- Planta de hibisco de jardim e suas variedades
- Hibisco sírio (Hibiscus syriacus)
- Ternário
- Híbrido
- Terry
- semelhante a uma árvore
- Espesso
- Gramíneo
- Características da floração de culturas de jardim
- Pousar
- Prazos
- Selecionando e preparando um local
- Pouso direto
- Cuidados ao ar livre
- Rega
- Fertilizante
- Aparar
- Transferir
- Controle de pragas
- Preparando-se para o período de inverno
- Como uma planta se reproduz?
- Sementes
- Estacas
- Ao dividir o mato
- Camadas de ar
- Divisão de rizomas
Plantas dos trópicos e subtrópicos são amplamente utilizadas para decorar jardins em latitudes temperadas. Os criadores oferecem novas espécies e variedades de plantas ornamentais vibrantes, adaptadas a condições de cultivo mais adversas. A propagação e os cuidados com o hibisco de jardim são basicamente os mesmos que os de outras flores.
Planta de hibisco de jardim e suas variedades
O habitat natural do hibisco são as zonas tropicais e subtropicais. As espécies cultivadas são cultivadas em climas continentais em áreas abertas e estufas.
As principais características botânicas do gênero:
- Flor. Grande, de até 8 a 40 centímetros, corola (simples ou dupla). Cor vibrante, com tons de branco, vermelho e roxo.
- Folhas. Tamanho: até 5-15 centímetros. Verde-vivo. Dentadas, nos pecíolos.
- Sementes. Cápsula de semente.
- O sistema radicular é superficial.
A parte aérea pode crescer na forma de:
- caule herbáceo;
- caule semelhante a uma árvore;
- subarbusto/arbusto.

Hibiscos herbáceos e arbóreos crescem de 80 a 150 centímetros. São usados em paisagismo para criar zoneamento dentro de um jardim.
As espécies arbustivas atingem de 3 a 4 metros e são cultivadas como caules individuais para paisagismo ou como sebes.
Hibisco sírio (Hibiscus syriacus)
Planta ornamental; dependendo das condições de cultivo e da formação da copa, pode crescer como arbusto ou pequena árvore. A variedade arbustiva cresce até 1 metro, enquanto a variedade padrão atinge até 5 metros. As flores são duplas ou simples, com até 10 centímetros de tamanho. A corola é branca, com vários tons de vermelho ou branco e vermelho. A primeira floração ocorre de 3 a 4 anos após o plantio, e o período de floração dura 2 meses.

Ternário
Uma característica distintiva desta espécie é que os botões abrem ao nascer do sol e fecham quando o sol atinge o seu zênite. O arbusto cresce até 90 centímetros de altura. As flores são pequenas e bicolores: pétalas cor de limão e um centro vermelho vivo. O período de floração é de 30 dias.
Híbrido
O hibisco, um cruzamento entre espécies americanas, cresce como uma árvore de caule reto, atingindo até 3 metros de altura. As folhas caem no inverno. Os botões tendem a mudar de cor, do branco ao rosa.
Terry
A rosa-da-China é uma variedade de flor dupla. Na região central do país, o hibisco perene é cultivado em estufas e estufas. Esta planta ornamental floresce durante todo o verão e o outono.

semelhante a uma árvore
O hibisco cresce até 3 metros de altura e é resistente a variações de temperatura e geadas. A paleta de cores varia dependendo da variedade. Floresce abundantemente do início do verão até o final de setembro.
Espesso
No início de outubro, o arbusto perde as folhas. O hibisco cresce pouco anualmente. Seis a dez hastes emergem do rizoma. A altura máxima não ultrapassa 1,5 metro. A brotação ocorre no verão e no início do outono. O tamanho da flor é de 25 centímetros.
Gramíneo
Hibisco herbáceo Pode ter um ou vários ciclos de crescimento e floração. Em plantas anuais, a parte aérea seca a cada outono. Na primavera seguinte, novos brotos emergem das raízes e caules basais. As plantas perenes retêm caules densos e grossos, sem folhas, durante o inverno por até 5 anos.

