- Tipos de íris: descrição e características
- japonês
- Siberiano
- Bulboso
- Anão
- Barbudo
- Pântano ou água
- Diversidade varietal dependendo da cor
- Brancos
- Amarelo
- Laranja e marrom
- Rosa
- Vermelhos
- Lilás
- Azul
- Azul
- Roxo
- Íris escuras
- Selecionamos íris dependendo do tamanho do arbusto
- Anão
- De tamanho médio
- Alto
- Variedades incomuns de íris
- Variedades de floração repetida ou remanescentes
- Variedades de íris com aroma forte
As íris são plantas delicadas que cativam os olhos. Todos os dias, criadores nos encantam com variedades novas, incomuns e aprimoradas. A classificação das variedades de íris depende de muitos fatores. Para escolher a certa, estude cuidadosamente as características de todas as espécies populares e selecione a planta certa.
Tipos de íris: descrição e características
Existem muitas espécies que diferem umas das outras em características notáveis, origem e outros fatores.
japonês
Segundo a lenda, as íris surgiram quando um arco-íris se estilhaçou e caiu no chão. Essas plantas incomuns não precisam de rega durante a floração. Elas também produzem flores grandes, de até 25 cm de diâmetro. As folhas variam de 25 a 60 cm de tamanho.
As principais vantagens das íris japonesas:
- belas inflorescências de grandes tamanhos;
- tolera bem a seca;
- resistência a doenças fúngicas e bacterianas.
Desvantagens das íris japonesas:
- falta de resistência à geada;
- não tem cheiro;
- as flores duram de 3 a 5 dias.
Por muito tempo, as flores desta espécie permaneceram orientais, crescendo selvagens em bordas de florestas e prados pantanosos. A cultivar tornou-se conhecida na Rússia há cerca de um século, depois que criadores a adaptaram a um clima temperado. As principais variedades de íris japonesas são:
- Halo de Cristal;
- O Sonho de Eileen;
- Tiara das Rainhas;
- Kita-no-seiza.

A rica variedade de flores coloridas torna possível criar uma composição deslumbrante em qualquer canteiro de flores.
Siberiano
A terra natal da planta é o norte da Ásia e a Europa Central e Oriental. Em média, a planta atinge até 1 metro de altura, mas também são encontrados exemplares mais altos. Como o próprio nome sugere, esta variedade tolera tanto invernos rigorosos quanto verões quentes e secos.
Atrai a atenção dos jardineiros devido a:
- propriedades medicinais;
- a capacidade de crescer em um lugar por 20 anos, desde que o solo seja nutritivo;
- resistência à geada e às mudanças de temperatura;
- floração linda e abundante;
- boa resistência a doenças de qualquer tipo;
- a presença de uma variedade de tons.

A única desvantagem que vale a pena notar é a falta de aroma.
Variedades populares:
- Alba;
- Manteiga;
- Big Ben;
- Rigamarola.
É difícil imaginar um jardim de verdade sem as luxuosas íris siberianas, que podem decorar até o canto mais modesto do quintal de uma casa.
Bulboso
As íris bulbosas lideram entre outras variedades em termos de número e diversidade de cultivares. São mais frequentemente encontradas em canteiros e jardins. Crescem em praticamente todas as regiões da Rússia.

Principais vantagens:
- paleta de cores original e formato de flor encantador;
- conveniência na propagação de plantas por meios vegetativos;
- despretensão no cultivo;
- a capacidade de crescer não apenas em campo aberto, mas também em ambientes fechados;
- pode ser usado para qualquer solução decorativa.
Contras: suscetível a doenças fúngicas, exigindo tratamento preventivo cuidadoso dos bulbos antes do plantio. Existem três gêneros de íris bulbosas: Xiphium, Iridodictyum e Juno.
Variedades populares:
- Danfordia;
- Magnificat;
- Orquióides;
- Amarelo Real.
Esta variedade de íris é uma opção vantajosa para decorar canteiros de flores.

