 80 cm. É uma variedade semidobrada com pétalas de um tom roxo intenso, ligeiramente onduladas nas bordas. A floração ocorre em junho e julho, dependendo da região de cultivo.
Cassandra
Uma planta robusta com hastes florais estáveis de no máximo 55 cm. A altura total da planta é de 75 cm. Não há mais do que três botões presentes em cada haste, com apenas um ou dois florescendo por vez. As pétalas onduladas são azuis. A floração começa no final de junho e dura duas semanas.

Barcelona
Uma variedade com pétalas azuis. Não gosta de sombra e tolera alta umidade e solo pobre sem problemas.
Rosa
Uma das melhores variedades de íris siberiana com pétalas rosa é a 'Pink Parfait'. Ela apresenta bordas onduladas nas pétalas, lembrando um pouco um botão de rosa. É resistente à geada, tolerando temperaturas de até -40 graus Celsius.
Violeta
Entre as melhores variedades com tonalidade roxa:
- Big Ben. Cresce até menos de 80 cm de altura e floresce em junho.
- Padrão Duplo. Uma das variedades mais altas, atingindo 1 metro. As pétalas são de um roxo intenso. Floresce de julho a junho, com um único botão medindo cerca de 15 cm de diâmetro.

Plantio e cuidados
Para garantir que as plantas floresçam abundantemente e não sejam suscetíveis a doenças e pragas, elas devem ser plantadas corretamente e receber os devidos cuidados agrícolas.
Preparação do solo
Se o solo estiver encharcado e pantanoso, uma drenagem adequada é essencial, caso contrário, os rizomas da íris morrerão. Em solos arenosos, recomenda-se adicionar matéria orgânica e argila.
Antes de plantar a variedade selecionada de íris siberiana, o solo é completamente escavado e todos os restos de rizomas de ervas daninhas são removidos.
Época e tecnologia de plantio no solo
Jardineiros experientes dizem que a melhor época para plantar é no início da primavera, quando as temperaturas chegam a +0 °C, ou na segunda quinzena de agosto, para que a planta tenha tempo de se estabelecer em seu novo local antes do inverno. Em casos extremos, o início do outono é aceitável em regiões mais quentes. Cave buracos com 30 a 50 cm de distância e plante as flores, enterrando os rizomas a 5 a 6 cm de profundidade. Em seguida, polvilhe o solo com uma mistura nutritiva para vasos, regue abundantemente e aplique uma camada de cobertura morta ao redor do tronco.

Fertilização e rega
As íris siberianas não precisam de fertilização repetida. Basta adicionar um fertilizante mineral completo ao solo na primavera, seguindo as instruções da embalagem. Após a floração, aplique um fertilizante de potássio e fósforo.
Flores jovens precisam de rega regular. À medida que a planta envelhece, regue com menos frequência. No entanto, ao regar, certifique-se de que o solo esteja umedecido até a profundidade máxima das raízes. A íris siberiana tolera melhor o excesso de água do que a falta dela.
Aparar
As íris siberianas precisam ser podadas antes do inverno. Todos os caules das flores são removidos e as folhas velhas são aparadas até 15 cm acima do nível do solo. Este procedimento é realizado após a primeira geada, por volta do final do outono.

Transferir
Como esta variedade de íris é considerada longeva, o replantio frequente é desnecessário. Sem perder suas qualidades decorativas, a planta pode crescer no mesmo local por décadas. A única coisa que ela precisa é de amplo espaço para desenvolver seu sistema radicular.
Doenças e pragas: proteção e prevenção
Com os devidos cuidados agrícolas, as íris siberianas são resistentes a pragas e doenças. A planta pode ser infestada pela lagarta-cortadeira e pela traça-do-inverno. Elas corroem a base dos pecíolos florais, causando amarelecimento e morte. Apesar do vigor das íris siberianas, isso pode fazer com que as flores caiam em ventos fortes.
Para evitar a propagação da praga, o tratamento com Karbofos é realizado duas vezes com intervalo de uma semana logo no início da estação de crescimento.
A requeima bacteriana representa a maior ameaça entre as doenças. Os primeiros sintomas são o escurecimento das folhas e o subsequente ressecamento das pontas. Com o tempo, a doença se espalha para a parte interna do rizoma. Para evitar isso, mergulhe o sistema radicular em uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio.

Preciso cobri-lo para o inverno?
Graças à sua maior resistência à geada, as íris siberianas não necessitam de proteção especial no inverno. Uma camada de 5 a 7 cm de cobertura morta é suficiente para manter a resistência da planta ao frio.
Métodos de reprodução
As íris siberianas não são propagadas a partir de sementes. Este método é usado apenas por melhoristas para desenvolver novas variedades e híbridos. O método mais simples é a divisão do rizoma. Para isso, use um espécime de um ano de idade e corte uma seção de 2,5 cm de diâmetro. É importante que esta seção tenha de 3 a 4 folhas. Este procedimento é realizado na primavera ou no final de agosto. O primeiro método é preferível para regiões mais frias, pois a planta criará raízes antes do início da geada e passará o inverno sem problemas.
Avaliações de jardineiros sobre íris siberianas
Alina Vassilyevna, Lipetsk, 46: "Há vários anos, por recomendação de uma vizinha, cultivo íris siberianas no meu jardim. Ao contrário das variedades que eu tinha antes, essas flores não exigem muitos cuidados. O principal é lembrar de regá-las durante períodos de seca severa. Ainda não encontrei nenhuma doença ou praga, e as plantas sobreviveram ao inverno sem uma única morte."
Maria Alexandrovna, Samara, 56: "Não poderia estar mais feliz com meu canteiro. As íris siberianas são uma verdadeira joia. Elas não precisam de cuidados constantes nem de replantio regular. Adiciono um fertilizante mineral complexo na primavera e rego algumas vezes durante o verão — é tudo o que preciso."