Os brotos atingem 1 metro de altura. O formato da flor é simples nas plantas anuais e duplo nas perenes. O diâmetro da corola pode atingir 40 centímetros. O período de floração depende da zona climática: nas regiões do sul, o hibisco floresce do final de maio ao final de setembro; nas regiões do norte, de meados de julho ao início de setembro.
Características da floração de culturas de jardim
O hibisco floresce durante toda a estação quente: do final de maio a meados de setembro. Uma característica do hibisco é a curta floração de seus botões (10 a 12 horas) e sua substituição por novos em 14 a 12 horas.
Os hibiscos herbáceos têm flores maiores do que as variedades arbóreas. As variedades de flores duplas são plantadas ao ar livre nas regiões do sul, enquanto as variedades de flores simples são plantadas nas regiões do norte.
O tempo de floração depende do método de propagação: por sementes - 3-4 anos após a semeadura, por estacas - após 2 anos, pela divisão da raiz - no ano seguinte.
Pousar
O cultivo de hibisco não requer nenhuma prática agrícola especial, pois a planta é fácil de cuidar e tolera temperaturas baixas e altas. No entanto, é preciso atender aos requisitos de solo e iluminação durante o plantio.
Prazos
A melhor época para o plantio é no final de maio ou início de junho, em um dia quente e sem vento. Durante esse período, geadas recorrentes são raras e o tempo quente e seco ainda não se instalou. Essas condições climáticas são essenciais para o estabelecimento e a germinação das plantas.
Selecionando e preparando um local
Todas as variedades de hibisco requerem boa iluminação, mas evite a radiação ultravioleta forte. A planta prospera em luz solar difusa. Variedades semelhantes a árvores prosperam em ventilação cruzada, o que é desfavorável para hibiscos herbáceos.

Uma flor no jardim requer uma área de 1,5 a 3 metros quadrados, dependendo da variedade. O solo deve ser neutro, estruturado e com alto teor de húmus.
Pouso direto
Para plantar corretamente, você precisa preparar um buraco de tamanho suficiente. Ele deve ser mais profundo e largo que o torrão da muda. Coloque um monte de areia e húmus no fundo e regue com água morna.
A muda é removida do recipiente por transbordo, após umedecer bem o solo. O torrão é colocado sobre um substrato arenoso úmido, espalhando cuidadosamente as raízes. O solo é levemente compactado, a muda é regada generosamente com água aquecida pelo sol e protegida da luz solar direta por 3 a 5 dias.

Em regiões com invernos frios, a muda é plantada um pouco mais fundo no solo para protegê-la do congelamento. Em climas mais quentes, o hibisco é plantado a uma profundidade não superior a 20-40 centímetros, dependendo do volume do sistema radicular.
Cuidados ao ar livre
Cuidar do hibisco durante a estação de crescimento não é particularmente difícil.
Rega
A frequência e a quantidade de rega necessária dependem do clima e da idade da planta. Plantas jovens de hibisco são menos tolerantes à seca do que as adultas. Até que a planta atinja 10 centímetros de altura, certifique-se de que o solo não seque completamente.
A nebulização ajuda a aumentar a umidade do ar. Esta planta tropical pode perder folhas e brotos se a umidade do ar cair abaixo de 60%. Regue e umidifique à noite, antes do pôr do sol.
Fertilizante
O hibisco responde bem a fertilizantes orgânicos e cinzas. No início da estação de crescimento, a planta é alimentada com verbasco diluído em água na proporção de 1:10. De junho a agosto, as flores recebem adubação foliar. Em setembro, as cinzas são aplicadas ao arbusto na proporção de 200 gramas por metro quadrado.

Aparar
Hibiscos precisam de poda? Variedades arbóreas e arbustivas requerem modelagem da copa e estímulo à floração.
Durante o período vegetativo podem ser realizadas 4 podas:
- Antes que as folhas e os brotos apareçam, o galho é cortado em 1/3 para estimular o aparecimento de brotos nos brotos laterais.
- Durante o verão, galhos secos, fracos, danificados por insetos e doenças são removidos. A poda é feita até a madeira saudável.
- Durante o verão, em um arbusto com ramificação abundante, corte os brotos que se estendem além da coroa em um terço e remova os galhos que crescem em direção ao tronco.
- No outono, no início de setembro, após o término da floração, a poda inclui os mesmos procedimentos dos três tipos anteriores.
O galho é cortado em ângulo: a borda superior deve ser mais larga que a inferior. Os galhos são encurtados em no máximo dois terços do seu comprimento. Se a planta estiver infectada, a remoção completa dos galhos é realizada para permitir sua recuperação.