Anão
Plantas rasteiras, com até 20 cm de altura. Apesar do tamanho compacto, a planta é comparável a outras variedades em termos de tamanho dos botões florais.
Aspectos positivos das íris anãs:
- a capacidade de complementar muitas composições de design e transformar o paisagismo;
- floração abundante e variada;
- a formação dos brotos ocorre já no segundo ano após o plantio;
- uma paleta de tons variada e brilhante;
- floração mais precoce (quase 2 semanas antes de outras variedades);
- A folhagem mantém sua aparência atraente durante toda a estação.
Os jardineiros ficam confusos com o tamanho pequeno da planta, e essa característica pode parecer uma desvantagem.
Variedades comuns de íris anãs:
- Piscar;
- Kru bebê;
- Fantoche.

Apesar do tamanho diminuto dos arbustos, as íris anãs não se perderão entre o restante da variedade de plantas plantadas.
Barbudo
Uma planta com um sistema radicular bem desenvolvido; quanto maior o rizoma, mais velha a planta. O nome vem do grande aglomerado de pelos na base das pétalas, que formam barbas longas e exuberantes. Vantagens desta variedade:
- um aroma distinto e agradável que lembra violeta;
- um número impressionante de brotos em um pedúnculo ramificado;
- flor brilhante e extraordinária;
- variedade e combinação de tons;
- folhagem atraente complementando as inflorescências.
Essas variedades são exigentes em termos de solo e suprimento de nutrientes. Elas prosperam em solos arenosos e ácidos e em locais ensolarados.
Variedades populares de íris barbadas:
- Capatônico;
- Wabash;
- Decadência.

Essas flores vão encantar você no início da primavera não apenas com suas cores brilhantes, mas também com seu aroma sutil e encantador.
Pântano ou água
Esta planta é ideal para paisagismo de casas localizadas em áreas alagadas ou em solos excessivamente úmidos. Jardineiros observam resultados positivos cultivando-a em qualquer tipo de solo, pois ela se estabelece rapidamente e é fácil de cuidar. Além disso, esta variedade apresenta as seguintes qualidades positivas:
- adequado para decorar qualquer composição;
- distingue-se pela sua aparência estética inigualável;
- Ela resiste a doenças fúngicas e bacterianas, já que seu parente selvagem passa a maior parte do tempo em um ambiente úmido.
Entre as desvantagens, é importante destacar que a paleta de cores é limitada, sendo o amarelo a tonalidade predominante, já que esta foi originalmente determinada geneticamente na íris selvagem. No entanto, os esforços contínuos de melhoramento genético estão ajudando a diversificar a gama de cores das íris aquáticas. Variedades conhecidas:
- Desgraçado;
- Umkirch;
- Diabo do Tempo.

As íris amarelas são apreciadas pelos designers por suas qualidades decorativas. Elas são plantadas em canteiros baixos. Ficam espetaculares na água, perto de um lago artificial ou natural.
Diversidade varietal dependendo da cor
Além das diferenças na estrutura geral e na origem, diversas variedades podem ser distinguidas dependendo da diversidade da paleta de cores do botão.
Brancos
No passado, essas flores simbolizavam o luto pelo falecido ou status distinto, nobreza e aristocracia; elas personificavam apenas qualidades positivas. Acreditava-se que íris brancas não deveriam ser dadas a uma pessoa má. As íris brancas são flores extraordinariamente delicadas e belas. Graças à sua perfeição e aparência incomparável, são populares entre jardineiros amadores e experientes. A cor branca como a neve e as linhas nítidas conferem às flores uma majestade majestosa e as imbuem de significado. Essas variedades são consideradas raras e, portanto, altamente valorizadas. Variedades populares com flores brancas incluem Bianca, Nordica e White Lady.

Amarelo
Alguns acreditam que o amarelo simboliza separação e traição, e tentam evitá-lo a todo custo. Essa cor agradável e acolhedora evoca sorriso, alegria e confiança. Simboliza riqueza e bem-estar familiar. As íris selvagens eram originalmente amarelas, portanto, existem muitas variedades dessa cor, tanto cultivadas quanto não cultivadas. As pétalas superiores são frequentemente amarelo-claras, escurecendo gradualmente e tornando-se laranja em direção à base do botão. Essa transição harmoniosa está presente em muitas espécies e é considerada sua principal vantagem. As principais variedades são Weybrant e Bastard.
Laranja e marrom
Flores brilhantes parecem maiores devido à sua tonalidade. Elas serão o centro das atenções em qualquer composição paisagística, pois sua cor imediatamente chama a atenção e atrai a atenção de quem passa, mesmo à distância. Uma solução vencedora é plantar íris em primeiro plano, ao lado de plantas que florescem em tons mais frios; elas se destacarão e serão enfatizadas. Íris azuis e laranjas oferecem um contraste marcante. Essas variedades de íris incluem a Idade do Bronze, a Juan Valdez e a Fireside Glove.

Rosa
Os tons delicados e agradáveis das íris foram criados especificamente para naturezas sensíveis e arranjos românticos de primavera. As íris rosa são percebidas como quentes e vibrantes. Paisagistas raramente usam essas cores, acreditando que são discretas, neutras e praticamente imperceptíveis em um ambiente. A popularidade dessas plantas está diminuindo gradualmente, pois muitos se cansaram dessa cor e não há nada de incomum nela.
Variedades de íris rosa: Fragrant Lilas, Svitanok.
Vermelhos
Variedades de íris vermelha merecem admiração. Plantas com botões de cores vibrantes foram apresentadas no carnaval anual de maio do jardim. Os visitantes deram atenção especial a essas plantas, então sua tonalidade foi oficialmente designada como a cor do show. Um vermelho verdadeiramente puro é o sonho de todo criador, pois alcançá-lo é bastante difícil. Na maioria das vezes, obtêm-se botões com tons iridescentes, uma borda de cor diferente ou um centro distinto. As variedades favoritas incluem: Varior King, Copatonic e Play with Fire.

Lilás
As variedades lilás, ao contrário das roxas, são mais claras e translúcidas. Os designers tentam combinar essas plantas com flores de tons quentes ao criar arranjos, para que a simplicidade das íris se destaque contra o fundo. Ao criar um canteiro romântico, as variedades lilás podem ser combinadas com botões brancos ou roxos em cores sólidas ou bicolores. Plantas dessa tonalidade raramente são populares, pois parecem simples e pálidas contra flores vibrantes, passando despercebidas. Variedades: Skip Along, Vrazen Beauty, Maria.
Azul
As íris azuis desfrutam de popularidade inabalável desde os tempos antigos e são amplamente utilizadas na jardinagem ornamental. As flores dessas plantas encantam os observadores. Os cultivadores estão trabalhando para desenvolver variedades cativantes com bordas, linhas e manchas. Nem todos assumem a tarefa de cultivar essas plantas, pois sua tecnologia agrícola é um pouco diferente das demais, além de ser tediosa e trabalhosa. Variedades populares: Mar Báltico, Acoma, Bivaiderbest.

Azul
As íris azuis criam uma sensação de leveza e delicadeza em composições paisagísticas; seus botões combinam bem com variedades de tons quentes. Combinam harmoniosamente com flores azuis, roxas e pretas. As variedades mais comumente encontradas em jardins incluem Cloud Ballet e Superman.
Roxo
Ao contrário do azul e do azul-claro, o roxo não parece frio em canteiros; em vez disso, adiciona calor e aconchego ao jardim. Íris roxas combinam bem com plantas que florescem em cores claras e quentes. Jardineiros experientes desaconselham o plantio de íris roxas em grandes quantidades, pois o arranjo ficará muito chamativo. As variedades favoritas incluem Soul Music e Amur-Batushka.
Íris escuras
Escuras, quase pretas, as íris são flores misteriosas e enigmáticas. Elas criam belas composições quando combinadas com botões mais claros: branco, creme e azul. Essas variedades adicionam um toque luxuoso e sofisticado a um canteiro de flores. Na verdade, essas variedades são roxas ou marrons; são tão escuras que parecem pretas aos olhos humanos.