Transferir
Hibiscos podem crescer no mesmo local por muitos anos. Plantas maduras e estabelecidas devem ser replantadas no máximo uma vez a cada três anos. Plantas jovens podem ser replantadas anualmente. Preparar e realocar plantas de hibisco é semelhante ao plantio de mudas.
Controle de pragas
As folhas e brotos de hibisco são atraentes para muitas pragas:
- pulgões;
- mosquitos de fungo;
- tripes;
- Gauleses;
- cochonilha;
- ácaro-aranha.
Todos os insetos, com exceção dos mosquitos-fungos, que podem ser controlados eficazmente com uma solução de sabão, são destruídos pelo tratamento com preparações inseticidas.

Preparando-se para o período de inverno
Para garantir o sucesso do inverno, com o início de setembro as plantas são cortadas e adicionadas ao solo fertilizantes potássicos e regue generosamente. Após 2 a 3 dias, cubra o solo ao redor do arbusto com cobertura morta. Para o inverno, quando as temperaturas caem para +5 °C (41 °F), cubra o hibisco: dobre os galhos em direção ao chão e cubra-os com tecido à prova de vento e água. Arcos são instalados sobre os arbustos baixos, criando um abrigo semelhante a uma estufa.
Como uma planta se reproduz?
Para propagar o hibisco, são utilizadas sementes, estacas, divisão do arbusto e enxertia.
Sementes
As sementes colhidas no outono devem passar por estratificação. Para isso, são colocadas em local fresco por 30 dias. Em março, as sementes são colocadas sobre uma toalha úmida, embrulhadas em plástico para evitar que o tecido seque, e deixadas por uma semana.
Após 7 dias, as sementes inchadas são semeadas em um recipiente preparado com solo solto (uma mistura de areia, turfa, folhas de funcho ou um substrato pronto para hibiscos de interior). As sementes são dispostas em fileiras uniformes na superfície, espaçadas em 5 centímetros, polvilhadas com uma mistura de areia de rio e turfa e regadas com um borrifador.

Cubra o recipiente com vidro e coloque-o em um local aquecido e bem iluminado. Os brotos surgem em 21 a 25 dias. Após o surgimento da terceira e quarta folhas, as plantas são transplantadas para vasos. As mudas estão prontas para o plantio quando apresentam de 6 a 8 folhas. Quando cultivadas a partir de sementes, as características das variedades híbridas não são preservadas.
Estacas
Para propagar o hibisco, no início do verão, corte a parte superior de um broto jovem e saudável, com 10 a 15 centímetros de comprimento, em ângulo. Deixe as folhas superiores na muda e coloque-a em um estimulador de crescimento por 6 horas. Encha um vaso com pelo menos 1 litro de terra para vasos e regue com água morna. Faça uma depressão de 5 centímetros no solo e coloque o broto nela. Compacte a terra e regue novamente.
O vaso é colocado sob uma cobertura plástica para protegê-lo do sol e das correntes de ar. O enraizamento leva cerca de 2 a 3 semanas, após o que a muda é transplantada para seu local permanente.
Ao dividir o mato
Arbustos perenes são adequados para divisão. Na primavera, o arbusto é removido do solo. O rizoma é cuidadosamente limpo de terra e dividido em 2 a 3 partes com uma faca afiada. 15 centímetros do caule e das folhas apicais são deixados em cada parte da raiz, e o restante é aparado. O restante do procedimento é o mesmo do plantio de uma muda.

Camadas de ar
Variedades híbridas são mais exigentes do que variedades de espécies. Enxertar um enxerto em um porta-enxerto produz floração na mesma estação. Um hibisco de 2 a 3 anos é selecionado como porta-enxerto no início da primavera. O enxerto deve ter de 3 a 4 gemas. O galho é cortado em cunha de 3 centímetros de comprimento. Os brotos têm a mesma espessura.
A parte superior do porta-enxerto é removida, deixando um caule de 30 centímetros (12 pol). Usando uma faca de brotamento, faça um corte de 3 centímetros (1,2 pol) no centro do tronco. O rebento é inserido na fenda, alinhando as camadas do câmbio, e firmemente fixado ao porta-enxerto.
O local do enxerto é coberto com um saco plástico com furos para ventilação. O inchaço dos brotos no porta-enxerto significa que é hora de remover a película protetora.
Divisão de rizomas
Hibiscos herbáceos são propagados por divisão de raízes. A parte aérea das espécies anuais morre no outono; nas perenes, ela é cortada para 5 a 7 centímetros no final do outono. Na primavera, antes da retomada do crescimento do caule, o rizoma é desenterrado, dividido e replantado usando o mesmo método usado para hibiscos arbóreos/arbustivos.