As variedades de íris escuras não são tão diversas, pois não é fácil para os criadores obterem esta tonalidade: Night Gate, Befor the Storm.
Selecionamos íris dependendo do tamanho do arbusto
Dependendo do tamanho do arbusto, há variedades de crescimento baixo, médio e alto.
Anão
As variedades anãs sempre atraem jardineiros devido à sua aparência compacta e elegante. Essas plantas crescem de 20 a 40 cm de altura e se espalham ligeiramente. Entre suas vantagens estão:
- variedade de cores, inflorescências espetaculares;
- aparência atraente durante todo o período de floração;
- taxa de formação de brotos;
- floração precoce;
- um número impressionante de flores em um espécime;
- resistência.

Atualmente, existem 10 mil variedades conhecidas de íris anãs, incluindo as populares Cherry Garden, Blue Denim e Cat's Eye.
De tamanho médio
Íris de tamanho médio podem suportar geadas severas e são resistentes a doenças fúngicas e bacterianas graças ao seu forte sistema imunológico. Essas variedades incluem Blashes, Realgar e CJ.
Alto
As variedades altas incluem aquelas com mais de 70 cm de altura, algumas chegando a 120 cm. Elas são caracterizadas por:
- um caule forte e denso que pode suportar grandes brotos;
- expressividade e dinamismo em qualquer área;
- duração do período de floração.
As desvantagens incluem as condições climáticas e de solo exigentes. Além disso, plantas altas precisam de suporte e estacas para evitar danos causados por ventos fortes e chuva.

Entre as variedades famosas: Supreme Sultan, Thornbird, Sultan Palace.
Variedades incomuns de íris
Os especialistas não conseguem classificar todos os tipos de íris, por isso identificaram certas variedades que ainda são incomuns e exigem trabalho de criação adicional:
- Chrysographis. As características distintivas desta cultivar incluem a frouxidão dos arbustos, a tonalidade verde-clara da folhagem e as manchas e estrias na superfície das pétalas. As células somáticas da planta contêm 40 cromossomos, enquanto as íris comuns têm 28.
- Spirua. Encontrada na natureza, esta espécie pouco exigente é usada em paisagismo. Esta variedade é caracterizada por suas flores grandes e caules impressionantemente longos.
- Louisiana. Ainda em fase de melhoramento genético, a variedade foi desenvolvida a partir de cinco espécies selvagens. Cultivar que gosta de calor, é encontrada apenas em jardins botânicos; espécimes raros crescem na natureza.
- Californiana. Pequenas plantas com folhas perenes e coriáceas. Encontradas apenas na Califórnia e áreas vizinhas, não se adaptam bem ao transplante, o que dificulta a propagação.

As variedades listadas são pouco conhecidas. Entre elas, encontram-se muitos espécimes interespecíficos obtidos acidentalmente por meio do melhoramento seletivo de espécies específicas.
Variedades de floração repetida ou remanescentes
Variedades conhecidas de íris que florescem repetidamente na mesma estação:
- Sunny Bunny. Flores amarelas com nervuras brancas no centro das pétalas.
- Menino Jesus. Caracterizado por flores brancas onduladas.
- Aqui está a Aegean. Flores bicolores, com o centro azul e a borda amarelo-escura.
- Charme inglês. Botões com pétalas de terracota onduladas.
- Balé de Nuvem. Distingue-se pelas suas delicadas flores azuis.
As variedades perenes têm características próprias e únicas em comparação com outras e são capazes de encantar aqueles ao seu redor durante toda a estação, e é por isso que são populares entre os jardineiros.

Variedades de íris com aroma forte
Para quem gosta de aromas agradáveis, vale a pena ficar atento à lista de variedades com perfume forte:
- Kopatanik. Uma planta com brotos marrom-avermelhados e aroma de chocolate.
- Pare a Música. Uma deslumbrante flor roxa escura com aroma de caramelo e tangerina.
- Hid Master. Uma flor com tons iridescentes de amarelo e rosa e um forte aroma de mel amargo.
- Balé de Nuvem. Uma flor azul com aroma de caramelo doce.
O aroma das íris cativa e agradavelmente desperta os sentidos. O aroma das flores é frequentemente comparado a doces e iguarias.











